SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

L

Agro

RONDÔNIA LEVA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DO AGRONEGÓCIO PARA A EXPOACRE 2019

O estande institucional de Rondônia e a exposição de produtos da agroindústria fazem parte dos atrativos da Expoacre 2019 que teve início no último sábado (27) e segue até o dia 4 de agosto, em Rio Branco.

Publicado em 

O governador Marcos Rocha esteve na feira acompanhado da primeira-dama e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, e, juntos, reforçaram a política pública do Estado de geração de emprego e renda através do agronegócio. ‘‘Rondônia está presente na Expoacre, assim como o Acre esteve presente na nossa feira, a Rondônia Rural Show. O governador Gladson Cameli disse que aprendeu conosco que a Expoacre não deveria ser só para festa, mas um local para negócios, e assim ele fez. O nosso estande aqui faz parte de um convite do governo acreano para mostrar os nossos produtos, inclusive com degustação. Está muito bonito, bem organizado e em um local privilegiado’’, considera o governador.

A aproximação Rondônia e Acre é considerada essencial para o crescimento econômico da região. Marcos Rocha citou, como um dos pleitos conjunto levado até o governo federal com bom resultado, o avanço da obra da ponte que liga os dois estados e que deve ficar pronta ainda este ano. Também há união de esforços para destravar a economia como a melhoria das rodovias, o alfandegamento para favorecer o intercâmbio comercial com países vizinhos e, pauta considerada prioritária, a regularização fundiária.

‘‘A regularização fundiária permite que o nosso produtor tenha mais segurança com o documento das terras em mãos. Isso possibilita conseguir recursos juntos às instituições financeiras para fazer os investimentos necessários para aumentar a produção do agronegócio, gerando emprego e renda. Nós estamos trabalhando isso com o governo federal, alguns pontos estão sendo acertados e temos certeza absoluta que irá acontecer’’, afirma Marcos Rocha.

Parceria entre Rondônia e Acre é consolidada na Expoacre

Marcos Rocha e Gladson Cameli, assim como demais líderes de estados amazônicos, importantes para o desenvolvimento do país, estão imbuídos em mudar a realidade da região com a missão de preservar a natureza, mas, ao mesmo tempo, oferecer condições de desenvolvimento para a população. ‘‘É inadmissível que tenham pessoas passando fome, por isso esse trabalho é tão importante, a geração de emprego e renda que vem através da regularização fundiária, do aumento de produção, a desburocratização das ações do Estado’’, disse o governador de Rondônia.

O estado de Rondônia está trabalhando questões pontuais para destravar a economia. ‘‘A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social vem trabalhando, também, com alguns projetos juntos com as associações para dar condições de desenvolvimento, através do extrativismo, do uso de recursos naturais. Fizemos, nos dias 25 e 26, um curso voltado ao terceiro setor com o foco na regularização das associações,  que era algo que tinham dificuldade e, por isso, não conseguiam receber recurso do Estado’’, afirma Luana Rocha.

Marcos Rocha afirmou, ainda, que os estados do Norte formaram um bloco e, juntos, estão pleiteando melhorias para a população junto ao governo federal. ‘‘Eu nunca vi o presidente tão próximo, fazendo tantas reuniões com governadores, Jair Bolsonaro é o homem certo, no lugar certo, pois está atendendo as demandas daqueles que querem o desenvolvimento do país’’, considera.

EXPOSIÇÃO

O secretário da Agricultura Evandro Padovani, juntamente com o presidente da Emater Luciano Brandão e técnicos explicam como é feito fomento do agronegócio em Rondônia

No estande institucional de Rondônia, a divulgação da 9ª Rondônia Rural Show (De 26 a 30 de maio de 2020) tem chamado a atenção do público que, devido à repercussão internacional da feira agropecuária rondoniense, demostra curiosidade para saber como funciona e o que fazer para participar.

Também são divulgadas, na feira, as políticas públicas do agronegócio com a presença do secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, e do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, além de técnicos que ficarão os nove dias do evento no local.

Também é uma oportunidade de troca de ideias, inovações e conhecimento sobre o agronegócio.  ‘‘Nós assinamos um termo de cooperação em janeiro deste ano com os governadores do Acre e Rondônia que incluir intercâmbio de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, fomento, infraestrutura e feiras. A nossa presença na Expoacre já faz parte deste termo de cooperação’’, explica Padovani.

Além disso, produtos rondonienses fazem parte do leque de negócios da Expoacre. São palmitos, cocadas, cafés e uma diversidade itens para apreciação do público. ‘‘Nós fizemos um trabalho junto com o pessoal das agroindústrias familiares que tem certificação e fizemos o convite. Temos cinco representantes de Rondônia com diversos produtos, mostrando a qualidade de nossos produtos e expandindo o mercado consumidor. Agradecemos ao governo do Acre que nos apoio nessa iniciativa’’, ressaltou o secretário da Seagri.

DA FALÊNCIA À AGROINDÚSTRIA DE COCADAS

A falência da padaria e cinco coqueiros no quintal. Esse foram os dois elementos que, aliados à determinação de Elienete Gomes e a família fizeram nascer a agroindústria AK Kolly, produtora de cocadas na comunidade Terra Santa, área rural de Porto Velho. Essa é uma das agroindústrias rondonienses presentes na Expoacre.

A agroindústria surgiu com a produção vinda de cinco coqueiros no quintal da residência

‘‘Estamos lisonjeados por ter sido convidados para esse evento. Já no primeiro dia conseguimos fechar negócios, despertar o interesse de representantes que vão estar revendendo nossos produtos. Além disso, conseguimos trocar ideias com colegas acreanos de como conseguir registrar uma agroindústria porque o nosso governo é facilitado, e eles vão levar essas dicas para o governo do Acre para chegarem onde chegamos’’, conta Elienete.

A qualidade, a forma de apresentação bem embalada e a certificação dos produtos tem despertado o interesse do público. ‘‘Temos o selo do Prove [Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia] que o governo nos proporcionou, isso dá mais segurança e permite a expansão dos negócios’’, considera. Elienete ressalta o trabalho da Seagri, Emater e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) no apoio para melhorar a qualidade da produção.

Com a padaria falida e cinco coqueiros no quintal, Elienete teve a ideia de inventar receitas de cocadas. No começo, os produtos eram vendidos na escola e mercados próximos a residência. E foi assim que a agroindústria começou a expandir, passou a utilizar 300 cocos por semana e agora a demanda é de 700 cocos por dia. ‘‘Hoje, além da minha família, temos funcionários de fora, emprego oito pessoas’’, disse. E fica a lição: ‘‘Através da dificuldade descobrimos capacidades que às vezes não sabemos que temos’’.

SUSTENTABILIDADE E PROGRESSO EM NOVA CALIFÓRNIA

A diversidade de produtos do Projeto Reca estão expostos na feira acreana

Criado na década de 80, o projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado) possui mais de 2.500 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAFs), no distrito de Porto Velho, Nova Califórnia, e é de lá a produção de produtos como palmitos de pupunha, doces, geleias, licores polpas de frutas, óleos e manteigas expostos no setor do agronegócio da Expoacre.

‘‘Essa está sendo uma experiência nova para a gente, esperamos bom negócios. Trabalhamos sempre pensando em não prejudicar o nosso ambiente, inclusive com produção orgânica’’, afirma a produtora rural Silvana Lopes.

O vigilante Valdeci Jacob, que mora no Acre, já aproveitou a oportunidade para levar para casa um produto sustentável e rondoniense. ‘‘Eu gosto muito de produtos naturais, inclusive tem uma área de terra que estou fazendo reflorestamento e esse projeto me chamou atenção. Degustei e aprovei o produto’’, garante.

COISA FINA DA AMAZÔNIA, FITAS DE COCO

Coco assado no açúcar mascavo, uma ideia que tem conquistado os rondonienses e agora chega também ao Acre. Não se trata de um doce, mas é uma espécie de cereal, coisa fina da Amazônia com valor popular.

A ideia de Eliel Cruz surgiu através da busca por inovar, usando produtos naturais e foi se aperfeiçoando. A agroindústria teve início no município de Ouro Preto do Oeste há cerca de três anos. ‘‘Estou muito feliz. Essa é a primeira vez que venho ao Acre e está sendo muito boa a aceitação do produto. Oferecemos a degustação e o público pergunta quando que o produto chegará ao Acre. Isso é muito gratificante’’, considera Eliel Cruz.

NOVAS PORTAS PARA OS BISCOITOS RONDONIENSES

Cansada de trabalhar de empregada, Grethen Fabricia Argolo da Costa decidiu empreender. No começo, os biscoitos eram feitos no forno convencional e em pouca quantidade. ‘‘E hoje, através da Emater, das instituições financeiras que abraçou a ideia já conseguimos financiar equipamentos. Também temos o apoio do Sebrae, que inclusive nos levou para São Paulo’’, conta.

