TERÇA-FEIRA, 14/10/2025

L

Agro

DESENVOLVIMENTO – PEQUENOS PRODUTORES RECEBEM ORIENTAÇÃO PARA TORNAR TERRAS POUCO PRODUTIVAS EM NEGÓCIOS RURAIS LUCRATIVOS EM RONDÔNIA

Incumbido pelo governador Marcos Rocha da missão de ajudar o Estado a ser mais produtivo, José Jodan explica que o avanço do agronegócio faz parte do Plano Estratégico do governo.

Publicado em 

Pequenos proprietários rurais da região do reassentamento Riacho Azul, em Porto Velho, foram ouvidos pelo vice-governador e governador em exercício de Rondônia, José Jodan, na terça-feira (14), para alinhar ações que façam de fato a produção agrícola do Estado avançar, aumente a geração de emprego e renda; melhore a qualidade de vida nas comunidades e fixe as novas gerações nos negócios rurais.

Incumbido pelo governador Marcos Rocha da missão de ajudar o Estado a ser mais produtivo, José Jodan explica que o avanço do agronegócio faz parte do Plano Estratégico do governo.

‘‘O coronel Marcos Rocha está focado no setor agro, precisamos fortalecer o homem do campo. Eu estarei cobrando nossos técnicos para que nossos produtores tenham capacitação e recebam o que precisam. É preciso dar viabilidade aos produtores. O que precisa no nosso Estado é aplicar técnicas’’, afirma.

José Jodan apontou que a produção tecnificada, que envolve a análise de solo, adubação correta, inclusive com calcário, e o acompanhamento da assistência técnica, é o que garante que a produção agrícola aumente. Para Jodan, é inadmissível que o produtor rondoniense plante sem nenhuma assistência técnica e, por isso, é uma determinação que recebam todo o apoio necessário.

Ele assegurou junto à comitiva que o acompanhou na visita técnica aos reassentamento, formada por integrantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), que os produtores precisam ser acompanhados desde a análise de solo até a conscientização do custo da produção.

O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, reforçou que é preciso fomentar a produção agrícola existente no reassentamento, fazendo um levantamento das principais produções, para futuramente agregar valor às matérias-primas, com a efetivação de agroindústrias na região.

‘‘Não queremos que o produtor plante sem análise de solo, sem acompanhamento técnico porque é assim que a produção fica raquítica. A produção não vai para frente e o produtor desanima porque não tem o que ele precisa no solo. Fica achando que não tem mais como mexer com agricultura, mas não é assim. É possível conseguir uma boa produção com acompanhamento técnico’’, explica o vice-governador.

DE TERRAS POUCO PRODUTIVAS A NEGÓCIOS RURAIS LUCRATIVOS

As novas perspectivas de melhoramento de produção trouxeram para os produtores uma visão diferente e esperança. Aqueles que enxergavam apenas um pedaço de terra pouco produtiva, passaram a ver a possibilidade de inovar e fazer da propriedade, de fato, um negócio rural lucrativo.

Foi o caso de Francisco Pandolfi, 70 anos, que cedeu parte da sua propriedade para o plantio de mandioca para uma vizinha, mas que, agora, já pensa em plantar também cacau e investir na criação de peixes.

O governador em exercício orientou o produtor a plantar além da mandioca, o cacau, assim como tem orientado em todo o Estado, pois a colheita do cacau se dá a cada oito meses, o plantio se adapta à região. Rondônia importa, segundo ele, 60% do que é consumido, além disso, tem um retorno lucrativo aos produtores. A propriedade de Francisco foi visitada pelo vice-governador que percorreu a área explicando o passo a passo de uma análise de solo correta e ele mesmo fez a coleta das amostras.

‘‘Estou mostrando ao seu Francisco como se faz uma análise para ele colher muito mais sacas de farinha em um hectare. Isso vai trazer o bem-estar para ele na propriedade’’, disse Jodan. Francisco reforçou o que José Jodan havia afirmando sobre o fato da produção sem técnica desanimar o produtor.

Francisco já teve experiência ruim com a produção, na época de banana, que acabou não dando certo. ‘‘Era para eu estar com essa área todinha de plantação de banana’’, lamenta.

Agora, ele disse estar animado a produzir, desta vez, utilizando as técnicas corretas. ‘‘Eu fico muito grato a essa visita do vice-governador porque era o que estávamos precisando aqui no reassentamento’’, avalia o produtor.

Atualmente, a aptidão do reassentamento Riacho Azul, onde moram cerca de 40 famílias, é o plantio de mandioca. O vice-governador também visitou a única produção de farinha do local que pertence a família da produtora rural Neuraci Monteiro do Nascimento. Ele incentivou a preparação do solo e assistência técnica para que a propriedade consiga também ampliar a quantidade de produção de mandioca por hectare.  ‘‘Com assistência técnica, eles vão sair de 3,5 para 7 toneladas por hectare, vão trabalhar menos e produzir mais’’, garante.

