SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

L

Agro

FESTIVAL FORTALECE A PRODUÇÃO DE BANANA EM CUJUBINZINHO E DEBATE MEDIDAS CONTRA PRAGAS E FUNGOS

A produção de frutas é lucrativa, podendo ser comercializada no mercado interno e externo.

Publicado em 

Entre as várias áreas do agronegócio, a fruticultura vem sendo largamente adotada por pequenos e médios produtores e tem fortalecido a agricultura familiar. A produção de frutas é lucrativa, podendo ser comercializada no mercado interno e externo. Nesse contexto, destaque para o plantio de banana que vem sendo cada vez mais crescente na região de Cujubinzinho, distante 7 quilômetros de Porto Velho. Os agricultores daquela região durante dois dias (sexta-feira, 18, e sábado, 19) participaram do 1º Festival de Banana, realizado na sede da Associação de Produtores Rurais de Cujubinzinho (Asprol).

No último sábado (19), por exemplo, a programação teve como ápice à exposição da Vitrine Tecnológica da banana; o Festival Gastronômico; palestra que trouxe à tona os cuidados que devem ser mantidos contra as pragas e doenças que atacam as bananeiras; bem como o concurso com a escolha do melhor prato derivado da fruta, maior cacho de banana, entre outros.

Uma das maiores vantagens da bananicultura é o retorno mais rápido do investimento, conforme explicou o gerente local da Emater, Dionísio Quiroga, que esteve durante os dois dias de Festival levando importantes informações aos agricultores sobre o plantio da banana. Todas as ações desenvolvidas para as assistências aos agricultores de Cujubinzinho vão ao encontro do Plano Estratégico do Governo de Rondônia apresentado para o eixo Desenvolvimento Econômico, com foco ao incentivo à agroindústria familiar e o desenvolvimento dos setores econômicos prioritários, com a finalidade de gerar renda e vagas de trabalho.

Ivo Alves de Oliveira é um dos produtores mais antigos da região de Cujubinzinho

A 1ª edição do Festival da Banana teve a participação de parceiros como as secretarias municipais e estaduais de Saúde (Sesau), de Agricultura (Seagri) e (Semagric), além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Serviço Social do Comércio (Sesc) entre outros órgãos.

“A banana é apontada como o carro chefe na agricultura desta região de Cujubinzinho, bem como um dos principais produto produzidos em Porto Velho. A ideia é, junto com a comunidade, garantirmos um incentivo maior para os produtores visando melhorar tanto a parte produtiva quanto a qualidade, bem como  trazer mais tecnologia para o campo com informações para que eles possam produzir mais.  Também é uma forma de agradecimento  para esses agricultores que tanto trabalham e poucos são conhecidos”, destacou Dionísio Quiroga, lembrando que a maioria dos agricultores daquela região também exerce a função de pescador.

Na comunidade, por exemplo, há mais de 150 famílias ribeirinhas que também atuam nas atividades da agricultura, ou seja, destaque para a proatividade, como bem apontou Dionísio. O fortalecimento da agricultura da banana também é defendido pelo presidente da Asprol, Raimundo Ribeiro (Louro), que enalteceu o suporte dado tanto pela Emater quanto pelos demais órgãos envolvidos com a agricultura. Louro, como é conhecido na região, destacou o assessoramento que os agricultores têm recebido, principalmente como o foco maior na comunidade.

O agrônomo José Nilton alertou para os cuidados contra as pragas e fungos

O presidente da Asprol acredita que por semana saem da região de Cujubinzinho cerca de mil cachos de banana que são levados para serem comercializados em Porto Velho e outros municípios dentro e fora do Estado.

Durante a programação do 1º Festival, os agricultores participaram de uma palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo da Embrapa, José Nilton Medeiros, que abordou  doenças que atacam as bananeiras consideradas umas das maiores preocupações entre os produtores, pois são responsáveis por elevadas perdas na produção.

Segundo explica o agrônomo, no decorrer de todo o ciclo vegetativo e produtivo da bananeira, ela pode ser afetada por várias doenças, as quais podem ser causadas por fungos, vírus. Daí a importância de todos os agricultores terem mais conhecimentos visando evitar as chamadas pragas que podem comprometer toda a produção.

EXPERIÊNCIAS

O agrônomo José Nilton alertou para os cuidados contra as pragas e fungos

Satisfeitos com a produtividade, alguns produtores rurais destacam todo o cuidado que mantêm para que possam levar ao mercado consumidor o melhor produto. A bananicultura na região de Cujubinzinho tem fortalecido tanto o homem quando a mulher no segmento.

