SEXTA-FEIRA, 04/07/2025
Publicidade

L

Brasil

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Relatório mantém indiciamento de nove investigados.

Por Alex Rodrigues / Agência Brasil - 30

Publicado em 

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips - News Rondônia
Foto: Opi.Isolados/ Instagram

Após quase dois anos e meio de investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu, na última sexta-feira (1º), o inquérito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

“A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indígenas”, diz nota.

Pereira e Phillips foram mortos a tiros em 5 de junho de 2022, em Atalaia do Norte, no Amazonas, quando visitavam comunidades próximas à Terra Indígena Vale do Javari, a segunda maior área do país destinada ao usufruto exclusivo indígena e que abriga a maior concentração de povos isolados em todo o mundo.

No relatório final sobre a apuração, a PF manteve o indiciamento de nove investigados. Ou seja, o órgão ofereceu denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) de nove pessoas contra as quais assegura ter reunido provas suficientes para acusá-las de participar do duplo homicídio. O MPF pode pedir o arquivamento, caso entenda não haver elementos probatórios contra os investigados, ou denunciá-los à Justiça Federal, transformando-os em réus.

Entre os indiciados está Ruben Dario da Silva Villar, apontado como mandante do crime. Sem citar nomes, a PF informou que os outros oito indiciados tiveram papéis na execução dos homicídios e na ocultação dos cadáveres das vítimas.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa de Villar, que já tinha sido indiciado pelo mesmo motivo em janeiro de 2023, quando a PF divulgou que tinha identificado [] a maioria das pessoas envolvidas no assassinato.

“Temos provas de que ele [Colômbia] fornecia munições para o Jefferson e o Amarildo, as mesmas encontradas no caso”, disse, na época, o então superintendente regional da PF no Amazonas, Alexandre Fontes, afirmando que Villar também pagou as despesas iniciais com a defesa de Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, primeiro suspeito a ser preso, em 7 de junho de 2022.

Interesses contrariados

Colaborador de publicações jornalísticas prestigiadas, como os jornais britânico The Guardian e os estado-unidenses The New York Times e Washington Post, Dom Phillips, 57 anos, viajou à região com o propósito de entrevistar lideranças indígenas e ribeirinhos para um novo livro-reportagem sobre a Amazônia que planejava escrever.

Embora falasse português fluentemente e já tivesse visitado a região outras vezes, Phillips viajava na companhia de Pereira por este ser um experiente indigenista Pereira. Com 41 anos de idade, estava licenciado da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) desde fevereiro de 2020, por questões políticas, e atuava como consultor técnico da organização não governamental União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

Os agentes da PF responsáveis pela apuração do crime concluíram que Pereira e Phillips foram mortos em decorrência do trabalho do indigenista. Mesmo licenciado da Funai, Pereira continuou contrariando interesses de grupos que ameaçam o bem-estar e a integridade de parte da população local. Na Univaja, auxiliava na implementação de projetos para permitir às comunidades tradicionais proteger seus territórios e os recursos naturais neles existentes.

“A vítima atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indígenas”, destacou a PF, na nota que divulgou hoje – e na qual reforça que segue monitorando os riscos aos habitantes da região do Vale do Javari e que continua investigando ameaças contra indígenas que vivem na mesma região onde Pereira e Phillips foram mortos.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

Menina de 8 anos pula na piscina e salva coleguinha de 6, em GO; vídeo

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a menina Ashley, de Quirinópolis (GO), pula rapidamente na piscina e salva o coleguinha, que se afogava.
L

Braga Netto pede acareação com Cid na ação penal da trama golpista

Defesa do general aponta divergências em depoimentos dos militares.
L

Bolsonaro pede ao STF anulação da delação de Mauro Cid

Defesa alega que ex-ajudante de ordens mentiu em interrogatório.
L
Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo

Mecânico brasileiro desenvolve o menor carro do mundo; conheça o Nanico P-50; vídeo

O mecânico brasileiro Caio Strumiello, de São Vicente (SP), inventou o menor carro do mundo: o Nanico P50. Ele leva apenas duas pessoas e faz 40 km com 1 litro de combustível.
L
Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Irmãs do Brasil estão entre as 100 crianças mais inteligentes do mundo

Beatriz, de 14 anos, e Isabella Toassa da Silva, de 15, de São Paulo, são as irmãs brasileiras escolhidas entre as crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Em Cima da Hora | Entrevista Dj Duran

