SEGUNDA-FEIRA, 22/09/2025

L

Agro

Com incentivo do Governo de Rondônia, tambaqui da Amazônia ganha sabores diferentes na culinária tradicional e gourmet

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil.

Publicado em 

O peixe no rio é atração turística, demonstra toda a biodiversidade da Amazônia. Atrai turistas interessados na pesca, principalmente na modalidade esportiva. Mas os peixes, numa região como a Amazônia, são muito mais que uma atração esportiva. Com o incentivo do Governo de Rondônia, um dos principais produtos da piscicultura do Estado vai chegar às mesas dos brasileiros com a realização do 2º Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, no próximo dia 19 de setembro.

O evento está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural (Emater-RO), Superintendência Estadual de Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi), em parceria com a Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lions Clube, Zaltana Pescados, Agrofish, Nova Aurora e WS Pescados da Amazônia.

Durante o evento, serão assadas 35 mil bandas do peixe; somente em Rondônia serão mais de 20 mil. Os peixes do festival têm várias fontes: doação de piscicultores, compra de prefeituras e do Executivo Estadual, por meio de Termo de Fomento entre Sedi e Acripar que realizou a compra do pescado.

PRIMÓRDIOS

Mas para entender como o tambaqui ganhou toda essa proporção precisamos voltar no tempo. Os peixes são à base da alimentação da população desde os primórdios, com um modo diferenciado de pesca e preparo. Cultura que se adaptou e se espalhou para outras regiões aumentando a importância da cadeia produtiva e econômica do peixe, em especial o tambaqui, cujo sabor agrada os paladares mais exigentes.

PESCA INDÍGENA

Do caboclo da Amazônia ao ribeirinho, passando pelos indígenas, todos os povos têm uma ligação especial com os peixes de qualquer espécie. Rubens Suruí, hoje com 32 anos, conta que aprendeu ainda criança a pesca tradicional indígena Paiter Suruí.

“A pesca envolve geralmente toda a comunidade. Os Paiter usam tanto o arco e flecha quanto o timbó, que é um cipó que são tradicionalmente usados para atordoar os peixes e ajudar na pesca, porque os peixes começam a boiar e podem ser facilmente apanhados à mão, mas não ficam impróprios para o consumo porque se recuperam ao serem deixados na água. Esse processo pode levar o dia inteiro e as pescarias duravam até uma semana”, explica o indígena.

Antes do contato, Rubens conta que, como nas aldeias não tinha energia elétrica, a forma de conservar o peixe era assar na folha de babaçu. “Nós dividimos, em pequenos pacotinhos e assim o peixe durava de três a quatro dias. Só abríamos o pacotinho que seria consumido. A folha conserva o peixe”, ensina.

O preparo do peixe continua bastante tradicional e o consumo é sempre em comunidade. “Os Paiter Suruí costumam ainda usar a folha do babaçu e não de bananeira para enrolar o peixe limpo; o peixe cozinha lá dentro e fica bem molinho. O sabor fica muito diferente. É o processo de cozinhar o peixe na brasa que a gente chama de “moqueado“, sem salgar porque os antigos não gostam de comida salgada, é mais saudável. Diferente dos mais novos que já preferem a comida mais temperada. O peixe é assado é dividido entre todas as famílias que pescaram e depois de pronto a gente come com cará, biscoito de milho”, compartilha Rubens sobre a cultura tradicional Paiter Suruí.

Hoje em dia o indígena conta que é bem diferente do tradicional. “Alguns usam equipamentos de pesca, em algumas aldeias os indígenas tem investido em tanques de piscicultura também para a produção do tambaqui para o consumo interno da comunidade. Mas os antigos ainda preferem o peixe do rio que tem um sabor diferente”, salienta o indígena.

PESCA RIBEIRINHA

Já o ribeirinho, morador do distrito de Calama no Baixo Madeira, Adalberto Pantoja Nascimento de 61 anos, desde novo costumava pescar da forma tradicional, mas com tarrafas e malhadeiras. “Eu pesco há mais de 30 anos e aprendi só observando os outros pescadores. É um instinto natural para quem nasce aqui. Pescar é um modo de sobreviver. Gostamos de peixes e temos que saber pescar. O tambaqui é um peixe especial, que navega por lua. O tambaqui é brigão, tem uma força enorme como a jatuarana. O maior que eu já pesquei tinha 15 quilos, mas hoje é difícil encontrar no rio tambaqui desse tamanho”, comenta.

TAMBAQUI

O tambaqui, cujo nome científico é Colossoma macropomum, também é conhecido pelos nativos da Amazônia como pacú vermelho. O peixe de água doce e de escamas pode alcançar cerca de 110 centímetros de comprimento total. Antigamente eram capturados exemplares com até 45 quilos. Hoje, por causa da sobrepesca, praticamente não existem indivíduos desse porte. É uma espécie com sabor diferenciado por se alimentar de frutos ou sementes.

