DOMINGO, 17/08/2025
Publicidade

L

Agro

Levantamento da Conab mostra impacto de geadas e estiagem na produção de cana-de-açúcar

A estimativa de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é de 24,8 bilhões de litros, redução de 16,6% em comparação à safra 2020/21.

Publicado em 

Levantamento da Conab mostra impacto de geadas e estiagem na produção de cana-de-açúcar - News Rondônia

A terceira estimativa da safra 2021/22 de cana-de-açúcar aponta para uma redução na produção de cana-de-açúcar. Os números, divulgados nesta terça-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estimam que sejam colhidas 568,4 milhões de toneladas, um volume de matéria-prima 13,2% menor em relação à safra 2020/21. Os efeitos climáticos adversos da estiagem durante o ciclo produtivo e as baixas temperaturas registradas em junho e julho deste ano, com episódios de geadas em algumas áreas de produção, sobretudo em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, impactaram na produtividade das lavouras.

No Sudeste, principal região produtora do país, a previsão é de uma redução de 16,8% na produção, alcançando 356,7 milhões de toneladas, resultado da diminuição de 4,1% na área cultivada, além das adversidades climáticas. No Centro-Oeste, houve redução de 0,8% na área a ser colhida, num total de 1,8 milhão de hectares, e a produção estimada é de 132,2 milhões de toneladas, 5,4% menor que a obtida na safra anterior. Já no Nordeste, a redução está estimada em 13,6% na área a ser colhida, mas com uma estimativa de aumento de 4,6% na produtividade, o que deverá resultar em uma produção de 43,7 milhões de toneladas, 9,7% menor que àquela observada na última safra. Na região Norte, houve redução de 0,9% na área a ser colhida e incremento de 8,9% na produção, totalizando 3,8 milhões de toneladas. Já para a região Sul, há um pequeno aumento de 0,4% na área cultivada, mas com produção total estimada em 31,9 milhões de toneladas, uma redução de 6,6%, em comparação com a safra anterior, devido à diminuição na produtividade.

Levantamento da Conab mostra impacto de geadas e estiagem na produção de cana-de-açúcar - News Rondônia

Produtos – A partir da safra 2019/20, a Conab passou a disponibilizar para o público as estatísticas totais de etanol, com informações sobre o etanol à base de cana-de-açúcar e de milho. Neste 3º levantamento, os resultados apontam que a menor oferta de matéria-prima também afeta a produção dos derivados da cana na maioria das regiões produtoras do país. A produção total de etanol, proveniente da cana-de-açúcar e do milho, é estimada em 28,27 bilhões de litros, uma redução de 13,7% em relação à safra passada.

A estimativa de produção de etanol a partir da cana-de-açúcar é de 24,8 bilhões de litros, redução de 16,6% em comparação à safra 2020/21. A produção de etanol anidro proveniente da cana, utilizado na mistura com a gasolina, deverá crescer em 4% em relação à última temporada, alcançando 9,69 bilhões de litros. Quanto ao etanol hidratado de cana, o total a ser produzido deve chegar em 15,11 bilhões de litros, redução de 26% em relação à safra anterior.

No caso do etanol à base de milho, a produção total continua em expansão e deverá ter um aumento de 14,9% em relação à safra passada. Estima-se uma produção de 3,47 bilhões de litros nesta temporada. A produção de etanol anidro a partir do milho é estimada em 0,97 bilhão de litros, 4,2% superior em comparação com a temporada passada, e a produção de etanol hidratado a partir do milho deve ser de 2,5 bilhões de litros, um aumento de 19,7% em comparação à safra 2020/21.

A produção de açúcar no país, estimada em 33,9 milhões de toneladas, teve uma redução de 17,8% em relação ao produzido na temporada anterior.

Mercado – No acumulado dos primeiros sete meses da safra 2021/22, de abril a outubro deste ano, o Brasil exportou cerca de 16,9 milhões de toneladas de açúcar, o que corresponde a uma redução de 17,9% na comparação com igual período do ciclo anterior, influenciada pela queda da produção brasileira de cana na safra atual. A restrição da oferta interna e a antecipação da entressafra em algumas usinas da região Centro-Sul do país colaboram para o aumento do preço do açúcar no mercado doméstico e redução das exportações. Em outubro de 2021, o Brasil exportou cerca de 2,3 milhões de toneladas de açúcar, o que representa uma redução de 9,0% em relação ao mês anterior e de 41,4% na comparação com outubro do ano passado.