Nesta sexta-feira, dia 04, às 10h da manhã, o programa Em Cima da Hora recebe o DJ Duran, um dos nomes mais respeitados da cena musical de Porto Velho.
L
Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Fiocruz: Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave permanecem em alta na maioria do país

Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
L
Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L

POLÍTICA

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Deputada federal Cristiane Lopes confronta Marina Silva e cobra agilidade na liberação de licenças para recuperação da BR-319

Parlamentar pede providências urgentes para destravar o início das obras da única ligação terrestre entre Manaus e Porto Velho
L

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Publicidade

POLÍCIA

Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Produtores rurais bloqueiam BR-364 em RO exigindo respostas do Governo

Os manifestantes, da região do Soldado da Borracha do Rio Preto e outras comunidades, exigem a presença de uma autoridade governamental no local para negociar pessoalmente.
10
Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhonete

O motociclista trafegava pela Avenida Maringá quando foi atingido pela caminhonete, que tentava cruzar a via. P. S. foi arremessado ao chão, sofrendo fratura exposta no braço direito e várias escoriações.
14
Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra mulher investigada por homicídio e furto qualificado

Contra a suspeita constavam um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal de Ariquemes, pela prática de homicídio qualificado e um mandado de prisão preventiva relacionado ao crime de furto.
12
Polícia Civil prende condenado pelo crime de estupro de vulnerável em Urupá

Homem é preso por estupro de vulnerável ocorrido em 2018

J. S. chegou a ser preso no início das investigações, mas foi liberado por meio de um habeas corpus. No entanto, o processo judicial e as apurações continuaram.
16
Quatro pessoas são presas suspeitas de integrar facção criminosa

Quatro pessoas são presas suspeitas de integrar facção criminosa

Eles são suspeitos de fazer parte de uma facção criminosa envolvida com tráfico de drogas e homicídios na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

Valor representa aumento de 10% em relação ao crédito concedido na última safra
L
O papel das cooperativas nos desafios globais

O papel das cooperativas nos desafios globais

O cooperativismo é um modelo de negócio que une pessoas com o mesmo propósito e que trabalham juntas para a melhoria da qualidade de vida dos seus cooperados e das comunidades, promovendo o desenvolvimento econômico e social.
L
Colônia de pescadores Z2 inaugura novas instalações em sua sede com apoio da Jirau Energia

Colônia de pescadores Z2 inaugura novas instalações em sua sede com apoio da Jirau Energia

Obra fortalece Colônia de Pescadores e reafirma o compromisso com o desenvolvimento local em Guajará-Mirim (RO).
L

Aquisição de mais de 1.800 toneladas de alimentos inclui nova exigência nos editais e reforça apoio à agricultura familiar

O fornecimento dos produtos deve ocorrer até 18 de julho e atenderá comunidades em situação de vulnerabilidade em diferentes regiões do país
L
ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso a tendências no maior setor de franquias do mundo

ABF Franchising Expo 2025: Sebrae em Rondônia proporcionou acesso a tendências no maior setor de franquias do mundo

Missão empresarial incluiu visitas técnicas e seminários sobre expansão de negócios
L
Negociações dos farmacêuticos do segmento hospitalar terá início no próximo dia 15 entre SINFAR e SINDESSERO

Negociações dos farmacêuticos do segmento hospitalar terá início no próximo dia 15 entre SINFAR e SINDESSERO

A reunião foi agendada por determinação do presidente do SINFAR, Antonio de Paula Freitas, através do advogado trabalhista Itamar Ferreira, com o Presidente do SINDSSERO, Rafael Augusto Oliveira.
L
AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira Infância

AROM participa de Seminário para construção do Plano Estadual da Primeira Infância

Associação contribui para diagnóstico de planejamento estratégico focado no desenvolvimento infantil
L
Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Missão internacional apoiará empresários rondonienses na busca por inovação, parcerias comerciais e expansão no mercado global durante a Canton Fair, em Guangzhou
L
Condutor foge da Polícia ao notar abordagem e acaba autuado por direção perigosa e falta de CNH

Condutor foge da Polícia ao notar abordagem e acaba autuado por direção perigosa e falta de CNH

A perseguição atravessou várias ruas até que a motocicleta foi interceptada na esquina das ruas Goiás e Rio Grande do Norte. Durante a abordagem, A. P. admitiu não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), justificando a tentativa de fuga.
14
Motociclista fica ferida em colisão com carro em rotatória

Motociclista fica ferida em colisão com carro em rotatória

Com o impacto, L. S. sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, sendo levada à UPA. J. C. permaneceu no local para os procedimentos padrões.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.