Já a  produção de tambaqui em regime semi-intensivo é um dos pontos fortes da piscicultura rondoniense, com enorme potencial de crescimento devido a grande disponibilidade de recursos hídricos na região e a participação massiva dos pequenos produtores. Nos últimos três anos, Rondônia ampliou a área destinada à piscicultura e, atualmente, conta com cerca de 16 mil hectares de espelho d’água.

DO RIO PARA A MESA

Devido ao sabor, o tambaqui é o ingrediente principal de muitas preparações e carro-chefe no cardápio de muitos restaurantes, seja em receitas tradicionais ou inovadoras. Neste restaurante, o empresário Adriano Amaral, investiu em várias receitas a base de tambaqui. “O tambaqui é o nosso prato principal, aproveitamos quase que na totalidade, diferente de antigamente que de 100 quilos cerca de 20 quilos não eram aproveitados nos restaurantes. Hoje, nós só descartamos a espinha e ainda não conseguimos ainda fazer uma receita com a pele, mas estamos testando.

Com a cabeça e o rabo do peixe fazemos a famosa caldeirada. A costela que vai em várias receitas, temos também o filé do lombo que fazemos o tambaqui a parmegiana; quando assamos e desfiamos e fazemos o escondidinho; o pastel, enfim vários pratos elaborados”, destaca o proprietário.

PREPARO

Na cozinha, o empresário mostra o passo a passo de um dos principais pratos servidos no restaurante: tambaqui assado na brasa sem espinha. Na banda do tambaqui já limpa e sem as espinhas, ele acrescenta uma pasta de temperos que inclui colorau (urucum), cebola picada, cheio verde, alho, chicória, sal, azeite e limão. O tempero é colocado sobre o peixe, incluindo as entranhas, deixando a cor diferente e o sabor sensacional depois de assado na brasa.

Segundo o empresário, dono de um dos três principais restaurantes localizado na Vila da Candelária, em Porto Velho, que fizeram do tambaqui o ingrediente principal no cardápio, juntos chegam a atender cerca de duas mil pessoas somente no domingo, a maioria turistas de outros estados.

A engenheira de alimentos Renata Sacilotto, que veio de São Paulo e escolheu o tambaqui assado para experimentar disse que acha muito saboroso. “Um peixe bem agradável, não é muito forte. Eu já comi tambaqui em outros estados e pela primeira vez estou comendo aqui”.

Já o professor Assis Hotong, descendente de chineses, mas que nasceu em Rondônia, está acostumado com o sabor do tambaqui. “A carne desse pescado é tenra, e quando é servido sem a espinha é muito melhor. É minha opção número um, é muito nutritivo e se adequa à culinária local acompanhado de outros ingredientes como arroz, farinha. Ele pode ser feito de várias formas, assado, caldeirada, moqueado, é o meu preferido”, salienta.

VALORES NUTRICIONAIS

O tambaqui está entre os peixes com maior valor nutricional. É rico em proteínas, minerais, contém vitaminas do Complexo “B”, fósforo. Lembrando que é na carne do lombo do peixe que se concentra a maior parte dos nutrientes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Quais fatores são decisivos para a lucratividade na pecuária de corte?

Lucratividade é diretamente proporcional à capacidade que o produtor tem em transformar o bovino de corte em retorno financeiro. 
L

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que associações e cooperativas da agricultura familiar participem do fornecimento de alimentos para o evento
L
Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Estado é referência nacional em defesa agropecuária, com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação e lavouras monitoradas contra pragas.
L
Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Equipamentos foram destinados à Associação Nova Esperança, com apoio de recursos estaduais e federais, beneficiando agricultores do PNCF.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Entrevista com Evangelista Kleivin

Prepare-se para um bate-papo que vai além das palavras e mostra como a fé pode se transformar em ação concreta nas ruas da cidade.
L
MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

MEC define regras para vagas remanescentes do Fies

O Ministério da Educação publicou um edital para regulamentar a oferta de vagas não preenchidas no Fies por faculdades particulares.
L
Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Locais de prova do CNU 2025 são divulgados hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) podem acessar seus cartões de confirmação a partir das 18h desta segunda-feira, com informações sobre o local da prova objetiva.
L
Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

Primavera chega com calor e pouca umidade em grande parte do país

A nova estação começa nesta segunda-feira com previsão de ondas de calor e poucas chuvas no Norte e Nordeste, além da possibilidade de formação do fenômeno La Niña.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

Sine Municipal oferece vagas de emprego nesta semana em Porto Velho

São 228 oportunidades para diferentes níveis de escolaridade, com destaque para funções como vendedor externo, motorista e encarregado de obras.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