Durante a visita técnica, foi dada, ainda, a oportunidade para que produtores do reassentamento de São Domingues, vizinho ao Riacho Azul, apontasse os desafios que precisam ser superados. ‘‘Todo ajuda é bem-vinda para o produtor, achei muito importante o vice-governador ter vindo até aqui para ver de perto as nossas necessidades e as dificuldades que temos para produzir’’, conta o produtor rural Miguel Ribeiro.

‘‘Foi importante a atitude de o vice-governador querer nos ouvir e saber de verdade as nossas dificuldades, pois  muitos produtores estão desanimados com a baixa produção. Acontece que muitos, no primeiro ano, conseguem 100 sacas de mandioca, mas já no segundo cai para 80, no terceiro para 40 e aí já não começa a dar mais nada, pois é uma produção sem calcário e sem adubo. Eu acredito que o governo de Rondônia vai trazer mudanças’’, disse o produtor Antônio Aparecido de Oliveira.

Ainda durante a visita, foi apresentado ao vice-governador o trabalho realizado pela ONG Raiz Nativa, que trabalha com arranjos produtivos nos reassentamentos com eixos de reflorestamento e desenvolvimento sustentável.

No Riacho Azul, a instituição possui um viveiro com capacidade para 200 mil mudas de açaí BRS Pará e Chumbinho.Tem a proposta de ampliar o plantio, implantar a irrigação para alcançar até três safras por ano e projeta uma agroindústria para beneficiar a produção local.

O vice-governador concluiu a visita ao reassentamento Riacho Azul apontando medidas para correção dos desafios apontados, com orientação de novas medidas e garantindo que, com uma produção tecnificada, é possível dar sustentabilidade as propriedades rurais,  envolver e fixar as novas gerações nos negócios rurais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Classificação para venda de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém será divulgada na quinta-feira (16)

Classificação para venda de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém será divulgada na quinta-feira (16)

Lista final foi adiada para ajustes técnicos nas propostas apresentadas à Conab; cerca de 100 toneladas de alimentos serão adquiridas para o evento paralelo à COP 30.
L
Reunião entre Itaipu, Conab e UNOPS marca início das obras de modernização de unidade armazenadora no Paraná

Reunião entre Itaipu, Conab e UNOPS marca início das obras de modernização de unidade armazenadora no Paraná

Encontro entre as três instituições formalizou a autorização para início da reforma no armazém de Ponta Grossa e avançou em novas etapas do acordo de cooperação
L

Rondonienses podem participar da maior feira de alimentos e bebidas do planeta, em Dubai

Produtores de Rondônia têm chance de destacar o agro regional na GulFood 2026 e ampliar oportunidades de exportação.
L
Conab divulga 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Conab divulga 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Dados sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas serão apresentados nesta terça-feira
L
Dia de Campo destaca protagonismo das mulheres na apicultura em Porto Velho

Dia de Campo destaca protagonismo das mulheres na apicultura em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura reuniu produtores rurais, técnicos e representantes do setor para fortalecer a cadeia apícola e incentivar a participação feminina.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L
Enamed 2025: Mais de 96 mil inscritos fazem prova no próximo domingo em 225 cidades

Enamed 2025: Mais de 96 mil inscritos fazem prova no próximo domingo em 225 cidades

Exame, que pode ser usado para residência médica, será realizado em 19 de outubro em mais municípios que na edição anterior, encerrando às 18h30 (horário de Brasília).
L
Horóscopo desta terça-feira, 14 de outubro de 2025: A terça chega com energia de ação e clareza mental

Horóscopo desta terça-feira, 14 de outubro de 2025: A terça chega com energia de ação e clareza mental

A Lua transita de Câncer para Leão, trazendo mais confiança, entusiasmo e vontade de brilhar. O dia favorece decisões e projetos criativos — mas pede cuidado com o ego e a pressa.
L

A Geração que quer intimidade sem intimidade | The Generation That Wants Intimacy Without Intimacy

O mundo atual vive uma inversão de valores que afeta diretamente os relacionamentos e a nossa forma de enxergar responsabilidades.
L

Alero comemora 42 anos com ação social e serviços gratuitos à população de Porto Velho

Assembleia Legislativa transforma aniversário em evento comunitário com atendimentos de saúde, emissão de documentos, lazer e orientação jurídica.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

STF inicia julgamento do Núcleo 4 da trama golpista nesta terça

STF inicia julgamento do Núcleo 4 da trama golpista nesta terça

Sete réus são acusados de organizar ações de desinformação contra o sistema eleitoral e atacar instituições durante o governo Bolsonaro.
L
Lula afirma que a fome global é um problema político, não econômico

Lula afirma que a fome global é um problema político, não econômico

Presidente defendeu que o fim da fome depende da vontade política dos governantes e criticou os gastos mundiais com armamentos em detrimento da segurança alimentar.
L
Lula vê possibilidade de paz definitiva em Gaza e critica Benjamin Netanyahu

