QUARTA-FEIRA, 25/02/2026

Em destaque

L

Brasil

IBGE lança Censo 2022 nesta segunda

Lançamento oficial será no Museu do Amanhã, no Rio

Publicado em 

Autor – Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

“O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo, no sentido de visita domiciliar, de você bater de porta em porta e colocar 180 mil recenseadores na rua. O Censo não é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É uma instituição que pertence ao Brasil. O IBGE coordena o Censo, mas é o Censo do Brasil.” A afirmação é do diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, que, em entrevista à Agência Brasil, destacou a importância do 13º Censo Demográfico, que será iniciado amanhã (1º), com lançamento oficial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, acompanhado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tomaz Silva/Agência Brasil

Para Azeredo, responder o Censo é um ato de cidadania. “É como votar, como tirar um documento. É fundamental que todo cidadão procure ser recenseado e receba o recenseador do IBGE.”

O Censo é uma operação importante para o país porque permite conhecer os detalhes de como a população vive, quantas são as pessoas e onde elas estão. “É importante para a sociedade, para o governo, para as empresas públicas e privadas, para os gestores públicos e da iniciativa privada. Se você vai abrir uma empresa em determinado município, precisa conhecer detalhes daquele município”.

Vacinas

Como exemplo, o diretor de Pesquisas chamou a atenção para a importância do Censo durante a distribuição de vacinas contra a covid-19. Sem o Censo atualizado, muitos prefeitos não sabiam exatamente qual era a população de suas cidades. Com isso, alguns municípios receberam vacina a mais e outros, a menos.

A pandemia foi ainda a responsável pelo adiamento do Censo, que deveria ter ocorrido em 2020. Para Azeredo, é fundamental atualizar o quantitativo da população em cada município. “Até porque toda distribuição do número de vereadores, do número de deputados, tudo isso corre em função dos números do Censo da estimativa de população”.

O 13º Censo Demográfico do Brasil será realizado durante dois meses e meio. A perspectiva é atingir 50% do país no primeiro mês (agosto) e 90% no segundo. O Censo deverá ser encerrado em outubro.

Os primeiros resultados preliminares relacionados ao tamanho da população por município devem ser publicados no dia 30 de dezembro deste ano. Os dados serão enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para produção do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Geolocalização

Azeredo informou que o processo do Censo 2022 será feito 100% de forma digitalizada. “A gente está com um orgulho muito grande de ter conseguido fazer, desta vez, não só a coleta eletrônica, mas cada smartphone ou dispositivo móvel de coleta (DMC), utilizado para fazer o Censo, vai estar com um chip que vai permitir a transmissão direta dos dados coletados. Isso dá maior segurança”. Caso esses equipamentos venham a ser extraviados ou sofram algum acidente, a informação já foi transferida.

Outro ponto importante é que, para a entrevista, o cidadão precisa estar domiciliado. A expectativa é identificar 76 milhões de domicílios particulares, de acordo com o diretor de Pesquisas do IBGE.

Além disso, todas as casas serão geolocalizadas. Com isso, é possível saber com exatidão a quantidade de domicílios em determinado local. A ferramenta pode ser útil, inclusive, em situações de desastres como as ocorridas em Brumadinho, em janeiro de 2019, e em Petrópolis, em março deste ano.

“Se a gente tivesse captado, em 2010, as marcas de GPS, teria ali a marcação de todas as casas que foram afetadas pelas chuvas e ajudaria, inclusive, a Defesa Civil, a identificar onde poderia ter uma residência ou não. Essa é uma grande novidade do Censo brasileiro para maior segurança e cobertura da operação. Eu acho que é um dos pontos fundamentais do Censo essa captura das coordenadas de GPS”, afirmou.

Recenseadores

Todos os recenseadores do IBGE estarão identificados com boné, colete e crachá. Dentro do crachá há um QR Code que pode ser lido pelo celular. Com isso, o cidadão pode confirmar o nome e a foto do recenseador e verificar se ele pertence ao quadro de servidores do Instituto. Em caso de dúvida, basta ligar para o IBGE no número 0800 721 8181.

Questionário específico

Outras novidades introduzidas pelo Censo 2022 incluem a maior identificação de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e em comunidades indígenas, que terão questionários específicos.

O Censo inclui também perguntas específicas para pessoas com deficiência e para pessoas diagnosticadas por profissional de saúde com transtorno de espectro autista (TEA).

O Censo é constituído de dois questionários: um menor, que demora cinco minutos para ser preenchido; e outro maior, que demora em torno de 16 minutos. Cerca de 10% da população vai precisar responder ao questionário mais completo.

Imigrantes

O diretor do IBGE afirmou que os imigrantes estarão dentro da população estimada de 215 milhões de pessoas no Censo 2022. Segundo ele, o número pode ser menor em razão do aumento da mortalidade e da queda da fecundidade no país.

