SEXTA-FEIRA, 24/10/2025

Em destaque

L

Agro

Com incentivo do Governo de Rondônia, tambaqui da Amazônia ganha sabores diferentes na culinária tradicional e gourmet

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil.

Publicado em 

O peixe no rio é atração turística, demonstra toda a biodiversidade da Amazônia. Atrai turistas interessados na pesca, principalmente na modalidade esportiva. Mas os peixes, numa região como a Amazônia, são muito mais que uma atração esportiva. Com o incentivo do Governo de Rondônia, um dos principais produtos da piscicultura do Estado vai chegar às mesas dos brasileiros com a realização do 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, no próximo dia 19 de setembro.

O evento está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil. Os peixes do festival têm várias fontes: doação de piscicultores, compra de prefeituras e do Executivo Estadual, por meio de Termo de Fomento entre Sedi e Acripar que realizou a compra do pescado.

PRIMÓRDIOS

Mas para entender como o tambaqui ganhou toda essa proporção precisamos voltar no tempo. Os peixes são à base da alimentação da população desde os primórdios, com um modo diferenciado de pesca e preparo. Cultura que se adaptou e se espalhou para outras regiões aumentando a importância da cadeia produtiva e econômica do peixe, em especial o tambaqui, cujo sabor agrada os paladares mais exigentes.

PESCA INDÍGENA

Do caboclo da Amazônia ao ribeirinho, passando pelos indígenas, todos os povos têm uma ligação especial com os peixes de qualquer espécie. Rubens Suruí, hoje com 32 anos, conta que aprendeu ainda criança a pesca tradicional indígena Paiter Suruí.

“A pesca envolve geralmente toda a comunidade. Os Paiter usam tanto o arco e flecha quanto o timbó, que é um cipó que são tradicionalmente usados para atordoar os peixes e ajudar na pesca, porque os peixes começam a boiar e podem ser facilmente apanhados à mão, mas não ficam impróprios para o consumo porque se recuperam ao serem deixados na água. Esse processo pode levar o dia inteiro e as pescarias duravam até uma semana”, explica o indígena.

Antes do contato, Rubens conta que, como nas aldeias não tinha energia elétrica, a forma de conservar o peixe era assar na folha de babaçu. “Nós dividimos, em pequenos pacotinhos e assim o peixe durava de três a quatro dias. Só abríamos o pacotinho que seria consumido. A folha conserva o peixe”, ensina.

O preparo do peixe continua bastante tradicional e o consumo é sempre em comunidade. “Os Paiter Suruí costumam ainda usar a folha do babaçu e não de bananeira para enrolar o peixe limpo; o peixe cozinha lá dentro e fica bem molinho. O sabor fica muito diferente. É o processo de cozinhar o peixe na brasa que a gente chama de “moqueado“, sem salgar porque os antigos não gostam de comida salgada, é mais saudável. Diferente dos mais novos que já preferem a comida mais temperada. O peixe é assado é dividido entre todas as famílias que pescaram e depois de pronto a gente come com cará, biscoito de milho”, compartilha Rubens sobre a cultura tradicional Paiter Suruí.

Hoje em dia o indígena conta que é bem diferente do tradicional. “Alguns usam equipamentos de pesca, em algumas aldeias os indígenas tem investido em tanques de piscicultura também para a produção do tambaqui para o consumo interno da comunidade. Mas os antigos ainda preferem o peixe do rio que tem um sabor diferente”, salienta o indígena.

PESCA RIBEIRINHA

Já o ribeirinho, morador do distrito de Calama no Baixo Madeira, Adalberto Pantoja Nascimento de 61 anos, desde novo costumava pescar da forma tradicional, mas com tarrafas e malhadeiras. “Eu pesco há mais de 30 anos e aprendi só observando os outros pescadores. É um instinto natural para quem nasce aqui. Pescar é um modo de sobreviver. Gostamos de peixes e temos que saber pescar. O tambaqui é um peixe especial, que navega por lua. O tambaqui é brigão, tem uma força enorme como a jatuarana. O maior que eu já pesquei tinha 15 quilos, mas hoje é difícil encontrar no rio tambaqui desse tamanho”, comenta.

TAMBAQUI

O tambaqui, cujo nome científico é Colossoma macropomum, também é conhecido pelos nativos da Amazônia como pacú vermelho. O peixe de água doce e de escamas pode alcançar cerca de 110 centímetros de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobrepesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. É uma espécie com sabor diferenciado por se alimentar de frutos ou sementes.

Já a  produção de tambaqui em regime semi-intensivo é um dos pontos fortes da piscicultura rondoniense, com enorme potencial de crescimento devido a grande disponibilidade de recursos hídricos na região e a participação massiva dos pequenos produtores. Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água.

