Bloco Leste Folia: desfile de 2026 é lançado em Porto Velho

O Bloco Leste Folia anunciou oficialmente seu desfile de 2026 em Porto Velho, mantendo a tradição de carnaval gratuito na zona Leste e valorizando a cultura popular da periferia.

Fonte: Redação - 50

Publicado em

Bloco Leste Folia: desfile de 2026 é lançado em Porto Velho

Compartilhe esta notícia:

Nos siga no Google News

O Bloco Leste Folia lançou oficialmente, na noite de 30 de janeiro, o desfile carnavalesco de 2026 em Porto Velho. Reconhecido como o único bloco da zona Leste que desfila pela Avenida Amador dos Reis, o evento confirmou mais uma edição marcada pelo acesso gratuito, sem venda de abadás, aberta à comunidade e às famílias da capital.

Durante o lançamento, os organizadores reforçaram o caráter independente do bloco e o esforço coletivo necessário para manter o desfile nas ruas. Raymisson, um dos representantes do Bloco Leste Folia, destacou as dificuldades enfrentadas para colocar a festa na avenida, mas ressaltou que o movimento se consolidou como espaço de acolhimento de movimentos sociais, manifestações artísticas e expressões culturais da periferia.

Segundo ele, o bloco ultrapassa a dimensão da folia e se firma como uma iniciativa comunitária que fortalece a identidade cultural da zona Leste de Porto Velho, promovendo ocupação democrática dos espaços públicos por meio do carnaval de rua.

Bloco Leste Folia: desfile de 2026 é lançado em Porto Velho

O produtor cultural Leonardo Lira também enfatizou a importância do Bloco Leste Folia para a cidade. Em sua fala, lembrou que o carnaval vai além do entretenimento, sendo também um ato social e político. Ele destacou ainda que o desfile movimenta a economia local, gera renda, fortalece o comércio e contribui diretamente para a valorização dos artistas e produtores culturais de Porto Velho.

Um dos principais destaques do desfile de 2026 será o resgate histórico e cultural incorporado à programação. A edição contará com um segundo trio elétrico dedicado à valorização da cultura regueira da capital, fortalecendo o movimento conhecido como “Reggae do Madeira”. A iniciativa será liderada pela agente cultural Maria Black, referência no fortalecimento da cena reggae local.

O desfile do Bloco Leste Folia está marcado para o domingo, 22 de fevereiro de 2026. A concentração começa às 15h, na Avenida Amador dos Reis, na altura da Alexandre Guimarães, com saída oficial prevista para as 17h e encerramento na Avenida Plácido de Castro.

O lançamento reuniu falas e manifestações que reforçaram o compromisso do bloco com a cultura popular, a diversidade e a construção coletiva de um carnaval de rua acessível, comunitário e representativo para Porto Velho.

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE NEWS

EMPREGOS E CONCURSOS

POLÍTICA

POLÍCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS