SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

L

Agro

Assistência técnica oferecida pelo governo de RO eleva qualidade do café dos produtores de Rolim de Moura

O cultivo de café em Rondônia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo uma tendência de expansão dessa atividade agrícola no estado.

Por Wania Ressutti

Publicado em 

Assistência técnica oferecida pelo governo de RO eleva qualidade do café dos produtores de Rolim de Moura
Fotos: Marcelo Lopes

assistência técnica oferecida pelo governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), foi um fator essencial para que a família Berdes pudesse produzir um café de qualidade. O produtor, Altivo Eduardo Berdes alcançou o 1° lugar no 9º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) e consagrou-se campeão estadual, e levou o prêmio pela 3ª colocação na categoria sustentabilidade, durante a premiação realizada, dia 26 de outubro, no município de Cacoal.

A família do produtor rural, que reside em Rolim de Moura, é assistida pela Emater-RO desde 2021, quando recebeu as primeiras mudas de café clonal do programa Plante Mais, política pública governamental de incentivo à melhoria genética da lavoura cafeeira de Rondônia. “O produtor já tinha plantado três mil pés de café, mas sentia que a lavoura não avançava. Em 2022 conseguimos mais 2.500 mudas de café, melhorado para eles, totalizando um estande de 5.500 plantas em uma área de 1,8 hectares”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater-RO, Marcelo Lopes, que dá assistência à família. Berdes foi aprimorando a qualidade de sua produção e conquistando cada vez mais espaço entre os melhores produtores de café de Rondônia.

DE VOLTA AO CAMPO

Nem tudo foi fácil para o produtor e sua família. Criado em uma lavoura de café, em Minas Gerais, Altivo Berdes foi tentar a vida na cidade, porém suas raízes falaram mais alto. Ainda pequeno, seu pai veio tentar a vida em Rondônia, onde continuou com a atividade. “Meu pai tinha bastante café, mas na época era seminal, café comum”, diz Altivo. Aos 18 anos, com o falecimento de sua mãe, o pai vendeu o sítio e Altivo foi morar na cidade para trabalhar como empregado. Ali, casou-se, teve três filhas, mas o sonho de voltar ao campo ficou na sua cabeça. “Batia a saudade”, diz o produtor lembrando que a vida na cidade era mais dura e complicada.

A família do produtor rural recebe assistência técnica da Emater-RO desde 2021

O sonho de adquirir uma propriedade rural não tardou a se realizar e, em 2019, já casado com a dona Sueli e com três filhas que hoje estão com 22, 20 e 16 anos, conseguiu comprar uma pequena chácara de 24.200m2 (equivalente a um alqueire) na Linha 204 – Sul, no município de Rolim de Moura, onde resgatou as técnicas que aprendeu com o pai e deu início ao plantio de café. A esposa, Sueli Berdes explica que, nessa época, a família não tinha nenhuma assistência na lavoura. “A gente começou com o que se tinha, o que a gente sabia de agricultura, o que aprendemos com nossos pais, mas a plantação de café não avançava”, conta Sueli.

Em meados de 2021, a família participou de um Dia de Campo, realizado pela Emater-RO, para apresentar os resultados que os cafeicultores vinham obtendo com as políticas de desenvolvimento e incentivo para a melhoria da lavoura cafeeira no estado. “Lá, a gente conheceu o agrônomo da Emater, que nos ajudou a mostrar o caminho que precisava-para continuar o trabalho, nosso sonho”, enfatizou Altivo.

INCENTIVO À CAFEICULTURA

O cultivo de café em Rondônia tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, refletindo uma tendência de expansão dessa atividade agrícola no estado. Esse crescimento é atribuído às políticas públicas que o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com execução da Emater-RO, oferece aos produtores da agricultura familiar. “São ações que vêm contribuindo ao aumento da área cultivada, incentivando uma produção com sustentabilidade”, evidenciou o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão.

Nesse sentido, Brandão relata que, a safra de 2022/2023 alcançou cerca de 2,9 milhões de sacas, um aumento significativamente alto, comparado aos anos anteriores. Esse crescimento foi impulsionado por avanços em produtividade, que saltou de 687 Kg para 3.509 Kg por hectare, além de melhorias nas práticas agrícolas, como o uso de mudas clonais de alta qualidade, distribuídas pelo governo estadual por meio do programa Plante Mais. Ainda entre os anos de 2022 e 2023, a produção de café no estado cresceu 24,1%, consolidando Rondônia como o 5° maior produtor de café do Brasil, com destaque para os cafés robustas amazônicos, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado comercial.

