QUINTA-FEIRA, 19/06/2025
Publicidade

L

Agro

Idaron altera exigências em relação ao controle do trânsito de equídeos em Rondônia

Portaria traz as novas diretrizes para prevenção e controle do mormo no território nacional

Por Toni Francis/Secom/Gov-RO/010

Publicado em 

Idaron altera exigências em relação ao controle do trânsito de equídeos em Rondônia - News Rondônia
Foto: Daiane Mendonça

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron editou portaria alterando as exigências em relação ao controle do trânsito de equídeos no Estado. A medida, que atende  as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa, tem aplicação sobre o controle trânsito de equídeos, ajustando a estratégia de vigilância epidemiológica para mormo – enfermidade infecciosa que afeta principalmente equídeos – e está na lista de doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial da Saúde Animal – OMSA.

A nova Portaria altera a Instrução Normativa  nº 6/2018, modificando a definição de caso suspeito e caso confirmado, alterando a  estratégia de vigilância para detecção de animais infectados. Essa alteração está em harmonia com a definição de caso da Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.

O coordenador técnico da Idaron, Walter Oliveira Cartaxo explica a mudança. “Seguindo essa nova condição, não há mais a obrigatoriedade da apresentação de resultado negativo de mormo para a emissão de Guia de Trânsito Animal – GTA de equídeos”, afirmou.

De acordo com a Portaria nº 593 do Mapa, que traz as novas diretrizes gerais para prevenção e controle do mormo no território nacional, a alteração dá-se porque, durante o trânsito há a realização de exames para mormo em equinos sem sinais clínicos da doença, aumentando as chances de reações falso positivas. Com a nova definição, apenas animais doentes serão submetidos a exames laboratoriais pelo Serviço Veterinário Oficial – SVO, o que amplia a especificidade do diagnóstico e reduzir a probabilidade de eutanasiar animais falsos positivos.

“Com essa nova estratégia, é imprescindível que criadores, médicos veterinários ou outras pessoas envolvidas com equídeos, comuniquem imediatamente à Idaron sobre a ocorrência de animais com sinais clínicos de mormo, como febre, perda de apetite, dificuldade respiratória, tosse, descarga nasal mucopurulenta, formação de crostas ao redor das narinas, descarga ocular purulenta e/ou emagrecimento progressivo; nódulos ou abscessos múltiplos nos membros, tórax e abdômen, podem ser observados”, acentuou Walter Cartaxo.

Ao receber uma notificação de suspeita de mormo, o médico veterinário Idaron  irá examinar clinicamente os equídeos e irá colher amostras de sangue daqueles que apresentem sinais clínicos ou patológicos compatíveis com o mormo.

“É importante que todos estejam conscientes que essa comunicação à Idaron é o que vai permitir identificar animais positivos e impedir a disseminação para outros animais e humanos”, destaca o presidente em exercício da Agência Idaron, Licério Corrêa Soares Magalhães.

A medida não descarta, no entanto, a atuação dos médicos veterinários autônomos, que continuam com a permissão de realizar colheita de amostras de equídeos sem sinais clínicos para diagnóstico de mormo, desde que sejam habilitados, e enviá-las para laboratórios credenciados. “Quando os médicos veterinários autônomos ou outros identificarem equídeos com sinais clínicos ou patológicos compatíveis com mormo, deverão notificar o SVO imediatamente”, salienta Licério Magalhães.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados, aponta Conab

De acordo com o Progresso de Safra, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita atinge 3,9% da área semeada do milho 2ª, índice inferior ao registrado na média dos últimos 5 anos.
L

Governo de RO impulsiona a pecuária e consolida o estado como líder na exportação de carne no Norte

Desde 2021, o estado mantém o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação
L

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Honda HR-V 2026 traz design remodelado e nova tecnologia

Atualizações no SUV destacam evolução estética e aprimoramentos funcionais
L

Francisco Cuoco, ícone das novelas brasileiras, morre aos 91 anos

Ator faleceu nesta quinta-feira, 19 de junho de 2025, em São Paulo, e deixa um legado inesquecível
L

Nova diretoria da Academia de História Militar da Beira toma posse em Porto Velho

Cerimônia solene aconteceu ontem, dia 18, às 15h, na 17ª Brigada de Infantaria de Selva
L

Calendário oficial da Prefeitura de Porto Velho confirma feriado facultativo nesta sexta (20)

Decreto que circula nas redes sociais e grupos é falso e não corresponde a nenhuma publicação oficial
L

Rondônia e Acre podem ser afetados pela frente fria que afetará fortemente o Sul do país

Inmet explica que a frente fria causará queda de temperaturas no sul de Rondônia e Acre.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L

Sílvia Cristina diz que criação da CPMI para apurar fraudes no INSS é vitória para a população

Congresso vai instalar a CPMI para apurar a fraude que lesou milhões aposentados
L

Governo: ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Calendário será divulgado quando STF der aval para crédito extra
L

PF diz que Bolsonaro e Carlos integravam organização criminosa na Abin

Conclusão consta no relatório final do caso “Abin Paralela”
L

Deputado Cássio Gois comemora aprovação de projeto que reconhece e valoriza mesários voluntários em Rondônia

Proposta foi aprovada na terça-feira, 17, durante sessão ordinária na ALE-RO
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem sofre tentativa de homicídio a facadas pela namorada em condomínio na zona leste

De acordo com as primeiras informações, o casal teria se desentendido durante uma discussão
14

Criminoso preso há 16 dias por ameaçar secretário de segurança é trazido para Porto Velho

O suspeito de ameaçar o Secretário de Segurança do Estado, coronel Felipe Vital, foi finalmente recambiado para Rondônia nesta quinta-feira (19).
12

Criança em bicicleta avança preferencial e se envolve em acidente com moto

De acordo com informações apuradas, uma criança que conduzia a bicicleta seguia pela avenida Tiradentes e acabou avançando a preferencial, colidindo com um motociclista que trafegava pela avenida Florianópolis
16

Cresce número de crimes cometidos por monitorados com tornozeleira eletrônica

O sistema, criado como alternativa para reduzir a lotação nos presídios, vem apresentando falhas constantes, principalmente com equipamentos desligados ou burlados pelos próprios monitorados
14

NA MADRUGADA: Morador de rua é morto a facadas na zona sul

De acordo com as primeiras informações, moradores teriam escutado gritos pela madrugada, mas não saíram para olhar o que estava acontecendo
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AUTO POSTO SAO FRANCISCO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO LAO Nº 50 SOL/DLA
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): FERTRAC COMÉRCIO E TRANSPORTE EIRELI

Licença Ambiental de Operação nº 41 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): HUBIO BIOPAR AGRO INDUSTRIA E COMERCIO DE PRODUTOS QUIMICOS E BIOLOGICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00047.003/2025-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): GILMAR GOMES BARRETO

Licença Ambiental Previa – LAP
L

Requerimento de Outorga: OLIMPIO LOPES DE AZEVEDO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Renovação de Outorga: OTAVIO DE SOUZA GUSMÃO FILHO

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: VALDOMIRA DE SOUZA FERREIRA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L

Requerimento de Outorga: LUIZ CARLOS DE SOUZA

OUTORGA DE USO DOS RECURSOS HIDRICOS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.