QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

L

Agro

Levantamento da Conab aponta para nova queda de preços das hortaliças no atacado

A maior queda na média ponderada registrada em setembro ficou para a cebola.

Por Conab - 35

Publicado em 

Conab prevê aumento de 10,9% na produção de cana-de-açúcar, estimada em 677,6 milhões de toneladas
Foto - Conab

A maioria das hortaliças comercializadas nos principais mercados atacadistas do país registraram uma nova queda nos preços. Alface, batata, cenoura e cebola ficaram mais baratas no último mês nas Centrais de Abastecimentos (Ceasas) analisadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), como mostra o 10º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (19) pela estatal.

A maior queda na média ponderada registrada em setembro ficou para a cebola. A redução foi verificada mesmo com a menor quantidade do produto nos mercados em comparação com os níveis de agosto. A produção pulverizada pelo país ajuda a explicar os preços mais baixos, condição que permite inferir que a oferta se encontra mais próxima aos centros consumidores, com menores custos de logística, posicionando os preços em patamares mais baixos.

Para a batata, a diminuição contínua e unânime das cotações pode ser explicada pela intensificação da safra de inverno a nível nacional. Mais uma vez, o total comercializado nas onze Ceasas ultrapassou a marca das 100 mil toneladas. No caso da alface, continua a tendência declinante dos preços de forma menos intensa do que em meses anteriores. Porém, este movimento de queda não foi unânime. O clima influenciou tanto na oferta quanto na demanda da folhosa. O calor encurtou o ciclo da alface, o que obriga o produtor a colocar seu produto no mercado, ao mesmo tempo que a alta de temperatura aumenta a demanda do produto.

Outro produto que teve queda na média ponderada, mas não em todos mercados pesquisados foi a cenoura. A oferta da raiz no atacado em setembro foi menor quando comparada a agosto. Porém, as chuvas e as temperaturas altas registradas no último mês a nível nacional nas áreas produtoras provocaram perda de qualidade do produto, influenciando na desvalorização da cenoura e, consequentemente, queda na demanda. Deve-se destacar que as precipitações em setembro no Rio Grande do Sul praticamente interromperam a colheita, gerando queda de cerca de 65% dos envios deste estado à Ceasa.

Apenas o tomate não apresentou uma tendência de comportamento uniforme de preços no atacado, variando de acordo com as maiores ou menores entradas do fruto durante o mês. As variações de temperatura, atrasando ou acelerando a maturação e, consequentemente, proporcionando diminuição e aumento de oferta explica os preços oscilantes

Frutas – Banana e mamão foram as frutas que seguiram o comportamento de queda de preços registrados para a maioria das hortaliças, conforme verificado pela Conab. Em setembro, o mercado atacadista de banana registrou queda das cotações devido a boa oferta da variedade prata oriunda tanto do sul quanto do norte mineiro, que amadureceu aceleradamente por causa da elevação das temperaturas. Houve também o registro de queda na comercialização na maioria dos entrepostos atacadistas, o que pode ser explicado pelo feriado prolongado de 7 de setembro.

No caso do mamão, a maior oferta da variedade papaya, advinda de diversas regiões produtoras, mas com maior volume do sul baiano, permitiu a queda na média ponderada dos preços praticados, mesmo com o crescimento da demanda a partir da segunda quinzena do último mês em decorrência do clima mais quente.

As condições climáticas também influenciaram na demanda da laranja. As temperaturas mais elevadas fizeram com que a procura pela fruta se intensificasse a partir da segunda semana de setembro. Como a oferta esteve controlada, por causa do alto consumo de laranjas para moagem, os preços subiram na maior parte das Ceasas.

O calor também influenciou no consumo da melancia, principal motivo que explica a alta nas cotações do produto. Já para a maçã, houve elevação para as cotações e queda para a comercialização da fruta na maioria das Centrais analisadas, comportamento tradicional nesse período do ano, em que os estoques das companhias classificadoras vão paulatinamente diminuindo.

