SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Agro

Conab estima novo recorde para produção de grãos na safra 2022/23 em 322,8 milhões de toneladas

O volume representa um crescimento de 18,4%, o que corresponde a 50,1 milhões de toneladas colhidas a mais sobre a temporada anterior.

Por Conab - 35

Publicado em 

Conab irá adquirir produtos da agricultura familiar para cozinhas comunitárias e solidárias
Foto - CONAB

A safra de grãos no ciclo 2022/23 se encerra e atinge um novo recorde. Segundo o 12º Levantamento divulgado, nesta quarta-feira (6), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção está estimada em 322,8 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 18,4%, o que corresponde a 50,1 milhões de toneladas colhidas a mais sobre a temporada anterior. O resultado é reflexo tanto de uma maior área plantada, chegando a 78,5 milhões de hectares, como também de uma melhor produtividade média registrada, saindo de 3.656 kg/ha para 4.111 kg/ha.

“Os dados que hoje divulgamos consolidam a estimativa recorde de produção da história brasileira: são 322,8 milhões de toneladas de grãos, o que representa um aumento de 50,1 milhões de toneladas de grãos a mais do que na safra passada”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

“Nos primeiros dados divulgados pela Conab, a previsão de safra era de 312,4 milhões de toneladas, e encerramos o ciclo com 322,8 milhões de toneladas. Uma diferença de 3,3% ou pouco mais de 10 milhões de toneladas. Isso mostra o avanço metodológico da Conab, que tem responsabilidade com os dados públicos”,ressalta.

Nesta temporada, a soja apresentou recuperação de produtividade no Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Já no Rio Grande do Sul, também houve melhora no desempenho das lavouras, porém limitado devido às condições climáticas não favoráveis durante o desenvolvimento da oleaginosa. “Nesta temporada, os efeitos do La Niña se concentraram no estado gaúcho, mas ainda assim em menor escala que no ciclo anterior. Já nos demais estados, o clima se mostrou bastante favorável, mesmo com alguns atrasos verificados no período da semeadura e da colheita”, analisa o gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos. Diante do cenário favorável, a produção de soja no país na safra 2022/23 é de um novo recorde, estimada em 154,6 milhões de toneladas, crescimento de 23,2%.

Para o milho também é esperada a maior colheita já registrada na série histórica. No somatório das 3 safras do cereal, a produção deverá chegar a 131,9 milhões de toneladas, incremento de 18,7 milhões de toneladas do obtido no ciclo anterior. Na primeira safra do grão a produção somou 27,4 milhões de toneladas, enquanto que para a segunda safra, a previsão aponta para um volume de 102,2 milhões de toneladas. De acordo com o Progresso de Safra, divulgado nesta semana pela Companhia, cerca de 89% da área semeada já estavam colhidos. Para a terceira safra, a produção estimada é de 2,33 milhões de toneladas. “Porém, a redução nas precipitações ocorridas em julho e agosto, restringiu o potencial produtivo em grande parte das regiões produtoras”, pondera Vasconcellos.

Importantes produtos para a mesa do brasileiro, o arroz e feijão apresentam cenários distintos. No caso dos dois produtos houve redução de área de plantio devido à concorrência com outras culturas na época mais rentáveis. No entanto, para o arroz, a melhora da produtividade não foi suficiente para compensar a menor área resultando numa queda de produção de 6,9%, chegando a 10 milhões de toneladas. Já para a leguminosa, o bom desempenho das lavouras, assegura uma colheita total de 3,04 milhões de toneladas, 1,7% acima do resultado da safra anterior.

Dentre as culturas de inverno, foi confirmado o crescimento de 11,8% na área cultivada de trigo no país, situando-se em 3,45 milhões de hectares e uma produção estimada em 10,82 milhões de toneladas, 2,5% acima da obtida na safra anterior.

Mercado – Os bons resultados da safra brasileira colocam o Brasil como o principal exportador de soja e milho na safra 2022/23. Para a oleaginosa é esperado que o volume exportado chegue a 96,95 milhões de toneladas do grão. Já para o cereal, a estimativa da Companhia aponta para embarques em torno de 50 milhões de toneladas, ultrapassando as exportações norte-americanas. O bom cenário para as vendas ao mercado internacional é verificado também para farelo e óleo de soja, com exportações estimadas em 21,82 milhões de toneladas e 2,6 milhões de toneladas respectivamente.

Para o algodão, a produção recorde da pluma permite uma recomposição nos estoques finais na ordem de 59%, atingindo 2,1 mil toneladas. As exportações podem atingir 1,7 milhão de toneladas nesta safra. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em agosto de 2023 foram exportadas 104,3 mil toneladas de algodão, o segundo melhor desempenho para o mês na série histórica, superando em 66,1% o mesmo período do ano passado.

Os dados completos sobre o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 e as condições de mercado destes produtos podem ser conferidos no Portal da Conab. Outras informações sobre os efeitos do clima nas safras são disponibilizadas regularmente nas edições do Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Duas cidades de Rondônia estão entre as 20 maiores produtoras de abacaxi da Região Norte

Dados do IBGE mostram Porto Velho e Cujubim entre os 20 maiores produtores de abacaxi da Região Norte em 2024, reforçando a expansão da fruticultura no estado.
L
Conab compra 95 mil toneladas de milho: abastecimento do ProVB garantido

Conab compra 95 mil toneladas de milho: abastecimento do ProVB garantido

Conab adquiriu 95 mil toneladas de milho em três leilões, incluindo 23,5 mil da agricultura familiar, reforçando estoques para o ProVB em 2026.
L
ProVB: governo autoriza retomada das vendas de milho

