SÁBADO, 20/09/2025

L

Agro

AGROINDÚSTRIA DE FARINHA É INAUGURADA NA REGIÃO DE NOVA MUTUM PARANÁ

Com capacidade para produzir diariamente até uma tonelada de farinha,a Agroindústria de Farinhaincentivao cultivo da mandioca e proporciona geração de renda entre pequenos produtores familiares

Publicado em 

Pequenos produtores familiares de mandioca ganharam um incentivo para gerar mais renda e emprego nessa cadeia produtiva. Foi inaugurada nesta quinta-feira (19), no Projeto Piloto próximo à Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, a Agroindústria de Farinha localizada na região de Nova Mutum Paraná. Com capacidade operacional para processar diariamente até cinco toneladas de raiz de mandioca, o que resulta em uma tonelada de farinha, a iniciativa já criou 20 empregos diretos e 27 indiretos, além dos produtores envolvidos.

A Agroindústria nasce de uma parceria entre a Associação do Reassentamento RuralColetivo Vida Nova, Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) e Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau, que viabilizou a implantação da Agroindústria de Farinha investindo R$ 1 milhão, por meio derecurso do subcrédito social do BNDES na construção, aquisição de equipamentos e materiais.

Além de gestores da ESBR, da Associação Vida Nova e da COOPPROJIRAU, estes últimos responsáveis pela gestão da Agroindústria e comercialização dos produtos, participaram da inauguração o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, o Presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Velho, Edwilson Negreiros, e o representante da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri), Paulo Arruda, responsável pela orientação técnica do Programa de Agroindústrias em Rondônia.

Em um discurso emocionado, a Presidente da COOPPROJIRAU, Sandra Vicentini, agradeceu o apoio de todos os parceiros na implantaçãoda Agroindústria de Farinha. “É um ciclo que se inicia, com uma bela estrutura e um excelente produto. Vamos ter bastante trabalho pela frente, mas graças a Deus temos parceiros que estão sempre ao nosso lado”, ressaltou, acrescentando que dentro de cada embalagem não vai só o produto, “vai muito mais que farinha: vai amor, força, trabalho, dignidade, e acima de tudo, esperança de modificar nossa região e de dar oportunidade para nossos agricultores, pais de família, que precisam de trabalho”, destacou Sandra.

O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, contou que a inauguração da Agroindústria de Farinha é um sonho realizado. “Quando começamos com o reassentamento rural em Nova Mutum Paraná, os reassentados surgiram com uma demanda paraconstrução de uma casa de farinha, ação que não estava prevista em nossos programas”, relatou, acrescentando que depois de estudar ademandae verificar seu potencial comercial, contou com todo o apoio da direção da ESBR para potencializar a solicitação para uma agroindústria.

Carlos Rocha, Vice-Presidente da Associação do ReassentamentoRural Coletivo Vida Nova, agradeceu à ESBR por ter acreditado e viabilizado o projeto. “Eles cumpriram com a palavra que nos deram, nos orientando como fazer o trabalho”.

O Diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, disse que a inauguração é importante tanto para a Empresa quanto para a comunidade do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau. “A Agroindústria de Farinha vai proporcionar aumento da renda e da condição socioeconômica dessa comunidade de forma participativa e sustentável”, afirmou.

Paulo Arruda, representante da Seagri, disse que Rondônia possui hoje cerca de 500 agroindústrias legalizadas. “Sabemos das dificuldades que o pequeno produtor sempre teve. Hoje temos vias vicinais de fácil acesso e pontes para escoar sua produção. A agroindústria está realmente transformando a vida dos agricultores familiares”, comemorou.

O Presidente da ESBR, Victor Paranhos, disse que a agroindústria é um exemplo dos muitos investimentos que a Empresa faz para estimular o desenvolvimento social e a sustentabilidade da região. “É uma agroindústria com tecnologia e capacidade de produção muito boa, uma forma de elevara renda da população e assim melhorar a qualidade de vida dos produtores familiares, dando um passo à frente. Saber que há um futuro melhor,aumenta a esperança. Meu maior sonho é trazer mais indústrias para o Estado. Tudo o que a gente sonha é a melhoria da qualidade de vida, com mais educação e geração de renda”, afirmou.

