QUARTA-FEIRA, 11/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Agro

Prefeitura de Porto Velho destaca o papel das mulheres na agricultura e em diversas áreas da sociedade

Mulheres do campo fazem parte do crescimento da agricultura, um dos pilares da economia local

Por Jean Carla Costa SMC\PMPV - 010

Publicado em 

Foto: Evilyn Menezes

Neste mês dedicado às conquistas e lutas das mulheres, a Prefeitura de Porto Velho reafirma seu compromisso com a valorização do papel fundamental que elas desempenham em todas as áreas da sociedade, especialmente na agricultura, um dos pilares da economia local.

As mulheres são agentes de mudança e protagonistas de histórias inspiradoras. Em Porto Velho, muitas delas se dedicam ao campo, cultivando a terra com amor e coragem, enfrentando desafios diários para garantir a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis.

Reconhecendo essa importância, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), investe no apoio e capacitação dessas mulheres, oferecendo cursos, assistência técnica e acesso a recursos que possibilitam o crescimento de suas atividades.

Entre tantos exemplos de determinação e superação, destaca-se Ravane Fernandes Lima, funcionária pública que se tornou referência na área rural. Aos 36 anos, ela tem uma trajetória marcante: iniciou sua carreira na terraplanagem aos 21 anos, operando caminhões basculantes em grandes projetos. Seu amor pela operação de máquinas a fez se tornar a primeira mulher estatutária da Prefeitura de Porto Velho a manusear equipamentos pesados, como escavadeiras hidráulicas e motoniveladoras.

Além de abrir caminhos para outras mulheres na profissão, Ravane equilibra sua carreira com a vida familiar, sendo mãe e avó. Faixa preta de jiu-jitsu, ela demonstra que a disciplina e a determinação são elementos essenciais para alcançar o sucesso.

O secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, destaca o orgulho da Prefeitura em contar com profissionais como Ravane. “Em um setor tão desafiador como a agricultura e a terraplanagem, dentro da Semagric temos mulheres de coragem e focadas em atividades que levam benefícios a muitas agricultoras da capital de Rondônia”, enfatizou.

Rodrigo Ribeiro destaca o orgulho da Prefeitura em contar com profissionais capacitadas e engajadas

Para o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade de celebrar todas aquelas que lutam diariamente para transformar a sociedade. “Temos orgulho de ver tantas mulheres se destacando em suas funções, mostrando que o sucesso é fruto de trabalho duro e dedicação. Agradecemos por sua coragem e por tudo o que fazem por nossa cidade e nosso povo. Que possamos continuar a trilhar o caminho da igualdade, da justiça e do respeito, garantindo que as vozes femininas sejam sempre ouvidas e valorizadas. Parabéns a todas as mulheres! Vocês são a essência da mudança e a esperança de um mundo melhor”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso com a valorização da mulher em todas as áreas, reconhecendo suas conquistas e incentivando a equidade de oportunidades.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia publica edital do PAA: compra de alimentos da agricultura familiar

Rondônia publica edital do PAA: compra de alimentos da agricultura familiar

Governo de Rondônia lança chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar, beneficiando pequenos produtores e famílias em situação de vulnerabilidade.
L

Ações em Nova Califórnia fortalecem bioeconomia e agricultura familiar

Visita técnica da Prefeitura de Porto Velho ao RECA reforça parcerias, amplia diálogo com agricultores e impulsiona práticas sustentáveis no distrito
L
Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Manual da 13ª Rondônia Rural Show é apresentado a expositores em Ji-Paraná

Governo de Rondônia apresentou manual com orientações sobre montagem, prazos, segurança e normas do evento.
L
Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Alga marinha ajuda agricultores a enfrentar seca e chuvas irregulares

Bioestimulantes à base da alga Ascophyllum nodosum fortalecem plantas, preservam produtividade e promovem agricultura sustentável no Brasil.
L
Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Tilápia produzida de forma sustentável fortalece segurança alimentar no Brasil

Peixe de cultivo rápido e nutritivo se consolida como aliado da alimentação saudável e da aquicultura responsável no país.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Quando ensinar vira risco: até quando vamos perder professores? | Em Cima da Hora

