Ieda Chaves fortalece agricultura familiar com entrega de implementos em Porto Velho
Emenda de R$ 350 mil garante trator e grade aradora a produtores rurais da Linha C-85.
Por Ieda Chaves - Imprensa - 50
Publicado em
foto - Assessoria
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) participou, no sábado (8), da entrega de um trator e de uma grade aradora à Associação dos Produtores e Produtoras Rurais da Linha C-85 e entorno (Asprol), no distrito de Rio Pardo, zona rural de Porto Velho.
O investimento, no valor de R$ 350 mil, foi viabilizado por emenda de bancada e executado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O objetivo é ampliar a capacidade produtiva e reduzir o esforço no preparo do solo para os produtores da comunidade Marco Azul e regiões próximas.
Fortalecimento da agricultura familiar
Durante o evento, Ieda Chaves destacou que a entrega representa mais uma ação voltada ao fortalecimento da agricultura familiar.
“Um investimento que vai fortalecer a agricultura familiar e garantir mais produtividade para os nossos produtores rurais. Na ocasião, reafirmei o meu compromisso de destinar uma farinheira no próximo ano, para apoiar o trabalho das mulheres e ampliar a geração de renda no campo”, afirmou a parlamentar.
Apoio e reconhecimento dos produtores
O presidente da Asprol, Djalma Torres de Amorim, agradeceu o apoio e ressaltou o impacto direto que o maquinário trará para os agricultores.
“Esse implemento proporciona diversos benefícios, principalmente no que diz respeito à melhoria da produtividade, eficiência operacional e redução de custos”, destacou.
foto – Assessoria
O produtor rural Evaldo da Agricultura também celebrou o momento, reforçando o valor simbólico e prático da entrega.
“Esses equipamentos são fundamentais para o trabalho no campo, e ver a satisfação e o alívio dos nossos produtores é a maior recompensa”, declarou.
Boletim da Conab aponta bom desenvolvimento das lavouras de arroz e milho no estado, impulsionado por chuvas acima da média, apesar da cautela dos produtores diante dos custos e do mercado.
Extrativistas têm até as 23h59 desta sexta-feira para encaminhar à Conab, via SociobioNet, comprovantes de vendas feitas abaixo do preço mínimo e garantir o pagamento do benefício.
Programa da Prefeitura de Porto Velho leva terraplanagem, preparo de solo e recuperação de estradas internas a produtores selecionados, reduzindo custos e ampliando produtividade no campo.
O Quarto Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 aponta crescimento na produção e área plantada, com destaque para soja, milho, sorgo, girassol e mamona, reforçando perspectivas positivas do setor.
Lei sancionada pelo governador Marcos Rocha permite que condomínios de produtores emitam a Ficha de Controle Sanitário da Idaron, reduzindo burocracia no campo.
Ivan Ferreira de Oliveira, conhecido como Ferreirinha, morreu aos 82 anos. Velório ocorre nesta segunda (19) e sepultamento na terça (20), em Porto Velho.
Fundador do Porto Velho Esporte Clube, o militar da Base Aérea fala sobre projetos sociais, esporte como ferramenta de inclusão e o trabalho com crianças na capital.
O administrador e especialista em Gestão de Cooperativas de Crédito do Sicredi aborda volta às aulas, planejamento financeiro, cartões, seguros e capital social.
Relatos de falhas no Pix aumentaram ao longo da tarde e envolveram bancos como Banco do Brasil, Itaú, Nubank, Bradesco, Santander e Inter, segundo reclamações em plataformas de monitoramento.
Primeira edição do exame nacional revela que instituições federais e estaduais lideram qualidade, enquanto redes municipais e privadas registram piores notas.
Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
Nova ferramenta da Secretaria Especial de Saúde Indígena permitirá o registro detalhado do desenvolvimento neuropsicomotor e rastreio precoce de doenças em territórios.
Decisões determinam implantação e qualificação do acolhimento institucional e em família acolhedora em Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe do Oeste, com base no ECA e na Assistência Social.
Deputado apresentou proposta ao orçamento para reduzir filas de laudos em Rondônia e ampliar o atendimento especializado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas com deficiência no estado.
Criminosos se passam por servidores municipais para obter dados e contratar empréstimos indevidos; prefeitura esclarece que não solicita fotos em visitas.
Flagrante ocorreu em Candeias do Jamari durante patrulhamento em ponto conhecido como ponto de venda de entorpecentes; jovem mantinha animal silvestre em garrafa.
A abordagem ocorreu em Presidente Médici na manhã seguinte ao crime em uma empresa de autopeças; equipamentos usados no arrombamento também foram apreendidos.
Atendimento presencial será suspenso nesta terça-feira em municípios que celebram o padroeiro; instituição também anuncia paralisação nacional para o fim do mês.
Ministro da Fazenda defende ampliação do perímetro regulatório da autoridade monetária para coibir fraudes financeiras e centralizar a supervisão do setor.
Estudantes de nível superior podem se inscrever gratuitamente até o dia 1 de fevereiro para atuar em diversas áreas da Justiça do Trabalho nos dois estados.
OAB Rondônia reforça o prazo para pagamento à vista com o maior benefício financeiro do ano, visando facilitar o planejamento da classe e fortalecer a defesa das prerrogativas.
Data celebrada em 19 de janeiro evidencia crescimento do empreendedorismo na área e ações de capacitação, gestão e inovação para fortalecer pequenos negócios no estado.