A inauguração da Agroindústria de Farinha, segundo o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, é uma “Semente importantíssima para fomentar o plantio da mandioca e a renda de agricultores familiares. Esse primeiro passo dado pela ESBR foi uma ação de responsabilidade social voluntária e não uma compensação socioambiental. Um hectare de mandioca plantada representa faturamento anual em torno de R$ 25 mil. O potencial de transformação desta iniciativaé gigantesco. A Prefeitura compra farinha para as refeições escolares e queremos ser clientes desta agroindústria. Quero ser um garoto-propaganda dessa farinha”, disse o Prefeito.

Edwilson Negreiros, Presidente da Câmara dos Vereadores de Porto Velho, salientou o fomento da agricultura familiar. “Esses investimentos são necessários e a gente fica muito feliz de saber que Porto Velho a cada dia está crescendo, tanto na agricultura familiar quanto no seu desenvolvimento de infraestrutura”, revelou Negreiros.

Qualidade e segurança alimentar

Composta por maquinário industrial, como triturador, prensa, forno, torrador e ensacador, a agroindústria profissionaliza o trabalho de agricultores familiares que já produziam farinha. O grupo foi capacitado com novas técnicas agrícolas, utilização de equipamentos e normas produtivas para assegurar a qualidade e a segurança alimentar de três tipos de farinha: d’água, seca e mista. Atualmente já são produzidos 600kg de farinha por dia, presentes em supermercados da região de Nova Mutum Paraná e em Porto Velho.

Sandra Vicentini, Presidente da COOPPROJIRAU, afirmou que os agricultores familiares que hoje são fornecedores de matéria-prima para a Agroindústria, produziama farinha de maneira artesanal, no quintal de casa. “A Associação Vida Nova viu que eles precisavam de algum lugar para que pudessem processar essa produção, que hoje chegaa 40 hectares de plantio de mandioca”, destaca Sandra.

Com toda a infraestrutura e equipe capacitada na produção da farinha, ao comprar esse produto, o consumidor vai ter a garantia de qualidade, segurança alimentar, além de contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar da nossa região.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Capital rondoniense está no mapa dos maiores rebanhos do Brasil

Porto Velho se destaca entre os maiores polos de pecuária do Brasil, integrando a elite do agronegócio e reforçando a presença nacional no mercado de carne.
L
Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que associações e cooperativas da agricultura familiar participem do fornecimento de alimentos para o evento
L
Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Estado é referência nacional em defesa agropecuária, com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação e lavouras monitoradas contra pragas.
L
Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Equipamentos foram destinados à Associação Nova Esperança, com apoio de recursos estaduais e federais, beneficiando agricultores do PNCF.
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Conab apresenta perspectivas para a Agropecuária 2025/2026

Evento em Brasília reúne autoridades e especialistas para discutir tendências, desafios e prognósticos do setor agropecuário nacional
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360: Entrevista com Thiago Felipe Cantanhede Pacheco

No sábado, dia 20, às 9h, o Secretário Municipal de Infraestrutura participa do programa para falar sobre projetos e desafios da pasta.
L
Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Pressão arterial 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão

Uma nova diretriz brasileira para hipertensão arterial agora considera a medida de 12 por 8 como pré-hipertensão, com o objetivo de identificar riscos e atuar com medidas preventivas de forma mais proativa.
L
nota de pesar

Nota de pesar: Manoel Rodrigues Brito

Família e amigos se despedem de Manoel Rodrigues Brito, 76 anos, agricultor e pescador querido, em velório neste sábado em Porto Velho.
L

Agenda News: Pequenos jornalistas brilham em telejornal escolar

Alunos do 3º ano C da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva assumem o papel de jornalistas e apresentam telejornal sobre o mundo animal com criatividade e muito entusiasmo.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Djamere de Sousa, pacificação social e concretização dos Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, dia 19, às 18h, o Programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Djamere de Sousa Braga Leite, Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania pela UFPB e especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L