DO RIO PARA A MESA

Devido ao sabor, o tambaqui é o ingrediente principal de muitas preparações e carro-chefe no cardápio de muitos restaurantes, seja em receitas tradicionais ou inovadoras. Neste restaurante, o empresário Adriano Amaral, investiu em várias receitas a base de tambaqui. “O tambaqui é o nosso prato principal, aproveitamos quase que na totalidade, diferente de antigamente que de 100 quilos cerca de 20 quilos não eram aproveitados nos restaurantes. Hoje, nós só descartamos a espinha e ainda não conseguimos ainda fazer uma receita com a pele, mas estamos testando.

Com a cabeça e o rabo do peixe fazemos a famosa caldeirada. A costela que vai em várias receitas, temos também o filé do lombo que fazemos o tambaqui a parmegiana; quando assamos e desfiamos e fazemos o escondidinho; o pastel, enfim vários pratos elaborados”, destaca o proprietário.

PREPARO

Na cozinha, o empresário mostra o passo a passo de um dos principais pratos servidos no restaurante: tambaqui assado na brasa sem espinha. Na banda do tambaqui já limpa e sem as espinhas, ele acrescenta uma pasta de temperos que inclui colorau (urucum), cebola picada, cheio verde, alho, chicória, sal, azeite e limão. O tempero é colocado sobre o peixe, incluindo as entranhas, deixando a cor diferente e o sabor sensacional depois de assado na brasa.

Segundo o empresário, dono de um dos três principais restaurantes localizado na Vila da Candelária, em Porto Velho, que fizeram do tambaqui o ingrediente principal no cardápio, juntos chegam a atender cerca de duas mil pessoas somente no domingo, a maioria turistas de outros estados.

A engenheira de alimentos Renata Sacilotto, que veio de São Paulo e escolheu o tambaqui assado para experimentar disse que acha muito saboroso. “Um peixe bem agradável, não é muito forte. Eu já comi tambaqui em outros estados e pela primeira vez estou comendo aqui”.

Já o professor Assis Hotong, descendente de chineses, mas que nasceu em Rondônia, está acostumado com o sabor do tambaqui. “A carne desse pescado é tenra, e quando é servido sem a espinha é muito melhor. É minha opção número um, é muito nutritivo e se adequa à culinária local acompanhado de outros ingredientes como arroz, farinha. Ele pode ser feito de várias formas, assado, caldeirada, moqueado, é o meu preferido”, salienta.

VALORES NUTRICIONAIS

O tambaqui está entre os peixes com maior valor nutricional. É rico em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo. Lembrando que é na carne do lombo do peixe que se concentra a maior parte dos nutrientes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Feira Robustas Amazônicos bate recorde de público e consolida Rondônia como potência nacional na cafeicultura

Feira Robustas Amazônicos bate recorde de público e consolida Rondônia como potência nacional na cafeicultura

Com mais de 2.100 visitantes e premiação superior a R$ 400 mil, a 2ª Feira Robustas Amazônicos reafirma Cacoal como capital do café e referência na produção de robusta de qualidade.
L
COP30 na SIC: Robusta, a força sustentável do café na Amazônia

COP30 na SIC: Robusta, a força sustentável do café na Amazônia

Cafés amazônicos ganham destaque internacional com sustentabilidade e inovação tecnológica.
L
Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Capacitação fortalece o agronegócio em Porto Velho

Sebrae e Semagric promovem oficina para produtores e empreendedores do setor que participarão da Agrotec 2025.
L
Conab abre nova chamada para fornecimento de alimentos à Cúpula dos Povos

Conab abre nova chamada para fornecimento de alimentos à Cúpula dos Povos

Agricultores familiares têm até quarta-feira (22) para enviar propostas de pães, laticínios e geleias para a COP 30.
L

Produtores de RO ganham fôlego: cinco municípios liberados para renegociar dívidas rurais

Produtores rurais de cinco municípios de Rondônia poderão renegociar dívidas agrícolas com apoio do MAPA e crédito liberado por medidas provisórias do governo federal.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Medida cautelar foi tomada após denúncia de falsificação e inclusão de ingrediente sem eficácia comprovada em outros produtos.
L
Polícia Federal deflagra operação contra fraude em diplomas na UNIR

Polícia Federal deflagra operação contra fraude em diplomas na UNIR

Ex-servidora usava documentos falsificados, incluindo títulos de graduação, mestrado e doutorado, para ascender na carreira docente da universidade.
12
Vacinação despenca na Maré em dias de operação policial, aponta Unicef

Vacinação despenca na Maré em dias de operação policial, aponta Unicef

Mesmo com unidades abertas, número de crianças imunizadas cai drasticamente em meio a tiroteios.
L

Coluna Marisa Linhares: Dr. João Lannes na GWM, Troféu Cacau de Ouro e os nomes que movimentam Cacoal

Dr. João Lannes na GWM, preparativos para o Troféu Cacau de Ouro e os principais nomes que movimentam a sociedade de Cacoal.
L

Alunos do Campus José Ribeiro Filho sofrem com infestação de carapanãs e exigem solução urgente

Estudantes do Campus José Ribeiro Filho da Unir denunciam a infestação de carapanãs, falta de combate a pragas e negligência da administração, que colocam em risco a saúde, o aprendizado e a dignidade da comunidade acadêmica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