A proposta é informar, provocar reflexão e apontar caminhos, sempre com linguagem acessível e foco no interesse da comunidade de Rondônia e do Brasil.
L
Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6x1

Estudo aponta que economia suportaria redução da jornada e fim da escala 6×1

Levantamento do Ipea indica impacto inferior a 1% em grandes setores e possível avanço na redução de desigualdades.
L
Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Cármen Lúcia estabelece diretrizes para conduta de juízes nas eleições de outubro

Ministra orienta magistrados a evitar eventos com candidatos e manifestações políticas.
L
Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Câmara dá aval à criação da Universidade Federal do Esporte; texto segue para o Senado

Projeto do governo prevê sede em Brasília e foco em ciência, gestão e políticas públicas do esporte.
L

Momento Empresarial: Igor Luiz de Araújo Oliveira e a história da Libre Skate Park

É uma conversa sobre gestão, oportunidade, resiliência e transformação pela prática esportiva.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Cássio Gois entrega van para hemodiálise

Veículo adaptado garante transporte seguro a pacientes de hemodiálise de Nova Brasilândia d’Oeste, que viajam até Cacoal para tratamento contínuo.
L
Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Relator no TSE se posiciona contra perda de mandato de Jorge Seif

Análise do caso será retomada na quinta-feira, com seis votos ainda pendentes.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Milei corta privilégios: ministros argentinos devem usar carros próprios

O presidente argentino Javier Milei determinou que todos os ministros e servidores de alto escalão deixem de usar veículos oficiais, buscando austeridade e sinal político claro.
L
O Congresso e o papel que não cumpre

O Congresso e o papel que não cumpre

Um contraponto ao discurso de Davi Alcolumbre
L
STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

STJ condena conselheiro do TCE-RJ a 13 anos de prisão

Decisão da Corte Especial reconhece lavagem de dinheiro, determina perda do cargo e encerra julgamento de esquema ligado a contratos públicos no Rio de Janeiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Homem monitorado por tornozeleira é suspeito de novo furto em Rolim de Moura

Crime foi registrado por câmeras de segurança na região central da cidade.
12
Execução brutal deixa homem morto dentro de casa no bairro Vilage do Sol

Execução brutal deixa homem morto dentro de casa no bairro Vilage do Sol

Vítima foi atingida por diversos disparos diante da esposa e das crianças.
18
Incêndio destrói Fiat Strada na RO-458, em distrito de Candeias do Jamari

Incêndio destrói Fiat Strada na RO-458, em distrito de Candeias do Jamari

Motorista conseguiu sair a tempo e retirou pertences antes do veículo ser consumido pelo fogo.
14
Adolescente de 15 anos é morto a tiros após relatar ameaças de facção

Adolescente de 15 anos é morto a tiros após relatar ameaças de facção

Jovem foi executado em lanchonete minutos após dizer que poderia morrer.
18
Morador de rua é acusado de ato obsceno em posto de combustíveis em Vilhena

Morador de rua é acusado de ato obsceno em posto de combustíveis em Vilhena

Uma funcionária de um posto de combustíveis em Vilhena denunciou à Polícia Militar um caso de atentado violento ao pudor ocorrido na manhã de ontem, na saída da cidade para Cuiabá.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CASA DA LAVOURA RIO PARDO LTDA

Licença Ambiental de Médio Porte – LAMP, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L
Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Energisa orienta blocos sobre segurança elétrica no Carnaval

Encontro em Porto Velho reúne organizadores de blocos e empresas de eventos para prevenir acidentes com a rede elétrica durante o período carnavalesco.
L
MPRO avalia dados do pedágio Free Flow da Nova 364

MPRO avalia dados do pedágio Free Flow da Nova 364

Visita técnica discute segurança de dados do sistema Free Flow na BR-364, com foco em proteção de informações e ajustes para resguardar usuários.
L
Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Operação Carnaval: Nova 364 reforça segurança

Concessionária intensifica ações educativas e operacionais na BR-364 para reduzir acidentes e orientar motoristas durante o aumento do fluxo no Carnaval.
L
Coluna Espaço Aberto – Suporte da Meta: quando o cliente paga e é condenado ao silêncio digital

Coluna Espaço Aberto – Suporte da Meta: quando o cliente paga e é condenado ao silêncio digital

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.