A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta terça-feira (16) a entrega de 2.772 maquinários agrícolas, dentro do projeto Mecaniza+: Modernização da Agricultura Familiar e do Programa Arroz da Gente, visando fortalecer a inclusão produtiva da agricultura familiar. A ação beneficiará cerca de 440 organizações sociais rurais, atendendo mais de 8 mil famílias, incluindo homens, mulheres, jovens e quilombolas, totalizando aproximadamente 40 mil pessoas.
O investimento da iniciativa é de R$ 13 milhões, recurso proveniente do Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Entre os maquinários distribuídos estão motocultivadores, colheitadeiras de milho, carretas agrícolas, enxadas rotativas, roçadeiras, plantadeiras, adubadoras, minitratores, encanteiradores, capinadeiras, sulcadores e colheitadeiras de arroz.
A meta é concluir a entrega de todos os equipamentos até março de 2026, contemplando entidades da agricultura familiar nas 27 unidades federativas, beneficiárias de programas como PAA, Sociobio Mais e ProVB.
Para o presidente da Conab, Edegar Pretto, a medida representa um avanço na modernização do trabalho rural. “É como se fosse a aposentadoria da enxada. As máquinas melhoram a produção e as condições de trabalho, beneficiando tanto programas da Conab quanto o mercado consumidor”, afirmou. Ele ainda ressaltou a expansão da produção de arroz para além do Rio Grande do Sul, com suporte de máquinas, assistência técnica e sementes.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, destacou a recuperação do protagonismo institucional da Conab, a retomada do PAA e o fortalecimento da segurança alimentar. O avanço da mecanização, que passou de 18% para 27%, impulsiona a renda rural e a transição para uma agricultura sustentável e agroecológica.
A cerimônia de entrega inicial incluiu 13 maquinários para entidades em 13 estados e a expectativa é que a mecanização aumente em 30% a produção das famílias beneficiadas. Todas as máquinas terão monitoramento integrado, indicando local, tempo e forma de uso, e contarão com assistência técnica especializada.
Representantes das comunidades beneficiadas, como a Comunidade Kalunga do Tocantins e o Polo Sindical da Borborema (PB), destacaram que os equipamentos representam futuro, renda e dignidade, além de ampliar a produção de alimentos de qualidade.
O projeto Mecaniza+ e o Programa Arroz da Gente têm como objetivo modernizar e automatizar a produção agrícola, superar entraves históricos, aumentar a inclusão produtiva e garantir segurança alimentar e nutricional para a agricultura familiar em todo o Brasil.










































