SEXTA-FEIRA, 14/11/2025

Em destaque

L

Brasil

8 DE JANEIRO:  Lula: “Ainda estamos aqui. A democracia venceu”

Ato com representantes dos três poderes e autoridades e abraço pela democracia na Praça dos Três Poderes marcam dois anos das invasões ao Planalto, Congresso e STF

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em 

O presidente Lula durante evento de exaltação da democracia no Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Se hoje estamos aqui para renovar nossa fé no diálogo entre os opostos, na harmonia entre os Três Poderes e no cumprimento da Constituição, é porque a democracia venceu. Estamos aqui porque é preciso lembrar. Para que ninguém esqueça. Para que nunca mais aconteça”.

Com essas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sublinhou a importância do alinhamento institucional do país para preservar o Estado Democrático de Direito. O discurso na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, foi durante solenidade que marcou os dois anos das invasões às sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro de 2023.
“Democracia para poucos não é plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. Seremos intransigentes na defesa da democracia e renovaremos sempre nossa fé inabalável no diálogo, na união, na paz e no amor ao próximo”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
» Confira a íntegra do discurso lido pelo presidente Lula

O evento reuniu representantes da cúpula dos Três Poderes, governadores, ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais no Palácio do Planalto. Lula reforçou que a cultura e os valores da sociedade não serão sequestrados por aqueles que não compreendem a importância da pluralidade. “Democracia para poucos não é plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. Seremos intransigentes na defesa da democracia e renovaremos sempre nossa fé inabalável no diálogo, na união, na paz e no amor ao próximo”, pontuou.

O ministro em exercício do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, leu um texto enviado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que reiterou valores da instituição. “Nós, ministros do STF, sabemos que existimos na democracia, vivemos pela democracia e da democracia jamais desistiremos”, registrou. “Precisamos lembrar do que aconteceu para que não se repita, para que as novas gerações não esqueçam das dores de uma ditadura e dos males que o autoritarismo traz”, completou.

Veneziano Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado, também enfatizou o caráter estratégico de recordar o 8 de janeiro de 2023 para evitar recuos autoritários. “Essa realidade precisa ser contada, reavivada às mentes, principalmente daqueles que ainda ousam dizer que prefeririam os arbítrios a conviver com democracia. Precisamos demonstrar que viver com liberdade de imprensa e conviver com a contestação é muito melhor do que sob o manto de quaisquer ditaduras”, destacou o senador.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Brasil (@governodobrasil)

COMBATE À INTOLERÂNCIA – Representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a deputada federal Maria do Rosário ressaltou que a democracia exige não apenas defesa de instituições, mas combate ativo à intolerância. “Nós, no âmbito dos nossos poderes, que vivem sempre contradições pela pluralidade que os caracteriza no ambiente democrático, não podemos ser tolerantes com intolerantes. Não podemos homenagear o fascismo, o ódio político. Precisamos aprender com a história”, afirmou.

O evento também foi marcado pela entrega de 21 obras do patrimônio cultural brasleiro, entre pinturas, esculturas e um relógio do Século XVII, que haviam sido vandalizadas e foram restauradas. Em outro momento, o presidente Lula assinou decreto que cria o Prêmio Eunice Paiva de defesa da democracia.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, declarou que a democracia é a concretização dos direitos fundamentais do ser humano. “Esse conceito evoluiu, mas sempre manteve a essência: a participação ativa do povo na gestão da coisa pública. Cada ameaça contra o regime democrático deve ser um lembrete do valor inestimável do que ele representa e da importância da luta cotidiana de todos nós para a sua preservação”, disse.

DEMOCRACIA – Após a solenidade, o presidente desceu a rampa do Palácio do Planalto com autoridades para se juntar ao público que estava na Praça dos Três Poderes para o Abraço da Democracia. Eles se posicionaram ao lado de uma estrutura composta por centenas de vasos de flores que formavam a palavra democracia.

CONSCIÊNCIA – Vinda de Goiânia, a professora e funcionária pública Marta Luíza viajou com o esposo, Junior Rabelo, para a celebração. Ela destacou a difícil recuperação do país após os episódios de invasão e vandalismo. “A recuperação física já é todo um trabalho, um esforço consciente em torno do que representam esses símbolos na Praça dos Três Poderes, mas a recuperação política e social é ainda mais difícil e lenta”, disse Marta.

Abraço da democracia, ato na Praça dos Três Poderes. Foto: Ricardo Stuckert / PR

CARÁTER HISTÓRICO — Os irmãos Enzo Gimenez, de 18 anos, e Murilo Gimenez, 21, de São Paulo, aproveitaram a visita à capital federal para participar com a família. Coincidentemente, o evento ocorreu no dia do aniversário de Enzo. “A gente veio para conhecer a cidade, era um desejo. Como meu aniversário caiu no dia, aproveitei e vim. Esse ato é importante para relembrar o que aconteceu”, destacou Enzo. Murilo complementou a fala do irmão: “É um marco, porque fica registrado na história. Vão passar uns dez anos e vão sempre lembrar que teve aquilo no dia 8 de janeiro”, relatou.

