A falta de insumos e também a crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 atingiu os moradores das florestas de Rondônia, mais precisamente indígenas da etnia Karipuna. Por meio de uma campanha, eles pedem apoio para realizar a compra dos insumos que vão ser usados nas plantações de cereais e leguminosas no roçado da aldeia.
O pedido vem repercutindo nas redes sociais. Eles pedem ajuda para comprar produtos de sobrevivência para a comunidade e também gêneros que vão ser usados nas lavouras. Com a chegada do tempo chuvoso, a época é ideal para o plantio.
Em forma de ofício, a Associação dos Povos Indígenas Karipuna (APOIKA) ressaltou que a pandemia prejudicou os trabalhos nos campos da comunidade bem como trouxe sérios prejuízos aos karipunas. Além disso, a entidade denuncia que muitos jovens, menores de 18 anos, ainda não foram vacinados contra a doença, sendo uma ameaça para a aldeia.
“Diante desta situação, vimos solicitar doações para o roçado tradicional que gera economia para a comunidade Karipuna em Porto Velho, não podemos deixar de fazer os nossos roçados pois é uma prática há muitos anos e essencial para a nossa sobrevivência”, diz o documento assinado por Eric One Devecai, presidente da APOIKA.
Para ajudar, as doações podem ser feitas através da chave PIX [69 999501028].