SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Agro

Conab estima novo recorde para produção de grãos na safra 2022/23 em 322,8 milhões de toneladas

O volume representa um crescimento de 18,4%, o que corresponde a 50,1 milhões de toneladas colhidas a mais sobre a temporada anterior.

Por Conab - 35

Publicado em 

Conab irá adquirir produtos da agricultura familiar para cozinhas comunitárias e solidárias
Foto - CONAB

A safra de grãos no ciclo 2022/23 se encerra e atinge um novo recorde. Segundo o 12º Levantamento divulgado, nesta quarta-feira (6), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção está estimada em 322,8 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 18,4%, o que corresponde a 50,1 milhões de toneladas colhidas a mais sobre a temporada anterior. O resultado é reflexo tanto de uma maior área plantada, chegando a 78,5 milhões de hectares, como também de uma melhor produtividade média registrada, saindo de 3.656 kg/ha para 4.111 kg/ha.

“Os dados que hoje divulgamos consolidam a estimativa recorde de produção da história brasileira: são 322,8 milhões de toneladas de grãos, o que representa um aumento de 50,1 milhões de toneladas de grãos a mais do que na safra passada”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

“Nos primeiros dados divulgados pela Conab, a previsão de safra era de 312,4 milhões de toneladas, e encerramos o ciclo com 322,8 milhões de toneladas. Uma diferença de 3,3% ou pouco mais de 10 milhões de toneladas. Isso mostra o avanço metodológico da Conab, que tem responsabilidade com os dados públicos”,ressalta.

Nesta temporada, a soja apresentou recuperação de produtividade no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, também houve melhora no desempenho das lavouras, porém limitado devido às condições climáticas não favoráveis durante o desenvolvimento da oleaginosa. “Nesta temporada, os efeitos do La Niña se concentraram no estado gaúcho, mas ainda assim em menor escala que no ciclo anterior. Já nos demais estados, o clima se mostrou bastante favorável, mesmo com alguns atrasos verificados no período da semeadura e da colheita”, analisa o gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos. Diante do cenário favorável, a produção de soja no país na safra 2022/23 é de um novo recorde, estimada em 154,6 milhões de toneladas, crescimento de 23,2%.

Para o milho também é esperada a maior colheita já registrada na série histórica. No somatório das 3 safras do cereal, a produção deverá chegar a 131,9 milhões de toneladas, incremento de 18,7 milhões de toneladas do obtido no ciclo anterior. Na primeira safra do grão a produção somou 27,4 milhões de toneladas, enquanto que para a segunda safra, a previsão aponta para um volume de 102,2 milhões de toneladas. De acordo com o Progresso de Safra, divulgado nesta semana pela Companhia, cerca de 89% da área semeada já estavam colhidos. Para a terceira safra, a produção estimada é de 2,33 milhões de toneladas. “Porém, a redução nas precipitações ocorridas em julho e agosto, restringiu o potencial produtivo em grande parte das regiões produtoras”, pondera Vasconcellos.

Importantes produtos para a mesa do brasileiro, o arroz e feijão apresentam cenários distintos. No caso dos dois produtos houve redução de área de plantio devido à concorrência com outras culturas na época mais rentáveis. No entanto, para o arroz, a melhora da produtividade não foi suficiente para compensar a menor área resultando numa queda de produção de 6,9%, chegando a 10 milhões de toneladas. Já para a leguminosa, o bom desempenho das lavouras, assegura uma colheita total de 3,04 milhões de toneladas, 1,7% acima do resultado da safra anterior.

Dentre as culturas de inverno, foi confirmado o crescimento de 11,8% na área cultivada de trigo no país, situando-se em 3,45 milhões de hectares e uma produção estimada em 10,82 milhões de toneladas, 2,5% acima da obtida na safra anterior.

Mercado – Os bons resultados da safra brasileira colocam o Brasil como o principal exportador de soja e milho na safra 2022/23. Para a oleaginosa é esperado que o volume exportado chegue a 96,95 milhões de toneladas do grão. Já para o cereal, a estimativa da Companhia aponta para embarques em torno de 50 milhões de toneladas, ultrapassando as exportações norte-americanas. O bom cenário para as vendas ao mercado internacional é verificado também para farelo e óleo de soja, com exportações estimadas em 21,82 milhões de toneladas e 2,6 milhões de toneladas respectivamente.