POLÍTICA

Prefeitura inicia pavimentação de nove ruas no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

O prefeito Léo Moraes assinou a Ordem de Serviço, que visa levar mais dignidade, mobilidade e segurança aos moradores da região
L
Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Herbert de Azevedo com a Avenida Júlio de Castilho, sem registro de feridos
10
Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Elas recolheram diversos produtos, como chocolates, salgadinhos, fones de ouvido e balas, que foram colocados dentro de uma mochila.
10
Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Segundo as primeiras informações, a colisão aconteceu quando a moto invadiu a pista contrária e atingiu uma carreta que seguia em direção a Porto Velho.
18
Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Corpo de Maxilon G. S., 36 anos, foi encontrado dentro de pneus em área de mata no bairro Roque; polícia investiga ligação com outras mortes no mesmo dia.
18
Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Policiais militares da Força Tática do 9º Batalhão prenderam um homem de 32 anos com um mandado de prisão em aberto por roubo. A prisão ocorreu na zona Sul de Porto Velho, durante uma ação de rotina da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SUS recebe lote inicial de 100 mil implantes contraceptivos da Organon

A iniciativa da empresa Organon visa ampliar o acesso a métodos contraceptivos modernos e reduzir a gravidez não planejada
L

Projeto “Pequenos Campeões Seguros” ensina primeiros socorros a crianças em Nova Londrina

O projeto de extensão da Afya Ji-Paraná realiza neste sábado (20) uma oficina prática de primeiros socorros para crianças de uma escolinha de futebol do distrito de Nova Londrina
L
Trabalho infantil cai 21% no Brasil em oito anos, diz IBGE

Trabalho infantil cai 21% no Brasil em oito anos, diz IBGE

O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no país teve queda acentuada entre 2016 e 2024. A pesquisa do IBGE aponta que a maioria das pessoas nessa situação é do sexo masculino, preta ou parda e com mais de 16 anos.
L
Nota de falecimento: Marcos Alencar de Menezes

Nota de falecimento: Marcos Alencar de Menezes

O velório será realizado no dia 20 de setembro de 2025, no Jardim da Saudade, em Porto Velho, RO.
L
Bolsa Família ajuda a combater o trabalho infantil no Brasil

Bolsa Família ajuda a combater o trabalho infantil no Brasil

O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil caiu de forma mais acentuada entre os beneficiários do Bolsa Família, um dado que destaca o impacto do programa social na redução da exploração da mão de obra infantil.
L
Conapir discute igualdade de direitos e reparação histórica

Conapir discute igualdade de direitos e reparação histórica

A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial chega ao fim em Brasília, com a entrega de propostas para o governo federal. Delegados de todo o país, como a ativista Luana Evanderlina, participam dos debates em busca de justiça racial.
L
Ministro israelense fala em lucro e 'boom imobiliário' em Gaza

Ministro israelense fala em lucro e ‘boom imobiliário’ em Gaza

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, revelou um “plano de negócios” para Gaza que, segundo ele, geraria lucro após a destruição da infraestrutura do território. A proposta, que teria sido apresentada a Donald Trump, levanta críticas e acusações de violação do direito internacional.
L
Brasil alcança menor índice de trabalho infantil de sua história

Brasil alcança menor índice de trabalho infantil de sua história

O país registrou 560 mil crianças e adolescentes em atividades da Lista TIP, um declínio de 39% em relação a 2016. O dado foi divulgado pelo IBGE, mostrando uma redução no número de jovens em piores formas de trabalho infantil.
L
Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

Lombalgia é a segunda maior causa de consultas médicas

A dor na região lombar é a segunda maior razão para buscas por atendimento médico no mundo, superada apenas por resfriados. O fisioterapeuta Fábio Luciano Arcanjo de Jesus explica as causas e a importância do movimento para evitar o problema.
L
PEC da blindagem tem prazo para manifestação da Câmara

PEC da blindagem tem prazo para manifestação da Câmara

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prazo de dez dias para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a tramitação da polêmica PEC da blindagem. A ação foi movida por líderes de partidos da oposição que contestam a aprovação da matéria.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.