SEXTA-FEIRA, 30/01/2026

Em destaque

L

Agro

CHEGOU A VEZ DELAS! INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 1º ENCONTRO AGRO MULHERES RONDÔNIA

Evento será dia 14/3, em Ariquemes, e reunirá mulheres integrantes de toda a cadeia agro do estado.

Publicado em 

A produção agropecuária em Rondônia tem significativa importância do ponto de vista socioeconômico. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2017 o setor foi responsável por R$ 5.876 bilhões, o que corresponde a 13,5% do Produto Interno Bruto – PIB estadual. Neste contexto, as mulheres têm participação ativa e está sendo cada vez mais fortalecida e qualificada. Assim como ocorre em todo o País, há no estado uma forte tendência para a maior atuação da mulher no agronegócio como um todo, abrangendo as mais diversas áreas.

O 1º Café com Conteúdo Agro Mulheres Rondônia será realizado no dia 14 de março, das 14h às 17h, na propriedade do grupo Céu Azul, localizada na cidade de Ariquemes, na RO 205 km, 1 – BR 364, no trevo de acesso à Cujubim. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas online, no endereço: http://bit.ly/2ubZyYC. Mais informações no Instagram @agromulheresrondonia.

Este evento é para as mulheres que atuam no setor do agro, seja no campo, em serviços, comércio, vendas, extensão rural, pesquisa, comunicação, administração, advocacia, contabilidade, startups, e muitas outras áreas ligadas a este pujante setor do estado. A proposta é levar conhecimento, trocas de experiências, conectar e promover a interação entre estas mulheres. Assuntos como gestão, sucessão familiar, protagonismo feminino e casos de sucesso no agronegócio do estado serão foco do evento. "Queremos conhecer as mulheres do agro de Rondônia, nos conectar, inspirar e fortalecer nossa atuação por meio do acesso ao conhecimento, treinamentos e informações", afirma uma das idealizadoras do movimento Agro Mulheres Rondônia, a contadora Beatriz Rosa.

Panorama das Mulheres no Agro – Segundo a história da agricultura, foram elas que plantaram as primeiras sementes. As mulheres sempre estiveram envolvidas no agronegócio, mas seu trabalho era invisibilizado, nos bastidores, ficando à parte da gestão. As questões financeiras acabavam ficando sob a responsabilidade dos maridos, pais ou irmãos. Mas isso está mudando, a mulher está tomando as rédeas da gestão, se envolvendo mais nos negócios e na parte financeira dos empreendimentos, sejam eles pequenos ou grandes, o que acaba dando mais visibilidade.    

Uma pesquisa inédita divulgada em 2018, realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio – ABMRA revelou que a mulher que atua no agro brasileiro possui escolaridade alta e independência financeira. Os dados mostram que ela procura inovações, tem uma visão ampla do negócio e é comunicativa. Elas atuam nas mais diferentes atividades que compõem o meio rural e estão cada vez mais presentes como sucessoras, colaboradoras e empreendedoras. Estudos demonstram que, diferente dos homens, as mulheres têm buscado cada vez mais profissionalização, desde a formação acadêmica, nas áreas de veterinária, agronomia, administração, zootecnia, que em sua maioria são compostas por mulheres, até a especialização, em mestrados, doutorados ou cursos profissionalizantes.

Vantagens das Mulheres no Agro – Elas inserem no mercado um novo olhar, são mais comprometidas com a questão social, e a sustentabilidade. Promovem um direcionamento para uma realidade mais compartilhada e distribuída de responsabilidades. Pesquisas apontam que quanto mais as mulheres participam do mercado, mais elas investem em educação, saúde e bem-estar dos filhos, o que dá suporte ao desenvolvimento humano. Quando o assunto são as finanças, elas estão sujeitas a menos riscos.

O que Elas querem? Fazer parte das tomadas de decisão, assumindo cargos de gestão por competência; reconhecimento de seu trabalho por meio de salários justos; aprofundar seus conhecimentos em temas relacionados ao campo, à formação profissional, em gestão de pessoas, gestão de negócios, finanças, tecnologia e inovação. Querem quebrar preconceitos e somar esforços ao que vem sendo realizado em prol do Agro do estado e do País.

Movimento Agro Mulheres Rondônia – Sem fins lucrativos e conduzido por voluntárias, surgiu em 2019, com a contadora que atua diretamente com o universo agro, Beatriz Rosa, e a produtora rural, Antonielly Rottoli. Unidas pelas dificuldades enfrentadas por atuarem em áreas ocupadas prioritariamente por homens, elas buscaram forças para seguirem seus sonhos e ajudarem outras mulheres a também serem protagonistas de suas histórias. "Quando percebemos que era possível, passamos a ser um movimento que é capaz de transformar histórias e resgatar o protagonismo dessas mulheres, trazer aos olhos um brilho incrível e transformador", conta Beatriz.

Em pouco tempo, este esforço já integra hoje mais de mil mulheres nas redes sociais do Agro Mulheres Rondônia, no Instagram e facebook, e mais de 120 em um grupo no WhatsApp, em que mulheres de todas as regiões do estado e das mais diversas cadeias ligadas ao agro participam ativamente: produtoras, empresárias e comerciantes do agro, pesquisadoras, contadoras, administradoras, advogadas, vendedoras, comunicadoras, extensionistas rurais, professoras e outras tantas profissões e áreas que fazem do agronegócio a força deste País .

Para fortalecer ainda mais este movimento, surgiu a ideia do 1º Café com Conteúdo Agro Mulheres Rondônia, um encontro que já está rolando nas redes sociais há um bom tempo e que agora quer levar conhecimento, trocas de experiências e conectar ainda mais mulheres do agro em Rondônia. Ariquemes foi escolhida a cidade sede desta primeira ação, por ser na região do Vale do Jamari onde se encontra a maior concentração das mulheres agro participantes do grupo.

Beatriz destaca que o movimento nasceu para conectar as mulheres que atuam no agro em Rondônia e também se unir ao movimento nacional e somar esforços em prol e defesa do setor. Quer promover trocas de conhecimentos e experiências, inspirar e fortalecer as mulheres por meio do acesso ao conhecimento. "Defendemos a quebra de barreiras para a atuação das mulheres em todas as áreas do Agro, incluindo a gestão e com salários justos. Assim como dar visibilidade ao papel das mulheres envolvidas em todas as cadeias ligadas a este setor", conclui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13h30 – 14h: Credenciamento

14h – 14h25: Abertura

14h25 – 14h45: Palestra – "Sucessão Familiar" – Aline Leon¹

14h50 – 15h30: Palestra – "Protagonismo Feminino no Agro" – Camila Costa²

15h35 – 15h55: Palestra – "Gestão no Agronegócio" – Beatriz Rosa³

16h – 16h55: Painel conduzido pela jornalista Carolina Brazil e convidadas de diversas cadeias do agro

16h55 – 17h: Aprovação do Estatuto Agro Mulheres Rondônia

17h: Prosa Agro

Conheça as palestrantes:

1. Aline Leon – Professora universitária, advogada, pós-graduada em Processo Civil e Direito Tributário voltado ao agronegócio. 

2. Camila Xavier Costa – Engenharia agrônoma, mestre em produção animal, especialista MBA em perícia, auditoria e gestão ambiental, agro coach, atua em movimentos mulheres no agro em diversos locais do Brasil.    

3. Beatriz Rosa – Contadora especializada no agronegócio, empresária contábil e atua há mais de 3 anos nas áreas de custos, planejamento tributário, estratégico, gestão financeira e de pessoas. Tem especialização MBA em agronegócios pela USP/Esalq.  

PARCEIROS

Este evento é uma realização do Movimento Agro Mulheres Rondônia e conta com a parceria da Rovema Agronegócios, Rical, Bayer, Laboratório Solo Mais, Amaggi, Aprosoja, Agropecuária Espírito Santo, Boasafra e TRR Ariquemes Transportes. Conta também com o apoio da Embrapa Rondônia e SENAR Rondônia.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Rondônia Rural Show: inscrições abertas para expositores até fevereiro

Governo de Rondônia abriu inscrições para expositores da 13ª Rondônia Rural Show Internacional, maior feira do agronegócio do Norte, com prazo até 20 de fevereiro.
L
ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

ICMS do gado em Rondônia: saída de até 500 mil cabeças

Redução do imposto de 12% para 4% aprovada pela Assembleia libera venda de gado vivo para outros estados e busca corrigir distorções que pressionavam o preço ao produtor.
L
Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Brasil bate recorde na importação de fertilizantes em 2025

Entrada histórica de insumos, avanço nas exportações de grãos e logística portuária fortalecida sustentam perspectivas positivas para a produção agrícola e o mercado de fretes em 2026.
L
Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Inspeção Municipal garante carne segura e fortalece a economia em Porto Velho

Serviço de Inspeção da Semagric fiscaliza frigoríficos e abatedouro, assegurando qualidade sanitária e geração de empregos
L
Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Microcrédito orientado pelo governo de RO fortalece agricultores familiares, mulheres e jovens rurais

Programa Pronaf B oferece juros zero e desconto de até 40% para pagamento em dia; prioridade para produtores com renda até R$ 50 mil anuais, incluindo extrativistas, pescadores e indígenas
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Eleonôra Yolanda Corbim Caúla

Trajetória marcada pela alegria, dedicação à família e forte atuação comunitária em Porto Velho, Eleonôra Caúla deixa um legado cultural, afetivo e histórico no bairro Caiari.
L
Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Nova 364 confirma suspensão do pedágio na BR-364 após decisão judicial