POLÍTICA

Lula planeja debater punição a ministros do STF com Trump

Lula planeja debater punição a ministros do STF com Trump

Presidentes do Brasil e dos EUA terão reunião na Malásia, onde Lula buscará explicações sobre as sanções aplicadas a magistrados brasileiros.
L
Jaime Bagattoli reforça apoio às APAEs com investimentos em Rondônia

Jaime Bagattoli reforça apoio às APAEs com investimentos em Rondônia

Senador anuncia recursos para transporte de alunos e destaca atuação em assistência social durante visita do embaixador Giovanni Souza.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Hildon Chaves desiste do Governo e mira cadeira na Câmara Federal

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Hildon Chaves desiste do Governo e mira cadeira na Câmara Federal

Ex-prefeito de Porto Velho anuncia nova estratégia política e pretende fortalecer PSDB na disputa de 2026.
L
Lula defende uso de moedas locais e cita Pix para comércio Brasil-Indonésia

Lula defende uso de moedas locais e cita Pix para comércio Brasil-Indonésia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o uso de moedas locais nas transações comerciais entre os dois países, citando a eficácia do Pix brasileiro e do Qris indonésio.
L
Coluna Espaço Aberto – Menor bandido é bandido e ponto final

Coluna Espaço Aberto – Menor bandido é bandido e ponto final

Projeto prevê até 10 anos de restrição de liberdade em casos de crimes violentos.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

Colisão entre carreta e caminhão tanque é registrada na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre carreta e caminhão tanque é registrada na Avenida Jorge Teixeira

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam na Jorge Teixeira sentido Trevo do Roque, quando o caminhão tanque acabou batendo na traseira da carreta, e na sequência atingiu a Strada que passava ao lado.
12
PRF em Rondônia prende motorista por porte ilegal de arma de fogo em Ariquemes

PRF em Rondônia prende motorista por porte ilegal de arma de fogo em Ariquemes

Abordagem resulta na apreensão de um revólver e 14 munições na posse do condutor.
14
Força Tática prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Força Tática prende mulher por tráfico no Orgulho do Madeira

Denúncia anônima levou policiais a flagrar suspeita embalando entorpecentes em apartamento na zona Leste de Porto Velho.
10
Briga entre casal de advogados quase termina em homicídio a facadas na capital

Briga entre casal de advogados quase termina em homicídio a facadas na capital

Segundo apurado pela PM, a suspeita chegou no escritório e foi até a sala dela, onde se apossou de uma faca e partiu para cima do marido, tentando desferir golpes, no entanto, foi impedida pelo filho do casal e um amigo, ambos ficaram feridos.
16
Polícia Civil mira facção em Rondônia na operação Incinerando

Polícia Civil mira facção em Rondônia na operação Incinerando

Forças de segurança cumprem mandados em três cidades contra grupo ligado a homicídios qualificados e “tribunal do crime”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Licença Ambiental (LAO, LAEP): BAG – BERTOLINI ARMAZÉNS GERAIS LTDA

Licença Ambiental Operação – Porte Excepcional – LAO/LAEP.
L

Tratamento com laser transforma rosto do ‘mais tatuado do Brasil’ após conversão evangélica

Leandro de Souza, de Bagé (RS), que teve 95% do corpo coberto por tatuagens, está passando por sessões a laser para remover os desenhos.
L
Tiago Splitter é o novo técnico do Portland Trail Blazers na NBA

Tiago Splitter é o novo técnico do Portland Trail Blazers na NBA

Brasileiro, primeiro campeão da liga como jogador, assume o comando da equipe após escândalo que tirou Chauncey Billups do cargo.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para NIS final 5

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para NIS final 5

Com adicionais do novo modelo, o valor médio repassado neste mês às famílias beneficiadas atinge R$ 683,42.
L
Auxílio Gás de R$ 108 é pago a beneficiários com NIS final 5

Auxílio Gás de R$ 108 é pago a beneficiários com NIS final 5

Programa social repassa o valor integral do botijão para mais de 5 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único.
L
Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

Samarco e Vale são multadas em mais de R$ 1,8 bilhão

Conselho Administrativo de Recursos Fiscais negou dedução de despesas com a tragédia de Mariana no Imposto de Renda e Contribuição Social.
L
Trump diz que próxima fase contra cartéis será em terra

Trump diz que próxima fase contra cartéis será em terra

O presidente dos EUA informou que não precisa de declaração de guerra, mas planeja expandir operações contra traficantes após ataques no Caribe.
L
Trump diz que Israel não anexará a Cisjordânia ocupada

Trump diz que Israel não anexará a Cisjordânia ocupada

O presidente dos EUA alertou que Israel perderia o apoio americano se levasse adiante a incorporação do território.
L
Lula defende América Latina como zona de paz e critica intervenções externas

Entenda a proposta de Lula para substituir o dólar em transações internacionais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o uso de moedas nacionais em negociações com a Indonésia.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.