QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

L

Agro

EMBRAPA DISPONIBILIZA SISTEMA DE PRODUÇÃO DO AÇAIZEIRO PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL

A demanda pela polpa do açaí e seus derivados é crescente, principalmente após a “açaimania”, na década de 1990.

Publicado em 

EMBRAPA DISPONIBILIZA SISTEMA DE PRODUÇÃO DO AÇAIZEIRO PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL - News Rondônia

A demanda pela polpa do açaí e seus derivados é crescente, principalmente após a “açaimania”, na década de 1990. Para suprir a falta de informações sobre o cultivo desta palmeira na Amazônia Ocidental, Noroeste do Brasil, e auxiliar no atendimento a esta demanda da sociedade, a Embrapa Rondônia disponibiliza o Sistema de Produção do Açaizeiro. Esta publicação conta com importantes informações técnicas e práticas para produtores, técnicos, estudantes e interessados no tema. Está disponível, completa e gratuita, no Portal da Embrapa Rondônia: Link.

EMBRAPA DISPONIBILIZA SISTEMA DE PRODUÇÃO DO AÇAIZEIRO PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL - News Rondônia

No contexto social e econômico, o cultivo comercial do açaizeiro é uma agroexploração de alta absorção de mão de obra pouco qualificada. Contribui tanto para a sustentação das famílias ribeirinhas extrativistas quanto na geração de empregos (diretos e indiretos) e sustentação econômica da cadeia produtiva do açaí, que abrange dezenas de pequenos produtores rurais e microempresários urbanos.

O Sistema de Produção apresenta as características principais do açaizeiro, condições agroclimáticas para a planta, produção de mudas, plantio e tratos culturais, uso da irrigação para a alta produtividade e redução da sazonalidade da produção, manejo das principais pragas e doenças e orientações para o manejo da colheita e pós-colheita do açaizeiro. São apresentados ainda dados sobre mercado e comercialização.

Na Amazônia Ocidental há ocorrência natural do açaí precatória (Euterpe precatoria Martius, variedade precatoria Henderson) em terras altas e terras baixas (áreas inundáveis e igapós). Na Amazônia Oriental prevalece a ocorrência do açaí de touceira (Euterpe oleracea Martius, var. oleracea Henderson), principalmente nos estuários dos rios Amazonas, Tocantins e tributários. O açaizeiro da variedade precatória é comumente denominado de açaí solteiro, açaí precatória, açaí-do-amazonas, açaí-da-mata, açaí-da-terra. Enquanto o açaí de touceira, regionalmente, é conhecido por açaí-do-pará, açaí-de-estuário e outras denominações.

O cultivo comercial do açaizeiro nos estados do Acre, Amazonas e Rondônia é pouco expressivo, quando comparado à área extrativista do açaí precatória, sendo explorado predominantemente por pequenos e médios açaicultores pouco tecnificados, não consorciadas e em regime de sequeiro (sem irrigação). Comunidades ribeirinhas, quilombolas, áreas indígenas e de antigas colocações de seringais nativos além de reservas extrativistas são os principais extrativistas do açaí na região.

EMBRAPA DISPONIBILIZA SISTEMA DE PRODUÇÃO DO AÇAIZEIRO PARA AMAZÔNIA OCIDENTAL - News Rondônia

No Acre o açaí precatória tem ocorrência natural em quase todos os municípios, sendo os principais produtores em sistemas extrativistas Feijó, Tarauacá, Rio Branco e Brasiléia. No Amazonas vários municípios extraem frutos de açaí precatória. No sul do estado destacam-se os municípios de Humaitá e os circunvizinhos na região do baixo Madeira e das rodovias Transamazônica (BR-230) e Manaus-Porto Velho (BR-319). Em Rondônia a coleta de frutos concentra-se a nordeste (vale do rio Ji-Paraná ou Machado), ao norte (vale do rio Jamari) e ao oeste e noroeste do estado (vale dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira). Juntas, estima-se que concentrem 95% da produção estadual. O restante é proveniente de áreas recentes com cultivo tecnificado, com irrigação suplementar, da cultivar melhorada do açaí de touceira BRS Pará.