Concessionária informa que cumprirá liminar que suspende a cobrança do pedágio enquanto analisa medidas legais cabíveis.
L
Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país, mas avança no Norte

Novo boletim da Fiocruz aponta que o vírus da influenza A é o principal responsável pela alta de internações em estados como Amazonas e Acre.
L
Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

Nova 364 informa que até o momento não foi notificada sobre suspensão de pedágio na BR-364

A concessionária responsável pelo trecho da rodovia em Rondônia afirma cumprir todas as obrigações contratuais e mantém a cobrança da tarifa normalmente.
L
Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito de Porto Velho reforça: maus-tratos contra cães e gatos é crime

Prefeito Léo Moraes pede ajuda da população para cuidar dos animais e denunciar casos de abandono e maus-tratos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Deputada visita fábrica de blocos e destaca investimentos em infraestrutura em Guajará-Mirim

Com mais de R$560 mil destinados via emenda parlamentar, a fábrica beneficia o município, impulsionando a pavimentação urbana.
L
Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Campeonato da Grande Família começa em Guajará-Mirim com apoio de R$ 300 mil

Tradicional torneio de futebol amador teve início no Campo do Rui Almeida e contará com investimento parlamentar para alcançar distritos e comunidades.
L
PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

PGR pede suspensão da lei de Santa Catarina que proibiu cotas raciais

O procurador-geral Paulo Gonet enviou parecer ao STF para manter suspensa a norma estadual que proíbe a reserva de vagas raciais em instituições de ensino.
L
Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

Bagattoli celebra suspensão de pedágio na BR-364, em Rondônia

O parlamentar rondoniense classificou a decisão judicial como uma vitória contra injustiças e destacou a união da bancada federal na defesa do estado.
L
Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Gislaine Lebrinha entrega veículo para UBS de Santana

Deputada estadual reforça estrutura da saúde em São Miguel do Guaporé com automóvel 0 km para melhorar atendimento à população.
L
Publicidade

POLÍCIA

PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

PM recupera carro e moto roubados durante assalto com reféns na zona leste

Crime ocorreu no bairro Teixeirão e suspeitos seguem foragidos.
12
Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Sobe para três o número de mortos em confronto na zona leste

Homem que estava internado em estado grave após tiroteio no bairro Mariana não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga as causas do ataque.
18
Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Polícia Militar recupera bolsa furtada no centro de Porto Velho

Ação rápida de policiais do 1º Batalhão resultou na prisão do suspeito e na devolução de objetos pessoais à vítima nas proximidades do Ministério Público.
12
Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Força policial trava transporte de madeira em reserva indígena

Ação do Batalhão de Polícia Ambiental resulta em prisões e apreensão de caminhões que operavam esquema de extração clandestina no sul de Rondônia.
10
Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Ação policial desarticula núcleo de facção no interior de Rondônia

Diligências em Vista Alegre do Abunã resultam em prisões, apreensão de dinheiro e diversos aparelhos celulares utilizados pelo crime organizado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Fiscalização ambiental multa empresa por abandono de animal

Empresa foi autuada após vídeo mostrar cão abandonado em avenida movimentada de Porto Velho; caso será encaminhado ao MPRO e à PGM.
L
Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Xbox perde interesse de desenvolvedores e receita cai

Pesquisa e relatório da Microsoft indicam que devs estão abandonando o Xbox, enquanto a divisão de games registra queda de faturamento no início de 2026.
L

Requerimento da Licença Ambiental: LONDON MÁRMORES E PORCELANATOS LTDA

LICENÇA PRÉVIA, INSTALAÇÃO e OPERAÇÃO
L
Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Escalada de tensão entre Irã e EUA pressiona mercado de energia

Manobras militares no estreito de Ormuz e ameaças diretas da Casa Branca elevam o preço do petróleo e acendem alerta para novo conflito global.
L
Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Preços altos derrubam consumo de café no Brasil em 2025

Apesar da queda de 2,31% no volume consumido, o faturamento da indústria cresceu mais de 25%, impulsionado pelo aumento do valor do produto nas gôndolas.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala sobre os 32 anos do Pirarucu do Madeira

O tema do Carnaval 2026 do bloco é “Um freio torrado de alegria”, uma expressão carregada de irreverência e identidade regional.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: Agropecuária Masutti Ltda

Licença de Operação – LO Nº 089/2024/SEMMA/PMV
L
Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Crescimento do consórcio de pesados reorganiza estratégias de aquisição no país

Modalidade se consolida como instrumento de organização financeira para compra de bens de alto valor
L
FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

FROMIMPE realiza oficinas para fortalecer pequenos negócios

Fórum permanente de Rondônia alinhou estratégias, capacitou coordenadores e planejou ações para impulsionar micro e pequenas empresas em 2026.
L
TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

TE Connectivity celebra 10 anos de formação profissional com foco regional

Formare chega ao décimo ano com 108 participantes qualificados e nova turma confirmada
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.