Em um auditório de Ariquemes, representantes de dez municípios do território Vale do Jamari se reúnem pela segunda vez para discutir e buscar alternativas para a economia local. Eles integram o LIDER –Liderança para o Desenvolvimento Regional.
O diretor administrativo e financeiro do Sebrae, Carlos Berti Niemeyer, apresentou na manhã de quinta-feira (20) o empreendedorismo como forma de superar as adversidades da economia. “O empreendedorismo é a mola propulsora da economia. É através dele que as transações comerciais são potencializadas e que a geração de empregos é feita. Por isso acreditamos que o empreendedorismo pode mudar a realidade de um município inteiro e até de uma região”, alertou.
Como prova da fala do diretor administrativo e financeiro do Sebrae, a empresária Luciana Balbino da cidade de Areia, na Paraíba, também falou para o grupo de líderes. Ela contou um pouco da história da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade Chã de Jardim (Adesco). “Nós potencializamos uma fábrica de polpa de frutas e um restaurante para o atendimento de turistas. Com a união e muito trabalho, nós, hoje, geramos empregos e damos oportunidades para as pessoas”, disse a empresária, que foi a primeira presidente da Adesco.
Os bons exemplos contados por Berti e Luciana motivam os participantes do encontro. Para o empresário Sebastião Xavier, dono de um hotel em Machadinho d’Oeste, a busca por soluções alternativas para a geração de renda e emprego é importante neste momento da economia da região do Vale do Jamari. “Juntos nós vamos pensar em algo que possa impactar toda essa região, principalmente na transformação da nossa matéria-prima, que ainda é comercializada sem a devida industrialização”, lembra.
A analista técnica do Sebrae, Maria Tereza Marangon, explica que o LIDER será realizado num total de oito encontros: “O resultado esperado é um projeto para toda essa região, como forma de melhorar a vida de quem vive nas cidades. É a busca de uma alternativa através das políticas públicas já existentes”, resume.
Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO.