DOMINGO, 05/05/2024

L

Mundo

Por que uma dança de mulheres de shortinhos gerou escândalo na Austrália

Parte dos australianos considerou conteúdo ‘inapropriado’, a outra se incomodou com o policiamento dos corpos femininos.

Publicado em 

Por que uma dança de mulheres de shortinhos gerou escândalo na Austrália - News Rondônia

Um vídeo de mulheres usando shortinhos e dançando twerk num evento militar gerou escândalo na Austrália e dividiu opiniões.

O twerk é um tipo de dança que envolve principalmente movimentos dos quadris e agachamentos, um pouco parecida com a dança do funk brasileiro.

A cena do evento australiana era incongruente, bizarra e engraçada. Então, é claro, viralizou na internet ao ser divulgada na semana passada.

Por que uma dança de mulheres de shortinhos gerou escândalo na Austrália - News Rondônia

Mas a coreografia em estilo de videoclipe – incluindo reboladas, balançadas e tremores de bundas – também foi alvo de críticas. Parlamentares conservadores puxaram o coro daqueles que consideraram o conteúdo "inapropriado".

Os tabloides publicaram manchetes criticando os padrões militares. Mas outros se ofenderam por razão diversa – considerando a atuação das dançarinas vergonhosa, e rotulando a coreografia como excessivamente "sexualizada".

Isso, por sua vez, gerou críticas ao policiamento dos corpos das mulheres e da dança feminina. O grupo de dançarinas envolvido na filmagem, chamado 101 Doll Squadron, reclamou da cobertura midiática do caso.

 

Quando se tornou público que o vídeo havia sido editado de maneira enganosa pela ABC, a rede pública de televisão, essas vozes se tornaram ainda mais eloquentes.

Afinal, como exatamente essa saga do "twerking da Marinha australiana" se desenrolou?

Um passo-a-passo do que aconteceu

O grupo 101 Doll Squadron foi contratado pela Marinha Real Australiana para se apresentar na cerimônia de lançamento no sábado, 10 de abril, de um novo navio, o HMAS Supply.

O evento, no entanto, só ganhou ampla repercussão após um repórter da ABC compartilhar um vídeo no Twitter contendo cenas das mulheres fazendo sua dança animada, diante de reações impassíveis dos líderes militares presentes.

A postagem, depois deletada, citava um parlamentar governista lamentando a queda nos padrões das Forças Armadas. A combinação levou a postagem a viralizar nas redes.

Mas, na quinta-feira (15), se tornou público que a filmagem havia sido editada de forma enganosa pela ABC, que emitiu um pedido de desculpas.

A Marinha informou que nenhum dos oficiais ou autoridades presentes, como o governador-geral, testemunhou a performance, que aconteceu antes da chegada dos convidados.

O primeiro-ministro Scott Morrison disse que os "padrões militares falharam", mas criticou a reportagem equivocada feita pela ABC.

A Marinha não explicou por que as dançarinas foram contratadas.

O vídeo mostra que o restante do evento aconteceu em ritmo menos alucinante. O encontro contou com a típica pompa e circunstância: apresentações de bandas militares; discursos formais; e fileiras de marinheiros fazendo saudações militares e marchando de forma sincronizada – num ritmo muito menos animado que o das dançarinas.

Mas a performance de dança já havia se espalhado pela internet – e estava gerando uma forte reação negativa.

'Seminuas… provavelmente é inapropriado'

Políticos conservadores entraram na discussão logo na quinta-feira pela manhã, dizendo que se tratava de uma apresentação inapropriada para um evento militar.

A senadora independente Jacqui Lambie, veterana do exército, classificou como "absolutamente chocante" a decisão da liderança militar.

Ela disse que parecia que estava assistindo ao Super Bowl, referindo-se ao intervalo do jogo final do campeonato de futebol americano dos Estados Unidos, caracterizado por performances de dança e apresentações de cantores famosos, como Jennifer Lopez, Shakira, Justin Timberlake e Lady Gaga.

"Bom para aquelas jovens terem ido lá se apresentar, mas eu digo que estarem seminuas em frente a um navio de guerra provavelmente é inapropriado", disse a parlamentar.

As críticas à inusitada escolha de entretenimento dos militares logo se converteram em estigmatização e sexualização das dançarinas e do estilo de dança.

O 101 Doll Squadron é um grupo comunitário de dança com participantes de origem indígena e multiétnica.

Elas são especializadas em ritmos como dancehall, reggae, afrobeats, jazz comercial e hip hop – gêneros que muitas vezes chocaram a cultura branca tradicional, mas que são hoje em dia bastante comuns na dança contemporânea.

