A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), promove nesta quinta-feira (24), em Aracaju, uma cerimônia de entrega de 53 toneladas de arroz agroecológico, longo fino tipo 1, produzido por famílias quilombolas e da agricultura familiar de Sergipe, por meio do Programa Arroz da Gente, que é coordenado pela Conab. A aquisição do arroz é realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conta com recursos do MDS repassados à Conab.
Essa será a maior entrega do Arroz da Gente. A solenidade acontecerá a partir das 8 horas, no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), localizado no bairro Jardins, com a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto. O evento também reunirá representantes de movimentos sociais, autoridades locais, lideranças da agricultura familiar e parceiros institucionais.
Da quantidade de arroz agroecológico que será entregue, 35 toneladas foram produzidas por 47 famílias quilombolas, da Comunidade Tradicional de Resina, localizada no município de Brejo Grande. As outras 18 toneladas de arroz foram produzidas por 11 famílias da agricultura familiar, vinculadas à Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (Apaese), situada no município de Monte Alegre de Sergipe. Foram destinados R$ 870 mil para aquisição do arroz. A primeira entrega do grão por meio do Arroz da Gente ocorreu no final de 2024, com 32 toneladas doadas para o Programa Bahia Sem Fome.
A Conab apoia a comercialização de um total de 128 toneladas de arroz produzidas pela Apaese e pela Comunidade Tradicional de Resina. O alimento adquirido via PAA é destinado ao atendimento de 31 organizações que atuam no atendimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Programa Arroz da Gente – O programa Arroz da Gente foi lançado pelo governo federal, no Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/25. A Conab está destinando R$ 11 milhões, essa iniciativa busca ampliar e diversificar a produção de arroz no país, com foco em povos e comunidades tradicionais, indígenas, assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar.
Esse Programa visa atender 40 mil famílias, em 257 municípios e 16 estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.
A meta é aumentar a produção de arroz nos 16 estados levantados, que atualmente é de 8 mil toneladas, para 50 mil toneladas de arroz.
Posse de superintendente e entrega de alimentos a cozinha solidária – A programação da Conab inclui, ainda, a posse oficial do novo superintendente regional da Conab em Sergipe, Janderson Maués, além da entrega de arroz do Programa Arroz da Gente à Cozinha Solidária Danielle Bispo, localizada em São Cristóvão — Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 45.