Mercado e comercialização

A Região Norte respondeu, em 2016, por 98,6% da produção de frutos de açaí no Brasil, cuja quantidade produzida naquele ano foi de 1,3 milhões de toneladas, considerando ambos os cultivos racional e extrativista. O Pará é o principal estado produtor, seguido pelo Amazonas, Maranhão, Acre e Rondônia. A polpa é a principal forma de comercialização do açaí e o Pará é o único estado que vende parte de sua produção para o mercado externo.

De acordo com informações obtidas junto a processadores do açaí em Rondônia e no Amazonas, entre 85% e 90% da matéria-prima é de origem extrativista, cuja safra inicia-se em dezembro e termina em abril, com o restante sendo suprido por produção de plantios convencionais, cuja colheita se concentra (aproximadamente 70%) entre a segunda quinzena de outubro e a primeira quinzena de abril. A forma de comercialização do açaí extrativista é em latas de 18 litros, com peso aproximado de 14 kg. Na safra 2015/2016 o preço pago por lata variou de R$ 25,00 a R$ 30,00. O processamento do açaí é realizado por estabelecimentos industriais, na sua maioria, de pequeno porte.

Rondônia tem 310 hectares de açaí plantado, sendo que Buritis, Porto Velho e Candeias do Jamari são os maiores produtores. Avalia-se que toda a área é cultivada com a BRS Pará, primeira cultivar de açaizeiro de touceira, desenvolvida pela Embrapa Amazônia Oriental em 2005. Quando comparado ao açaizeiro nativo e não melhorado, a BRS Pará manejada adequadamente, pode expressar maior produtividade e maior estabilidade produtiva anual.  

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos está liberado entre RO e todos os estados brasileiros

A nova medida libera o trânsito de bovinos e bubalinos entre todos os estados livres de febre aftosa sem vacinação, incluindo Rondônia. 
L

Técnicas do Projeto Degusta 80+ se destacam durante Dia de Campo em Rolim de Moura

A palestra do extensionista do escritório local da Emater em Rolim de Moura, Marcelo Lopes, destacou as ações do Projeto Degusta Rondônia 80+ voltada para a qualidade na fermentação dos cafés especiais
L

Legislação impulsiona a produção agrícola e fortalece cadeias do leite e do café em Rondônia

A medida representa um marco estratégico para o fortalecimento da pecuária leiteira, da cafeicultura e do desenvolvimento agroeconômico do estado
L

Em seis anos, Rondônia dobra Valor Bruto da Produção Agropecuária e mantém 2º lugar no Norte

O café é o produto agropecuário de Rondônia que teve maior representatividade no ranking do Valor Bruto da Produção Agropecuária divulgado pelo Mapa, em abril de 2025.
L
Conab realizará pregão para contratação de transporte de milho em grãos

Produção de carnes no Brasil deve superar 31 milhões de toneladas em 2025, segundo Conab

O resultado estimado é influenciado pelo incremento na produção de carne suína e de aves, como mostra o quadro de suprimento do produto atualizado, nesta sexta-feira (13), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão

Nesta quarta-feira, o Giro News recebe Olakson Pedrosa, coordenador-geral do projeto IFRO Atleta Cidadão e integrante da assessoria institucional do Instituto Federal de Rondônia.
L
Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Brasil declara-se livre da Gripe Aviária após cumprir protocolos sanitários internacionais

Países que restringiram compras de frango estão sendo notificados
L
Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Prefeitura de Porto Velho promove ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

Evento acontece nesta quarta-feira (18) a partir das 16h, no Parque da Cidade.
L

Nissan Kicks 2026 inicia jornada no Brasil com motor inédito

SUV foi totalmente renovado, estreia motorização turbo e tem nova estratégia de preços
L

Rondônia tem recorde de exportações, abundância de empregos e uma das melhores economias do Brasil

