SÁBADO, 20/09/2025

L

Agro

RONDÔNIA LEVA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DO AGRONEGÓCIO PARA A EXPOACRE 2019

O estande institucional de Rondônia e a exposição de produtos da agroindústria fazem parte dos atrativos da Expoacre 2019 que teve início no último sábado (27) e segue até o dia 4 de agosto, em Rio Branco.

Publicado em 

O governador Marcos Rocha esteve na feira acompanhado da primeira-dama e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, e, juntos, reforçaram a política pública do Estado de geração de emprego e renda através do agronegócio. ‘‘Rondônia está presente na Expoacre, assim como o Acre esteve presente na nossa feira, a Rondônia Rural Show. O governador Gladson Cameli disse que aprendeu conosco que a Expoacre não deveria ser só para festa, mas um local para negócios, e assim ele fez. O nosso estande aqui faz parte de um convite do governo acreano para mostrar os nossos produtos, inclusive com degustação. Está muito bonito, bem organizado e em um local privilegiado’’, considera o governador.

A aproximação Rondônia e Acre é considerada essencial para o crescimento econômico da região. Marcos Rocha citou, como um dos pleitos conjunto levado até o governo federal com bom resultado, o avanço da obra da ponte que liga os dois estados e que deve ficar pronta ainda este ano. Também há união de esforços para destravar a economia como a melhoria das rodovias, o alfandegamento para favorecer o intercâmbio comercial com países vizinhos e, pauta considerada prioritária, a regularização fundiária.

‘‘A regularização fundiária permite que o nosso produtor tenha mais segurança com o documento das terras em mãos. Isso possibilita conseguir recursos juntos às instituições financeiras para fazer os investimentos necessários para aumentar a produção do agronegócio, gerando emprego e renda. Nós estamos trabalhando isso com o governo federal, alguns pontos estão sendo acertados e temos certeza absoluta que irá acontecer’’, afirma Marcos Rocha.

Parceria entre Rondônia e Acre é consolidada na Expoacre

Marcos Rocha e Gladson Cameli, assim como demais líderes de estados amazônicos, importantes para o desenvolvimento do país, estão imbuídos em mudar a realidade da região com a missão de preservar a natureza, mas, ao mesmo tempo, oferecer condições de desenvolvimento para a população. ‘‘É inadmissível que tenham pessoas passando fome, por isso esse trabalho é tão importante, a geração de emprego e renda que vem através da regularização fundiária, do aumento de produção, a desburocratização das ações do Estado’’, disse o governador de Rondônia.

O estado de Rondônia está trabalhando questões pontuais para destravar a economia. ‘‘A Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social vem trabalhando, também, com alguns projetos juntos com as associações para dar condições de desenvolvimento, através do extrativismo, do uso de recursos naturais. Fizemos, nos dias 25 e 26, um curso voltado ao terceiro setor com o foco na regularização das associações,  que era algo que tinham dificuldade e, por isso, não conseguiam receber recurso do Estado’’, afirma Luana Rocha.

Marcos Rocha afirmou, ainda, que os estados do Norte formaram um bloco e, juntos, estão pleiteando melhorias para a população junto ao governo federal. ‘‘Eu nunca vi o presidente tão próximo, fazendo tantas reuniões com governadores, Jair Bolsonaro é o homem certo, no lugar certo, pois está atendendo as demandas daqueles que querem o desenvolvimento do país’’, considera.

EXPOSIÇÃO

O secretário da Agricultura Evandro Padovani, juntamente com o presidente da Emater Luciano Brandão e técnicos explicam como é feito fomento do agronegócio em Rondônia

No estande institucional de Rondônia, a divulgação da 9ª Rondônia Rural Show (De 26 a 30 de maio de 2020) tem chamado a atenção do público que, devido à repercussão internacional da feira agropecuária rondoniense, demostra curiosidade para saber como funciona e o que fazer para participar.

Também são divulgadas, na feira, as políticas públicas do agronegócio com a presença do secretário de Estado de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, e do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), Luciano Brandão, além de técnicos que ficarão os nove dias do evento no local.

Também é uma oportunidade de troca de ideias, inovações e conhecimento sobre o agronegócio.  ‘‘Nós assinamos um termo de cooperação em janeiro deste ano com os governadores do Acre e Rondônia que incluir intercâmbio de assistência técnica, extensão rural, pesquisa, fomento, infraestrutura e feiras. A nossa presença na Expoacre já faz parte deste termo de cooperação’’, explica Padovani.

Além disso, produtos rondonienses fazem parte do leque de negócios da Expoacre. São palmitos, cocadas, cafés e uma diversidade itens para apreciação do público. ‘‘Nós fizemos um trabalho junto com o pessoal das agroindústrias familiares que tem certificação e fizemos o convite. Temos cinco representantes de Rondônia com diversos produtos, mostrando a qualidade de nossos produtos e expandindo o mercado consumidor. Agradecemos ao governo do Acre que nos apoio nessa iniciativa’’, ressaltou o secretário da Seagri.

DA FALÊNCIA À AGROINDÚSTRIA DE COCADAS

A falência da padaria e cinco coqueiros no quintal. Esse foram os dois elementos que, aliados à determinação de Elienete Gomes e a família fizeram nascer a agroindústria AK Kolly, produtora de cocadas na comunidade Terra Santa, área rural de Porto Velho. Essa é uma das agroindústrias rondonienses presentes na Expoacre.

A agroindústria surgiu com a produção vinda de cinco coqueiros no quintal da residência

‘‘Estamos lisonjeados por ter sido convidados para esse evento. Já no primeiro dia conseguimos fechar negócios, despertar o interesse de representantes que vão estar revendendo nossos produtos. Além disso, conseguimos trocar ideias com colegas acreanos de como conseguir registrar uma agroindústria porque o nosso governo é facilitado, e eles vão levar essas dicas para o governo do Acre para chegarem onde chegamos’’, conta Elienete.

A qualidade, a forma de apresentação bem embalada e a certificação dos produtos tem despertado o interesse do público. ‘‘Temos o selo do Prove [Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia] que o governo nos proporcionou, isso dá mais segurança e permite a expansão dos negócios’’, considera. Elienete ressalta o trabalho da Seagri, Emater e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) no apoio para melhorar a qualidade da produção.

Com a padaria falida e cinco coqueiros no quintal, Elienete teve a ideia de inventar receitas de cocadas. No começo, os produtos eram vendidos na escola e mercados próximos a residência. E foi assim que a agroindústria começou a expandir, passou a utilizar 300 cocos por semana e agora a demanda é de 700 cocos por dia. ‘‘Hoje, além da minha família, temos funcionários de fora, emprego oito pessoas’’, disse. E fica a lição: ‘‘Através da dificuldade descobrimos capacidades que às vezes não sabemos que temos’’.

SUSTENTABILIDADE E PROGRESSO EM NOVA CALIFÓRNIA

A diversidade de produtos do Projeto Reca estão expostos na feira acreana

Criado na década de 80, o projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado) possui mais de 2.500 hectares de Sistemas Agroflorestais (SAFs), no distrito de Porto Velho, Nova Califórnia, e é de lá a produção de produtos como palmitos de pupunha, doces, geleias, licores polpas de frutas, óleos e manteigas expostos no setor do agronegócio da Expoacre.

‘‘Essa está sendo uma experiência nova para a gente, esperamos bom negócios. Trabalhamos sempre pensando em não prejudicar o nosso ambiente, inclusive com produção orgânica’’, afirma a produtora rural Silvana Lopes.

O vigilante Valdeci Jacob, que mora no Acre, já aproveitou a oportunidade para levar para casa um produto sustentável e rondoniense. ‘‘Eu gosto muito de produtos naturais, inclusive tem uma área de terra que estou fazendo reflorestamento e esse projeto me chamou atenção. Degustei e aprovei o produto’’, garante.

COISA FINA DA AMAZÔNIA, FITAS DE COCO

Coco assado no açúcar mascavo, uma ideia que tem conquistado os rondonienses e agora chega também ao Acre. Não se trata de um doce, mas é uma espécie de cereal, coisa fina da Amazônia com valor popular.

A ideia de Eliel Cruz surgiu através da busca por inovar, usando produtos naturais e foi se aperfeiçoando. A agroindústria teve início no município de Ouro Preto do Oeste há cerca de três anos. ‘‘Estou muito feliz. Essa é a primeira vez que venho ao Acre e está sendo muito boa a aceitação do produto. Oferecemos a degustação e o público pergunta quando que o produto chegará ao Acre. Isso é muito gratificante’’, considera Eliel Cruz.

NOVAS PORTAS PARA OS BISCOITOS RONDONIENSES

Cansada de trabalhar de empregada, Grethen Fabricia Argolo da Costa decidiu empreender. No começo, os biscoitos eram feitos no forno convencional e em pouca quantidade. ‘‘E hoje, através da Emater, das instituições financeiras que abraçou a ideia já conseguimos financiar equipamentos. Também temos o apoio do Sebrae, que inclusive nos levou para São Paulo’’, conta.

A agroindústria localizada em Ariquemes emprega diretamente seis pessoas e ainda os representantes de vendas. Além do mercado rondoniense, de Guajará-Mirim até Vilhena, os biscoitos chegam até o Paraná, e agora tem a expectativa de alcançar o mercado consumidor acreano através da Expoacre.

