QUARTA-FEIRA, 17/09/2025

L

Brasil

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO

"O discurso da segurança pública é que prender é a solução. Mas cada vez se prende mais e nos sentimos menos seguros". Com mais de 20 anos de profissão e responsável por fiscalizar a rotina de um dos piores presídios do Brasil, juíza gaúcha não acredita em cadeia.

Publicado em 

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO - News Rondônia

Era dia de revista no Presídio Central, em Porto Alegre, e o detento X, líder de facção, ordenou que seus subordinados dessem um jeito de esconder seu smartphone. A única maneira encontrada foi um deles usar o próprio corpo — é isso mesmo que você está pensando. Inviável, o esconderijo não durou muito, e o dono do celular acabou na solitária: 60 dias em um buraco escuro, sujo de fezes nas paredes e infestado por todo tipo de praga.

Depois de alguns dias, pediu para falar com a juíza responsável pelo Central, Sonáli da Cruz Zluhan. Implorou para sair dali. Observando as guias que ele levava no pescoço, teve uma ideia: comprou um romance espírita de Zíbia Gasparetto e deu ao preso. “Se tu leres o livro, fizeres uma resenha e me contares a história de cada um dos personagens, eu te tiro em 30 dias.” Ele leu, ela cumpriu o trato, e nunca mais Sonáli ouviu falar de X ou de problemas na galeria que ele comanda.

A JUÍZA GAÚCHA QUE NÃO ACREDITA EM CADEIA E É EXECRADA POR ISSO - News Rondônia

É dessa forma que a porto-alegrense de 58 anos lida com a rotina de fiscalizar o Central, um dos piores presídios do País, onde se amontoam 5 mil presos em um espaço planejado para 1.900. Sonáli é juíza da 1ª Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre. No Rio Grande do Sul, é conhecida pelas críticas à forma como polícia e Judiciário conduzem prisões e condenações, que na opinião da juíza, jamais levarão à remissão de criminoso algum. É por isso que, com mais de 20 anos de magistratura, optou por ficar na vara que fiscaliza a execução das penas, em vez de encabeçar o tribunal que condena os criminosos.

“Não tenho mais convicção nenhuma de que prender resolva alguma coisa. O discurso da segurança pública é que prender é a solução. Mas cada vez se prende mais e nos sentimos menos seguros”.

Esse posicionamento vai muito além da certeza de que as cadeias brasileiras não recuperam ninguém. Para Sonáli, toda a lógica de condenações e de aprisionamento está errada. “A prisão deveria ser para casos realmente graves, não para um usuário de crack que trabalha como aviãozinho na boca, entrega droga só para sustentar o próprio vício e vai preso como traficante com duas pedras no bolso. Em 5 minutos, o dono da boca repõe esse cara“, explica.

Só que, na cadeia, o menino que não era ninguém na boca vai ter de se ligar a uma facção ou não sobrevive. Vai contrair dívidas que sua família vai ter de pagar, assumir compromissos com quem está dentro e também fora da prisão. Vira um soldado e retroalimenta um sistema falido.

Há anos, decisões del Sonáli provocam polêmica. Já que a cadeia não oferece a mínima dignidade, sua política é soltar o preso assim que ele conquista a progressão de regime para o semiaberto, incondicionalmente. É constantemente atacada por “proteger bandido“. “Fui execrada uma vez, quando soltei um cara preso por posse de drogas. Em seguida, ele se envolveu em um latrocínio. Não tenho bola de cristal, nada indicava que ele faria isso, mas ainda prefiro correr esse risco a prender mal.”

“No papel, eles têm direito a cela privativa de 6 metros quadrados, acesso a notícias, a estudo, trabalho. Nada disso eu posso oferecer; então, quando está na hora de ir para o semiaberto, eu mando. É isso que eu consigo fazer”.

No Central, o esgoto escorre a céu aberto pelo pátio, galerias inteiras não têm celas, e é consenso que, da porta para dentro, quem manda (e tem dinheiro) são os presos. Em prol de um mínimo de ordem, é necessário negociar com eles quem entra ou sai das galerias, de acordo com as facções a que estão ligados, e também intermediar os pedidos dos detentos. Um dia, se ofereceram para comprar um equipamento de lava-jato para lavar os excrementos do pátio antes dos dias de visita — e a solicitação foi concedida, desde que a lavadora ficasse guardada na administração do presídio. Já no final do ano passado, uma facção pediu autorização para contratar uma empresa para dedetizar a galeria, pois as baratas chegavam a entrar nos ouvidos deles à noite. A limpeza foi feita e paga pelos presos. Material de construção para reformar as celas também são eles que compram, conta Sonáli.

Ela dá expediente pelo menos uma vez por semana no Central para atender pessoalmente os apenados. As demandas são variadas: progressão de regime, atendimento médico, requisição de aposentadoria, liberação de uma visita especial — além dos pedidos que chegam por bilhetes ao seu gabinete, pelas mãos de algum familiar.