O que é produzido no estado está ganhando visibilidade com as missões de promoção do estado e dando retorno com alta de exportações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus reforça apoio à valorização dos servidores da saúde durante reunião da Comissão

Parlamentar defendeu maior articulação com os demais deputados.
L
Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Sílvia Cristina celebra o fim da exigência de revisão pericial para aposentados e beneficiários do BPC

Congresso derrubou o veto presidencial 38/2024, acabando com a exigência de laudos periódicos.
L
Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Câmara aprova aumento de penas para abandono e maus-tratos contra Idosos

Deputados mantiveram alterações de senadores ao PL 4.626/2020
L
Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Nova Lei proíbe tatuagens e piercings estéticos em cães e gatos no Brasil com penas de reclusão e multa

Pena se aplica ainda a quem permitir, e aumenta se animal morrer
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

PRF celebra o resultado positivo da liberação da rodovia BR-364, próximo ao município de Cujubim, em Rondônia

Através do diálogo, Polícia abriu o caminho para reconexão entre poder público e sociedade civil organizada
L
Colisão entre motocicletas deixa três feridos

Colisão entre motocicletas deixa três feridos

A motociclista que pilotava o veículo que saía do estacionamento teria sofrido as lesões mais graves.
16
Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

Casal de Rondônia é preso com 25 kg de maconha durante operação

A prisão, realizada pela Força Tática do 8º Comando Regional, ocorreu durante a Operação Tolerância Zero, que abordava veículos vindos de Rondônia.
14
Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

Colisão deixa motociclista ferido na frente do CPA

De acordo com testemunhas, ambos seguiam na Farquar sentido 7 de Setembro, quando o motorista do carro sinalizou, fez a conversão na Rua Pio XII e acabou atingindo o motociclista que passava pela direita.
10
Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Detento fica entalado em buraco ao tentar fugir de presídio

Diante da situação, os policiais penais do FOC acionaram o Corpo de Bombeiros Militar para realizar o resgate.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º Bee Hackathon transforma Vilhena (RO) em polo de inovação e tecnologia revelando talentos da região 

1º Bee Hackathon transforma Vilhena (RO) em polo de inovação e tecnologia revelando talentos da região 

evento reuniu 30 participantes de Vilhena, Cacoal e Pimenta Bueno (RO) em nove equipes, para uma maratona de ideias com foco em soluções para a realidade local.
L
Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

Ministro Alexandre de Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro por descumprir medida cautelar

Marcelo Câmara é um dos réus na ação sobre Golpe de Estado
L
Soluna Med SPA é apresentado no Agenda News como nova referência em relaxamento e cuidado personalizado

Soluna Med SPA é apresentado no Agenda News como nova referência em relaxamento e cuidado personalizado

Amanda e Bárbara Assis explicam a proposta do primeiro spa natural de Rondônia e destacam terapias exclusivas, atendimento acolhedor e novidades previstas para 2025.
L
Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados

Baixas temperaturas impactam no andamento da colheita do milho 2ª safra em alguns estados

Clima mais frio influencia na perda natural de umidade e, consequentemente, aumenta o tempo necessário para que o grão atinja o teor ideal de colheita.
L
ANTT aprova relatório final e coloca concessão de 880 km entre RO e MT

ANTT aprova relatório final e coloca concessão de 880 km entre RO e MT na reta final para publicação do edital

Trecho liga Rondônia ao Mato Grosso – Rota Agro Central, um dos lotes mais estratégicos do país. Projeto moderniza infraestrutura e melhora a vida de quem vive, trabalha e depende das rodovias federais na região.
L
TRT-14 participa de reunião do Coleprecor em Canela(RS)

TRT-14 participa de reunião do Coleprecor em Canela(RS)

Debates sobre competência e reafirmação da Justiça do Trabalho marcam abertura da reunião que contou com a participação dos representantes do TRT-14.
L

Vale do Paraíso lança SIM Vale Feira durante as comemorações dos 33 anos do município

O celebrar os seus 33 anos de emancipação, o município de Vale do Paraíso anunciou mais essa conquista.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.