‘‘Está um maravilha. A cada dia nos surpreendemos mais. O público está aderindo a ideia dos biscoitos, produção de Rondônia. Agrademos a parceria do governo de Rondônia e Acre por essa oportunidade. Abriu uma porta enorme para nossos produtos, fizemos vários contatos de pessoas querendo representar a marca’’, conta Grethen.

SABOR DIFERENCIADO  E PRODUÇÃO ORGÂNICA SÃO DIFERENCIAIS DO CAFÉ  DE RONDÔNIA

Por fora uma embalagem reciclável, o que já sinaliza a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Dentro, um café diferenciado, puro e orgânico. A agroindústria localizada em Ariquemes surgiu há cerca de sete anos. Era um sonho de infância de Maria Aparecida Heringer que emprega atualmente cinco pessoas, ela, o marido e os três filhos.

‘‘Agradeço ao nosso governo de Rondônia por nos dar essa oportunidade de expor os produtos de Rondônia no Acre. Já tivemos a visita de vários representantes comerciais que querem fechar negócios. Dois desses contatos já deram resposta que vão trazer o produto para o Acre’’, conta Maria.

O governo acreano estima que a Expoacre movimente ao menos R$ 50 milhões em volumes de negócios, com uma expectativa de 30 mil pessoas passando pelo parque por dia, chegando a 250 mil ao longo dos noves dias de evento.

 

Vanessa Moura

Fotos: Ésio Mendes/Nilson Santos

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Conab abre cadastramento para aquisição de alimentos destinados à Cúpula dos Povos em Belém

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) permite que associações e cooperativas da agricultura familiar participem do fornecimento de alimentos para o evento
L
Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Rondônia certifica agropecuária com qualidade sanitária e se destaca no Brasil no controle de pragas e doenças

Estado é referência nacional em defesa agropecuária, com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação e lavouras monitoradas contra pragas.
L
Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Governo de RO entrega 36 roçadeiras para fortalecer agricultura familiar em Candeias do Jamari

Equipamentos foram destinados à Associação Nova Esperança, com apoio de recursos estaduais e federais, beneficiando agricultores do PNCF.
L
Perspectivas da Conab aponta produção recorde de grãos na safra 2025/26

Conab apresenta perspectivas para a Agropecuária 2025/2026

Evento em Brasília reúne autoridades e especialistas para discutir tendências, desafios e prognósticos do setor agropecuário nacional
L

Sebrae e Semagric se unem para fortalecer agricultura familiar em Porto Velho

O Sebrae em Rondônia e a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric) iniciaram um planejamento estratégico para 2026
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Pequenos jornalistas brilham em telejornal escolar

Alunos do 3º ano C da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva assumem o papel de jornalistas e apresentam telejornal sobre o mundo animal com criatividade e muito entusiasmo.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Djamere de Sousa, pacificação social e concretização dos Direitos Humanos

Nesta sexta-feira, dia 19, às 18h, o Programa Amazônia, Gente e Justiça entrevista Djamere de Sousa Braga Leite, Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania pela UFPB e especialista em Mediação, Conciliação e Arbitragem.
L

POVOADO NERD – Entrevista com Jeovane Shockness

O programa Povoado Nerd desta sexta-feira vai trazer um convidado especial para os apaixonados por games. Jeovane Shockness, conhecido por suas lives de MU
L
Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Governo de Rondônia realiza ações estratégicas em diversas áreas entre 15 e 19 de setembro

Obras de infraestrutura, regularização fundiária, saúde, assistência social e agricultura destacam avanços do governo de Rondônia na melhoria da qualidade de vida.
L
BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

BRF recruta talentos operacionais para unidades no Sul do país

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, abriu processo seletivo para contratar profissionais de Rondônia para atuar em unidades em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

AgSUS abre 179 vagas em processo seletivo nacional

A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) oferece 179 vagas e cadastro reserva para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo tem inscrições de 22 a 30 de setembro.
L
Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

Aprovados no CNU têm até 3ª para lista de espera

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos prorrogou o prazo para os candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera.
L
Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Agroserv tem vagas abertas para Vendedor e Assistente Administrativo

Empresa busca profissionais com foco em resultados e experiência em suas respectivas áreas para atuar em projetos rurais.
L

Vaga de Emprego: Auxiliar de Estoque com salário de R$2.500 a R$3.000 em Porto Velho

Vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho oferece salário de R$2.500 a R$3.000, com benefícios como assistência médica, vale-refeição e bonificação anual.
L
Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Mais de 600 novas vagas de emprego movimentam o mercado de trabalho em Rondônia

Oportunidades contemplam funções operacionais, técnicas e administrativas em 14 municípios, com destaque para construção civil e comércio.
L

