QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

L

Agro

FAPERO SE REÚNE COM DEPUTADOS E EXPLICA INVESTIMENTOS DO GOVERNO NA MELHORIA DA MATRIZ GENÉTICA DO CAFÉ

De olho no agronegócio, principal vocação econômica regional, a fundação lançou em dezembro de 2018 dois importantes programas de fomento para o desenvolvimento do setor produtivo.

Publicado em 

FAPERO SE REÚNE COM DEPUTADOS E EXPLICA INVESTIMENTOS DO GOVERNO NA MELHORIA DA MATRIZ GENÉTICA DO CAFÉ - News Rondônia

O presidente da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Leandro Moreira Dill, explicou quarta-feira (15) aos integrantes da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa (CAPR) que a Fapero se reestruturou e está pronta para destinação de R$ 4,5 milhões no fomento à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a cafeicultura.

FAPERO SE REÚNE COM DEPUTADOS E EXPLICA INVESTIMENTOS DO GOVERNO NA MELHORIA DA MATRIZ GENÉTICA DO CAFÉ - News Rondônia

De olho no agronegócio, principal vocação econômica regional, a fundação lançou em dezembro de 2018 dois importantes programas de fomento para o desenvolvimento do setor produtivo. O primeiro é o Programa de Apoio a Pesquisa de Inovação Tecnológica para à Agricultura (PAP-Agritech). O outro é o Programa de Apoio à Pesquisa em Piscicultura, onde atualmente os projetos inscritos encontram-se em fase de avaliação com previsão de contratação para o mês de julho deste ano.

Cerca de onze projetos de inovação tecnológica e pesquisa foram inscritos e enquadrados para as etapas de avaliação, os projetos visam estimular maior produtividade no setor agrícola, porém, os recursos disponíveis irão contemplar apenas os cinco projetos que se destacarem nas etapas de avaliação. Em Rondônia, participam principalmente dessas modalidades de fomento instituições como a Embrapa, Unir, e Instituto Federal de Rondônia (Ifro). Na chamada para projetos de pesquisa em piscicultura foram inscritos e enquadrados 14 projetos distribuídos em dez linhas de pesquisa.

Os recursos previstos para incentivar pesquisas para o café irão financiar, prioritariamente, às atividades de caracterização agronômica e genética de clones de café nas principais regiões produtoras. O trabalho tem previsão para ser concluído em quatro anos.

A Fapero, de acordo com Leonardo Moreira Dill, criou em 2018, com base em estudos de cenários regionais, a Rede de Pesquisa Agroambiental e a Rede Estadual de Clones de Café, que atualmente estão desenvolvendo projetos nas mais diversas áreas voltadas a agricultura e meio ambiente.

Uma das vantagens apontadas das chamadas redes é a constatação de que investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias são melhores aplicados e garantem maior precisão na execução das pesquisas. No caso do café, o trabalho em rede irá favorecer uma melhor distribuição amostral dos clones caracterizados garantindo um mapeamento das características dos clones produzidos em Rondônia tais como, produtividade, sanidade das espécies, resistência a pragas, qualidade da bebida, dentre outras.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L

Em seis anos, Rondônia dobra Valor Bruto da Produção Agropecuária e mantém 2º lugar no Norte

O café é o produto agropecuário de Rondônia que teve maior representatividade no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária divulgado pelo Mapa, em abril de 2025.
L
O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Produção de carnes no Brasil deve superar 31 milhões de toneladas em 2025, segundo Conab

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Agenda News: Fim de semana de música e diversão no Grego Original Pub

Happy Friday com música ao vivo na sexta-feira e Feijuka com Rock no sábado prometem momentos incríveis para quem quer relaxar e curtir uma boa música.
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Governador de Rondônia anuncia saída de Israel e chegada segura à Jordânia

Governador de Rondônia anuncia saída de Israel e chegada segura à Jordânia

Em suas redes sociais, o governador expressou “profunda gratidão” ao embaixador do Brasil na Jordânia, Márcio Fagundes do Nascimento, pelo apoio firme e atencioso à comitiva.
L

Momento Empresarial | Entrevista Kendi Ueda

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, 18 de junho, às 9h, entrevista Kendi Ueda
L
Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Agenda News: Curta a véspera de feriado no Território Gastrobar com Marla Souza

