DOMINGO, 13/04/2025

L

Brasil

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO

"O discurso da segurança pública é que prender é a solução. Mas cada vez se prende mais e nos sentimos menos seguros". Com mais de 20 anos de profissão e responsável por fiscalizar a rotina de um dos piores presídios do Brasil, juíza gaúcha não acredita em cadeia.

Publicado em 

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO - News Rondônia

Era dia de revista no Presídio Central, em Porto Alegre, e o detento X, líder de facção, ordenou que seus subordinados dessem um jeito de esconder seu smartphone. A única maneira encontrada foi um deles usar o próprio corpo — é isso mesmo que você está pensando. Inviável, o esconderijo não durou muito, e o dono do celular acabou na solitária: 60 dias em um buraco escuro, sujo de fezes nas paredes e infestado por todo tipo de praga.

Depois de alguns dias, pediu para falar com a juíza responsável pelo Central, Sonáli da Cruz Zluhan. Implorou para sair dali. Observando as guias que ele levava no pescoço, teve uma ideia: comprou um romance espírita de Zíbia Gasparetto e deu ao preso. “Se tu leres o livro, fizeres uma resenha e me contares a história de cada um dos personagens, eu te tiro em 30 dias.” Ele leu, ela cumpriu o trato, e nunca mais Sonáli ouviu falar de X ou de problemas na galeria que ele comanda.

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO - News Rondônia

É dessa forma que a porto-alegrense de 58 anos lida com a rotina de fiscalizar o Central, um dos piores presídios do País, onde se amontoam 5 mil presos em um espaço planejado para 1.900. Sonáli é juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, é conhecida pelas críticas à forma como polícia e Judiciário conduzem prisões e condenações, que na opinião da juíza, jamais levarão à remissão de criminoso algum. É por isso que, com mais de 20 anos de magistratura, optou por ficar na vara que fiscaliza a execução das penas, em vez de encabeçar o tribunal que condena os criminosos.

“Não tenho mais convicção nenhuma de que prender resolva alguma coisa. O discurso da segurança pública é que prender é a solução. Mas cada vez se prende mais e nos sentimos menos seguros”.

Esse posicionamento vai muito além da certeza de que as cadeias brasileiras não recuperam ninguém. Para Sonáli, toda a lógica de condenações e de aprisionamento está errada. “A prisão deveria ser para casos realmente graves, não para um usuário de crack que trabalha como aviãozinho na boca, entrega droga só para sustentar o próprio vício e vai preso como traficante com duas pedras no bolso. Em 5 minutos, o dono da boca repõe esse cara“, explica.

Só que, na cadeia, o menino que não era ninguém na boca vai ter de se ligar a uma facção ou não sobrevive. Vai contrair dívidas que sua família vai ter de pagar, assumir compromissos com quem está dentro e também fora da prisão. Vira um soldado e retroalimenta um sistema falido.

Há anos, decisões del Sonáli provocam polêmica. Já que a cadeia não oferece a mínima dignidade, sua política é soltar o preso assim que ele conquista a progressão de regime para o semiaberto, incondicionalmente. É constantemente atacada por “proteger bandido“. “Fui execrada uma vez, quando soltei um cara preso por posse de drogas. Em seguida, ele se envolveu em um latrocínio. Não tenho bola de cristal, nada indicava que ele faria isso, mas ainda prefiro correr esse risco a prender mal.”

“No papel, eles têm direito a cela privativa de 6 metros quadrados, acesso a notícias, a estudo, trabalho. Nada disso eu posso oferecer; então, quando está na hora de ir para o semiaberto, eu mando. É isso que eu consigo fazer”.