Em referência ao mercado de etanol, o Brasil exportou cerca de 1,13 bilhão de litros no acumulado de abril a outubro de 2021, o que corresponde a uma redução de 38,6% em relação a igual período do ciclo anterior. A queda é influenciada pela limitação da produção no ciclo atual e pela restrição da oferta doméstica. Além da baixa produção, a queda do volume importado também impactou na oferta interna, diante da taxa de câmbio elevada no Brasil e da taxação integral do etanol proveniente dos Estados Unidos em 20,0%, após o encerramento da cota de importação com tarifa preferencial em dezembro de 2020. Com isso, a quantidade importada tem como origem principal o Paraguai, que sozinho segue como responsável por cerca de 99,8% de todo o etanol importado pelo Brasil no período.

Confira os dados completos sobre o 3° Levantamento da Safra 2021/2022 de cana-de-açúcar e as condições de mercado deste produto no Boletim de Safra da Cana-de-Açúcar. Outras informações sobre os efeitos do clima nas safras são disponibilizadas regularmente nas edições do Monitoramento de Geadas e no Boletim de Monitoramento Agrícola da Conab.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Acordo internacional é firmado na X Reunião da Rede SPAA na Colômbia

Documento assinado pelos países membros traz 18 compromissos conjuntos para enfrentar a inflação dos alimentos e fortalecer a agricultura familiar
L
RASTREABILIDADE RONDONIA FAPERON

MAPA define cronograma para rastreabilidade individual obrigatória 

O programa é o passo fundamental para o controle sanitário e logístico da pecuária brasileira, com impacto significativo em toda a cadeia da carne, dos produtores aos frigoríficos, distribuidores nacionais e exportadores.
L
Agronegócio busca ser solução em crise climática na COP30

Agronegócio busca ser solução em crise climática na COP30

A Abag divulga documento mostrando o desejo do setor em se posicionar na COP30 como parte fundamental na mitigação das mudanças climáticas.
L

Agricultores pais cultivam alimento e valores para Porto Velho

No Dia dos Pais, produtores rurais são homenageados pela Prefeitura de Porto Velho pelo papel essencial na alimentação e no desenvolvimento da cidade.
L
Com apoio do Governo de RO, produtores de Machadinho do Oeste vencem concurso leiteiro no Vale do Jamari

Com apoio do Governo de RO, produtores de Machadinho do Oeste vencem concurso leiteiro no Vale do Jamari

Animais orientados pela Emater-RO superam expectativas e garantem títulos nas categorias vaca e novilha em Ariquemes, com destaque para produção de 73,1 litros/dia.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por motivos religiosos

Decisão rejeita recurso do Conselho Federal de Medicina e reafirma garantias de pacientes, como as Testemunhas de Jeová.
L

Inmet alerta para temporal em Porto Velho

Neste momento, as imagens publicadas em tempo real pelo satélite GOES-19 mostram nuvens sobrevoando áreas do município de Porto Velho, incluindo a capital.
L
Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil

Felca comenta vídeo sobre adultização na internet e critica exposição infantil no Altas Horas

No Altas Horas, youtuber defendeu que criança não deve produzir conteúdo e reforçou alerta contra exploração digital de menores.
L
Concurso-2.902-da-Mega-Sena-acumula-e-próximo-prêmio-pode-pagar-R_-65-milhões

Concurso 2.902 da Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 65 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas sorteadas no Concurso 2.902 da Mega-Sena; próximo sorteio será na terça-feira (19), com prêmio acumulado.
L

Cerca de 275 Milhões de Reais: Maduro Vale Mais do que os Filhos de Sadam Hussein e Osama Bin Laden

O segundo maior valor, 25 milhões de dólares, foi oferecido pela prisão ou morte de Osama Bin Laden, o terrorista que planejou o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, em 11 de setembro de 2001, portanto dez anos antes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L
Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Feira de Empregos em Porto Velho reúne mais de 10 mil inscritos e gera contratações imediatas

Evento promovido pela Prefeitura contou com 189 empresas, mais de mil vagas e oportunidades para todos os públicos.
L

POLÍTICA

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Em vídeo a Trump, Lula planta uva no Alvorada e critica tarifas contra o Brasil

Presidente afirmou que “semeia comida e não ódio” e convidou o norte-americano a conhecer o país em meio ao tarifaço imposto pelos EUA.
L

