Nossa equipe do News Rondônia realizou uma entrevista exclusiva com Fernando Santos, representante do Sebrae Rondônia, durante a SIC 2025 (Semana Internacional do Café), realizada em Belo Horizonte (MG). Em um bate-papo direto da Expominas, Santos compartilhou suas expectativas e revelou os bastidores do trabalho que vem transformando o café robusta amazônico em uma referência de qualidade e sustentabilidade no cenário nacional e internacional.
“Estamos aqui mais um ano, na nossa quarta participação efetiva do Sebrae, junto com instituições parceiras como Sicoob, Caferoma, Embrapa e o Governo do Estado. Montamos essa estrutura para unir nossos cafeicultores e aproximá-los dos compradores do mundo todo que visitam a SIC em busca de cafés de qualidade”, afirmou Santos.
O representante explicou que o principal objetivo da presença do Sebrae é criar um ambiente de negócios e conexões, aproximando produtores e compradores de diferentes países.
“Muitas vezes o produtor nem imagina que o café dele vai atravessar o mundo e ser servido em uma mesa na Arábia, por exemplo. Nosso papel é promover essa ponte e valorizar o trabalho de quem produz”, completou.
Apontado como um dos grandes incentivadores da cafeicultura rondoniense dentro do Sebrae, Fernando Santos falou também sobre o sentimento de dever cumprido:
“O sentimento é de gratidão por terem acreditado no nosso trabalho. Estou passando o bastão para a nova gestão, mas fica a satisfação de ver os frutos desse esforço coletivo, o reconhecimento dos nossos produtores e a consolidação do robusta amazônico como um café de renome.”
Santos revelou ainda que o Sebrae está finalizando o planejamento estratégico da cafeicultura de Rondônia, um projeto construído em conjunto com diversas instituições ligadas ao setor.
“Esse planejamento vai ajudar a ordenar as ações e definir o papel de cada instituição, de forma integrada, para ampliar os benefícios aos cafeicultores e fortalecer o desenvolvimento do estado de Rondônia”, destacou.







