O “manejo” dos detentos em uma instituição tão precária é delicado. A linha que separa a organização da balbúrdia, ou a paz da guerra lá dentro, é tênue. Por isso, deslocar presos e liberar a entrada de alguém — mesmo que seja a juíza responsável pela manutenção daquele local — às vezes é uma negociação tensa. Se a Brigada Militar (que administra o presídio) decide que ela precisa de escolta, a juíza se sente vigiada, e não gosta disso. “Mas o discurso muda radicalmente quando estou acompanhada de um colega homem“, afirma.

“Nunca tive problema nenhum com os presos. Já entrei e saí de galeria sozinha e não ouvi nenhuma gracinha. Mas nunca fui tão discriminada por ser mulher quanto pela administração do Central.”

Sonáli pensa que cada cidade deveria ter a sua cadeia, com capacidade para algumas centenas de pessoas, em substituição a grandes presídios com milhares de detentos. “Cada um deveria cuidar dos seus. Cada cidade não tem as suas igrejas, as suas escolas? Quando se está perto, se tem um controle maior.” Sonáli também defende que deveriam ser legalizadas todas as drogas, o que reduziria as prisões por tráfico. “Penalização das drogas, para mim, não funciona. Tem de descriminalizar todas as drogas, não só a maconha“, defende.

Com passagem por varas da infância, a juíza tem claro o roteiro que transforma crianças da periferia em bandidos. E recita: “tia, pra que eu vou trabalhar de empacotador, se eu posso ir pra boca de fumo ganhar 100 reais por dia pra ser aviãozinho?“.

Sonáli acredita que uma mudança profunda na educação é a única saída. “Formar crianças e jovens cidadãos de verdade, que tenham empatia, entendam a importância de fazer o bem, e não apenas mão de obra para o mercado de trabalho.”

“Se eu tive problema com filho adolescente, imagina como é na vila? Não temos o que propor como alternativa ao crime para os jovens da periferia”.

Apesar da desilusão com o sistema carcerário, e de já ter tempo de serviço para se aposentar, a moça com nome de princesa indiana (significa “menina de ouro“) não pensa em largar o Foro.

“Eu gosto do que eu faço, só sei ser juíza. E acredito de verdade que os bons são maioria“, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

Fux vota pela absolvição do ex-comandante da Marinha Almir Garnier

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela absolvição do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier, um dos réus envolvidos na tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022.
L
Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Governo do Brasil autoriza nomeação de 460 novos servidores e servidoras para o Ibama

Reforço contempla 130 analistas administrativos e 330 analistas ambientais, fortalecendo a capacidade institucional do órgão.
L
Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

Primeira Turma inicia julgamento em 2 de setembro; ex-presidente e aliados podem pegar até 30 anos de prisão.
L
Descobrimos a ponta do iceberg, diz Lewandowski sobre operações contra crime organizado

Descobrimos a ponta do iceberg, diz Lewandowski sobre operações contra crime organizado

Ministro da Justiça destacou que ações da PF revelaram movimentações ilícitas de R$ 140 bilhões no setor de combustíveis.
L
Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestados de óbito retificados

Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestados de óbito retificados

Documentos agora registram mortes como violentas e causadas pelo Estado brasileiro durante o regime militar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Governo lança “REFAZ 2025” e oferece até 95% de desconto em ICMS devido

REFAZ 2025 oferece aos empresários de Rondônia descontos de até 95% em multas e juros e parcelamento em até 180 meses para quitação de débitos de ICMS, abrindo chance histórica de reequilíbrio financeiro.
L

Nota de pesar: Carlos Serrano de Albuquerque

Com pesar, familiares e amigos lamentam a partida de Carlos Serrano de Albuquerque, o querido Carlito, deixando um legado de carinho, paixão pelo futebol e amor aos animais.
L

Talismã 21 esclarece que não tem ligação com investigações da Polícia Federal em Porto Velho

Em nota oficial, a casa de shows reafirma sua independência, integridade e informa que a transição de nome fantasia não afeta a agenda de eventos.
L

Rede Hospitalar Samar inicia novo ciclo de expansão e aposta em gestão moderna

A Rede Hospitalar Samar investe em tecnologia, amplia serviços em Rondônia e apresenta o novo CEO Fernando Carlos da Silva para liderar a modernização da gestão.
L
Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Bolsonaro teve pré-síncope, vômitos e queda de pressão

Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro informa ao STF sobre episódio de pré-síncope, vômitos e queda de pressão que motivou ida a uma unidade de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L
Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Residência Jurídica da Justiça Federal em Rondônia abre inscrições

Programa da SJRO oferece bolsa de R$ 3 mil e visa formar cadastro de reserva de bacharéis em Direito.
L
Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Aprovados no CNU devem confirmar interesse em cargos

Candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) em lista de espera têm até quinta-feira, 18 de setembro, para manifestar interesse nas vagas e permanecerem na lista de espera.
L
Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Abertas inscrições do VII Concurso Público de cartórios

Estão abertas, a partir desta terça-feira, 9, as inscrições do VII Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Serventias Extrajudicias de Notas e de Registro do Estado de Rondônia, organizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO).
L
Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

Candidatos aprovados no concurso do TJRO escolhem comarca que devem atuar

A foto mostra a candidata a um cargo público em uma audiência, escolhendo a comarca. O condutor da audiência a observa, segurando um microfone. Ao fundo, uma tela mostra uma videoconferência com outros participantes.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Deputada Dra. Taíssa prestigia cerimônia no Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia e valoriza novos policiais de fronteira

Formatura do BPFron marca reforço na segurança pública e proteção das divisas de Rondônia.
L
6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

6º BPM de Guajará-Mirim celebra aniversário com honrarias entregues pela deputada Dra. Taíssa

Parlamentar reconheceu policiais e integrantes da Polícia Mirim com Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa.
L
Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa acompanha início da revitalização do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra já está em andamento e conta com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada pela deputada, em parceria com o Governo do Estado e a deputada federal Mariana Carvalho.
L
Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa participa da cerimônia de comemoração dos 32 anos do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar recebeu moeda de agradecimento pelo apoio constante à Polícia Militar e relevantes serviços prestados à segurança pública de Rondônia.
L
Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Sofia Andrade critica governo e Congresso por repressão a garimpeiros

Parlamentar de Porto Velho defende regulamentação da atividade e acusa autoridades de favorecer grandes empresas internacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

PM faz cerco e prende criminoso furtando loja no centro

Policiais do BPTAR, BPChoque e 1º BPM agiram rapidamente após denúncia e capturaram um suspeito escondido em caixa d’água; comparsa segue foragido.
10
Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Equipe do sargento Machado prende dupla com quase 10kg de drogas em distribuidora de fachada na zona Leste

Ação policial no bairro Três Marias resultou na prisão de dois suspeitos e na apreensão de entorpecentes escondidos nos fundos do imóvel.
10
Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

Mulher é morta a tiros em área de invasão na zona sul

O crime ocorreu nesta terça-feira (16) no bairro Aeroclube, em Porto Velho.
18
Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Homem é morto a tiros e corpo carbonizado em pneus no centro de Porto Velho

Crime brutal ocorreu nesta terça-feira (16) e segue sob investigação da polícia
18

Polícia de SP pede prisão de dois suspeitos da execução do ex-delegado Ruy F.

O crime, considerado uma vingança do PCC, chocou as autoridades e mobilizou uma força-tarefa para as investigações
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

CNJ ordena correção em certidões da Chacina de Acari

Após 35 anos, Conselho Nacional de Justiça determina retificação das certidões de óbito de 11 jovens, atribuindo a morte a “agente do Estado brasileiro”.
L
Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Aumento alarmante da desnutrição infantil em Gaza

Crescimento na desnutrição infantil em Gaza preocupa a ONU; em agosto, proporção recorde de crianças foi diagnosticada com a doença, segundo o Unicef.
L
Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Novos centros de pesquisa recebem R$ 10 bilhões

Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e Finep selecionam 88 propostas para centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o país.
L
Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Virada Sustentável comemora 15 anos em São Paulo

Festival de sustentabilidade chega a sua 15ª edição na capital paulista com programação descentralizada e gratuita que marca o aniversário do evento.
L
Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

Cultura afro nas escolas auxilia combate ao preconceito

O ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas é fundamental para combater o preconceito, defendem mestres como Isabel Casimira.
L
Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Desemprego cai ao menor patamar em 13 anos

Taxa de desemprego atinge recorde de baixa e mostra cenário positivo no mercado de trabalho, com aumento de vagas formais.
L

Amazônia Gente e Justiça discute privatizações e saneamento em Rondônia

Em entrevista, o professor Erasmo Moreira, da UNIR, explica modelos de concessão, alerta para transparência nos leilões e cobra participação social no debate sobre a CAERD, BR 364 e serviços essenciais.
L

Povoado Nerd, a cultura da pipa ganha fôlego com Daniel Pipas

Em Porto Velho, o artesão e promotor Daniel Almeida, conhecido como Daniel Pipas, detalha a evolução dos materiais, a prática segura em áreas adequadas, o calendário de campeonatos e ações sociais que mantêm a tradição viva.
L
Comandante-geral da PM fala de avanços do governo do Estado contra o crime organizado no Sul de Rondônia

Comandante-geral da PM fala de avanços do governo do Estado contra o crime organizado no Sul de Rondônia

Em entrevista em Vilhena, coronel Regis Braguin destacou investimentos em inteligência, armamentos, criação do BPTAR e valorização da tropa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.