Lula vê possibilidade de paz definitiva em Gaza e critica Benjamin Netanyahu

Presidente brasileiro classificou o cessar-fogo entre Israel e Hamas como um “passo importante” e disse que as relações do Brasil com Israel serão normalizadas após a saída de Netanyahu.
L
Lula diz que indicará ministro do STF gabaritado para cumprir a Constituição

Lula diz que indicará ministro do STF gabaritado para cumprir a Constituição

Presidente afirmou que não escolherá um amigo para a vaga de Luís Roberto Barroso, mas alguém com qualificação para a Suprema Corte.
L
Assembleia Legislativa aprova alteração na LDO para garantir benefícios a servidores e valorização do Iperon

Assembleia Legislativa aprova alteração na LDO para garantir benefícios a servidores e valorização do Iperon

Mudança fiscal permite pagamento de auxílios e valorização salarial sem comprometer o equilíbrio das contas públicas
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem em situação de rua é esfaqueado várias vezes na Zona Leste de Porto Velho

Homem em situação de rua é esfaqueado várias vezes na Zona Leste de Porto Velho

De acordo com informações, a vítima se envolveu em uma confusão com outro morador de rua, que desferiu as facadas. Após o ataque, testemunhas colocaram a vítima em um veículo e a levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste.
16
Motoboy fica gravemente ferido em acidente com veículo da Sesau na zona sul

Motoboy fica gravemente ferido em acidente com veículo da Sesau na zona sul

Devido a forte batida a vítima sofreu lesões graves e ficou desacordado, em seguida, foi socorrido por uma equipe do Samu ao pronto socorro.
14
Idoso é esfaqueado pelo genro após defender a filha durante confusão

Idoso é esfaqueado pelo genro após defender a filha durante confusão

Já no final da noite, o casal teve um novo desentendimento, momento que o idoso teria tentado intervir, pedindo para o genro se acalmar e ir dormir, em seguida, o suspeito furioso pegou uma faca, desferiu quatro golpes na vítima e depois fugiu.
16
Adolescente suspeito de tentar assaltar motorista de aplicativo é espancado no Cristal da Calama

Adolescente suspeito de tentar assaltar motorista de aplicativo é espancado no Cristal da Calama

Informações de testemunhas dão conta que o adolescente e outros dois comparsas teriam chamado o carro de aplicativo em outro bairro, e quando chegaram no condomínio popular anunciaram o roubo armados com faca, revólver e pistola.
12
Homem é atacado com facada no peito na zona leste de Porto Velho

Homem é atacado com facada no peito na zona leste de Porto Velho

Para os policiais a vítima apenas disse que o suspeito se chamava Leandro, ou “Léo”, depois o rapaz foi transferido ao Hospital João Paulo II.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia das Crianças impulsiona economia e gera renda em Porto Velho

Dia das Crianças impulsiona economia e gera renda em Porto Velho

Evento da Prefeitura movimentou mais de 70 mil pessoas e garantiu renda extra a ambulantes.
L
Motorista de aplicativo reage assalto e suspeito é espancado no Cristal da Calama

Motorista de aplicativo reage assalto e suspeito é espancado no Cristal da Calama

As primeiras informações dão conta que o indivíduo teria tentado assaltar um motorista de aplicativo que reagiu, depois o suspeito foi agredido até a chegada da PM.
16
Motociclista fica gravemente ferido em acidente na frente do João Paulo II

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na frente do João Paulo II

Segundo a PM, o condutor do carro modelo Palio saiu de frente do Hospital e tentou passar pelo retorno, quando causou a colisão com o motociclista que seguia em direção da BR-364.
12
Maior trilha da América Latina será inaugurada no Pará durante a COP30

Maior trilha da América Latina será inaugurada no Pará durante a COP30

Trilha Amazônia Atlântica terá 460 quilômetros, atravessando sete unidades de conservação e seis territórios quilombolas para promover lazer e conservação ambiental.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 33 milhões nesta terça-feira

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 33 milhões nesta terça-feira

Apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas ou pela internet.
L

Recebimento da Licença Ambiental: FABIO RODRIGUES AGUIAR

Licença Ambiental Simplifica Nº 176 SOL/DLA,
L
Falha no Sistema Interligado Nacional causa apagão em 24 municípios de Rondônia

Falha no Sistema Interligado Nacional causa apagão em 24 municípios de Rondônia

Interrupção ocorreu por volta das 23h30 e durou cerca de 15 minutos; Energisa esclarece que problema não teve origem no sistema estadual.
L
3ª Corrida da Democracia celebra 42 anos da Alero com 2.400 participantes

3ª Corrida da Democracia celebra 42 anos da Alero com 2.400 participantes

Prova acontece neste domingo (19) em Porto Velho, com percursos de 5 km e 10 km, categorias diversas e premiações que somam até R$ 6 mil.
L
Entidades israelense e palestina no Brasil comentam acordo de cessar-fogo

Entidades israelense e palestina no Brasil comentam acordo de cessar-fogo

Fisesp celebra libertação de reféns, enquanto Fepal destaca que cessar-fogo deve ser garantido por força de paz internacional para evitar a continuidade da ocupação.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.