TERÇA-FEIRA, 17/03/2026

Em destaque

L

Agro

Ações desenvolvidas garantem sanidade dos frutos e amêndoas que foram destaques no Concacau

Ao visitar o estande da Idaron, os participantes tiveram acesso a frutos com simulação de sintomas e sinais da Monilíase e participaram de jogos educativos, com imagens e informações sobre a patologia.

Por Toni Francis\Secom\Gov-RO - 010

Publicado em 

Ações desenvolvidas garantem sanidade dos frutos e amêndoas que foram destaques no Concacau
Fotos: Arquivo Idaron

Em Rondônia, devido às características que são próprias da região, o setor primário tem se readaptado, procurando inovações que além de uma produção sustentável, garantam produtos de alta qualidade. Um desse setores é a cacauicultura que, ano a ano, firma o estado entre os principais e mais promissores produtores do Brasil. Destaque que se deve principalmente ao trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia no combate a Monilíase do Cacaueiro (doença fúngica que ataca o cacaueiro e o cupuaçuzeiro).

A atuação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) garante a sanidade dos frutos e amêndoas cultivadas em solo rondoniense, muitas das quais foram reconhecidas e premiadas na 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau). Evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), que, com colaboração da Idaron, reafirma o potencial da cacauicultura regional. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, em Jaru, e premiou o produtor, Celso José de Abreu Santana do município de Presidente Médici, que ficou em 1° lugar na disputa.

O evento é um dos mais importantes do Brasil, visto que, o estado concentra as lavouras que nos últimos anos geraram as melhores amêndoas de cacau do país, com reconhecimento nacional, e a defesa fitossanitária tem função nesse processo evolutivo pela qual passa a cacauicultura em Rondônia.

A etapa final, que antecedeu à premiação, contou com degustação e julgamento das amostras de chocolates, elaborados por meio de exemplares das amêndoas retiradas dos cacaus inscritos na premiação por seus produtores.

AUDITORIA DAS PROPRIEDADES 

Idaron também realizou atividades educativas

De acordo com o coordenador do Programa de Classificação de Grãos, Jean Ramos dos Santos, na etapa inicial do concurso, profissionais da Idaron realizaram auditoria das propriedades inscritas no evento, para avaliar quesitos importantes, como a sustentabilidade. “A Agência participa das auditorias para verificar as condições de armazenamento e fermentação do cacau, inquérito de sustentabilidade, para saber se todos os requisitos estão em conformidade, o correto armazenamento de agrotóxico, a devolução de embalagens, bem como se o produtor ainda está de posse das amostras inscritas”, explicou.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

Além das auditorias, durante os dois dias de Concacau, a Agência montou estande na área do evento e desenvolveu diversas atividades lúdicas e educativas sobre a prevenção da Monilíase do cacau e do cupuaçu, com participação e visitação de produtores rurais, donas de casa e estudantes.

Ao visitar o estande da Idaron, os participantes tiveram acesso a frutos com simulação de sintomas e sinais da Monilíase e participaram de jogos educativos, com imagens e informações sobre a patologia. Também foi feita a distribuição de material educativo e informativo sobre a doença, além das atividades propostas no estande, o coordenador do Programa de Monitoramento e Controle de Pragas, João Paulo de Souza Quaresma, apresentou palestra sobre as responsabilidades compartilhadas por todos os membros da cadeia produtiva do cacau nas ações de prevenção à Monilíase.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Caravana do agro percorrerá Rondônia

Caravana do agro percorrerá Rondônia

Setor produtivo realizará mobilização entre 6 e 9 de abril para ouvir produtores rurais, discutir desafios do campo e fortalecer a agenda da agropecuária sustentável no estado.
L
Conab lança cursos para agricultura familiar

Conab lança cursos para agricultura familiar

Companhia Nacional de Abastecimento abrirá 90 vagas em cursos gratuitos voltados à gestão rural e compras públicas para agricultores familiares de todo o país.
L
Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Chamamento público credencia fornecedores de Café Robusta Amazônico para a Sefin

Além de suprir a demanda interna dos servidores, o edital busca fortalecer a identidade produtiva e a economia rural.
L
Conab abre 90 vagas em cursos voltados à agricultura familiar

Conab abre 90 vagas em cursos voltados à agricultura familiar

Iniciativa em parceria com instituto federal oferece 90 vagas para qualificação voltada às compras públicas da agricultura.
L
Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Projeto Fomenta Cacau fortalece produção de mudas para agricultores

Iniciativa prevê a produção de mais de 94 mil mudas que beneficiarão cerca de 85 produtores rurais e incentivarão a diversificação da produção no campo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

Congresso promulga acordo Mercosul-União Europeia após 26 anos de espera

A ratificação encerra a última etapa legislativa no Brasil, criando uma das maiores zonas de livre comércio do mundo com mais de 700 milhões de consumidores.
L
STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

STF define penas de até 6 anos de prisão para deputados do PL por corrupção

O colegiado estabeleceu o regime semiaberto para os condenados, mas a decisão final sobre a perda dos mandatos parlamentares caberá à Câmara dos Deputados.
L

