SEXTA-FEIRA, 10/10/2025

L

Brasil

Governo lança Plano de Comunicação para promover igualdade racial na administração pública

Iniciativa inédita foi construída a partir de escuta qualificada e recebeu mais de 400 contribuições de movimentos sociais, mídias negras e especialistas.

Por Gov.BR

Publicado em 

Foto: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

O Governo Federal lançou nesta terça-feira, 3 de dezembro, o Plano de Comunicação pela Igualdade Racial (PCIR) na administração pública federal. O objetivo é promover a igualdade racial e combater o racismo na comunicação de órgãos e entidades. O plano é uma iniciativa inédita no âmbito federal, alinhado às estratégias de consolidação da agenda da Política de Promoção da Igualdade Racial. Marca o compromisso com a agenda democrática do Brasil, promove a igualdade racial e a garantia do direito a uma comunicação plural, inclusiva e diversa.

“Pela primeira vez, o governo lança uma política pública que visualiza a comunicação da administração pública com meios fundamentais para enfrentar o racismo, promover igualdade e combater preconceitos”
Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial

A previsão de execução inclui medidas diversas, como ações de sensibilização e capacitação de servidoras e servidores, com foco na preparação permanente de todos os níveis da administração pública para lidar com questões raciais que permeiam a comunicação de maneira adequada e sensível.

CONTRIBUIÇÕES

Elaborado em conjunto pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), o plano foi construído a partir das contribuições de movimentos sociais, mídias negras, especialistas e de consulta pública. Entre os destaques estão 19 ações que sintetizam as prioridades apontadas na escuta coletiva ao longo dos seis meses de atividade do GTI.

ESSENCIAL

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou que o lançamento do plano é essencial para fortalecer a democracia e desenvolver práticas de respeito à diversidade étnico-racial no Brasil. “Pela primeira vez, o governo lança uma política pública que visualiza a comunicação da administração pública com meios fundamentais para enfrentar o racismo, promover igualdade e combater preconceitos”, afirmou.

MAPEAMENTO

Foram mapeadas mais de 120 propostas específicas, que resultaram em cinco recomendações. A construção contou com mais de 20 colaboradores diretos, entre representantes de mídias negras, organizações da sociedade civil e especialistas e deu origem a uma publicação sobre políticas digitais e racismo na internet, além da proposta do Plano de Comunicação pela Igualdade Racial.

ABRANGÊNCIA

A titular da Igualdade Racial ressaltou que, além de servir para a administração pública, o novo plano atende toda a sociedade. De acordo com a ministra, já estão em desenvolvimento ações como a criação de um manual, diálogos e fomento à mídia negra, criação de prêmios e combate ao racismo e discursos de ódio nas plataformas digitais. “Eu acredito muito na comunicação que atue para mostrar a realidade do nosso país, a diversidade, que lute contra o racismo, os estereótipos e as violências que muitas vezes são disseminadas pela comunicação. Uma comunicação pública com amplo diálogo com as mídias negras que possam atuar e fazer seu trabalho sem barreiras, que promovam o letramento de quem atua na comunicação”, afirmou.

RESPONSABILIDADE

Para o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o lançamento expressa a responsabilidade do Governo Federal com a promoção da igualdade racial no Brasil. “Esse plano representa o compromisso do governo do presidente Lula com uma comunicação que seja um instrumento para fortalecer a democracia, desenvolvendo práticas de respeito à diversidade étnica e racial dos brasileiros e brasileiras e que tenham a equidade como premissa de cidadania”, destacou.

DIÁLOGO PERMANENTE

O ministro complementou afirmando que haverá um diálogo permanente com todos os setores da administração pública federal, com o acompanhamento da sociedade civil. “Para que todas essas propostas saiam do papel e se transformem em ações, vamos construir, sob a coordenação do MRI e da Secom, um diálogo permanente com todos os demais setores da administração pública federal, ministérios e estatais e, sempre que necessário, serão montados grupos de trabalho específicos para dividir tarefas entre cada uma das propostas”, ressaltou Pimenta.

O PLANO

Desenvolvido com a colaboração de especialistas, docentes, representantes de movimentos sociais e do serviço público, o Plano de Comunicação de Igualdade Racial estabelece diretrizes para garantir que a comunicação pública, institucional e governamental seja respeitosa e promotora da igualdade étnico-racial. O PCIR é resultado do Decreto presidencial nº 11.787, de 20 de novembro de 2023, que instituiu o Grupo de Trabalho para elaborar proposta do Plano Nacional de Comunicação Antirracista.