No Central, o esgoto escorre a céu aberto pelo pátio, galerias inteiras não têm celas, e é consenso que, da porta para dentro, quem manda (e tem dinheiro) são os presos. Em prol de um mínimo de ordem, é necessário negociar com eles quem entra ou sai das galerias, de acordo com as facções a que estão ligados, e também intermediar os pedidos dos detentos. Um dia, se ofereceram para comprar um equipamento de lava-jato para lavar os excrementos do pátio antes dos dias de visita — e a solicitação foi concedida, desde que a lavadora ficasse guardada na administração do presídio. Já no final do ano passado, uma facção pediu autorização para contratar uma empresa para dedetizar a galeria, pois as baratas chegavam a entrar nos ouvidos deles à noite. A limpeza foi feita e paga pelos presos. Material de construção para reformar as celas também são eles que compram, conta Sonáli.

Ela dá expediente pelo menos uma vez por semana no Central para atender pessoalmente os apenados. As demandas são variadas: progressão de regime, atendimento médico, requisição de aposentadoria, liberação de uma visita especial — além dos pedidos que chegam por bilhetes ao seu gabinete, pelas mãos de algum familiar.

O “manejo” dos detentos em uma instituição tão precária é delicado. A linha que separa a organização da balbúrdia, ou a paz da guerra lá dentro, é tênue. Por isso, deslocar presos e liberar a entrada de alguém — mesmo que seja a juíza responsável pela manutenção daquele local — às vezes é uma negociação tensa. Se a Brigada Militar (que administra o presídio) decide que ela precisa de escolta, a juíza se sente vigiada, e não gosta disso. “Mas o discurso muda radicalmente quando estou acompanhada de um colega homem“, afirma.

“Nunca tive problema nenhum com os presos. Já entrei e saí de galeria sozinha e não ouvi nenhuma gracinha. Mas nunca fui tão discriminada por ser mulher quanto pela administração do Central.”

Sonáli pensa que cada cidade deveria ter a sua cadeia, com capacidade para algumas centenas de pessoas, em substituição a grandes presídios com milhares de detentos. “Cada um deveria cuidar dos seus. Cada cidade não tem as suas igrejas, as suas escolas? Quando se está perto, se tem um controle maior.” Sonáli também defende que deveriam ser legalizadas todas as drogas, o que reduziria as prisões por tráfico. “Penalização das drogas, para mim, não funciona. Tem de descriminalizar todas as drogas, não só a maconha“, defende.

Com passagem por varas da infância, a juíza tem claro o roteiro que transforma crianças da periferia em bandidos. E recita: “tia, pra que eu vou trabalhar de empacotador, se eu posso ir pra boca de fumo ganhar 100 reais por dia pra ser aviãozinho?“.

Sonáli acredita que uma mudança profunda na educação é a única saída. “Formar crianças e jovens cidadãos de verdade, que tenham empatia, entendam a importância de fazer o bem, e não apenas mão de obra para o mercado de trabalho.”

“Se eu tive problema com filho adolescente, imagina como é na vila? Não temos o que propor como alternativa ao crime para os jovens da periferia”.

Apesar da desilusão com o sistema carcerário, e de já ter tempo de serviço para se aposentar, a moça com nome de princesa indiana (significa “menina de ouro“) não pensa em largar o Foro.

“Eu gosto do que eu faço, só sei ser juíza. E acredito de verdade que os bons são maioria“, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

Desabamento de teto em igreja de Goiânia causa medo e prejuízos

O teto da igreja desabou enquanto quatro trabalhadores instalavam placas solares no telhado.
L
Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Lula Envia Projeto de Lei para Isentar IR de Quem Ganha até R$ 5 Mil

Medida Visa Beneficiar 20 Milhões de Pessoas e Reduzir Desigualdade.
L

IA desenvolvida por brasileiros pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais

A IA desenvolvida por pesquisadores da Unifal, em Minas Gerais, é capaz de diagnosticar tumores cerebrais com alta precisão.
L
Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Filho de pedreiro passa em 1º lugar em concurso disputadíssimo para Tribunal de Justiça

Rafael é filho de pedreiro e foi aprovado em 1º lugar no concurso do Tribunal de Justiça de Roraima.
L
A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha “Retorno às aulas: comprometa-se com a vida” teve início nesta segunda-feira com atividades educativas

