DOMINGO, 27/04/2025

L

Agro

Chacareiros da AAPIHGU lançam pedido de socorro por melhorias em vicinais durante inverno que trava escoamento

Segundo ainda o diagnóstico liderado pela entidade representativa de caráter rural acreditada em terras ocupadas, mansa e pacificamente, da União Federal ao longo de três décadas.

Publicado em 

Chacareiros da AAPIHGU lançam pedido de socorro por melhorias em vicinais durante inverno que trava escoamento - News Rondônia

Chacareiros da AAPIHGU lançam pedido de socorro por melhorias em vicinais durante inverno que trava escoamento - News Rondônia

Porto Velho, RONDÔNIA – Os serviços de drenagem, limpeza e correção de pontos críticos ao longo de todas as linhas, vicinais e travessões de ligação com o eixo central e oriental do Setor Chacareiro tiveram, nesta quinta-feira (18), pedidos renovados ao prefeito Hildon Chaves nesta parte mais distante da cidade.

O apelo, segundo o Jornalismo do NEWSRONDÔNIA apurou junto ao maior segmento representativo dos trabalhadores chacareiros, a Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), no período da manhã, tem a valer com os prejuízos que a cadeia produtiva de flores e essências naturais.

Chacareiros da AAPIHGU lançam pedido de socorro por melhorias em vicinais durante inverno que trava escoamento - News Rondônia

– Além de alimentos orgânicos, animais domésticos, frutíferas e tubérculos no período marcante do inverno amazônico, afirma a presidente da entidade Gabriela Camargo. 

"Não podemos fechar os olhos para tudo, dentro do possível, que a atual gestão municipal, já fez e poderá executar em termos de melhorias em infraestrutura possível e das tentativas de oferecer em qualidade de vida aos chacareiros", diz ela. 

O Setor Chacareiro, segundo ranking da produção de alimentos saudáveis, criação de aves, caprinos, tubérculos e hortaliças diversas, bem como de frutas, farinha de mandioca, ovos e da floricultora (Grupo César das Flores), já alcançou até 68% do mercado no que diz respeito a garantia do abastecimento local. 

O Setor Chacareiro, sob a responsabilidade da AAPIHGU, em que pese as duras penas da sua luta por se manter ativo, mesmo no período de inverno, época em que a falta de estrada para garantir o escoamento da produção, 'sobrevive graças à vontade de seus produtores que não se cansam de ir ao poder público pedir ajuda', revelou Gabriela. 

Chacareiros da AAPIHGU lançam pedido de socorro por melhorias em vicinais durante inverno que trava escoamento - News Rondônia

De acordo com as posições assumidas pela entidade em audiências públicas, desde a discussão do Plano Diretor Municipal (2020-30), 'a AAPIHGU sempre esteve presente nesses eventos puxados pelo Município', ela apontou ao se dizer gratificada pelo que já foi feito em conquistas saídas da gestão Hildon Chaves, através da intervenção do titular da SEMAGRIC, Luiz Cláudio. Gabriela estendeu os elogios, igualmente, ao Secretário de Estado da Agricultura (SEAGRI), Evandro Padovani e aos dirigentes da EMATER, Dr. Leandro Brasil e José de Arimateia.

Sobre a difícil situação que continuam enfrentando os chacareiros para garantir o abastecimento de alimentos colhidos diretamente do campo, apesar do avanço contínuo da pandemia (novo coronavírus), a presidente da AAPIHGU disse que, 'precisam, Prefeitura e o Governo abrirem guerra contra os estragos causados pelo inverno, nos enviando pessoal, máquinas e equipamentos'.

– Esses assuntos iriam ser tratados na reunião do último domingo 14, porém, a diretiva da AAPIHGU recuou em respeito aos novos decretos do Governo do Estado e do Município, a fim de se conter uma possível contaminação dos associados pelo novo coronavírus durante o nosso encontro mensal, sublinhou Gabriela Camargo. 

Com base no diagnóstico já apresentado aos secretários de Obras, da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (SEMAGRI) e pessoalmente ao Secretário Estadual de Agricultura e Regularização Fundiária (SEAGRI), Evandro Padovani, os chacareiros continuam, praticamente, ilhados em suas propriedades e impedidos de escoarem a produção ao mercado local. 

Segundo ainda o diagnóstico liderado pela entidade representativa de caráter rural acreditada em terras ocupadas, mansa e pacificamente, da União Federal ao longo de três décadas, 'todas as linhas, vicinais e travessões de acesso aos campos de produção continuam sob às águas das fortíssimas chuvas que caem sobre toda a Capital'. 

No rol de maior comprometimento de acesso, trânsito e deslocamento de dentro pra fora do Setor Chacareiro, a diretiva da AAPIHGU listou as linhas, vicinais e travessões Jerusalém, Madre Paulina, Afonso Brasil, Santarém, Mineiros, Amazonas, Raimundo Cantuária e toda a região do eixo central que se interligam com os residenciais Crystal da Calama e Orgulho do Madeira. Além da Estrada dos Periquitos – outro importante e estratégico pólo do Cinturão Verde da Zona Leste desta Capital.  

