SEGUNDA-FEIRA, 17/03/2025

L

Agro

As abelhas e o agronegócio – por Heber Luiz Pereira

A agricultura do futuro clama por este relacionamento, porém cabe a nós torná-lo agradável e duradouro.

Publicado em 

As abelhas e o agronegócio - por Heber Luiz Pereira - News Rondônia

As atividades rurais deram um grande salto nesta última década: a expressão do momento é a "Agricultura 4.0", que incorpora o conceito de uso da tecnologia para aumentar o rendimento, otimizar o tempo, reduzir os custos e o impacto ambiental. Em um cenário moderno, as abelhas não poderiam ficar de fora, já existe até uma espécie de "Uber de abelhas", aplicativo que conecta agricultores e apicultores para fecharem serviços de polinização. A evolução envolve uma constante quebra de paradigmas, formação de novos conceitos e adaptações. Que tal conhecer essa nova tendência? 

 As abelhas e o agronegócio - por Heber Luiz Pereira - News Rondônia

Mais do que uma parceria, as abelhas e o agronegócio representam maior lucro obtido por área de produção, seja pelo ganho em rendimento nas culturas que possuem alguma dependência por polinizadores ou nas que não possuem essa dependência, mas se beneficiam de sua presença. É o caso da soja – que lidera os rendimentos na exportação. Diante disso, pesquisadores encontraram aumento de produção que pode superar os 15%, a depender da variedade e condição de cultivo (de acordo com pesquisadores, esse incremento elevaria o valor estimado da produção em mais de US$ 5 bilhões). O ganho também pode ser indireto, como é o caso da produção pecuária: estudos da África encontraram maior rendimento reprodutivo do capim braquiária com a presença de abelhas – esta é a forragem mais usada nas pastagens no Brasil. Poderíamos sugerir outro impacto positivo indireto na pecuária, ao pensar na possibilidade de aumento na produção de grãos, e em como a oferta impacta o preço da ração para nutrição animal, sendo este outro ganho indireto fundamental para a viabilidade econômica na produção de aves e suínos, que têm grande peso na balança comercial.  

A lista de vantagens da dupla "abelhas e agronegócio" é longa, e o mais importante é que nossas pequenas trabalhadoras não precisam ocupar uma área utilizada efetivamente para agricultura ou criação de outros animais. As abelhas podem ocupar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais (RLs), pois criá-las é uma atividade que preenche todos os requisitos de sustentabilidade. A Constituição Federal (1988) garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (capítulo VI, art. 225), bem como o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, e o Novo Código Florestal (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) evidencia a função social de preservação como estratégia da produção rural. Cuidar do ecossistema pode parecer um custo a mais para o produtor, mas, na verdade, pode ser uma nova possibilidade de renda, seja com a produção de mel e demais produtos das abelhas ou na parceria com um apicultor. Para o uso formal de uma área de preservação, seja para criação de abelhas ou outro tipo de utilização, pode ser feito um Plano de Manejo Sustentável a ser avaliado pelo órgão ambiental de seu estado.  

Falamos sobre as vantagens de ter abelhas em sinergia com o agronegócio, mas por que algo vantajoso não é tão difundido? Pode parecer até mentira, mas a produção de mel na Argentina, país vizinho, é historicamente superior à brasileira. Se temos um território mais extenso e clima favorável, por que isso acontece? Alguns podem culpar as operações agrícolas em seu controle fitossanitário e alegar que existe muita mortalidade de abelhas, mas como explicariam o crescimento constante na produção de mel? Em 2020, o volume de mel exportado foi 52% maior que em 2019, assim como a produção de grãos teve aumento de 5,2%. Os fatos nos levam à conclusão de que existe uma grande barreira cultural, na forma de falta de interação entre quem se dedica às abelhas e quem se dedica as demais atividades rurais.  