Roseli Leal, produtora há mais de 26 anos, disse que já vendeu através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mas hoje em dia vende somente para marreteiros, que são os atravessadores que compram mais barato do produtor e levam para revender no comércio. “Vim participar do evento porque apesar de trabalharmos com o plantio, colheita e venda da banana há muito tempo, temos a necessidade de adquirir mais experiência. A minha expectativa na verdade é ouvir um pouco mais sobre as doenças e pragas que atingem a banana, pois aqui na região temos  alguns bananais contaminados com fungo e a praga da broca, que é que mais está atacando. Já trabalhamos a banana modificada no intuito de evitar essas doenças, mas a gente ainda tem muito o que melhorar e apesar de sermos produtores, precisamos também do conhecimento técnico, que é o que viemos buscar na palestra”, comentou.

Maria José inova e faz coxinhas à base de banana

Maria Jose, produtora há pouco mais de 4 anos, se considera iniciante na área, e além de plantar e vender a banana, faz uso da fruta para produção e venda de derivados. “Sou nascida e criada na região do baixo Madeira, mas só comecei a produzir, colher e vender na Feira Sabor do Norte, que acontece todas as quartas-feiras na avenida Imigrantes, há quatro anos. Atualmente estou procurando uma nova alternativa de renda que é a coxinha de banana que  estará concorrendo no concurso de degustação do festival. Para fazer a massa da coxinha, eu uso a fruta, mas além de fazer o salgado eu também faço bolos e doces”, argumentou.

Ivo Alves de Oliveira, um dos produtores mais antigos da região, atua há 37 anos com o plantio de banana e destacou a importância de levar mais informações aos produtores. “Na minha rotina com atualmente é Deus quem manda. Tem sido difícil lidar com a broca e já passei por momentos de querer desistir de plantar por conta dessas pragas. O Festival da Banana é um presente para a comunidade, pois o aluno sem professor não é nada. O produtor quando está sozinho fica desorientado e essa iniciativa da Emater de trazer a instrução técnica nos dá uma expectativa de melhora e uma motivação para insistir nos bananais”, disse esperançoso Ivo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondonienses podem participar da maior feira de alimentos e bebidas do planeta, em Dubai

Produtores de Rondônia têm chance de destacar o agro regional na GulFood 2026 e ampliar oportunidades de exportação.
L
Conab divulga 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Conab divulga 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/2026

Dados sobre produção, produtividade e área plantada das principais culturas serão apresentados nesta terça-feira
L
Dia de Campo destaca protagonismo das mulheres na apicultura em Porto Velho

Dia de Campo destaca protagonismo das mulheres na apicultura em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura reuniu produtores rurais, técnicos e representantes do setor para fortalecer a cadeia apícola e incentivar a participação feminina.
L

Dia do Engenheiro Agrônomo: Acre agradece a rondoniense que ajuda a valorizar o café amazônico

No Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, Janderson Dalazen é homenageado por sua contribuição ao agro de Rondônia e do Acre, destacando-se como referência em cafés especiais e levando a produção amazônica para o cenário internacional.
L
Produtores de Ariquemes batem recorde de produção leiteira com apoio do Consultec

Produtores de Ariquemes batem recorde de produção leiteira com apoio do Consultec

Sítio Beira Rio supera metas e se torna referência em eficiência na pecuária leiteira.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alero comemora 42 anos com ação social e serviços gratuitos à população de Porto Velho

Assembleia Legislativa transforma aniversário em evento comunitário com atendimentos de saúde, emissão de documentos, lazer e orientação jurídica.
L

Leitura Finalizada: Uma Farsa de Amor na Espanha

Entre farpas e provocações, um namoro de mentira vira uma história de amor cheia de química, risadas e aquele quentinho no coração.
L
São Paulo confirma mais 3 casos de intoxicação por metanol; total atinge 28

São Paulo confirma mais 3 casos de intoxicação por metanol; total atinge 28

O estado mantém 100 casos em investigação e já descartou 246 possíveis contaminações, enquanto fiscalizações em bares e restaurantes foram intensificadas.
L
Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões para Revalida e Enamed

Inep abre inscrições para médicos elaboradores de questões para Revalida e Enamed

Candidatos devem ter especialização e ser docentes em curso de medicina, com remuneração de até R$ 500 por item elaborado.
L
STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista de 2022

STF marca para dezembro julgamento do Núcleo 2 da trama golpista de 2022

Primeira Turma do Supremo reservou sessões nos dias 9, 10, 16 e 17 para julgar seis réus acusados de tentar garantir a permanência ilegítima de Jair Bolsonaro no poder.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita reconstrução de ponte em Extrema

Dra. Taíssa solicita reconstrução de ponte em Extrema

Infraestrutura segura e mobilidade para o desenvolvimento local
L
Dra. Taíssa propõe projeto que garante comunicação prévia aos pacientes do SUS em Rondônia

Dra. Taíssa propõe projeto que garante comunicação prévia aos pacientes do SUS em Rondônia

Mais transparência e respeito ao cidadão na marcação de consultas e exames
L
Gislaine Lebrinha inaugura refeitório em escola de Chupinguaia

Gislaine Lebrinha inaugura refeitório em escola de Chupinguaia

Deputada destaca importância da emenda parlamentar para a educação e infraestrutura escolar.
L
Pedro Fernandes solicita rebaixamento do Morro do Samambaia na RO-420 em Buritis