A família começou a trabalhar com café torrado e moído, através da assistência técnica da Emater-RO

ASSISTÊNCIA TÉCNICA EFICIENTE

A assistência técnica da Emater-RO tem sido decisiva no incentivo à modernização das técnicas de cultivo, fornecendo orientações sobre o uso de mudas clonais, irrigação e práticas de manejo sustentável, e as políticas públicas de fortalecimento da cafeicultura que o governo estadual disponibiliza, contribuindo deliberadamente para os resultados que a cafeicultura de Rondônia está apresentando.

A parceria firmada com a Plataforma Global do Café também foi muito importante, para que técnicos e produtores pudessem ser capacitados nas práticas de sustentabilidade da produção. Somadas aos programas de melhoria da qualidade e sustentabilidade do Café, os agricultores aumentaram a produtividade e melhoraram a qualidade do café, integrando novas tecnologias, tanto na colheita quanto na pós-colheita; com processos mais eficientes. A família Berdes ilustra bem esse sucesso quando fala da importância que a Emater-RO teve e tem para o desenvolvimento de sua lavoura. “A gente conseguiu ajustar a terra, cuidar da lavoura e participar dos concursos de café”, referencia o produtor, que já recebeu um certificado de sustentabilidade na sua propriedade.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,  ressalta que o governo do estado tem cada vez mais investindo em tecnologia e promovido incentivos para que os produtores possam conquistar cada vez mais espaço no ranking da cafeicultura, e assim, poder mostrar a todos que o café de Rondônia, é um café sustentável e de excelente qualidade.

PROGRAMA FAMILIAR

A família Berdes é beneficiária de vários desses programas e tem participado ativamente das atividades que visam à melhoria da qualidade e sustentabilidade do seu café, participando de cursos, como o da Normas Regulamentadoras Rurais (NR31), voltado para aplicação correta de agroquímicos, além de ser beneficiado com um depósito de agroquímicos, onde guarda separadamente os produtos que são utilizados à aplicação.

Com apenas três anos de atividade, os Berdes conquistaram, em 2022, o 5° lugar no Concurso Internacional Coffee Of The Year, realizado anualmente, em Minas Gerais. Hoje trabalham com café torrado e moído e já criaram sua própria marca, o “Al Café Robusta Amazônico”. A família está unida e a filha do casal, Kamily Berdes, de 16 anos, vem seguindo os passos dos pais para, no futuro, dar continuidade ao projeto familiar.

CLASSIFICAÇÃO 2024

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: GERAL
* 1º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)
* 2º lugar: Rosany Cristina da Silva Sigoli (Cujubim)
* 3º lugar: Everton da Silva Xavier (Novo Horizonte do Oeste)
* 4º lugar: Magaiver Pezzin (Cacoal)
* 5º lugar: Maria Auxiliadora da Silva (Santa Luzia do Oeste)

CATEGORIA DE PREMIAÇÃO: SUSTENTABILIDADE
* 1º lugar: Ronaldo da Silva Bento (Cacoal)
* 2º lugar: João da Luz (Cacoal)
* 3º lugar: Altivo Eduardo Berdes (Rolim de Moura)

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Governo de Rondônia abriu inscrições para expositores da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira do agronegócio do Norte, com prazo até 20 de fevereiro.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L
Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Programa Pronaf B oferece juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia; prioridade para produtores com renda até R$ 50 mil anuais, incluindo extrativistas, pescadores e indígenas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Novo boletim da Fiocruz aponta que o vírus da influenza A é o principal responsável pela alta de internações em estados como Amazonas e Acre.
L
Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Rondônia entra em alerta de nível 2 para tempestades severas e organizadas

Chuvas intensas e persistentes devem atingir todo o estado nesta sexta-feira, com risco de descargas elétricas, ventos fortes e alagamentos durante o fim de semana.
L
Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Indícios de precarização trabalhista e subtributação levantam alerta em licitação de transporte inter-hospitalar em Rondônia

Apontamentos envolvem possíveis violações a direitos trabalhistas e desvio de arrecadação municipal em contrato da saúde estadual
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

Marinho afirma que juros altos frearam o emprego em 2025

O ministro do Trabalho destacou que a taxa Selic teve impacto mais negativo na geração de vagas do que as sobretaxas comerciais impostas pelos Estados Unidos.
L
Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Pedágio BR-364: Justiça suspende cobrança em Rondônia

Deputado Coronel Chrisóstomo comemora liminar que interrompe tarifação entre Porto Velho e Vilhena, destacando impactos no transporte e na população.
L
Publicidade

POLÍCIA

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

Adolescente é apreendido por tráfico no bairro Teixeirão

A Polícia Militar localizou porções de maconha, cocaína e balanças de precisão no quarto do jovem após abordagem motivada por forte odor de entorpecente.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Empresa foi autuada após vídeo mostrar cão abandonado em avenida movimentada de Porto Velho; caso será encaminhado ao MPRO e à PGM.
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

Formare chega ao décimo ano com 108 participantes qualificados e nova turma confirmada
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.