ProVB: governo autoriza retomada das vendas de milho

Portaria interministerial libera novamente o Programa de Venda em Balcão da Conab, define volume de compra do grão e fixa limite para equalização de preços.
L

Belgo Arames lidera Top List Rural: marca mais lembrada

Empresa conquista o Top List Rural na categoria Arames e reforça a confiança dos produtores em soluções que unem tecnologia, produtividade e sustentabilidade no campo.
L

Parceria entre Acre e Rondônia muda regra do ICMS para café

Protocolo do Confaz suspende ICMS por até 60 dias no envio de café do Acre para Rondônia para beneficiamento, reduzindo custos ao produtor rural.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L

Atividade Delegada tem dado resposta na segurança da capital, combatendo especialmente o uso de entorpecentes em locais públicos

Ação da Prefeitura de Porto Velho flagra uso de drogas no Espaço Alternativo e reforça policiamento ostensivo com apoio da Polícia Militar
L
Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Chamada Escolar 2026 abre matrícula para alunos com deficiência em Rondônia

Matrícula online para alunos com deficiência na rede estadual de ensino ocorre de 12 a 16 de janeiro, conforme cronograma da Seduc
L

Giro News: Wagner Martins fala sobre o pedágio na BR-364

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o pedágio na BR-364, o sistema eletrônico, investimentos já realizados e o que vem por aí para os usuários da rodovia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Bolsonaro pede autorização para reduzir pena lendo livros

Ex-presidente, condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe, solicita ao STF participação no programa de remição de pena pela leitura, com possibilidade de reduzir até 48 dias por ano.
L
Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Coronel Chrisóstomo pede ao STF remoção de Bolsonaro da PF por motivos humanitários

Deputado federal solicita transferência do ex-presidente para residência ou assistência médica integral, citando queda recente e riscos à saúde de idosos.
L
Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça

Ministro alegou motivos pessoais e familiares e deixa cargo após quase dois anos de gestão; secretário-executivo Manoel Almeida assume interinamente.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

OAB Rondônia acompanha posse da nova presidência do TRE-RO

Solenidade marca início do biênio 2026–2027 e reforça diálogo entre advocacia e Justiça Eleitoral para eleições seguras e transparentes.
L
OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

OAB Rondônia acompanha posse da nova cúpula do TJRO

Cerimônia no Tribunal de Justiça de Rondônia marca novo ciclo institucional com transmissão simbólica da presidência e reforço à cooperação entre Judiciário e advocacia.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

BPTAR fecha o cerco e prende trio com cocaína na zona sul

Ação desmonta ponto de tráfico conhecido como “boca da janela” no bairro Castanheiras
10
PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

PM de Vilhena apreende pistola .765 durante tentativa de venda

Homem de 35 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e comércio ilegal de armamento no bairro Nova Esperança.
14
PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

PM de Vilhena apreende drogas e materiais hospitalares; enfermeiro é conduzido

Durante abordagem, polícia localizou entorpecentes, medicamentos irregulares e um consultório improvisado; menores foram resguardados pelo Conselho Tutelar.
16
NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

NO 603: Jovem é flagrada tentando entrar com drogas em presídio de Porto Velho

Revista no raio-x do presídio Jorge Thiago Aguiar Afonso impede entrada de entorpecentes
16
Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Acidente na BR-364 mata motociclista de 65 anos em Ji-Paraná

Colisão envolvendo dois veículos resultou em atropelamento; vítima seguia para local de oração.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fábio Schinayder apresenta o novo Rondônia Reality Show, ambientado em uma fazenda

O influenciador busca inscritos com personalidade forte e habilidade para entreter a internet.
L
Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Governo lança programa com R$ 10 bilhões para renovação de frota de caminhões

Linha de crédito exclusiva para caminhoneiros autônomos e cooperativas estimula sustentabilidade, segurança e indústria nacional.
L
Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Brasil envia 40 toneladas de insumos para hemodiálise na Venezuela

Governo brasileiro mobiliza ajuda humanitária para atender cerca de 16 mil pacientes renais na Venezuela, com apoio de hospitais e coordenação da OPAS/OMS.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: INAO SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00011.005/2025-SUL
L
Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Stranger Things chega aos games com novo capítulo de Dead by Daylight

Após o final polêmico da série na Netflix, Dead by Daylight: Stranger Things – Capítulo 2 estreia em 27 de janeiro com Vecna e personagens jogáveis Eleven e Dustin.
L
Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Operação contra falsificação de bebidas prende duas pessoas em SP

Polícia Civil cumpriu três mandados em adega e sítio de Rio Claro; apreendidos R$ 72 mil, veículos e insumos usados na produção clandestina.
L
OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

OAB Rondônia celebra posse de Adolfo Naujorks no TJRO

Cerimônia de posse do desembargador Adolfo Naujorks reforça simbolismo, pertencimento e compromisso com a Justiça, com participação da OAB Rondônia e autoridades locais.
L
Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Jaru entrega kits escolares para mais de 5.500 alunos

Prefeitura de Jaru, em Rondônia, distribui materiais completos para estudantes da rede municipal, garantindo igualdade e boas condições de aprendizado.
L
Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Leite, arroz e óleo puxam queda da cesta básica em dezembro

Levantamento da Conab e do DIEESE mostra redução de preços em nove capitais, com destaque para Porto Velho, e aponta alívio pontual no custo de itens essenciais.
L
Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

Produção industrial mantém estabilidade desde abril de 2025

IBGE aponta que a indústria operou em patamar constante nos últimos meses, com novembro registrando 0%, o melhor resultado para o mês desde 2023.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.