A barreira cultural, muitas vezes fixada entre as abelhas e o agronegócio, se deve a algumas características dessas atividades. Uma delas é que as abelhas (Apis mellifera) podem ferroar, o que causa certo preconceito em relação à criação. Outro ponto é que quando uma operação agrícola é malconduzida pode causar a mortalidade de abelhas, gerando prejuízo aos seus criadores. Em uma propriedade rural, a segurança é observada com muito zelo e acidentes com animais peçonhentos devem ser evitados. O comportamento defensivo das abelhas africanizadas é conhecido por ser, muitas vezes, fatal. Mas então o que seria mais seguro? Tê-las por perto com manejo adequado ou ignorar sua presença inevitável na natureza sem acompanhamento? Uma informação interessante do Ministério da Saúde é que o maior número de acidentes com abelhas no estado do Paraná, em 2017, foi registrado em Curitiba, que possuía no Censo Agropecuário de 2017 (atualizado em 2019) apenas 23 colmeias registradas, enquanto em Prudentópolis foram registrados apenas 7 casos de acidentes com abelhas – nesse município havia 21.207 colmeias no mesmo censo (número que, inclusive, representa a maior quantidade de colmeias entre as cidades do estado). Identificar e conhecer os riscos é o primeiro passo para evitar acidentes.  

A agricultura do futuro clama por este relacionamento, porém cabe a nós torná-lo agradável e duradouro. Compreender as características possibilitará convivência harmônica e lucrativa. Podemos tornar o labor do campo mais doce ou ficar para trás: a evolução não espera ninguém. 

 

As abelhas e o agronegócio - por Heber Luiz Pereira - News Rondônia

Heber Luiz Pereira, apicultor, doutorado em zootecnia, consultor da HP Agroconsultoria e do Colmeia Viva, programa do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). 

Referências 

ADAMOU, M., & TCHUENGUEM FOHOUO, F. N. Foraging and pollination behavior of Apis mellifera adansonii Latreille (Hymenoptera, Apidae) on Brachiaria brizantha (Hochst. Ex A. Rich.) Stapf. 1919 flowers at Dang (Ngaoundere-Cameroon). Int J. Agro. Agric Res, 6(4), p. 62-74, 2014. 

BORLACHENCO, N. G. C., CEREDA, M. P., DE ARAÚJO, G. M., & PADIAL, N. P. M. Aspectos legais da recuperação de áreas degradadas em áreas de preservação com apicultura de Apis melliferaRevista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(2), p. 56-78, 2017. 

BRASIL. Notícias-Agricultura e Pecuária-2021-01. Disponível no link

GIANNINI, T. C., CORDEIRO, G. D., FREITAS, B. M., SARAIVA, A. M., & IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. The dependence of crops for pollinators and the economic value of pollination in Brazil. Journal of economic entomology, 108(3), p. 849-857, 2015. 

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017. Atualizado e publicado em 2019. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/74. Acesso em: 29/05/2021. 

Ministério da Saúde/SVS – Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan Net (Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/animaispr.def)  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia caminha para safra promissora de arroz, mas com desafios no radar

Apesar disso, apenas 0,3% das áreas implantadas foram colhidas até o momento, indicando que os resultados completos ainda estão por vir.
L
Pesquisa do governo de Rondônia indica a necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé

Pesquisa do governo de Rondônia indica a necessidade de ordenamento pesqueiro no Vale do Guaporé

Os resultados evidenciaram que a presença do pirarucu em determinados trechos da bacia pode estar associada a um processo de invasão biológica.
L

Sérgio Gonçalves apoia produtores no Maior Concurso de Cacau do Brasil com a maior premiação da história

O estado já demonstrou sua força nas edições passadas do concurso, garantindo posições de destaque
L

Prefeitura de Porto Velho entrega 12 caminhões basculantes para atender a agricultura no município

Investimento é de mais de R$ 8 milhões, com recursos do Fitha e contrapartida do Município
L

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil

O município de Cacoal será a sede do maior concurso que qualidade do grão.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Semana do PIX RondônCap já foi sorteada! Confira os ganhadores

44 prêmios foram distribuídos e novos sorteios vêm aí!
L

Um Porto e um Velho – Porto Velho, por Prof. Dr. Lourismar Barroso

Santo Antônio: a primeira cachoeira do Rio Madeira e suas memórias históricas
L

Fiat Titano 2025 encara os desafios de um território dominado

Picape média busca espaço em segmento competitivo no Brasil
L

Jaime Bagattoli reforça apoio à anistia do 8 de Janeiro em ato com Bolsonaro no Rio