Formulado em torno dos princípios de enfrentamento ao racismo, incentivo à diversidade étnico-racial nas políticas de comunicação governamentais e direito à igualdade e não discriminação, o plano traz ações como:

» Criação de manual para promover a diversidade e o pluralismo

» Geração de dados e informações de políticas públicas com recorte étnico-racial

» Ações de fomento às mídias negras

» Criação e manutenção de banco público de imagens que destaque a diversidade étnico-racial e territorial da população brasileira

» Incentivo à maior representatividade na publicidade de governo

» Combate às formas de racismo e ao discurso de ódio nas plataformas digitais

Outro importante é refletir na comunicação pública a diversidade étnico-racial e territorial do Brasil. Isso significa representar a realidade populacional de maneira justa e equilibrada em todas as peças e produtos construídos e distribuídos pela comunicação oficial, combatendo estereótipos e promovendo a valorização de todas as identidades raciais e territoriais.

Os objetivos específicos são:

  1. Construir subsídios técnicos para a elaboração de diretrizes e políticas nas questões referentes ao combate ao racismo, à promoção da igualdade racial na comunicação dos órgãos e das entidades da administração pública federal
  2. Criar propostas para a promoção da diversidade racial na publicidade e nos patrocínios dos órgãos e das entidades da administração pública federal
  3. Elaborar instrumentos de formação e aperfeiçoamento técnico nas temáticas de relações étnico-raciais para agentes públicos na área de comunicação
  4. Desenvolver estratégias de diálogo com a sociedade civil e com os veículos de comunicação para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo na mídia
  5. Estabelecer medidas de promoção de direitos e de combate ao racismo nos serviços digitais de comunicação
  6. Desenvolver mecanismos de fortalecimento e sustentabilidade de mídias negras.

CONTEXTO

A criação do Plano de Comunicação Pela Igualdade Racial na Administração Pública Federal é parte da retomada do processo democrático brasileiro e se posiciona como um marco histórico na comunicação do país e representa um importante passo na construção de caminhos orientados para a igualdade étnico-racial no Brasil. A população negra constitui cerca de 56% dos habitantes da nação, mas está sujeita aos piores índices de vulnerabilidades socioeconômicas. O secretário de Comunicação Institucional da Secom/PR, Laércio Portela, destacou que o tema da igualdade racial estará em todos os aspectos da comunicação do Governo. “A partir de agora haverá uma formação continuada de gestores públicos federais, dos prestadores de serviço na área de comunicação, mas também em outras áreas afins, para a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. Isso é uma política estruturante, estrutural, da comunicação de governo”, afirmou o secretário.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Decreto acelera implantação do Plano Nacional de Defesa Civil

Documento define princípios e diretrizes para gestão integrada de riscos de desastres no Brasil.
L

Idosa que trabalhou desde os 4 anos vira herdeira da família

Justiça reconhece vínculo socioafetivo e garante à mulher direitos sucessórios dos patrões.
L
Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Rondônia abre mais de 1,2 mil vagas formais de trabalho em agosto

Estado acumula 10,5 mil novos empregos em 2025, enquanto Brasil supera 1,5 milhão de postos com carteira assinada, segundo o Novo Caged.
L
Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Milhares marcham no DF contra anistia a golpistas e PEC da Blindagem

Manifestação ocupou as seis faixas da Esplanada dos Ministérios e reuniu movimentos sociais de todo o país.
L
Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Haddad cancela viagem à ONU para acompanhar votação da isenção do IR

Ministro da Fazenda permanece no Brasil diante da possibilidade de votação que pode isentar quem ganha até R$ 5 mil do Imposto de Renda
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Locação inteligente: tecnologia de ponta sem grandes investimentos

Com a CLC Impressoras, sua empresa foca no que realmente importa enquanto soluções completas de hardware garantem alta performance e economia.
L

La Niña está de volta e promete aumento de chuvas na região Norte

Meteorologistas confirmam o retorno da La Niña ao Brasil, com previsão de aumento das chuvas no Norte e Nordeste e risco de alagamentos, mas alertam que o fenômeno será atípico e de curta duração.
L

Tron: Ares chega ao Cine Araújo Porto Velho com uma aventura eletrizante entre mundos

A nova produção da Disney leva os espectadores a uma jornada épica onde o universo digital invade o mundo real. Tron: Ares promete ação, tecnologia de ponta e reflexões profundas sobre inteligência artificial e humanidade.
L
Porto Velho abre inscrições para projeto Creche Noturna

Porto Velho abre inscrições para projeto Creche Noturna

Iniciativa pioneira oferece 71 vagas em unidade-piloto para crianças de 1 a 3 anos e 11 meses.
L

Fundação Juntos Podemos realiza encontro em Porto Velho para fortalecer diálogo político

Evento reúne lideranças políticas e esportivas em Porto Velho para debater projetos e fortalecer conexões institucionais da Fundação Juntos Podemos, com destaque para a presença de Vanderlei Luxemburgo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Pedido encaminhado ao DER/RO busca garantir segurança, mobilidade e melhores condições para o escoamento da produção agrícola.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Recurso de R$ 30 mil já foi pago à prefeitura e vai fortalecer as visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade social.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Parlamentar apresentou indicação para recuperação da via que garante acesso a serviços básicos e fortalece a produção agrícola na região.
L
Sílvia Cristina inicia palestras do Outubro Rosa em Rondônia

Sílvia Cristina inicia palestras do Outubro Rosa em Rondônia

Deputada federal alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em instituições e campi do Ifro.
L
Clube das Mães de Jaru recebe playground com emenda de Cláudia de Jesus

Clube das Mães de Jaru recebe playground com emenda de Cláudia de Jesus

Deputada estadual destina R$ 49 mil para área de lazer e estímulo à criatividade das crianças.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro poderá ser deportado após inclusão na lista vermelha da Interpol
10
Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, o assessor foi um dos alvos da operação “Face oculta” deflagrada pela Polícia Civil, que afastou um vereador do município de Porto Velho, suspeito de corrupção.
12
Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

A perseguição se estendeu por diversas ruas, onde os indivíduos colocavam a vida deles e de outras pessoas em risco, e só foram abordados quando a corrente da moto quebrou e a dupla caiu.
14
Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na preferencial sentido centro, quando o Palio avançou pela Marechal Deodoro e causou a colisão.
12
Polícia Civil e MP realizam Operação Face Oculta em Porto Velho

Polícia Civil afasta Vereador suspeito de corrupção em Porto Velho

Operação Face Oculta investiga esquema de corrupção envolvendo parlamentar na capital rondoniense; vereador foi afastado das funções.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Parceria com a rede privada reforça a realização de procedimentos eletivos em diversas especialidades e reduz tempo de espera dos pacientes.
L
Governo de Rondônia executa recuperação asfáltica na RO-257 entre Ariquemes e o 5º BEC

Governo de Rondônia executa recuperação asfáltica na RO-257 entre Ariquemes e o 5º BEC

Serviços realizados pelo DER-RO buscam garantir mais segurança viária e melhores condições de tráfego no trecho estratégico que liga Ariquemes ao 5º BEC.
L
Emdur restabelece iluminação e investiga causas de apagões recorrentes na Avenida Santos Dumont

Emdur restabelece iluminação e investiga causas de apagões recorrentes na Avenida Santos Dumont

Após novo apagão, equipes da empresa religaram 18 postes e 36 luminárias na zona Norte de Porto Velho. Levantamento técnico busca identificar e solucionar falhas no sistema.
L
Vanderlei Luxemburgo ministra palestra “Construindo Campeões” no Teatro Banzeiros nesta sexta-feira (10)

Vanderlei Luxemburgo ministra palestra “Construindo Campeões” no Teatro Banzeiros nesta sexta-feira (10)

O evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho reunirá atletas, estudantes e amantes do esporte para ouvir as experiências e lições do renomado técnico de futebol brasileiro.
L
Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Durante dois dias, a oficina reuniu agricultores, gestores e instituições públicas para promover práticas sustentáveis, gerar renda no campo e ampliar o acesso a alimentos saudáveis.
L
A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

A importância das brincadeiras e das atividades físicas no desenvolvimento infantil

O professor de Educação Física Cleverson Pedraza reforça a importância das brincadeiras e atividades físicas no desenvolvimento infantil, incentivando os filhos a praticarem esportes e brincadeiras tradicionais ao ar livre.
L
Governo de RO promove turismo com lançamento da Marca da Amazônia

Governo de RO promove turismo com lançamento da Marca da Amazônia

Rondônia destaca potencial natural e cultural na ABAV Expo 2025 para atrair turistas nacionais e internacionais.
L
Carretas do Agora Tem Especialistas iniciam atendimento a mulheres

Carretas do Agora Tem Especialistas iniciam atendimento a mulheres

Programa leva exames e diagnóstico de câncer de mama e colo do útero a regiões de difícil acesso.
L
Brasil registra menor nível de fome da história

Brasil registra menor nível de fome da história

Mais de 2 milhões saem da insegurança alimentar grave e 8,8 milhões alcançam segurança alimentar.
L

Requerimento de Outorga: LAURISVALDO PEREIRA DE OLIVEIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.