A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou nesta terça-feira (16) a distribuição de 222 equipamentos, totalizando 1.200 itens, para entidades de agricultores familiares de todas as regiões do país. A ação integra os projetos Mecaniza+: Modernização da Agricultura Familiar e Programa Arroz da Gente, que completa um ano neste mês.
O ato simbólico contou com a entrega de 13 maquinários a representantes de 13 entidades de 13 estados, no auditório da matriz da Conab, em Brasília (DF). O evento reuniu autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, e o presidente da Conab, Edegar Pretto, além de diretores da Companhia e representantes das associações de agricultores.
Segundo a Conab, o objetivo é ampliar a automação e a tecnificação da agricultura familiar, promovendo inclusão produtiva e eficiência na produção. Até março de 2026, todos os equipamentos deverão ser recebidos pelas associações e cooperativas das 27 unidades federativas, que comercializam seus produtos por meio das políticas públicas da Companhia.
O investimento total é de R$ 13 milhões, viabilizado via Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), permitindo a compra de 72 colheitadeiras de arroz e 150 kits multifunção.
O evento teve transmissão on-line e, após sua conclusão, a Conab disponibilizou imagens, fotos e release de cobertura.










