Para o algodão, a produção recorde da pluma permite uma recomposição nos estoques finais na ordem de 59%, atingindo 2,1 mil toneladas. As exportações podem atingir 1,7 milhão de toneladas nesta safra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em agosto de 2023 foram exportadas 104,3 mil toneladas de algodão, o segundo melhor desempenho para o mês na série histórica, superando em 66,1% o mesmo período do ano passado.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab. Outras informações sobre os efeitos do clima nas safras são disponibilizadas regularmente nas edições do Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Leilão de frete da Conab movimenta 12,8 mil toneladas de milho para o ProVB

Leilão de frete da Conab movimenta 12,8 mil toneladas de milho para o ProVB

Leilão de frete reforça o ProVB ao distribuir estoques públicos de milho.
L

Mosca-da-carambola acende alerta em Rondônia após casos suspeitos no Amazonas

Detecção de exemplares suspeitos da praga no Amazonas coloca produtores de Rondônia em alerta máximo devido ao alto risco de prejuízos à fruticultura e às exportações.
L
Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Semagric leva mutirão de emissão do CAF à zona rural e facilita acesso dos agricultores

Ação itinerante da Semagric na Estrada dos Periquitos aproximou a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) da zona rural, garantindo o acesso dos agricultores às políticas públicas e crédito.
L
Conab realiza compra institucional de R$ 46 milhões para fortalecer agricultura familiar

Conab realiza compra institucional de R$ 46 milhões para fortalecer agricultura familiar

Propostas podem ser enviadas de 4 a 8 de dezembro; operação reforça estoques estratégicos e amplia participação da agricultura familiar nas políticas públicas de abastecimento
L
Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Conab recebe docentes para qualificar gestão de agricultura familiar no Mais Gestão

Programa Mais Gestão terá docentes atuando em entidades do PAA para aprimorar gestão e fortalecer organizações.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

A Chamada Escolar 2026 organiza o fluxo de matrículas e orienta famílias sobre prazos e etapas para ingresso na Rede Estadual de Ensino
L

TJRO absolve Carlinhos Camurça por ausência de provas do fato criminoso

Decisão da 1ª Câmara Criminal reconhece que o processo não apresentou elementos que confirmassem o crime nos termos descritos na denúncia
L
Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

A 6ª Reunião Plenária do CDESS, realizada em Brasília, reuniu representantes do governo, empresariado e sociedade civil para formalizar a entrega do documento “Pilares de um Projeto de Nação”, com propostas estratégicas de longo prazo.
L
Governo federal cria grupo de trabalho para debater direitos de entregadores por app

Governo federal cria grupo de trabalho para debater direitos de entregadores por app

A Secretaria-Geral da Presidência coordenará o GT, que irá formular propostas de regulação trabalhista para entregadores por aplicativo, focando em melhor remuneração, previdência e transparência de algoritmos.
L

Quer sobrancelhas perfeitas? Participe do sorteio!

Depile-se sorteia combo de sobrancelhas perfeitas com design e buço.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

A CCJ Cidadã foi eleita a melhor iniciativa de Atendimento ao Cidadão na 28ª Conferência da Unale, reforçando o protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no cenário nacional.
L
Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Deputada solicita transparência e informações sobre cumprimento da Lei 5.910/2024, que obriga a publicação dos nomes de agressores.
L
Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Parlamentar destinou R$ 500 mil para revitalização do espaço, que ganhará novas áreas de esporte, lazer e convivência
L
Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Parlamentar propõe estudo para estruturar políticas de proteção, fiscalização e apoio à causa animal
L
Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Dezembro Vermelho reforça prevenção ao HIV e investimentos da Alero na saúde em Rondônia

Estado amplia testagem, prevenção e acesso a tratamento, enquanto Assembleia fortalece orçamento para políticas de saúde
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PIZZARIA ITÁLIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

No Agenda News, os irmãos da I.S Bartender’s falam sobre drinks autorais, insumos regionais e o impacto da coquetelaria na cena cultural de Porto Velho.
L
Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Os atendimentos em saúde 2025 reforçam o compromisso do governo de Rondônia com comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas e regiões de difícil acesso
L
Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

A Nota reforça a gestão eficiente e transparente do Iperon, reconhecida pelo Ministério da Previdência
L

Requerimento da Licença e Outorga: PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPIGÃO D’OESTE

LICENÇA PRÉVIA, OUTORGA DE RECURSO HÍDRICO e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L
Porto Velho recebe a última edição de 2025 do Programa Rondônia Cidadã

Porto Velho recebe a última edição de 2025 do Programa Rondônia Cidadã

O programa Rondônia Cidadã leva serviços essenciais à população e encerra 2025 com nova edição em Porto Velho
L
Policiais Penais participam de curso de técnicas de armamento e tiro, em Porto Velho

Policiais Penais participam de curso de técnicas de armamento e tiro, em Porto Velho

O treinamento de armamento e tiro com Carabina CTT .40 reforça a qualificação dos policiais penais e aprimora a segurança no sistema prisional de Rondônia
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.