A agroindústria localizada em Ariquemes emprega diretamente seis pessoas e ainda os representantes de vendas. Além do mercado rondoniense, de Guajará-Mirim até Vilhena, os biscoitos chegam até o Paraná, e agora tem a expectativa de alcançar o mercado consumidor acreano através da Expoacre.

‘‘Está um maravilha. A cada dia nos surpreendemos mais. O público está aderindo a ideia dos biscoitos, produção de Rondônia. Agrademos a parceria do governo de Rondônia e Acre por essa oportunidade. Abriu uma porta enorme para nossos produtos, fizemos vários contatos de pessoas querendo representar a marca’’, conta Grethen.

SABOR DIFERENCIADO  E PRODUÇÃO ORGÂNICA SÃO DIFERENCIAIS DO CAFÉ  DE RONDÔNIA

Por fora uma embalagem reciclável, o que já sinaliza a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Dentro, um café diferenciado, puro e orgânico. A agroindústria localizada em Ariquemes surgiu há cerca de sete anos. Era um sonho de infância de Maria Aparecida Heringer que emprega atualmente cinco pessoas, ela, o marido e os três filhos.

‘‘Agradeço ao nosso governo de Rondônia por nos dar essa oportunidade de expor os produtos de Rondônia no Acre. Já tivemos a visita de vários representantes comerciais que querem fechar negócios. Dois desses contatos já deram resposta que vão trazer o produto para o Acre’’, conta Maria.

O governo acreano estima que a Expoacre movimente ao menos R$ 50 milhões em volumes de negócios, com uma expectativa de 30 mil pessoas passando pelo parque por dia, chegando a 250 mil ao longo dos noves dias de evento.

 

Vanessa Moura

Fotos: Ésio Mendes/Nilson Santos

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Produtores de Ariquemes batem recorde de produção leiteira com apoio do Consultec

Produtores de Ariquemes batem recorde de produção leiteira com apoio do Consultec

Sítio Beira Rio supera metas e se torna referência em eficiência na pecuária leiteira.
L
Rondônia amplia exportações de carne bovina e consolida liderança agropecuária

Rondônia amplia exportações de carne bovina e consolida liderança agropecuária

Estado registra aumento de 17,5% nas vendas internacionais e mantém status de área livre de febre aftosa sem vacinação.
L
Governo de Rondônia impulsiona pecuária leiteira com consultoria técnica

Governo de Rondônia impulsiona pecuária leiteira com consultoria técnica

Projeto Consultec amplia produtividade e renda de mais de dois mil produtores de leite em todo o estado de Rondônia.
L
Governo de Rondônia lança 2ª Feira Robustas Amazônicos e 10º Concafé em Cacoal

Governo de Rondônia lança 2ª Feira Robustas Amazônicos e 10º Concafé em Cacoal

Eventos reforçam posição do estado como referência nacional e internacional na produção de café robusta amazônico, com negócios, workshops e premiações
L
Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Oficina “Estratégia Alimenta Cidades” fortalece agricultura familiar e segurança alimentar em Porto Velho

Durante dois dias, a oficina reuniu agricultores, gestores e instituições públicas para promover práticas sustentáveis, gerar renda no campo e ampliar o acesso a alimentos saudáveis.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Mais de 80% da população demonstra preocupação com os efeitos das mudanças climáticas em crianças, enquanto estudos confirmam aumento do risco de morte em bebês e crianças devido a temperaturas extremas.
L
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

As empresas Hemp Vegan, Cannafy e De Volta às Raízes foram alvo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária por comercializarem itens sem registro ou autorização.
L

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA: Entre rachadinhas e celulares bloqueados: o teatro político da Câmara de Porto Velho

A operação Face Oculta reacende velhos enredos da política rondoniense, expondo práticas recorrentes como rachadinhas, afastamentos temporários e reações previsíveis no jogo de poder da Câmara Municipal.
L

Nota de pesar: Nilva Emília Comerlatto

Familiares e amigos se despedem de Nilva Emília Comerlatto, lembrada por sua fé, amor à natureza e dedicação à família. A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L

Sorteio do RondônCAP Especial do Dia das Crianças já aconteceu e premiou muitos participantes

Com R$ 400 mil em prêmios e Dupla Chance de Ganhar, a edição especial distribuiu valores incríveis, incluindo R$ 350 mil no 4º prêmio e dezenas de Giros da Sorte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Nova coordenação municipal atenderá povos originários de toda a região, com servidores indígenas à frente da entidade.
L
Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Evento marcou o Dia do Advogado e da Justiça e homenageou profissionais e autoridades que contribuem para uma Rondônia mais justa
L
STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