Agenda News : Lucas Castilho Lock conta histórias que viram tatuagem

Entre os benefícios oferecidos aos participantes estão 10 horas de workshop, certificado de participação, coffee break, sorteio de uma máquina pen importada e desconto de 10% na loja Madeira Ink Supply. O evento será realizado no endereço João Pessoa, nº 387, bairro Embratel, em Porto Velho, com início às 9 horas da manhã.
L

Orgulho Rondoniense: Willou, Watson, Geanderson Mosini e Tio Phil brilham no humor

Willou e Watson começaram em Rondônia e conquistaram o Brasil, enquanto Geanderson Mosini e Tio Phil seguem crescendo e expandindo o humor rondoniense
L

Giro News: Dr. Matheus Puppe debate a falta de efetividade da LGPD no Brasil

O mundo tecnológico passou a conviver com temas como inteligência artificial, blockchain, tokenização, automação de decisões e novas formas de circulação de informações, enquanto a legislação brasileira ainda tenta responder a desafios mais básicos de implementação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dino denuncia "atacadistas de emendas" ao condenar deputados do PL

Dino denuncia “atacadistas de emendas” ao condenar deputados do PL

O ministro do STF afirmou que o repasse de recursos federais se transformou em um mercado ilegal de compra e venda, com agravamento após a pandemia de covid-19.
L
Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Primeira Turma do STF condena deputados do PL por corrupção passiva

Em decisão unânime, o colegiado considerou os parlamentares culpados por cobrarem propina em troca da liberação de emendas para o Maranhão.
L
RESENHA POLITICA – Bastidores da política em Rondônia expõem disputas, denúncias e articulações

Resenha Politica: Pesquisa revela volatilidade do eleitorado em Rondônia e consolida disputa dentro da direita

Levantamento indica que 56% dos eleitores já decidiram o voto, mas 43% ainda podem mudar, mantendo a eleição estadual em Rondônia aberta e competitiva
L

Cristiane Lopes destaca avanço da PEC 47 e reforça luta por justiça aos servidores dos ex-territórios

Deputada federal de Rondônia atua pela transposição de servidores dos ex-territórios e defende reconhecimento e segurança jurídica para a categoria
L
Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

Zanin vota pela condenação de deputados do PL por propina em emendas

O ministro relator do STF considerou que há provas robustas de corrupção passiva contra parlamentares maranhenses e um suplente de Sergipe.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

Caminhonete clonada com registro de furto é recuperada em Extrema

A ação ocorreu durante a Operação Desarme/RENOE na BR-364, resultando na prisão do condutor por receptação e adulteração de sinal identificador.
10
Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

Operação Desarme-RENOE desarticula ponto de tráfico em Vista Alegre do Abunã

A ação conjunta da Polícia Militar e do BPTAR resultou na prisão de três suspeitos e na apreensão de quase duas mil porções de entorpecentes prontos para a comercialização.
14
Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

Polícia Civil de RO prende foragido em ônibus com destino a Manaus

A ação integrada entre a CORE e a DERF localizou o suspeito na tarde desta terça-feira em Porto Velho, após o indivíduo romper o regime semiaberto.
12
PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

PRF em Rondônia prende homem com revólver e munições na BR-364

Um homem de 25 anos foi preso.
10
Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é assaltada por dupla ao sair para trabalhar na Zona Leste de Porto Velho

Câmeras de segurança registraram a ação agressiva dos criminosos, que fugiram levando pertences da vítima no bairro Esperança da Comunidade.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Distrito de Triunfo: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Jardim Santa Leticia 1 – Candeias do Jamari: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

Nova 364 intensifica cronograma de obras e serviços para reforçar segurança viária na BR-364

As ações têm como objetivo ampliar a proteção dos usuários da rodovia e reduzir riscos durante a circulação no trecho concedido.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – Vila Iata: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga – EMEF Santa Júlia: Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos – SEOSP

Licença Prévia (LP), a Licença de Instalação (LI), a Licença de Operação (LO) e a Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos
L
Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Relatório do Observatório do Clima destaca redução histórica puxada pelo controle do desmatamento, mas alerta para a dependência excessiva de ações na Amazônia.
L
BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

BNDES propõe nova fase do Plano Brasil Soberano para apoiar exportadoras

O presidente da instituição, Aloizio Mercadante, afirma que há R$ 6 bilhões em caixa para socorrer setores atingidos por tarifas americanas e instabilidades geopolíticas.
L
Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Estudo confirma segurança da vacina contra herpes-zóster em pacientes reumáticos

Pesquisa inédita publicada na revista The Lancet Rheumatology acompanhou quase 1.200 pessoas e demonstrou que imunizante não agrava doenças como lúpus e artrite reumatoide.
L

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae promove imersão estratégica na ANUGA Select Brazil 2026, com foco em inovação, tendências e geração de negócios para empresários rondonienses
L

Tambaqui de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Governo de Rondônia participa da Seafood Expo North America em Boston, com apoio da Acripar, Sebrae e indústrias, ampliando exportações do pescado amazônico
L