A campanha educativa teve início na semana passada, juntamente com as aulas das escolas privadas, e terá sequência por todo o mês de fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bruno Senna conduz Lotus 97T para celebrar o tio Ayrton Senna

A volta do icônico modelo ao circuito de Estoril marca os 40 anos da primeira vitória do piloto brasileiro na Fórmula 1
L

Evento Páscoa no Parque tem início nesta sexta-feira

Exclusivamente na abertura, acontece a distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, sorvete e refrigerante
L

A Bailarina e o poeta – Por Augusto Branco

Confira!
L

#MomentoAgro | Entrevista Helio Dias – Presidente da FAPERON

Neste sábado (12), às 11h, o Momento Agro recebe Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON. Em destaque, os principais desafios do setor agropecuário, ações da FAPERON em prol dos produtores e as perspectivas para o fortalecimento do agronegócio em Rondônia. Imperdível!
L
Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Márcio Pacele celebra, ao lado da população, evento que entregou mais de 1.000 títulos definitivos

O evento marcou um avanço significativo na regularização fundiária do município, promovendo dignidade, tranquilidade e novas oportunidades para quem há anos aguardava pelo tão sonhado documento.
L
Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é atacado a facada durante discussão na zona Leste

Após o atendimento inicial, o jovem precisou ser transferido pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
12

Homem é atacado com tesourada durante briga com a esposa na zona Sul

De acordo com informações apuradas pelo site, o casal estava ingerindo bebida alcoólica quando iniciou uma discussão.
10

Equipe do Sgt. Machado prende condenado a 9 anos por roubo na zona Leste

Durante patrulhamento, a equipe avistou o suspeito e realizou a abordagem.
10

Bebê sofre morte cerebral após suspeita de intoxicação por drogas em Mato Grosso

Pais são detidos por suspeita de maus-tratos enquanto autoridades investigam o caso
14
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Rondônia

Corrente de bicicleta cai e casal de adolescentes é apreendido após assalto

A vítima contou que foi imobilizado com golpe mata-leão por um dos jovens enquanto a companheira dele roubou o celular, em seguida, tentaram fugir, mas a corrente da bicicleta caiu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

Início da colheita do cacau em Buritis é celebrado por produtores familiares e pelo governo de RO

O evento de lançamento do período inicial da colheita do cacau acontece a partir das 9h, na propriedade do agricultor Mauro Celso Tauffer, na linha um; quilômetro dois da gleba quatro em Buritis.
L
Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Mais de 39 mil atendimentos são realizados por farmácia especializada no primeiro trimestre de 2025

Os medicamentos são fornecidos gratuitamente aos pacientes que se enquadram nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
L
Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

Fhemeron apresenta unidade móvel de coleta de sangue no interior de Rondônia

A Fundação destaca que Rondônia enfrenta uma demanda crescente por transfusões, e que a unidade móvel vai ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde.
L
Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Mais de 100 atletas participam de etapa do Meeting Paralímpico com apoio do Governo de RO em Porto Velho

Dos atletas participantes em Porto Velho, 71 competirão no atletismo, 11 na bocha e 20 na natação.
L

Mais de mil famílias são beneficiadas com entrega de títulos definitivos de propriedade em Porto Velho

Documento constitui a realização do sonho de milhares de cidadãos porto-velhenses
L

Nível do Rio Madeira supera em mais de 1,5 metro a média esperada para o ano

Neste sábado (12) o Madeira registrou a marca de 16,75 metros
L

Relatório destaca avanços, desafios e medidas da nova gestão para transformar Porto Velho

Gestão municipal já iniciou medidas de planejamento e intervenção
L

Prefeitura divulga avanços e estratégias na regularização fundiária de Porto Velho

Dados refletem o empenho e esforço contínuo da equipe técnica e administrativa da Semur
L

Marcos Rocha dá início à colheita do cacau em Rondônia e destaca a força do estado no cenário nacional

Buritis é o segundo maior produtor de cacau de Rondônia, que ocupa o 4º lugar no ranking nacional e o 2º na região Norte, segundo dados do IBGE.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.