DOMINGO, 19/10/2025

Em destaque

L

Agro

Embrapa implanta Unidades Experimentais do projeto Rede Café em Rondônia

Essa etapa do projeto será concluída até o final do mês com a instalação da UE do município de Rolim de Moura

Publicado em 

Seis propriedades rurais de Rondônia participam de iniciativa pioneira de avaliação das características agronômicas dos principais clones de café canéfora plantados no Estado.

O trabalho vem sendo desenvolvido no âmbito do projeto Rede Café, fruto da parceria do Governo do Estado de Rondônia por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC e sob a coordenação da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A instalação das Unidades Experimentais (UE) teve início no mês de fevereiro, nas propriedades localizadas nos municípios de alta Floresta do Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé e Seringueiras. Em 10 de março foi instalada a unidade do município de Cujubim. Essa etapa do projeto será concluída até o final do mês com a instalação da UE do município de Rolim de Moura.

Essa iniciativa busca valorizar os clones de café desenvolvidos pelos produtores de Rondônia e que tem transformado a cafeicultura de todo o estado. É uma forma de oferecer a esses produtores subsídios e informações técnicas. As propriedades selecionadas se inscreveram no processo seletivo em 2021 e os principais critérios para a escolha desses locais foram a localização da propriedade nos principais polos cafeeiros do estado e a logística de acesso à área onde será instalado a UE, visando a realização de eventos, capacitações e dias de campo.

Rede de Avaliação de Clones de café no estado de Rondônia

O projeto Rede Café foi lançado em fevereiro de 2021, com a assinatura de convênio entre o Governo de Rondônia e a Embrapa. Para a execução do projeto, o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER) aprovou a liberação recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (FIDER), por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC. Equipes da Embrapa Rondônia, Emater-RO, Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia – SEAGRI, Universidade Federal de Rondônia – UNIR, produtores e viveiristas de café estão integrados nesse projeto, que conta também com o apoio da Câmara Setorial do Café de Rondônia, MAPA e a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON.

Ao todo, serão avaliados 64 clones de café canéfora, sendo 52 clones desenvolvidos pelos próprios cafeicultores, seis clones da Embrapa e seis cultivares testemunhas. As avaliações serão conduzidas durante quatro safras de produção, em 6 unidades experimentais, com área aproximada de 0,5 hectares, instaladas nos principais polos cafeeiros do estado.

No projeto, serão analisadas diversas características como produtividade e tamanho dos grãos, uniformidade de maturação dos frutos, arquitetura das plantas para mecanização da colheita, rendimento industrial, tombamento das hastes, qualidade de bebida, resistência à nematoides, tolerâncias a pragas e doenças. Ao final do projeto será elaborada uma ficha técnica para cada clone avaliado, com as informações agronômicas e qualitativas, que serão disponibilizadas aos produtores responsáveis que desenvolveram cada clone – detentores do material genético.

De posse destas informações, o produtor poderá realizar o registro do material genético junto ao Registro Nacional de Cultivares – RNC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. As cultivares poderão ser recomendadas para todo o estado, fortalecendo ainda mais a cafeicultura na região.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Missão do governo brasileiro à Índia abre novos mercados para o agro

Missão do governo brasileiro à Índia abre novos mercados para o agro

Brasil passa a exportar derivativos de ossos bovinos, chifres e cascos, ampliando o comércio com o país asiático.
L
Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

Programa Consultec-Leite contribui para reconhecimento internacional em pesquisa agropecuária pela FAO

O Programa Consultec-Leite, que fortalece a cadeia produtiva do leite em Rondônia, teve papel de destaque no reconhecimento internacional da Embrapa pela FAO.
L
Governo de Rondônia fortalece pecuária leiteira com ações técnicas e sustentáveis

Governo de Rondônia fortalece pecuária leiteira com ações técnicas e sustentáveis

Programas estaduais ampliam produtividade, renda e sustentabilidade para produtores familiares no estado.
L

Mulheres do campo mostram sua força no maior encontro feminino do agro em Rondônia

Ariquemes recebe o 5º Encontro Mulheres do Agro Rondônia com palestras, debates e networking, fortalecendo a presença feminina no agronegócio e promovendo discussões estratégicas para o setor.
L
Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Porto Velho lança a 1ª Feira Tecnológica de Agroindústria e Agricultura Familiar

Agrotec 2025 será realizada de 13 a 16 de novembro e promete impulsionar inovação, sustentabilidade e valorização dos produtores rurais da capital e de Rondônia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura realiza limpeza e remove entulho na Rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição

No sábado, (18), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) removeu o entulho acumulado em quintais da rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição, zona Sul.
L

Momento Agro: Rastreabilidade bovina com Julio Cesar Rocha Peres

Durante a entrevista, Julio Cesar irá explicar como funciona o sistema de rastreamento.
L

Programa Gospel News: Entrevista com Pr. Davi Lamarão

Uma conversa de fé e esperança que vai inspirar você!
L
Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Brasil registra 46 casos de intoxicação por metanol; oito mortes confirmadas