O STF passa por um momento de turbulência em que sua credibilidade é contestada. E não é somente o STF, a política nacional precisa também ser pacificada.
L
Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu pela primeira vez com o papa Leão XIV e discutiu desigualdade, combate à fome e a importância de realizar a Conferência do Clima na Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão na RO-479 provoca capotamento de veículo

Colisão na RO-479 provoca capotamento de veículo

O acidente, que não deixou feridos, ocorreu no quilômetro 11 da rodovia após um motorista tentar fazer uma ultrapassagem perigosa.
14
Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Abimael Alexandre colidiu sua motocicleta contra um reboque estacionado na Rua Suruí, no bairro Caixa D’Água, e morreu no local na madrugada de sábado.
18
Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Otávio F. foi transferido para Cacoal em estado grave após colisão em Rolim de Moura, onde a dinâmica do acidente foi esclarecida por imagens.
16
Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Anderson F. S., suspeito de matar Sérgio Rodrigues Barbosa, teve a casa invadida no bairro São Cristóvão e foi brutalmente assassinado na noite de domingo.
18
Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Homem de 39 anos atacou a esposa com tapas e ameaçou outro cliente que o chamou de “corno” durante confusão em bar na Linha 135.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem embriagado agride ex-mulher e a própria irmã e é preso

Homem embriagado agride ex-mulher e a própria irmã e é preso

O jovem de 21 anos atacou as duas mulheres após uma discussão e fugiu da residência, mas foi localizado e conduzido à Unisp pela Polícia Militar.
16
Motorista embriagado é preso dormindo dentro do veículo parado em semáforo

Motorista embriagado é preso dormindo dentro do veículo parado em semáforo

Quando a guarnição chegou, encontrou o condutor completamente bêbado dormindo sob o volante, e depois de muito esforço conseguiu acordar o indivíduo, que se recusou a fazer o teste do bafômetro.
14
Homem relata atropelamento, injeção e bebida forçada após ser socorrido em hospital

Homem relata atropelamento, injeção e bebida forçada após ser socorrido em hospital

A vítima, um homem de 38 anos, alegou ter sido forçado a beber cachaça e receber uma injeção nas nádegas antes de ser atropelado intencionalmente por uma picape.
12
Motorista bate em poste e abandona caminhonete após acidente

Motorista bate em poste e abandona caminhonete após acidente

O veículo Fiat Strada foi encontrado danificado na manhã de domingo, em frente ao Parque de Exposições, levantando suspeitas de embriaguez ao volante e omissão de socorro.
10
Empresário com surto e faca ameaça pessoas no centro

Empresário com surto e faca ameaça pessoas no centro

Homem de 49 anos arremessou objetos e proferiu frases desconexas contra pedestres na Avenida Major Amarante, sendo contido pela Polícia Militar.
16
Homem desrespeita medida protetiva e ameaça ex-mulher de morte

Homem desrespeita medida protetiva e ameaça ex-mulher de morte

O incidente de violência doméstica aconteceu no bairro Embratel, onde o agressor foi detido após gritar ameaças como “vou te matar” e “não é para você arrumar outro homem”.
14
Ataque de cachorro deixa adolescente ferido e dono vai à Justiça

Ataque de cachorro deixa adolescente ferido e dono vai à Justiça

O jovem de 15 anos sofreu ferimentos na perna após ser mordido por um cão que escapou do quintal do vizinho; o responsável pelo animal assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
12
Venezuelano desaparecido é encontrado em Rondônia e pede extradição

Venezuelano desaparecido é encontrado em Rondônia e pede extradição

Jesus David Cataldy Lunar, de 20 anos, saiu de Cuiabá pegando caronas e procurou a Polícia Federal em Ji-Paraná para ser enviado de volta à Venezuela.
10
Beatriz Kfouri vence concurso internacional de redação com carta sobre o oceano

Beatriz Kfouri vence concurso internacional de redação com carta sobre o oceano

Estudante sergipana é premiada pelos Correios no 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, destacando a preservação ambiental.
L
Nova 364 e Aprosoja alinham plano para expansão do agronegócio e antecipação do Expresso Porto em Rondônia

Nova 364 e Aprosoja alinham plano para expansão do agronegócio e antecipação do Expresso Porto em Rondônia

Encontro discutiu investimentos em infraestrutura e medidas para aliviar o tráfego de caminhões em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.