POLÍTICA

EUA sancionam família de Alexandre de Moraes e acusam ministro de “censura opressiva”

Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou novas sanções sob a Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, e a empresa Lex, acusando Alexandre de Moraes de liderar uma campanha de censura no Brasil.
L
Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Vereador Pedro Geovar celebra edital de concurso com 42 vagas na Câmara de Porto Velho

Parlamentar destaca que certame é um marco para fortalecer a estrutura legislativa da capital e ampliar oportunidades para a população
L
PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

PGR pede que denúncia contra Eduardo Bolsonaro seja enviada à Câmara

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao STF que a Casa adote medidas disciplinares contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP), após a denúncia por coação.
L
Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

Haddad defende que política fiscal é responsabilidade de todos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em evento que o equilíbrio das contas públicas não depende apenas do governo, mas também do Congresso e do Judiciário.
L
Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

Governo cria crédito de R$ 12 bilhões para produtores

A medida do governo federal vai ajudar a liquidar ou amortizar dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos e beneficiará agricultores familiares, médios e outros produtores.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

VÍDEO: Homem é linchado por populares na zona Sul de Porto Velho

Acusado de um crime, o homem foi retirado de uma lanchonete na avenida Jatuarana e agredido por várias pessoas; a polícia foi acionada para atender a ocorrência.
16
Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Polícia Federal fecha segurança clandestina em boate de Porto Velho

Ação da PF resultou no fechamento de uma empresa de segurança privada sem autorização para atuar, após uma denúncia anônima; responsáveis foram notificados e a empresa foi interditada.
L
Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

Zé da Paca é preso pela polícia em Porto Velho

A Polícia Civil de Rondônia prendeu J.P. da S., conhecido como “Zé da Paca”, suspeito de um homicídio ocorrido na capital em agosto deste ano, cumprindo um mandado de prisão.
12
Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido é preso pela Polícia Civil em Porto Velho

Ação da polícia de Rondônia resulta na captura de K.A., que agora fica à disposição da Justiça; um mandado de prisão havia sido expedido contra o foragido.
10
Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Suspeito de esfaquear ex-mulher em cabaré é preso em clube na zona sul

Testemunhas contaram que o indivíduo armado com uma faca entrou no estabelecimento comercial e depois de agredir a ex-mulher com tapas e puxões de cabelo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Poliana Oliveira Aguiar

A cerimônia será realizada na Capela Três Marias da Funerária São Cristóvão, Av. Gov. Jorge Teixeira, 2633 – Liberdade.
L
José Vidal Hilgert

Em memória de José Vidal Hilgert

Vidal foi a mente brilhante que criou o FEFA Fundo de Erradicação da Febre Aftosa.
L
por-que-o-governo-trump-quer-ligar-o-uso-de-tylenol-ao-autismo-em-criancas-e-por-que-especialistas-contestam

Por que o governo Trump quer ligar o uso de Tylenol ao autismo em crianças, e por que especialistas contestam

Comunicado da Casa Branca reacende debate científico sobre a segurança do paracetamol na gravidez, enquanto especialistas e entidades médicas reforçam que não há provas de que o medicamento cause autismo.
L
CPMI ouvirá "Careca do INSS" em depoimento na próxima quinta

CPMI ouvirá “Careca do INSS” em depoimento na próxima quinta

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga fraudes no INSS confirmou a presença de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, para depor na quinta-feira, 25 de setembro.
L
Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

Dembélé vence a Bola de Ouro 2025; Raphinha fica em quinto

O atacante do PSG, Ousmane Dembélé, foi coroado como o melhor jogador da temporada 24/25, enquanto a espanhola Aitana Bonmatí levou o prêmio feminino pelo terceiro ano consecutivo.
L
Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Prêmio FIERO-SENAI-SEBRAE de Inovação Industrial tem desafios lançados por Jirau Energia

Concorrentes deverão propor soluções inovadoras em eixos operacional, engenharia e ambiental; inscrições seguem até 31 de outubro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAMP): ECOLAVE INDUSTRIA QUIMICA DA AMAZONIA LTDA

Licença Ambiental de Médio Porte (LAMP) – Licença Prévia (LAP), Licença de Instalação (LAI) e Licença de Operação (LAO)
L
Denúncia contra Eduardo Bolsonaro não encerra investigação

Denúncia contra Eduardo Bolsonaro não encerra investigação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, informou que a investigação sobre o chamado “tarifaço” dos EUA contra o Brasil continuará, podendo haver novos desdobramentos.
L
12º Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra a força da imprensa em Rondônia

12º Prêmio Sebrae de Jornalismo celebra a força da imprensa em Rondônia

Cerimônia será realizada em Porto Velho no dia 30 de setembro e vai reconhecer reportagens sobre empreendedorismo e pequenos negócios.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.