Exportações – De janeiro a setembro de 2023, o volume total de frutas exportado foi de 694 mil toneladas e o valor foi de US$ 794,8 milhões, aumento de 5,14% e 19,04%, respectivamente, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Os embarques de frutas como bananas (-26,7%) e mamões (-10,1%) foram menores, enquanto foram ampliadas as vendas ao mercado externo de mangas (14,3%), limões e limas (5,3%), melancias (11,3%) e abacates (142%).

Destaque – A cada mês, o Boletim Prohort ressalta a atuação de um dos mercados atacadistas analisados. Nesta edição, a seção de Destaques das Ceasas aborda o papel da Conab e das Centrais de Abastecimento no combate à fome, com destaque para as ações realizadas pelo entreposto de Brasília.

Umas das ferramentas adotadas pela Ceasa/DF é o Programa de Inclusão Socioprodutiva Rural – Produzir, que tem entre seus objetivos promover a segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários: agricultores familiares, público da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e empregados rurais, na participação em eventos e atividades culturais, educacionais e de mobilização social.

O Programa estabelece incentivo para a comercialização no mercado institucional, promovido por meio da concessão de desconto de 80% nas taxas cobradas para comercialização no mercado de atacado e varejo da Ceasa/DF aos produtores rurais enquadrados como beneficiários do Produzir. Os produtores rurais que não se enquadram no programa também possuem de desconto da tarifa de concessão no valor de 50%.

Além de toda a estrutura para comercialização e apoio ao produtor rural, a Central em Brasília possui o Banco de Alimentos capaz de receber, dar tratamento adequado e distribuir alimentos doados pelos comerciantes e produtores.

Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento localizadas em São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Vitória/ES, Curitiba/PR, São José/SC, Goiânia/GO, Recife/PE, Fortaleza/CE e Rio Branco/AC e Brasília/DF. As análises completas podem ser acessadas no 10º Boletim Hortigranjeiro, disponível no Portal da Conab.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pesquisa científica impulsiona produção de cacau e fortalece agricultura familiar em Rondônia

Pesquisa científica impulsiona produção de cacau e fortalece agricultura familiar em Rondônia

Fapero financia projeto inovador da Ceplac para preservar diversidade genética do cacau e ampliar competitividade do setor no estado
L
Conab inicia pesquisa com usinas sobre safra 2025/2026 de cana-de-açúcar

Conab inicia pesquisa com usinas sobre safra 2025/2026 de cana-de-açúcar

Companhia coleta dados em 19 estados brasileiros até 18 de julho; levantamento subsidia o 2º estudo da safra 2025/26 de cana-de-açúcar
L

Equipamentos entregues pelo governo de RO melhoram qualidade do café e fortalecem desenvolvimento no campo

Mais de 70 maquinários são entregues para produtores de Rondônia
L

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Presidente da Alero convida população a participar da capacitação promovida pela Escola do Legislativo em Ariquemes

A realização deste curso de libras é um passo fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
L
Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Publicidade

POLÍCIA

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Clientes podem quitar contas em atraso com condições especiais até quinta-feira, 11 de julho, no Caminhão da Eficiência Energética, estacionado no bairro Mariana
L

Detran-RO abre inscrições para cursos de qualificação de profissionais do trânsito em todo o estado

Capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito incluem formação e atualização para condutores de emergência, escolares, aplicativos e mais.
L
FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) reforça a importância do PL 2159/2021 para modernizar o licenciamento ambiental, com foco no setor agropecuário.
L
CMEC'inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

Projeto pioneiro valoriza o protagonismo infanto-juvenil e reforça o papel da educação cooperativista em São Miguel do Guaporé, com apoio do CMEC e FACER.
L
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão transversal no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura, resultou em motociclista ferido e atendido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Em Vilhena, um homem de 22 anos foi denunciado por descumprimento de medida protetiva após agredir verbal e fisicamente sua ex-mulher de 21 anos durante a inauguração de uma farmácia, proferindo ofensas e fugindo do local.
14
governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Taxação dos super-ricos: governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Narrativa sobre super-ricos esconde complexidade tributária e desvia atenção da verdadeira raiz do problema: o gasto público descontrolado.
L
Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Suspeito de tentativa de homicídio em Vilhena, um jovem de 21 anos ligado ao CV, utilizava uma arma furtada e não conhecia seu alvo, um suposto membro do PCC.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.