VALORES – Dandara Macedo, enfermeira de 34 anos e trabalhadora da Fiocruz Brasília, também entrou no time dos que reforçam a importância de proteger valores democráticos. “Eu não vivenciei a época da ditadura militar, mas estudei. E hoje é importante para a gente estar aqui, mais uma vez, para defender a nossa democracia, para que a gente continue tendo o direito à voz, à fala”, disse Dandara.

Marta e Júnior vieram de Goiânia. Os irmãos Enzo e Murilo trouxeram a família. Maria Maia, Marucia e Odulia chegaram juntas. Dandara reforçou o simbolismo da data. Todos pela democracia. Fotos: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

 

CONQUISTAS — Moradoras do Distrito Federal, a cineasta Maria Maia, a psicanalista Marucia Lima e a servidora aposentada Odulia Capelo ressaltaram a necessidade de proteger as conquistas democráticas do país. “O Brasil conquistou a democracia depois de uma ditadura militar terrível e, em 8 de janeiro de 2023, essa democracia foi ameaçada por um bando de bárbaros. Estamos aqui hoje para defender essa florzinha maravilhosa que faz com que a gente viva”, enfatizou Maria Maia. Marucia completou: “Na democracia as instituições convivem em liberdade, autonomia e o povo pode se expressar.” Já para Odulia, o evento simboliza a rejeição aos atos de violência. “Estamos aqui para reafirmar que foi horrível o que ocorreu há dois anos. Para dizer: ‘não, não queremos mais isso’.”

DIREITOS – Também entre as vozes que se uniram no “Abraço à Democracia” estavam as professoras Ivonei Calado e Francilma Rodrigues. “Isso é uma resposta que a gente tem que dar a esses grupos que estão tentando dominar não só o Brasil, mas o mundo. É para mostrar que não queremos mais. Essa história já conhecemos”, afirmou Ivonei. Já Francilma destacou o papel da proteção à democracia em tempos de desinformação. “Para mim, esse dia representa a resistência da democracia num momento tão difícil como esse que a gente está vivendo, onde grupos pediram a ditadura de volta por falta de conhecimento histórico, por alienação, por fake news e uma série de coisas”, explicou.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula envia equipes do governo ao Paraná após ciclone que deixou mortos e feridos

Lula envia equipes do governo ao Paraná após ciclone que deixou mortos e feridos

Presidente expressou solidariedade às famílias das vítimas e determinou o envio de técnicos da Defesa Civil e da Força Nacional do SUS às cidades atingidas.
L

Decreto acelera implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Documento define princípios e diretrizes para gestão integrada de riscos de desastres no Brasil.
L

Idosa que trabalhou desde os 4 anos vira herdeira da família

Justiça reconhece vínculo socioafetivo e garante à mulher direitos sucessórios dos patrões.
L
Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Estado acumula 10,5 mil novos empregos em 2025, enquanto Brasil supera 1,5 milhão de postos com carteira assinada, segundo o Novo Caged.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

Iluminação natalina é retomada e transforma avenidas de Porto Velho em cenário festivo

A iluminação natalina volta às principais avenidas da capital após mais de uma década e, pela primeira vez, chega também aos distritos, ampliando o clima de celebração.
L
STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

STF encerra hoje sessão que mantém condenação de Bolsonaro a 27 anos

A Primeira Turma do STF rejeitou os recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, abrindo caminho para a decretação de prisão pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.
L

Uma brusca mudança no tempo trará chuvas torrenciais e volumosas para Porto Velho

O Inmet lançou um alerta de nível 3 para a região, incluindo a capital, recomendando precaução devido ao risco de chuvas fortes.
L
Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Governo de Rondônia destaca ações culturais, sociais e de infraestrutura realizadas entre 10 e 14 de novembro

Os destaques do governo incluem o início do Duelo na Fronteira 2025, lançamento do Plano Futura na COP30, serviços do Rondônia Cidadã, infraestrutura, segurança e tecnologia.
L

Vaga de emprego para Assistente de Licitação, Salário R$ 3.000,00

Oportunidade na Shekinah Construções e Serviços LTDA em Porto Velho RO, com atuação em horário comercial no bairro Lagoinha
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Escritório, Salário R$ 1.900,00

Oportunidade para PcD na Motriz Construções em Porto Velho RO, com jornada integral, benefícios e atuação no bairro Areal da Floresta
L
Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Edital de convocação para serviço voluntário na Sema é publicado pela Prefeitura de Porto Velho