Música ao vivo, boa comida e cerveja gelada aguardam você nesta quarta-feira (18) em Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L

Confúcio confirma que todos os que estão dentro das reservas criadas por ele terão que sair

Declarações de Confúcio Moura reacendem polêmica sobre áreas de proteção em Rondônia e ampliam o embate entre ambientalismo e o direito dos produtores rurais.
L

PF prende mais dois suspeitos de participar de fraude no INSS

Mandados judiciais foram cumpridos em municípios de Sergipe
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica ferido após colisão com picape em cruzamento

Ciclista fica ferido após colisão com picape em cruzamento

De acordo com informações obtidas no local, o ciclista descia pela Rio Branco quando colidiu na lateral de uma picape Montana que trafegava pela Avenida Rio de Janeiro, via preferencial.
14
Fuzileiros navais chegam a Los Angeles em meio a protestos contra batidas anti-imigração

“Cowboy de Rondônia” é detido nos EUA por imigração ilegal

A esposa de A.M., M.M., informou que os agentes procuravam outra pessoa, mas prenderam o marido ao constatarem sua situação migratória irregular no país.
10
Idoso com Alzheimer e problemas cardíacos desaparece após fugir de casa

Idoso com Alzheimer e problemas cardíacos desaparece após fugir de casa

Há três dias sem notícias do idoso, a família tem recebido ligações com possíveis avistamentos, mas nenhuma informação concreta levou ao seu paradeiro até o momento.
10
Homem é preso após homicídio qualificado na zona rural

Homem é preso após homicídio qualificado na zona rural

Desde o crime, o suspeito não tinha paradeiro conhecido. Um mandado de prisão preventiva havia sido expedido contra ele pela Comarca de Passo de Camaragibe em 2024.
12
AUDÁCIA VI: MPRO e forças de segurança deflagram operação de combate ao crime organizado

AUDÁCIA VI: MPRO e forças de segurança deflagram operação de combate ao crime organizado

O objetivo principal da operação é cumprir 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão residencial na cidade de Porto Velho/RO e 01 (um) mandado de busca e apreensão no Centro de Detenção Provisória de Porto Velho/RO (“Urso Branco”).
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO) – CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA E LICENÇAS PRÉVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO.
L

Feirantes de Porto Velho aproveitam clima junino para ampliar a oferta de produtos típicos da temporada

Entre os produtos mais procurados, o milho verde reina absoluto.
L
Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que "Desestabilizaria Radicalmente" o Oriente Médio

Rússia alerta EUA contra assistência militar direta a Israel, que “Desestabilizaria Radicalmente” o Oriente Médio

Vice-chanceler diz que decisão poderia desestabilizar Oriente Médio
L
Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Censo aponta que 94,6% das UBS têm acesso à Internet e 97,6% usam prontuário eletrônico

Levantamento foi realizado em mais de 44 mil unidades básicas de saúde
L
Indústria criativa brasileira movimenta R$ 393,3 bilhões em 2023 e representa 3,59% do PIB Nacional

Indústria criativa brasileira movimenta R$ 393,3 bilhões em 2023 e representa 3,59% do PIB Nacional

Setor empregava 1,26 milhão de pessoas naquele ano
L
Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Líder supremo do Irã ameaça atacar bases dos EUA após exigência de rendição de Trump

Ali Khomenei respondeu exigência de Trump de rendição incondicional
L
no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos

Desobediência: no 17° ano da Lei Seca, PRF ainda autua um motorista a cada 10 minutos

No primeiro trimestre deste ano, 11.466 motoristas foram multados por recusar o teste do bafômetro e 2.089, por dirigir depois de beber.
L
Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Fundo Amazônia atinge recorde de R$ 1,189 bilhão em projetos aprovados no primeiro Semestre de 2025

Mecanismo financia desenvolvimento sustentável do bioma
L
Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

Inep lança edital da Prova Nacional Docente 2025 com inscrições de 14 a 25 de Julho

O chamado “CNU dos Professores” avaliará formação geral e específica
L
Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Mauro Cid

Momento processual é inadequado para analisar demanda, diz ministro
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.