O ponto alto do ato foi o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro, que subiu em um trio elétrico para falar à multidão.
L

Precipitações marcam as chuvas intensas e organizadas do Noroeste ao Sudoeste

A partir deste domingo (16), as precipitações de nível 2 também serão significativas, com formação mais destacada em um trecho que corresponde ao município de Guajará-Mirim.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

Concurso Público para o TJRO – Servidores: divulgado o resultado definitivo das provas objetivas

A lista oficial já está disponível no site da organizadora.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L
Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina Anuncia Realização do Evento Mulheres que Transformam

Deputada Sílvia Cristina Anuncia Realização do Evento Mulheres que Transformam

Evento em Porto Velho reunirá mulheres de todas as regiões de Rondônia para discutir participação feminina na política.
L

Rondônia Intensifica Fiscalização Ambiental com a Operação Hileia

Em menos de quatro dias de atuação, a operação já apresenta resultados expressivos.
L
Isenção para quem ganha até R$ 5 mil será enviado ao Congresso dia 18

Isenção para quem ganha até R$ 5 mil será enviado ao Congresso dia 18

Anunciou o presidente Lula durante evento nesta sexta em São Paulo
L

Deputado Edvaldo Neves e Governador Marcos Rocha discutem investimentos para fortalecer a segurança pública e a Polícia Penal

Durante a reunião, foram debatidas iniciativas para ampliar os investimentos no setor de segurança, com foco na valorização dos profissionais da área e no combate à criminalidade
L

JAIME BAGATTOLI: Em Extrema, senador critica apreensão de madeira, soja e gado pelo Ibama

Região se tornou um grande pólo agropecuário, mas carece de segurança jurídica no campo
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e flagra dupla tentando furtar agência do Bradesco na zona leste

PM recebe denúncia e flagra dupla tentando furtar agência do Bradesco na zona leste

A dupla foi flagrada dentro da agência bancária do Bradesco.
10

Morte a esclarecer: Mulher é encontrada sem vida em residência na capital

Polícia investiga o caso e exames devem determinar a causa do óbito
18

Fugiu pelo mato: homem ameaça ex-mulher com arma na boca e mobiliza a PM em Porto Velho

Crime aconteceu no bairro Cai N’água e suspeito escapou pelo matagal
10

Força Tática prende dupla saindo com moto roubada de matagal no centro

Os suspeitos abandonaram o veículo e tentaram fugir correndo ao avistarem a viatura, mas foram cercados e abordados.
10

Motociclista sofre fratura grave após colisão frontal com carro em Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro São João Bosco e vítima foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPRO Investe em Educação: Doação de Computadores e Impressoras a Escolas Públicas

MPRO Investe em Educação: Doação de Computadores e Impressoras a Escolas Públicas

Ação realizada com recursos do FRBL beneficia escolas estaduais e municipais em Rondônia.
L

Requerimento de Adesão ao PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – PRA: ADEMIR JOSE DA SILVA

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – PRA
L
Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

Serra Gaúcha pode levar até 40 anos para recuperar solo após enchentes

Estudo mostra perda de mais de 85% do estoque de carbono na região
L

Avanços tecnológicos na perícia fortalecem a solução de crimes em Rondônia com precisão científica

A evolução da perícia criminal é fruto de investimentos estratégicos do governo de Rondônia em ciência.
L

Recebimento da Licença Ambiental: SANT’ANNA AUTO POSTO LTDA

Licença de Operação SUL Nº 194
L

Recebimento da Licença Ambiental: NOGUEIRA & CIA LTDA

Licença de Operação -LO Nº 157831
L
Papa Francisco indica que permanecerá e lança nova reforma católica

Papa Francisco indica que permanecerá e lança nova reforma católica

Pontífice ampliou o trabalho do Sínodo dos Bispos.
L

A importância da estomatologia: Dr. Tadeu Rodrigues esclarece dúvidas no podcast “Mais Saúde”

Especialista destaca o papel da estomatologia na detecção precoce de doenças bucais e desafios da área
L

Bari e o Instituto IAMAR: uma jornada de amor e inclusão pelo autismo em Rondônia

Presidente do instituto compartilha desafios, conquistas e o impacto do seu trabalho no programa Sintonia 360
L