Aprovados têm até o dia 19 de novembro para comparecer à sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
L
CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

CNU 2025: 42.499 classificados para a prova discursiva

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a lista dos aprovados na primeira etapa, cuja convocação para a segunda fase será publicada no Diário Oficial da União ainda esta semana.
L
Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

Mulheres são 57,12% dos classificados para a segunda fase do CNU 2025

A maioria feminina no Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) é resultado direto da nova política afirmativa de equidade de gênero, que buscou mitigar desigualdades estruturais.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Prefeitura de Jaru convoca aprovados para os cargos de auditor fiscal e zelador

Convocados devem se apresentar em até três dias úteis ou até 11 de dezembro, conforme o edital.
L

POLÍTICA

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

Governo cria 8,6 mil novos cargos de professores e técnicos em educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou projetos de lei que alteram a lei orçamentária para autorizar a criação de 8,6 mil novas vagas e criticou a elite por não permitir o acesso do povo à educação.
L
Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Prefeitura de Jaru acompanha diligências da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal em Jaru-Uaru

Município reforça apoio aos pequenos produtores durante visita da Comissão do Senado Federal.
L
STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

A Primeira Turma do STF decidiu tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, após denúncia relacionada à sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra exportações brasileiras.
L
Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Brasil lança Plano de Ação de Saúde na COP30 em dia marcado por US$ 300 milhões destinados ao setor

Iniciativa brasileira se torna marco da COP30 ao reforçar resposta global aos impactos das mudanças climáticas na saúde.
L
Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Vereadora Sofia Andrade cobra ações urgentes contra uso de crianças em semáforos e pede comissão técnica para enfrentar aumento da população em situação de rua

Parlamentar alerta para crescimento da insegurança e práticas ilegais nas ruas de Porto Velho, defendendo um diagnóstico completo e ações integradas para 2026.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

Moto vai parar embaixo de ônibus em acidente na Mamoré

De acordo com testemunhas, duas mulheres seguiam na moto pela Mamoré em direção a Avenida Imigrantes, quando o ônibus avançou a preferencial e atropelou as vítimas.
16
PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

PF sugere incluir Mauro Cid em programa de proteção a testemunhas

A Polícia Federal (PF) sugeriu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, no Programa Federal de Assistência a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas.
L

Em ação coordenada, polícias do Brasil e da Bolívia prendem “Nem da Gerusa”, um dos bandidos mais procurados e perigosos do Ceará

Detido em Guayaramerín, “Nem da Gerusa” acumula um extenso histórico criminal, marcado pela gravidade dos delitos. Ele responde por dez acusações de homicídio doloso, além de roubo, integração em organização criminosa, associação criminosa e crimes de trânsito.
10
Corpo em decomposição é encontrado em matagal no bairro Aponiã

Corpo em decomposição é encontrado em matagal no bairro Aponiã

Os restos mortais, ainda não identificados, foram encontrados por populares dentro de um córrego.
18

Alerta máximo: uma investigação revelou uma extensa rede criminosa ligada ao PCC operando entre nos vizinhos Beni e Santa Cruz

Narcotraficantes disputam controle em estados bolivianos que fazem fronteira com Rondônia, elevando alerta máximo na região e expondo a atuação violenta de Sebastián Marset e Coco Vásquez.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Nota de pesar: Tomaz Garcia

Tomaz Garcia, nascido em 22 de setembro de 1930 e falecido em 14 de novembro de 2025, foi um homem cuja vida se confunde com a história e a força da Amazônia.
L
Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Dia Mundial do Diabetes: saiba como é o tratamento no SUS

Mais de 13 milhões de brasileiros convivem com a doença e encontram na UBS a porta de entrada para prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo.
L
ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

ARDPV fortalece fiscalização e amplia eficiência dos serviços públicos em Porto Velho

A ARDPV reforça ações de fiscalização, aprimora a ouvidoria e intensifica o acompanhamento de contratos para garantir serviços públicos mais eficientes à população.
L
Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Sebrae realiza Encontro de Excelência de Credenciados

Evento reforça integração, alinhamento estratégico e encantamento no atendimento aos pequenos negócios.
L
Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

Justiça Inglesa marca novas etapas no processo de Condenação da BHP pelo Caso Samarco

A Justiça da Inglaterra agendou audiências para os dias 17 e 18 de dezembro para definir as próximas etapas e prazos do processo de responsabilização da mineradora anglo-australiana BHP pelo desastre de Mariana (MG).
L
Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

Resultado do sorteio: almoço no Peixinn Restaurante

O News Rondônia divulga o resultado da ação que premiou um apaixonado pela culinária regional com uma experiência gastronômica inesquecível.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais um participante foi premiado com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.