Pedro Fernandes solicita rebaixamento do Morro do Samambaia na RO-420 em Buritis

Deputado defende obra para aumentar segurança e melhorar trafegabilidade no trecho.
L
Pedro Fernandes propõe ampliação do videomonitoramento em Rondônia

Pedro Fernandes propõe ampliação do videomonitoramento em Rondônia

Deputado defende programa permanente para modernizar segurança pública e fortalecer ação policial.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idosa de 82 anos morre atropelada por carro desgovernado em balneário de Candeias do Jamari

Idosa de 82 anos morre atropelada por carro desgovernado em balneário de Candeias do Jamari

O veículo estava estacionado em uma ladeira quando perdeu o freio, atingiu a vítima e caiu no rio.
18
Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso com droga e moto adulterada em Porto Velho

Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso com droga e moto adulterada em Porto Velho

O homem já era conhecido da guarnição por envolvimento anterior com veículo roubado.
10
Aluno leva simulacro de arma de fogo para sala de aula na Escola Araújo Lima

Aluno leva simulacro de arma de fogo para sala de aula na Escola Araújo Lima

Um adolescente de 17 anos foi flagrado com um simulacro de pistola dentro da mochila escolar.
12
Operação Alerta Lilás da PRF prende 83 pessoas por violência contra a mulher

Operação Alerta Lilás da PRF prende 83 pessoas por violência contra a mulher

Ações ocorreram em rodovias federais e a maioria das detenções foi por não pagamento de pensão alimentícia, que é um crime patrimonial contra vulnerável.
L
Colisão entre duas motocicletas na zona leste deixa condutoras feridas

Colisão entre duas motocicletas na zona leste deixa condutoras feridas

Acidente na Rua Goianésia envolveu duas motocicletas, sendo que a condutora que causou a batida traseira estaria utilizando o celular durante a direção.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arte, cultura e esperança: NACC inaugura sala de cinema para crianças em tratamento oncológico em Porto Velho

Arte, cultura e esperança: NACC inaugura sala de cinema para crianças em tratamento oncológico em Porto Velho

O espaço foi criado para levar lazer e inclusão às famílias acolhidas, fortalecendo a luta contra o câncer infantil com momentos de emoção, fé e cultura.
L
PMRO apresenta redução de 87% nos focos de queimadas em coletiva interinstitucional no MPRO

PMRO apresenta redução de 87% nos focos de queimadas em coletiva interinstitucional no MPRO

Ação conjunta coordenada pelo Ministério Público de Rondônia reúne órgãos ambientais e forças de segurança para apresentar resultados expressivos no combate ao desmatamento e incêndios florestais.
L

Energisa leva mutirão de negociação de débitos ao bairro Socialista nesta terça (14)

O caminhão da Energisa Rondônia estará na Escola Municipal Elenilson Negreiros, no bairro Socialista, em Porto Velho, nesta terça-feira (14), das 8h às 16h.
L
Indústria registra 10 meses de pessimismo, apesar de pequena alta na confiança

Indústria registra 10 meses de pessimismo, apesar de pequena alta na confiança

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), da CNI, subiu 1 ponto em outubro, mas o resultado de 47,2 pontos permanece abaixo da linha de 50, que separa a confiança da falta de confiança.
L
Novas regras de crédito habitacional da Caixa facilitam compra de imóveis mais caros

Novas regras de crédito habitacional da Caixa facilitam compra de imóveis mais caros

Medidas elevam a cota máxima de financiamento para 80% e aumentam o teto do SFH para R$ 2,25 milhões, injetando R$ 20 bilhões no setor imobiliário.
L
BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Linha de crédito rápida visa auxiliar empresas brasileiras a buscar novos mercados após a imposição de tarifa de 50% pelo governo de Donald Trump.
L
OMS alerta que uma em cada 6 infecções bacterianas é resistente a antibióticos

OMS alerta que uma em cada 6 infecções bacterianas é resistente a antibióticos

Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que a resistência antimicrobiana é responsável por mais de 1 milhão de mortes anualmente, pedindo uso mais responsável dos medicamentos.
L
Prefeitura de Porto Velho assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 profissionais de saúde

Prefeitura de Porto Velho assina contrato da nova Policlínica e dá posse a 150 profissionais de saúde

Investimento de R$ 30 milhões reforça a rede municipal e amplia atendimento à população
L
Audiência pública sobre ponte Brasil-Bolívia será realizada em Guajará-Mirim

Audiência pública sobre ponte Brasil-Bolívia será realizada em Guajará-Mirim

Evento no dia 17 promete detalhar obras da Ponte Binacional e possibilitar participação da populaçãoç.
L
Vilhena garante vice-campeonato na capoeira no JIR 2025

Vilhena garante vice-campeonato na capoeira no JIR 2025

Atletas da NASCE Capoeira mantêm município no pódio pelo terceiro ano consecutivo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.