DOMINGO, 27/04/2025

L

Agro

Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos

Resultado equivale a 10,6% do território nacional.

Por Letycia Bond – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos
Embrapa
No período de 1985 a 2022, a área reservada à agropecuária no Brasil cresceu 50%, ocupando 95,1 milhões de hectares (ha). A área equivale a 10,6% do território nacional e é maior que a do estado de Mato Grosso, por exemplo. A análise é da rede colaborativa de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil (MapBiomas) e foi divulgada nesta sexta-feira (6).Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos - News RondôniaÁrea reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos - News Rondônia

O levantamento aponta que quase dois terços (64%) da expansão da agropecuária no país – ou 64,5 milhões de hectares – deriva do desmatamento para pastagem. Já o desmatamento feito como etapa de preparo da terra para a agricultura corresponde a 10% da expansão e equivale a 10 milhões de hectares. Pouco mais de um quarto (26%) da ampliação da atividade agrícola – ou 26,7 milhões de hectares – abrange terras que já passaram por um processo de transformação devido à ação do ser humano.

Em 1985, a agropecuária ocupava um quinto (22%) do território do Brasil, ou 187,3 milhões de hectares. Quase quatro décadas depois, constata-se que a proporção cresceu para 282,5 milhões de hectares, ou um terço do território brasileiro. Desse total, 58% são de pastagens, que tiveram um crescimento de mais de 60% entre 1985 (103 milhões de hectares) e 2022 (164,3 milhões de hectares).

O aumento da área que serve ao cultivo agrícola foi de 41,9 milhões de hectares, no intervalo analisado pela equipe do MapBiomas. Nesse caso, o espaço utilizado passou de 19,1 milhões de hectares para 61 milhões de hectares. Em termos comparativos, pode-se dizer que o aumento foi de duas vezes a extensão do Paraná.

Cultivo

Dois tipos de lavoura respondem por praticamente todo o movimento de expansão (96%), sendo que triplicaram no período de análise: a de grãos e a de cana. Em 1985, os dois tipos de cultivo ocupavam 18,3 milhões de hectares e, em 2022, sua área equivalia a 7% do território nacional, ou 58,7 milhões de hectares.

Dessa parcela, 35 milhões de hectares são oriundos do aumento no protagonismo da soja que, sozinha, aumentou a área cultivada quatro vezes, e do milho cultivado após a colheita da soja, conforme lembram os pesquisadores do MapBiomas.

“A soja, o milho, a cana-de-açúcar são as três culturas com maior área, no Brasil. Existe também uma demanda muito importante para o arroz. A área dessas culturas reflete a demanda que você tem para as condições de produção no país. No caso da soja, o principal destino é a alimentação animal e, no caso da cana, o setor de energia”, observou o coordenador do MapBiomas, Tasso Azevedo.

O MapBiomas destaca que a conversão direta de vegetação nativa para a agricultura permaneceu relativamente constante ao longo dos anos que acompanhou. Além disso, o que se nota é uma tendência de declínio entre 2018 e 2022.

Outro aspecto que a equipe de especialistas destaca é que, embora tenha havido constância, houve mudanças na distribuição geográfica dessas conversões. As novas fronteiras agrícolas se concentram na região conhecida como Matopiba (acrônimo que se refere aos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Amacro (território de fronteira entre os estados do Amazonas, Acre e Rondônia e um dos eixos do agronegócio) e no bioma Pampa.

A maior parte (72,7%) das áreas agrícolas convertidas surgiu no contexto de forte interferência do ser humano, marcado pela intensificação agrícola, com destaque para áreas que anteriormente eram moldadas para a pastagem.

Pastagem

O levantamento também fornece informações sobre o desenvolvimento de áreas de pastagem ao longo das décadas. Entre 1985 e 2022, os cinco estados com maiores áreas de desmatamento para conversão à pastagem foram Pará (18,5 milhões de hectares), Mato Grosso (15,5 milhões de hectares), Rondônia (7,4 milhões de hectares), Maranhão (5,4 milhões de hectares) e Tocantins (4,5 milhões de hectares) – estados da Amazônia e Matopiba.

Levando em conta o mesmo intervalo de tempo, o que se observa pelos dados coletados é que os cinco estados com maiores áreas de desmatamento para conversão direta para agricultura foram Mato Grosso (3 milhões de hectares), Rio Grande do Sul (2,6 milhões de hectares), Bahia (1,8 milhão de hectares), Maranhão (790 mil hectares) e Goiás (550 mil hectares).