Tendo em vista o elevado fluxo de venezuelanos que entram no país via Roraima, o IBGE está realizando um trabalho especial naquele estado por conta da Operação Acolhida e das pessoas abrigadas. Nessa tarefa, o IBGE conta com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), ambas agências da Organização das Nações Unidas (ONU), para realizar o Censo em Roraima, com suporte do governo estadual.

A Operação Acolhida é uma operação deflagrada pelo Exército brasileiro desde fevereiro de 2018 que visa proteger os venezuelanos que atravessam a fronteira, prestando auxílio humanitário aos imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, refugiados da crise política, institucional e socioeconômica que acomete a República Bolivariana da Venezuela.

Como há imigrantes em outros locais do Brasil, Cimar Azeredo informou que o IBGE segue o conceito de morador da ONU, referente à pessoa que tem um domicílio e não está afastada da residência por um período superior a 12 meses. “Com certeza, esse Censo vai ser muito importante para que a gente possa ter a identificação dessa população migrante no país”.

Tecnologia

O IBGE conta este ano com um data center para auxiliar no processamento das informações do Censo Demográfico 2022.

O arcabouço tecnológico desenhado para o Censo permitirá que os resultados sejam divulgados de forma mais célere, ao contrário do que ocorreu em edições anteriores.

A meta é publicar, no início de 2023, as primeiras informações. Em dezembro de 2022, serão divulgados resultados preliminares do Censo referentes à população. Os resultados sobre domicílio, pirâmide etária, escolaridade e mercado de trabalho serão disponibilizados ao longo do ano de 2023.

Ainda na estrutura tecnológica, há uma parte relativa à proteção e segurança dos dados. Toda a equipe do IBGE, que alcança cerca de 220 mil pessoas, foi treinada para mostrar os códigos de ética e boas práticas em relação a sigilo e confidencialidade.

Os dados dentro dos equipamentos estão criptografados e contarão com um sistema de proteção. Mesmo depois da realização do Censo, o IBGE tem uma política de sigilo e confiabilidade, além de comitês de ética, responsáveis por essa questão internamente.

“A população pode ficar tranquila que as informações não serão disponibilizadas nunca. A confidencialidade e o sigilo das informações fazem parte da criação de um instituto de estatística como o IBGE”, afirmou Azeredo

Recado

Azeredo, que foi recenseador em 1980 e, agora, está na Diretoria de Pesquisas, diz que tem orgulho da história que construiu dentro do IBGE e pede que a população receba o entrevistador do instituto.

“O Censo é fundamental para você, para o país, para todo mundo. É importante que um país se conheça. E é fundamental receber o recenseador do IBGE, tratar o recenseador com cordialidade, responder corretamente ao Censo. Se, por acaso, o seu domicílio não for recenseado, procure o IBGE, não fique de fora. Não é legal ficar de fora do Censo. O legal é dizer que foi recenseado.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Usina de Samuel: AXIA abre vertedouro em RO

Usina de Samuel: AXIA abre vertedouro em RO

A abertura do vertedouro da Usina de Samuel será realizada pela AXIA Energia em Candeias do Jamari para controlar a vazão do Rio Jamari e manter o reservatório em nível seguro.
L
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Medida prevê R$ 4 bilhões em 2026 para hospitais e instituições que atuam com o SUS, com crédito mais barato e reforço à assistência pública de saúde.
L
Desperdício de alimentos preocupa 60%, mas só 1% vê como problema central

Desperdício de alimentos preocupa 60%, mas só 1% vê como problema central

Pesquisa nacional aponta distância entre consciência e prática no dia a dia, com 93,9% associando desperdício à perda de dinheiro e não ao impacto ambiental ou social.
L
Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Ao todo, 159 mulheres passam a integrar o serviço militar como soldados
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saúde em crise: moradores cobram explicações sobre desvio de mais de R$ 13 milhões em São Francisco do Guaporé

População questiona falhas no controle da gestão municipal e pede responsabilização após abertura de CPMI pela Câmara
L
In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

In Foco Podcast: Reginaldo Trindade fala sobre literatura, justiça e pensamento crítico

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15h, o In Foco Podcast recebe Reginaldo Trindade, procurador da República e escritor, para uma conversa sobre trajetória, obras, educação e sociedade.
L
Brasil registra 88 casos de Mpox nos dois primeiros meses de 2026

Brasil registra 88 casos de Mpox nos dois primeiros meses de 2026

Estado de São Paulo concentra a maioria das confirmações com 62 registros; Ministério da Saúde reforça orientações de higiene e isolamento para conter vírus.
L
STF condena irmãos Brazão a 76 anos pelo caso Marielle e Anderson

STF condena irmãos Brazão a 76 anos pelo caso Marielle e Anderson

Primeira Turma define penas por organização criminosa e homicídios; ex-chefe da Polícia Civil é absolvido das mortes, mas condenado por obstrução.
L

A Floresta que pulsa no nosso quintal

Turismo Criativo no Baixo Madeira revela a Resex Lago do Cuniã como experiência sensorial e comunitária, conectando visitantes à Amazônia real, viva e cheia de significado.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Maioria dos aprovados no CNU confirma interesse em vagas imediatas