Lula vê com preocupação envio de forças militares dos EUA ao Caribe | Trump mira Maduro e amplia tensão na região

Decisão de Donald Trump envolve submarino nuclear, navios de guerra e fuzileiros navais; governo brasileiro alerta para risco de escalada diplomática e militar.
L
Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Exames de Bolsonaro indicam inflamações pulmonares e persistência de gastrite

Boletim médico divulgado neste sábado (16) em Brasília aponta que Jair Bolsonaro apresenta resquícios de infecções pulmonares e esofagite persistente.
L

Michelle Bolsonaro chama Lula de “pinguço” | acusa presidente por sanções dos EUA

Em evento do PL Mulher em Natal, a ex-primeira-dama disse que Lula provocou os EUA, culpou o governo pelo tarifaço e fez duras críticas pessoais.
L
Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

Bolsonaro deixa prisão domiciliar para exames médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi autorizado a sair de casa pelo ministro Alexandre de Moraes para realizar exames clínicos, exigidos por seu quadro de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

Porto Velho | Adolescente é apreendido após tentativa de roubo em frente à Caixa Econômica

Jovem de 15 anos usava simulacro de arma de fogo para tentar roubar motocicleta, mas foi contido por populares até a chegada da Polícia Militar.
10
BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

BPTAR apreende adolescente com drogas no Cai N’água

O infrator foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

Gestão Marcos Rocha realiza apreensão recorde de entorpecentes e reforça combate ao crime organizado em Rondônia

A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e órgãos federais tem garantido ações rápidas e de alto impacto.
L
PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

PM prende comerciante que vendia bebidas alcoólicas para adolescentes em trailer

O suspeito confessou ter vendidos as bebidas, mas disse não saber que eram menores.
10
Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

Equipe do sgt Machado prende ex-presidiário com espingarda embaixo do colchão

O flagrante aconteceu em uma vila de apartamentos na Rua Mondal, bairro Aeroclube em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Chelsea estreia com empate sem gols contra Crystal Palace na Premier League

Após título mundial, Chelsea empata em 0 a 0 em Stamford Bridge na abertura da Premier League e frustra torcida com atuação abaixo da expectativa.
L
1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

1ª Semana do Alvará resulta na liberação de mais de R$6,2 milhões a credores de ações trabalhistas

Mutirão da Secretaria Unificada do Polo Regional de Porto Velho, criada por recente equalização, permitiu acelerar a liberação de créditos trabalhistas.
L
Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Trump sugere que Zelensky ceda territórios à Rússia para encerrar guerra na Ucrânia

Durante encontro com Putin, presidente dos EUA defendeu que Kiev aceite entregar Donetsk e Lugansk; União Europeia rejeitou proposta.
L
Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

Nota de Falecimento: Carlos Alberto Lôbo de Miranda

A cerimônia de despedida será realizada na Sala 03 da Funerária Dom Bosco, na Av. Pinheiro Machado, 1964 – São Cristóvão, Porto Velho/RO.
L
Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Israel anuncia nova fase da ofensiva militar na cidade de Gaza

Chefe do Estado-Maior afirma que operações vão se concentrar no norte do território para derrotar o Hamas e libertar reféns.
L
Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Tiroteio em clube do Brooklyn deixa três mortos e oito feridos em Nova York

Polícia investiga disputa que terminou em múltiplos disparos dentro do Taste of the City Lounge na madrugada deste domingo (17).
L
EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

EUA suspendem vistos para pessoas de Gaza em meio a revisão de segurança

Departamento de Estado informou que análise “completa e minuciosa” está em andamento; decisão gerou críticas de grupos pró-Palestina.
L
Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Inter e Flamengo duelam no Beira-Rio antes da decisão pela Libertadores

Internacional e Flamengo se enfrentam neste domingo (17), em Porto Alegre, pela 20ª rodada do Brasileirão; duelo antecede jogo decisivo da Libertadores.
L

Parlamentares ou palhaços? Por Júlio César Cardoso

A tentativa fracassada de perpetuar-se no poder, acompanhada de atos golpistas e desrespeito às medidas judiciais, escancara o risco que sua liderança representa às instituições republicanas.
L
Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Bolívia vai às urnas com direita favorita e 23% dos votos indefinidos

Com pesquisas apontando vantagem para Jorge “Tuto” Quiroga e Samuel Doria Medina, eleições na Bolívia podem encerrar 19 anos de hegemonia da esquerda.a
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.