O grupo é normalmente contratado para festas, despedidas de solteiro e eventos.

Mas o tabloide australiano "The Daily Telegraph" – parte do grupo midiático do empresário Rupert Murdoch – publicou fotos das dançarinas na sua capa, em página dupla.

Muitos comentaristas na internet expressaram opiniões de que a coreografia era "degradante para as mulheres". E ligaram o acontecimento a um debate mais amplo sobre desigualdade de gênero que atualmente domina a política australiana.

O artigo original da ABC citava – anonimamente – outro parlamentar que disse: "Em um momento em que estamos lutando pelo direito das mulheres de não serem objetificadas, haveria outros tipos de dança que seriam divertidas e igualmente animadas."

Mas, ao supostamente falarem pelo direito das mulheres, poucos perguntaram às dançarinas o que elas mesmas pensavam.

'Vocês nos sexualizaram'

Na quinta-feira pela manhã, a discussão sobre o vídeo "escandaloso" dominava os programas matinais de televisão e rádio. O twerking – que gerou polêmica pela última vez em 2013, após uma apresentação da cantora Miley Cyrus em premiação da MTV – voltou aos assuntos mais comentados do Twitter na Austrália.

Mas membros do grupo 101 Doll Squadron afirmaram que a amplificação gerada pela mídia foi o mais danoso.

Em particular, elas acusaram a ABC de "edição enganosa", por falsamente incluir imagens de oficiais e autoridades no vídeo, e por conter "filmagens a partir de ângulos que não podiam ser vistos pela plateia" – o vídeo foi filmado de baixo para cima, enfatizando os glúteos das dançarinas.

"Achamos isso muito assustador e diz mais sobre o operador de câmera da ABC e a necessidade deles de sexualizar essas mulheres e sua dança para seu próprio prazer", disse a nota oficial publicada pelo grupo.

Elas relataram que foram vítimas de ataques e insultos na internet e se sentiram "ameaçadas e expostas" como resultado da atenção gerada.

Outros comentaristas na internet questionaram se a histeria era mesmo em reação aos movimentos das dançarinas e ao estilo de dança.

O site australiano de conteúdo para mulheres Mamamia publicou um artigo dizendo: "Foi a Marinha Real Australiana que tornou a coisa bizarra. Foi a Marinha Real Australiana que transformou a arte delas em algo ridículo."

"Na verdade, essas mulheres estavam apenas fazendo seu trabalho."

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Congressistas dos EUA e Brasil articulam frente contra extrema-direita

Carta compromisso está em elaboração com apoio de organizações sociais
L
Turquia suspende comércio com Israel até cessar-fogo permanente

Turquia suspende comércio com Israel até cessar-fogo permanente

País pede que ajuda humanitária seja garantida em Gaza
L
Biden defende direito de manifestação contra guerra, mas sem violência

Biden defende direito de manifestação contra guerra, mas sem violência

“Há o direito de protestar, mas não o direito de causar o caos”
L
Morte de jogador evidencia violência na África do Sul antes de eleição

Morte de jogador evidencia violência na África do Sul antes de eleição

Luke Fleurs foi morto em posto de gasolina de Johanesburgo em assalto
L
Polícia retira manifestantes de universidade em Los Angeles

Polícia retira manifestantes de universidade em Los Angeles

Estudantes fazem mobilizações em apoio aos palestinos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil
L

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar
L

A poética estetizante das águas – parte I

Segundo o geógrafo francês, Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida.
L

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemitismo numa prova do vestibular envergonha o país!

O caso mereceu graves protestos da comunidade judaica e dos brasileiros decentes, que não aceitam que se tente mudar a verdade sobre a tragédia humana que se abateu sobre todo um povo.
L

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Promoção da saúde e condicionamento físico são reforçados com entrega de academias em Batalhões

Academias foram instaladas em dois Batalhões de Polícia Militar, em Porto Velho
L

Motorista é preso após subir calçada e atropelar cliente de bar na zona leste

O suspeito, que estava embriagado, chegou a levar uma surra da população, mas logo foi salvo pela PM que chegou rápido.
12

Mulher é encontrada morta após passar o dia sozinha em motel

Após algum tempo, dois homens chegaram dizendo que levariam remédios para Marle e depois de 10 minutos foram embora.
18
Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convênio para programa de bolsas voltado às comunidades pesqueiras artesanais é assinado pelo Governo de RO

A Diretoria Científica e de Apoio à Pesquisa deve lançar o edital em Rondônia, ainda no mês de maio
L

Mais de mil estudantes participam de Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida promovida pelo Governo de RO

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE
L

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L