Para atender os produtores de leite o governo do Estado criou o Programa Consultec que é executado pela Emater-RO, trata-se de uma consultoria técnica e de gestão das propriedades dedicadas à produção leiteira. O programa disponibiliza profissionais especializados para acompanhar de modo intensivo os produtores prestando assistência técnica e suporte na gestão da propriedade rural, para alcançar a máxima eficiência na produção leiteira.

O governador Marcos Rocha enfatiza o cuidado do governo com esta atividade. “A pecuária leiteira é fundamental para a geração de emprego e renda no campo, e é importante para a segurança alimentar da população”, disse o governador Marcos Rocha.
As altas produtividades alcançadas no concurso leiteiro da região do Vale do Jamari revelam a importância do serviço de assistência técnica público e gratuito, oferecido pelo governo de Rondônia, através da Emater-RO. Também confirma a aptidão de Machadinho do Oeste para a pecuária leiteira.
Os proprietários da vaca campeã do concurso deste ano, seguem todas as orientações técnicas da Emater-RO, inclusive já utilizam a avançada tecnologia para criação de vacas de leite conhecida como sistema Compost Barn, modelo técnico que prioriza o conforto e bem estar animal.