Primeira convocação do certame registra 91% de adesão; governo prepara segunda chamada para preencher postos remanescentes já na próxima sexta-feira.
L
Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa confirma presença na Festa da Agricultura Familiar em Theobroma

Dra. Taíssa confirma presença na Festa da Agricultura Familiar em Theobroma

Deputada recebeu prefeito Gilliard na Assembleia e reforçou apoio ao evento marcado para 2 de maio.
L
CPI do Crime Organizado convida ministros Moraes e Toffoli

CPI do Crime Organizado convida ministros Moraes e Toffoli

Senadores aprovam convites para ouvir magistrados e familiares sobre o caso Banco Master; requerimentos de convocação obrigatória foram retirados.
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 410 mil a São Francisco do Guaporé

Gislaine Lebrinha destina R$ 410 mil a São Francisco do Guaporé

Emenda parlamentar será usada na compra de caminhão para a Aspruter, fortalecendo a agricultura familiar no município.
L
Gislaine Lebrinha destina R$ 500 mil para Castanheiras

Gislaine Lebrinha destina R$ 500 mil para Castanheiras

Emenda parlamentar já está na conta da prefeitura e será usada na recuperação de estradas vicinais no município.
L
Eyder Brasil destina R$ 80 mil para EFA Manoel Ribeiro

Eyder Brasil destina R$ 80 mil para EFA Manoel Ribeiro

Emenda parlamentar garante melhorias estruturais na Escola Família Agrícola Manoel Ribeiro, em Cerejeiras, com foco em segurança, climatização e infraestrutura.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

BPChoque prende trio com pistola no centro de Porto Velho

Ação policial no bairro Arigolândia resulta na apreensão de arma calibre .40 e munições; dois homens e uma mulher foram detidos em flagrante na tarde desta quarta-feira.
14
Jovem de 22 anos é baleado nas mãos em suposta disciplina de facção

Jovem de 22 anos é baleado nas mãos em suposta disciplina de facção

Vítima foi submetida a tribunal do crime após ser flagrada furtando no Orgulho do Madeira; o caso ocorreu na zona Leste de Porto Velho.
10
PM apreende adolescente com 17 kg de maconha em Guajará-Mirim

PM apreende adolescente com 17 kg de maconha em Guajará-Mirim

Apreensão ocorreu na madrugada de terça (24), próximo à rodoviária; droga estava em mochila dentro de veículo por aplicativo.
12
Motociclista fica ferido em colisão no bairro Caladinho

Motociclista fica ferido em colisão no bairro Caladinho

Motorista de carro avança preferencial e atinge condutor de moto na zona Sul de Porto Velho; vítima foi levada para a UPA com escoriações.
14
Loja é arrombada durante a madrugada na zona leste de Porto Velho

Loja é arrombada durante a madrugada na zona leste de Porto Velho

Criminosos utilizaram bicicletas para fugir após quebrarem porta de vidro em estabelecimento na Avenida José Amador dos Reis; itens foram furtados.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova sede do Sebrae em Pimenta Bueno reforça apoio aos pequenos negócios

Representantes do Sebrae visitam obra da nova estrutura em Pimenta Bueno, que promete ampliar atendimento e fortalecer a economia regional.
L
TRT-14 cria grupo para revisar Planejamento Estratégico até 2032

TRT-14 cria grupo para revisar Planejamento Estratégico até 2032

Portaria institui metodologia do INOVA TRT-14 e define cronograma para o novo ciclo estratégico 2027-2032.
L
Governo realiza reuniões técnicas para LDO 2027

Governo realiza reuniões técnicas para LDO 2027

Encontros promovidos pela Sepog alinham dados e diretrizes para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias.
L
Governo de RO projeta acelerar investimentos em 2026

Governo de RO projeta acelerar investimentos em 2026

Mensagem na abertura da ALERO destaca obras, concursos e fortalecimento de políticas públicas no estado.
L

Planejamento financeiro impulsiona procura por consórcios

Modalidade organiza compra de imóveis, veículos e serviços
L
Ponte sobre o Rio Pimenta Bueno avança na RO-495

Ponte sobre o Rio Pimenta Bueno avança na RO-495

Obra em Chupinguaia já tem dois vãos concluídos e segue em fase avançada, segundo o DER-RO.
L
Agenda News: Daiana Trentin explica o método ÂMMA e defende nutrição com alma, escuta e acolhimento

Agenda News: Daiana Trentin explica o método ÂMMA e defende nutrição com alma, escuta e acolhimento

Em entrevista a Renata Camurça, a nutricionista explicou como o ÂMMA une acolhimento, mente, movimento e alimentação para mudar a relação com a comida.
L
Vendas do Tesouro Direto batem recorde de R$ 12 bilhões em janeiro

Vendas do Tesouro Direto batem recorde de R$ 12 bilhões em janeiro

Volume é o maior desde a criação do programa em 2002; alta da Taxa Selic para 15% ao ano impulsiona procura por títulos vinculados aos juros básicos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.