No caso do desmatamento para pastagens que posteriormente foram convertidas em áreas agrícolas, os destaques são os estados de São Paulo (2 milhões de hectares), Mato Grosso do Sul (1,2 milhão de hectares), Rio Grande do Sul e Mato Grosso (1,1 milhão de hectares cada) e Paraná (1 milhão de hectares).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância do evento ao desenvolvimento do estado.
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

O levantamento presencial abrange os estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.
L
Boa oferta de batata faz preço cair nos principais mercados, aponta Conab

Boa oferta de batata faz preço cair nos principais mercados, aponta Conab

O dado está disponível no 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (24) pela estatal.
L
Conab anuncia lista dos projetos selecionados no PAA com Doação Simultânea em 2025

Conab anuncia lista dos projetos selecionados no PAA com Doação Simultânea em 2025

As organizações que enviaram as propostas podem consultar o ranking e, caso desejarem solicitar esclarecimentos, podem fazê-lo por meio de e-mail até o próximo dia 28 de abril.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Momento Agro entrevista: Julio Cesar Rocha Peres – Presidente do IDARON

Neste sábado, dia 26, às 11h, o Programa Momento Agro recebe Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
L

Gospel News recebe Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe neste sábado (26)

Programa especial relembra os 12 anos da MAFAV Candeias e a trajetória da missão no Brasil.
L

#sintonia360 | Entrevista Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica

No dia 26, às 09h, o programa Sintonia 360 recebe Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica. Um bate-papo emocionante sobre educação, desafios, superação e amor incondicional.
L

Maio Amarelo e a importância da manutenção preventiva dos pneus

Especialista alerta sobre cuidados essenciais com pneus para garantir segurança viária
L

Deep Rover no Momento Empresarial: trajetória, inovação e responsabilidade social que inspiram novos negócios

Empresário compartilha sua história de sucesso, superações e a importância de retribuir à sociedade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Luana Rocha destaca apoio à juventude com o lançamento de nova turma de formação cidadã em Ariquemes

O objetivo é ampliar o programa e alcançar ainda mais jovens.
L

Sílvia Cristina manifesta apoio a Ji-Paraná em reunião com o prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L

Servidor público morre em acidente na BR-364 entre Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste

Vítima seguia de motocicleta quando colidiu frontalmente com caminhão boiadeiro; causas do acidente são investigadas pela PRF.
18

Deputada Cláudia de Jesus destaca conquista de auxílio emergencial em apoio às comunidades ribeirinhas

Famílias afetadas pela cheia receberão auxílio emergencial de R$ 3 mil em Rondônia.
L

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa, DER recupera todo o trecho da RO-420 entre Nova Mamoré e Buritis

Obra melhora trafegabilidade em toda a extensão da rodovia, beneficiando moradores, produtores rurais e estudantes da região
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Suspeito é filmado furtando pacote de café em panificadora na zona sul

Em seguida, o ladrão consegue sair levando o café, pagando apenas pelos pães.
10

motociclista é atropelado enquanto consertava corrente caída

O rapaz, que sofreu traumatismo craniano.
16

Criminosos da LCP invadem fazenda e atacam funcionários a tiros; polícia é acionada

Equipes da Polícia Militar foram imediatamente acionadas e prestaram socorro às vítimas.
14
Mantida refém por membro da facção criminosa, mulher é levada a força para a Unisp

Casal é mantido refém depois de ter casa invadida por bandidos armados e encapuzados na zona sul

As vítimas contaram que três criminosos, dois deles com armas de fogo e um com facão, invadiram o imóvel depois de pularem o muro dos fundos, depois renderam as vítimas que foram mantidas reféns por quase 2h.
16
Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

Ladrão é preso furtando hidrômetro em subestação da Caerd em Porto Velho

O criminoso relatou que era viciado em drogas e tinha intenção de vender os objetos para trocar por entorpecentes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público.
L
Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.
L
Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

A doença não tem cura e representa prejuízos à pecuária devido à alta mortalidade de bovinos.
L
Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

O evento contará com a participação de gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e representantes de diversos setores produtivos.
L
Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Bruno Franguelli compartilhou momentos especiais com o papa Francisco
L
Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Ex-presidente foi preso em Maceió por decisão de Alexandre de Moraes
L
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro
L
PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

O curso é ofertado no campus de Rolim de Moura, e os interessados podem se inscrever gratuitamente até terça-feira, dia 29 de abril.
L
Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035
L
Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

As ações contaram com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil e contribuirão com a redução de mais de 13 toneladas de CO₂ que deixarão de ser emitidos anualmente na atmosfera.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.