POLÍTICA

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Deputado Alex Redano anuncia R$ 19 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Investimento inclui R$ 4 milhões em implementos agrícolas e R$ 15 milhões em fertilizantes, beneficiando milhares de famílias rurais
L
deputado-coronel-chrisostomo-acompanha-no-dnit-obras-em-rodovias-federais-de-rondonia

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha no DNIT obras em rodovias federais de Rondônia

Parlamentar discute duplicação da BR-364, acesso alternativo pela BR-421 e recuperação da BR-425 em Porto Velho
L
Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

Corregedoria da Câmara pede suspensão de deputados por motim

O corregedor da Câmara dos Deputados recomendou a suspensão de três deputados e censura escrita para outros 14 parlamentares da oposição. A medida é uma resposta ao motim que ocorreu no plenário da Casa no início de agosto.
L
Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

Delegados da PF alertam para os riscos da PEC da Blindagem

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) manifestou preocupação com a PEC da Blindagem, que, segundo eles, enfraquece a democracia e o combate à impunidade, ao dificultar a abertura de ações criminais contra parlamentares.
L
Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Projeto de lei do senador Bagattoli combate embargos gerais do Ibama na Amazônia

Proposta determina que embargo se limite à área da infração ambiental e prevê prazo de defesa para produtores rurais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Colisão entre dois carros no bairro Olaria

Acidente ocorreu no cruzamento da Rua Herbert de Azevedo com a Avenida Júlio de Castilho, sem registro de feridos
10
Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Adolescentes de colégio militar são apreendidas por furto em supermercado de Porto Velho

Elas recolheram diversos produtos, como chocolates, salgadinhos, fones de ouvido e balas, que foram colocados dentro de uma mochila.
10
Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Motociclista tem corpo dilacerado em acidente com carreta na BR-364

Segundo as primeiras informações, a colisão aconteceu quando a moto invadiu a pista contrária e atingiu uma carreta que seguia em direção a Porto Velho.
18
Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Polícia identifica homem morto a tiros e carbonizado em Porto Velho

Corpo de Maxilon G. S., 36 anos, foi encontrado dentro de pneus em área de mata no bairro Roque; polícia investiga ligação com outras mortes no mesmo dia.
18
Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Força Tática prende foragido com mandado válido até 2040

Policiais militares da Força Tática do 9º Batalhão prenderam um homem de 32 anos com um mandado de prisão em aberto por roubo. A prisão ocorreu na zona Sul de Porto Velho, durante uma ação de rotina da polícia.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO facilita regularização de débitos fiscais com novo Refaz ICMS 2025

Governo de RO facilita regularização de débitos fiscais com novo Refaz ICMS 2025

Refaz ICMS 2025 oferece descontos de até 95% e parcelamento para contribuintes de Rondônia, beneficiando empresas de todos os portes
L
Governo de RO entrega títulos de propriedade para famílias do Núcleo 10 de Junho

Governo de RO entrega títulos de propriedade para famílias do Núcleo 10 de Junho

Programa Regulariza Rondônia garante segurança jurídica a 70 famílias e contempla ações em 17 áreas de Porto Velho
L
Prefeitura inicia pavimentação no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

Prefeitura inicia pavimentação no bairro Parque Amazônia em Porto Velho

Obras de pavimentação no Parque Amazônia incluem drenagem e infraestrutura para melhorar mobilidade e qualidade de vida de 3 mil famílias
L
Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Comandante da PM reforça compromisso com escolas militares em encontro de pais em Vilhena

Evento no Colégio Tiradentes aproximou famílias e reforçou a importância do modelo cívico-militar para a educação e formação cidadã
L
4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

4ª Jornada Acadêmica de Ciências Contábeis acontece nos dias 22 e 23 de setembro em Porto Velho

Evento contará com painéis, palestras e participação de profissionais renomados da área pública, privada e do empreendedorismo.
L

Governador Marcos Rocha reforça oportunidades para contribuintes com o Refaz ICMS 2025

Programa oferece descontos de até 95% em multas e parcelamento em até 180 meses para empresas e empreendedores de Rondônia.
L

Requerimento de Outorga: ADEMIR JORDÃO

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL
L
Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

Brasil cria Comitê para expandir pesca amadora e esportiva

A criação do órgão pelo Ministério da Pesca e Aquicultura visa promover o desenvolvimento sustentável de um segmento que movimenta R$ 1 bilhão anualmente. O Comitê trabalhará para dar maior representatividade e inclusão social à atividade.
L

Seminário de Direito Penal discute criminalidade contemporânea em Porto Velho

A Liga Acadêmica de Ciências Jurídicas de Rondônia convida acadêmicos e profissionais para o Seminário de Direito Penal no dia 20 de setembro
L
Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Maquinário novo em Jaru: prefeitura recebe pá carregadeira adquirida com emenda de Confúcio Moura

Veículo reforça frota da Secretaria de Infraestrutura e amplia capacidade de serviços no município
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.