SÁBADO, 13/09/2025
Publicidade
SICRED

L

Agro

Pesquisa do governo de Rondônia indica a necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé

Os resultados evidenciaram que a presença do pirarucu em determinados trechos da bacia pode estar associada a um processo de invasão biológica.

Por Adenilson Florentino \Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Pesquisa do governo de Rondônia indica a necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé
Fotos: Lívia Balbino Guimarães e Chirlaine Varao

Com o intuito de determinar a origem genética do pirarucu, avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos, e investigar como a presença do peixe pode subsidiar o ordenamento pesqueiro, o governo de Rondônia apresentou na quarta-feira (12), os resultados de um estudo de análise da ocorrência do pirarucu nativo ou não nativo na bacia do Vale do Guaporé, como subsídio ao ordenamento pesqueiro da região.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e coordenado pela Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC), com apoio da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Conduzida pela professora doutora Carolina Doria, a pesquisa buscou determinar a origem genética das populações de pirarucu em áreas onde novas ocorrências da espécie vêm sendo registradas, fornecendo dados essenciais para a gestão pesqueira e ambiental da região. Os resultados evidenciaram que a presença do pirarucu em determinados trechos da bacia pode estar associada a um processo de invasão biológica. Essa expansão da espécie fora de seu habitat natural levanta preocupações quanto aos impactos sobre a biodiversidade nativa, uma vez que o pirarucu é um predador de grande porte e pode afetar o equilíbrio ecológico dos ecossistemas aquáticos do Vale do Guaporé.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que o estudo também evidenciou os possíveis reflexos socioeconômicos e culturais dessa dinâmica. “A pesca do pirarucu, quando não manejada adequadamente, pode interferir nas atividades tradicionais das comunidades ribeirinhas e na sustentabilidade dos recursos pesqueiros locais. Nesse sentido, o governo tem trabalhado para fortalecer estratégias que conciliem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.”

MANEJO SUSTENTÁVEL 

Segundo o assessor técnico científico e pesquisador da CUC, Leonardo Silva Pereira, a presença do pirarucu na bacia do Vale do Guaporé tem despertado grande interesse da comunidade científica e dos gestores ambientais. “Nosso estudo buscou entender se essas populações são nativas ou resultado de um processo de invasão, além de avaliar os impactos ambientais e socioeconômicos. Os resultados obtidos são fundamentais para embasar políticas públicas de manejo sustentável e garantir a conservação dos recursos pesqueiros da região”, explicou.

Pesquisa do governo de Rondônia indica a necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé - News Rondônia
Resultados do estudo orientam políticas públicas para o manejo sustentável do pirarucu no Vale do Guaporé

De acordo com a professora doutora, com base nesses achados, a pesquisa reforça a importância de estratégias de gestão que conciliem conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “O ordenamento pesqueiro adequado, aliado a ações de monitoramento e educação ambiental, será fundamental para mitigar os riscos e garantir que a presença do pirarucu na bacia do Vale do Guaporé seja tratada de maneira responsável e sustentável”, afirmou.

Para a diretora executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha, a gestão dos recursos naturais exige um olhar atento e baseado em ciência. “Esse estudo nos fornece informações valiosas para a tomada de decisões sobre o ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé. Nosso compromisso é trabalhar junto às comunidades, pesquisadores e demais órgãos competentes para garantir um equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da pesca na região”, frisou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab, MDA e Ebserh Firmam Acordo para Ampliar Agricultura Familiar em Hospitais Universitários

Conab, MDA e Ebserh Firmam Acordo para Ampliar Agricultura Familiar em Hospitais Universitários

Parceria garante que 30% das refeições da rede hospitalar federal sejam produzidas por agricultores familiares, fortalecendo compras públicas e alimentação saudável.
L
Sorriso, no Mato Grosso, lidera valor da produção agrícola

Sorriso, no Mato Grosso, lidera valor da produção agrícola

A cidade de Sorriso, no Mato Grosso, alcançou o topo do ranking de valor da produção agrícola do país em 2024, impulsionada principalmente pelas culturas de soja e milho, segundo o IBGE.
L
ONU/UNOPS prorroga prazo de edital para impermeabilização e pintura de armazém da Conab em Ponta Grossa

Safra de grãos 2024/2025 é a maior da história, estima Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou que a safra de grãos 2024/25 atingiu 350,2 milhões de toneladas, um novo recorde
L
Prefeitura de Porto Velho entrega tratores para impulsionar a agricultura familiar

Prefeitura de Porto Velho entrega tratores para impulsionar a agricultura familiar

Investimento de R$ 904 mil, entre emenda parlamentar e contrapartida municipal, visa mecanização e aumento da produtividade no campo
L
Prazo para cadastro e semeadura da soja em Rondônia começa nesta quinta-feira, 11

Prazo para cadastro e semeadura da soja em Rondônia começa nesta quinta-feira, 11

O plantio segue até 9 de janeiro de 2026, e o cadastro das áreas pode ser feito até 30 de janeiro.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Audi une luxo, desempenho e tecnologia no A6 Sportback e-tron

Modelo chega na versão única Performance Black com preço a partir de R$ 649.990,00
L

Nota de pesar: Raimundo Pinheiro Neves

Familiares e amigos se reúnem para a última homenagem a Seu Neves, cuja alegria e simplicidade marcaram para sempre a memória de quem conviveu com ele.
L

Momento Agro | Hidroponia Porto Verde com Fernando Veneiro

Programa Momento Agro | Sábado, 13, às 11h, uma conversa prática e objetiva com o empresário Fernando Veneiro sobre cultivo hidropônico, inovação no campo e produção sustentável
L
Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Prisão de Bolsonaro e aliados pode ocorrer até dezembro

Ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados podem ser presos no fim do ano se recursos forem rejeitados pelo STF, aponta reportagem de Andre Richter.
L

Sintonia 360 | Esporte, Saúde, Lazer e Cidadania com Everaldo Caetano

Um papo direto e inspirador sobre a força da atividade física na qualidade de vida, na integração comunitária e na formação cidadã. Dicas práticas, mitos e caminhos para começar hoje.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

Candidatos do CNU 1 têm até 18 de setembro para confirmar interesse em lista de espera

O prazo para a confirmação de interesse na lista de espera do CNU 1 é obrigatório para quem deseja continuar concorrendo às vagas.
L
Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Mais de 400 vagas de emprego são ofertadas pelo Sine em Rondônia; Ji-Paraná concentra maior número

Plataforma do governo de Rondônia oferta 408 vagas de emprego em diversas cidades; função de vendedor lidera as oportunidades em Ji-Paraná.
L
Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Governo autoriza nomeação de 460 aprovados em concurso do Ibama

Ministério da Gestão autoriza preenchimento de 460 vaas para os cargos de analista administrativo e ambiental.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 133 novas vagas de emprego

Atendimento humanizado inclui orientação profissional, auxílio no seguro-desemprego e suporte na Carteira de Trabalho Digital.
L
CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

CNU 2025: Prova objetiva acontece em um mês

Exame com mais de 761 mil inscritos tem primeira etapa agendada para 5 de outubro, com provas em 228 cidades de todo o país.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita videomonitoramento inteligente em frente às escolas estaduais

Deputada Dra. Taíssa apresenta projeto piloto para instalar câmeras em Guajará-Mirim, Nova Mamoré e na Zona Leste de Porto Velho, reforçando a segurança escolar
L
Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente do teto da quadra da Escola Planalto em Cabixi

Pedido feito pelo vereador Cebinho foi levado pela parlamentar à Seduc após vendaval danificar cobertura, colocando em risco alunos e comunidade.
L
Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente de ponte na RO-010 em Cacaulândia

Parlamentar solicitou ao Governo de Rondônia e ao DER reparos estruturais e instalação de guarda-corpo em ponte usada por moradores e produtores rurais.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Vereador Márcio Pacele acompanha início de obra de drenagem no bairro Lagoa em Porto Velho

Acompanhamento do vereador Márcio Pacele reforça importância da obra de drenagem no bairro Lagoa, que busca reduzir alagações e melhorar infraestrutura.
L
Câmara aprova realização de concurso público

Câmara aprova realização de concurso público

Vagas de analista e técnico legislativo na Câmara dos Deputados serão preenchidas por meio de novo concurso, autorizado por Hugo Motta.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

BPChoque prende trio suspeito de ataque no Cai N’água

Trio foi localizado no residencial Orgulho do Madeira após abandonar veículo usado no crime; ação rápida da PM garantiu as prisões.
12
Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

Foragido vulgo “Ratão” é preso em bueiro por equipe do sargento Machado na zona leste de Porto Velho

O flagrante ocorreu na Rua Benedito Inocêncio, bairro Três Marias, após o suspeito tentar fugir ao avistar a viatura policial.
10
Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Apenado monitorado é morto e mulher com criança baleadas em ataque a tiros no Cai N’água

Vítimas foram socorridas ao Hospital João Paulo II.
18
Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Operação antidrogas resulta em prisões em Ji-Paraná

Ação deflagrada pelo Departamento Antidrogas da Polícia Civil prendeu um foragido e apreendeu diversas porções de entorpecentes no município.
12
Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Motociclista se fere após frenagem brusca em Jaru

Uma mulher perdeu o controle de sua moto e caiu após evitar colisão com outro veículo, recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três Caixas D’Água recebem iluminação azul em homenagem ao Dia do Profissional de Administração

Evento em Porto Velho celebrou os 60 anos de regulamentação da profissão, reuniu profissionais e acadêmicos da área e destacou a importância da Administração para Rondônia
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Rondônia

Entre janeiro e agosto, unidade de referência em urgência e emergência realizou mais de 1,8 mil cirurgias complexas e reforça missão de salvar vidas.
L
Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Fiscalização do TCE-RO aponta avanços e falhas na saúde em Ariquemes e Ji-Paraná

Visitas do Tribunal de Contas identificaram melhorias, mas também problemas estruturais, de insumos e de segurança que impactam pacientes e profissionais.
L
Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

Boas práticas do TCE-RO voltadas à educação serão apresentadas no EduContas 2025 em Recife

O Programa de Formação de Gestores Escolares, desenvolvido pela Escola Superior de Contas do TCE-RO, será destaque no encontro nacional.
L
Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Rondônia participa de fórum sobre governança, transparência e inovação em Goiás

Sepog representou o estado no 35º Fórum Regional, que debateu gestão pública, parcerias com a União e uso de tecnologias na administração.
L
Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Governo de RO entrega mais 43 kits profissionais a concluintes do programa Vencer em Ji-Paraná

Iniciativa beneficiou formandos dos cursos de costura e confecção, com investimento de R$ 63,6 mil para incentivar empreendedorismo e renda.
L
Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Hospital João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos em oito meses em Porto Velho

Unidade realizou 1.817 cirurgias complexas entre janeiro e agosto, reforçando sua importância como referência em urgência e emergência em Rondônia.
L
Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

Manutenção na RO-205 melhora visibilidade e garante mais segurança em Cujubim

DER-RO executa roçagem mecanizada em 66 km da rodovia, beneficiando motoristas, produtores e moradores da região.
L
Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Governo de RO firma cooperação com Mato Grosso e Acre para fortalecer combate ao crime organizado

Acordo prevê integração de forças policiais, compartilhamento de dados e operações conjuntas para combater tráfico e facções criminosas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.