Ministério da Saúde atualiza dados e informa 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, com 87 ocorrências ainda em investigação.
L

Sintonia 360: entrevista com Maria Emanuella Lima e Marlene Lima

Um bate-papo sobre esporte, superação e oportunidades para jovens na Praça Céu.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Auxiliar de Limpeza em Porto Velho, Salário R$ 1.518,00

A rede Ultra Popular (Modena & Silva) está contratando dois profissionais para atuar em serviços gerais na capital rondoniense.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

POLÍTICA

Ciro Gomes deve se filiar ao PSDB e disputar governo do Ceará em 2026, diz presidente da sigla

Presidente do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, afirma que filiação será oficializada na próxima semana e que Ciro pretende retornar ao comando do estado nas eleições de 2026.
L

Lula busca aproximação com a Assembleia de Deus Madureira

Encontro com o bispo Samuel Ferreira reforça estratégia política e religiosa do governo para 2026
L
Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

Deputado Coronel Chrisóstomo participa da aula inaugural do curso “Águas que Empoderam” em Ariquemes

A capacitação é voltada a mulheres que desejam iniciar um empreendimento ou aprimorar a gestão de negócios já existentes.
L
Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Moraes pede explicação de Collor sobre desligamento de tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, concede cinco dias para defesa do ex-presidente Fernando Collor justificar equipamento sem bateria durante prisão domiciliar.
L
Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Barroso vota pela descriminalização do aborto até a 12ª semana

Com voto de Luís Roberto Barroso, placar no STF fica em 2 a 0 pela descriminalização, mas julgamento é suspenso por pedido de destaque de Gilmar Mendes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Ford Fusion passa direto em cruzamento e derruba muro de residência na zona Leste

Apesar da gravidade da batida, o motorista não ficou ferido, havendo apenas danos materiais.
10
Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

Suspeito de tentar furtar bicicleta é espancado por populares em Porto Velho

O homem de 26 anos foi cercado e agredido por moradores após ser flagrado dentro de uma residência no bairro Agenor de Carvalho.
10
Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

Carro avança preferencial e atinge casal de amigos em moto na Pau Ferro

O casal ficou ferido após o motorista de um Palio invadir a preferencial no cruzamento da Rua Pau Ferro com Vitória Régia, no bairro Eldorado.
12
Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Curso de combate veicular aprimora técnicas e segurança dos policiais penais

Capacitação em Porto Velho reforça estratégias de defesa e atuação em situações de risco.
L
Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Militares do BPFRON dão instrução sobre sono no Curso de Operações Policiais da PCRO

Coronel De Oliveira, do Batalhão de Polícia de Fronteira, ministra aula a policiais civis sobre “Efeitos Fisiológicos do Sono” e sua importância para o desempenho tático e a segurança operacional.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Especialista em saúde pública desafia presidente do Conselho Municipal de Bellingham em disputa eleitoral

Disputa pelo Distrito 2 em Bellingham coloca frente a frente a presidente do Conselho Municipal, Hollie Huthman, e a epidemiologista Leah Wainman, que defendem propostas ligadas à habitação, saúde pública e equidade social.
L

Johnson chama protesto “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”; organizadores rebatem

Após chamar a manifestação “No Kings” de ato “antiamericano” e “pró-Hamas”, o presidente da Câmara dos EUA, Mike Johnson, é alvo de críticas de democratas e organizadores, que defendem o movimento como pacífico e pró-democracia.
L
Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Dr. Samuel Costa assume defesa de influencer Iza Paiva e pede revogação da prisão preventiva

Investigada por suposta ligação com organização criminosa e atos de tortura, a influencer tem o caso acompanhado de perto pelo advogado, que defende a aplicação de medidas cautelares.
L
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera

A entrega de 269 títulos reforça o compromisso da Prefeitura em garantir moradia digna, segurança jurídica e inclusão social para centenas de famílias.
L
Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Encontros de Conscientização Tributária fortalecem diálogo entre Sefin e municípios

Eventos em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Cacoal reforçam educação fiscal e transparência.
L
Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Energisa leva Caminhão Itinerante ao “Portões Abertos” da Base Aérea

Unidade Móvel oferece experiências interativas sobre energia e segurança à comunidade.
L
MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

MPRO reforça atuação no segundo grau com posse de João Francisco Afonso

Novo Procurador de Justiça assume cargo e reafirma compromisso com combate à corrupção e defesa da sociedade.
L
Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Acidente deixa motociclista ferido no bairro Dom Bosco

Colisão lateral entre carro e moto em Ji-Paraná resulta em atendimento médico de emergência.
14
Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

Polícia Civil prende quatro suspeitos de latrocínio em Pimenta Bueno

PCRO cumpre mandados de prisão temporária contra quatro investigados por roubo seguido de morte de homem brutalmente agredido na cidade em agosto.
14
Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Dupla suspeita de furto na zona rural de Nova Londrina é presa

Polícia Militar recupera armas, objetos e motocicleta utilizados no crime em propriedade rural.
14
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.