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO anuncia a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca a importância do evento ao desenvolvimento do estado.
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

O levantamento presencial abrange os estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina.
L
Boa oferta de batata faz preço cair nos principais mercados, aponta Conab

Boa oferta de batata faz preço cair nos principais mercados, aponta Conab

O dado está disponível no 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (24) pela estatal.
L
Conab anuncia lista dos projetos selecionados no PAA com Doação Simultânea em 2025

Conab anuncia lista dos projetos selecionados no PAA com Doação Simultânea em 2025

As organizações que enviaram as propostas podem consultar o ranking e, caso desejarem solicitar esclarecimentos, podem fazê-lo por meio de e-mail até o próximo dia 28 de abril.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Teatro do terror: a Lei da Anistia subiu no telhado

Os acordos políticos nacionais podem mudar radicalmente decisões sobre candidaturas e romper acordos ou abrir …

Read more

L

Programa Momento Agro entrevista: Julio Cesar Rocha Peres – Presidente do IDARON

Neste sábado, dia 26, às 11h, o Programa Momento Agro recebe Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
L

Gospel News recebe Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe neste sábado (26)

Programa especial relembra os 12 anos da MAFAV Candeias e a trajetória da missão no Brasil.
L

#sintonia360 | Entrevista Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica

No dia 26, às 09h, o programa Sintonia 360 recebe Marxlene Bezerra, psicopedagoga e mãe atípica. Um bate-papo emocionante sobre educação, desafios, superação e amor incondicional.
L

Maio Amarelo e a importância da manutenção preventiva dos pneus

Especialista alerta sobre cuidados essenciais com pneus para garantir segurança viária
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

Camaro atinge capela durante racha e ocupantes fogem perto do aeroporto

Colisão aconteceu durante disputa de racha na pista do Espaço Alternativo; veículo ficou destruído e adolescentes fugiram após o acidente.
14

Sílvia Cristina se coloca à disposição de Ji-Paraná, durante encontro com prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L

“Moratória da soja é um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores”, diz senador Jaime Bagattoli após audiência pública

Parlamentar é um dos maiores críticos da medida e lembra dos impactos sociais para a Amazônia
L

Luana Rocha destaca apoio à juventude com o lançamento de nova turma de formação cidadã em Ariquemes

O objetivo é ampliar o programa e alcançar ainda mais jovens.
L

Sílvia Cristina manifesta apoio a Ji-Paraná em reunião com o prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L
Publicidade

POLÍCIA

VÍDEO: Motociclista não percebe sinal vermelho e sofre grave acidente na Guaporé

Câmera de segurança flagrou o momento em que o motociclista atravessa o cruzamento sem perceber a sinalização e colide com um carro.
16

VÍDEO: Suspeito é filmado furtando pacote de café em panificadora na zona sul

Em seguida, o ladrão consegue sair levando o café, pagando apenas pelos pães.
10

motociclista é atropelado enquanto consertava corrente caída

O rapaz, que sofreu traumatismo craniano.
16

Criminosos da LCP invadem fazenda e atacam funcionários a tiros; polícia é acionada

Equipes da Polícia Militar foram imediatamente acionadas e prestaram socorro às vítimas.
14
Mantida refém por membro da facção criminosa, mulher é levada a força para a Unisp

Casal é mantido refém depois de ter casa invadida por bandidos armados e encapuzados na zona sul

As vítimas contaram que três criminosos, dois deles com armas de fogo e um com facão, invadiram o imóvel depois de pularem o muro dos fundos, depois renderam as vítimas que foram mantidas reféns por quase 2h.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público.
L
Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.
L
Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

Após foco em Candeias do Jamari, reforçam medidas de controle e prevenção da raiva animal

A doença não tem cura e representa prejuízos à pecuária devido à alta mortalidade de bovinos.
L
Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

Fórum de Desenvolvimento Econômico aborda inovação e expansão regional

O evento contará com a participação de gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e representantes de diversos setores produtivos.
L
Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Roma e Vaticano estão silenciosos e tristes, diz padre jesuíta

Bruno Franguelli compartilhou momentos especiais com o papa Francisco
L
Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Gilmar recua e julgamento de Collor será retomado segunda-feira

Ex-presidente foi preso em Maceió por decisão de Alexandre de Moraes
L
Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Corpo de papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maior

Enterro ocorreu após missa de Exéquias na Basílica de São Pedro
L
PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

PS Educação do Campo — Inscrições abertas nos últimos dias para curso gratuito de licenciatura da UNIR

O curso é ofertado no campus de Rolim de Moura, e os interessados podem se inscrever gratuitamente até terça-feira, dia 29 de abril.
L
Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Falta de diagnóstico adequado compromete combate à Malária no Brasil, alertam especialistas

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035
L
Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

Energisa finaliza obras de eficiência energética no Hospital Municipal de Urupá

As ações contaram com investimentos de aproximadamente R$ 300 mil e contribuirão com a redução de mais de 13 toneladas de CO₂ que deixarão de ser emitidos anualmente na atmosfera.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.