O melhoramento genético na pecuária leiteira será um dos temas em evidência no estande do Sebrae em Rondônia durante a Rondônia Rural Show Internacional, que ocorre de 26 a 31 de maio, em Ji-Paraná. Entre as soluções oferecidas pela instituição, o Sebraetec se destaca por levar inovação e tecnologia aos pequenos produtores, ajudando a aumentar a produtividade e a competitividade do setor.
O Sebraetec integra o portfólio do Sebrae com mais de 100 consultorias especializadas, focadas em otimizar processos, produtos e serviços. Por meio de uma rede de prestadores de serviços tecnológicos, o programa facilita o acesso a soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para garantir resultados eficientes.
No caso da pecuária leiteira, as técnicas de Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) são algumas das ferramentas disponíveis. Esses métodos aceleram o melhoramento genético do rebanho, permitem um melhor aproveitamento das matrizes e padronizam o grau sanguíneo de acordo com o sistema de produção.
Resultados comprovados
De acordo com Noelber Guaitolini, analista de negócios do Sebrae, o programa já registra impactos significativos em propriedades rurais atendidas. “Tivemos aumentos expressivos na produção diária de leite em algumas fazendas. Alguns municípios até fecharam parcerias conosco para levar o Sebraetec de melhoramento genético a seus produtores”, destacou. Guaitolini convida os interessados a visitarem o espaço do Sebrae no evento para obter mais informações.
O canal do Sebrae em Rondônia no YouTube está disponibilizando uma série de podcasts temáticos sobre os assuntos que serão debatidos na Rondônia Rural Show Internacional 2025. A cobertura completa pode ser acompanhada em: www.sebrae.ro/youtube.
Considerada a maior feira de agronegócios da Região Norte, o evento é promovido anualmente pelo Governo de Rondônia desde 2012. Com o tema “Do Campo ao Futuro”, a edição deste ano reforça o compromisso com a agropecuária sustentável e a tecnologia rural.