DOMINGO, 05/05/2024

A guerreira Brasiviana – Por Marquelino Santana

Com resistência e empoderamento, a mulher seringueira enfrentou a estúrdia e à execração humana, sem jamais se render ao labéu da desonra. Viva a guerreira brasiviana!

Publicado em 

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Na primeira década do ano 2000, logo após o advento do governo boliviano Evista, aconteceu a mais repugnante e xenófoba ação de atrocidade humana, cometida contra as populações tradicionais do rio Mamu no Departamento de Pando.

A expulsão das famílias ribeirinhas brasileiras ou brasivianas do rio Mamu por grupos milicianos fortemente armados que se intitulavam zafreros ou campesinos, foi na verdade uma ardilosa insídia institucional do país vizinho que argumentava na época, a ilegalidade de que nenhuma família estrangeira poderia residir na franja de 50 km de sua fronteira, conforme reza a constituição boliviana.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

As ações foram comandadas por grupos paramilitares bolivianos sob o efeito de uma cortina de silêncio do próprio Instituto Nacional de Reforma Agrária – INRA, enquanto o principal líder nacionalista que se dizia defensor das populações originárias e das classes subalternas daquele país, silenciou-se diante das truculências cometidas em desfavor das populações tradicionais seringueiras do Noroeste pandino boliviano, na fronteira com a Região da Ponta do Abunã no Estado de Rondônia.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Essas populações tradicionais são consideradas brasivianas porque nasceram na Bolívia, mas pelo fato dessas famílias terem sido registradas no Brasil, um registro de nascimento prevaleceu mais do que a história social e cultural dos remanescentes dos dois grandes ciclos da borracha na Amazônia Sul Ocidental brasileiro – boliviana. Muitas famílias tinham dupla nacionalidade, mas foram expulsas, e muitas mulheres bolivianas por serem casadas com os brasivianos, também não foram poupadas e tiveram o mesmo destino que as demais: refugiar-se no Brasil à procura dos seus direitos humanos internacionais.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Anteriormente nesta coluna escrevi sobre “A flor do Mamu”, onde narrei sobre as famílias que ficaram reféns na comunidade Puerto Bolivar durante um período de mais de três dias, e quando enfim, os milicianos resolveram liberar uma das famílias que estava com uma criança ardendo de febre e sofrendo de malária, o batelão tomou rumo ao Brasil, mas infelizmente a flor do Mamu não resistiu.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

Na mesma situação uma mulher tomou uma decisão diferente e resolveu agir em busca da liberdade e denunciar no Brasil a situação beligerante. A guerreira brasiviana do rio Mamu também estava refém na comunidade Puerto Bolívar e temendo acontecer o pior, principalmente com a sua filha que possuía apenas sete meses de idade, ela decidiu fugir do cárcere a que estava submetida e escondeu-se na floresta, almejando uma forma de chegar até Extrema de Rondônia.

As embarcações estavam todas atracadas nas proximidades da Associação de castanheiros do Município de Santos Mercado, e durante a noite apenas as luzes dos candeeiros iluminavam os batelões onde as famílias brasivianas estavam alojadas. No escuro de uma madrugada fria, a ribeirinha resolve encarar os perigos da floresta e adentra sem medo num varadouro com a sua filha grudada nos braços, procurando um caminho que a levasse até o Brasil.

Ela deixa a comunidade de Puerto Bolívar que mais parecia um estado de belicosidade ou um território de degredo que privava os brasivianos de sua costumeira liberdade, e nos confins de uma fronteira em “pé de guerra” consegue afastar-se silenciosamente da conglomeração miliciana. 

A obstinada mulher guerreira ao tempo em que estava relegada e banida pela crueldade humana sentia-se seguramente protegida pelo espírito da floresta, pois enquanto percorria a mata noturna não havia escárnio nem embrutecimento de ninguém, apenas sentia uma concatenação de alteridade com a natureza.

Por entre árvores e rios não havia empáfia. A guerreira brasiviana e a filha estavam entrelaçadas de corpo e alma com a divindade cosmogônica que as iluminava e em nenhum momento esmaeceram ou extenuaram suas forças durante a longa caminhada.

Pertinaz e relutante na fuga, o operoso trajeto florestal rendeu-se à inteligência incomum da guerreira que herdou do avô, soldado da borracha e velho mateiro, a aguçada capacidade de nunca ter se perdido na mata. Não houve nenhum precipício que lhe tirasse o portento, nem nenhuma retaliação natural no caminho que ferisse a relevância de seus passos e a fizesse perder –se ao rumo de seu ontológico mapa mental brasiviano.

A mulher guerreira libertou-se do opróbrio, da infâmia e da injúria. Jamais deixaria que o seu rebento entrelaçado aos seus braços se submetesse ao nefasto mundo da dor da exclusão. A natureza ensina aos homens como lidar com a indolência, típico daqueles que se tornam obcecados e desvairados pela sagaz perseguição ao insaciável ato de “ter”. A brasiviana guerreira não se curvou nem se rendeu ao esdrúxulo e fútil incauto do odioso, ato crônico e repulsivo da apatia humana.

A ribeirinha mulher lutou incansavelmente contra uma afronta infame, diante de um falso patriotismo fronteiriço. A guerreira brasiviana não se curvou a estagnação fluvial de Puerto Bolívar, a guerreira mulher clamou aos espíritos da floresta a mais respeitosa proteção naquela mais árdua jornada.

A guerreira Brasiviana - Por Marquelino Santana - News Rondônia

A mátria florestal pandina boliviana, mais uma vez cuidou de duas filhas. Coube a natureza inefável durante quase uma semana, outorgar às suas filhas, a sua honraria e hombridade para que a natureza inebriante e encantadora fizesse com que a guerreira brasiviana e sua filha, finalmente chegassem em paz e com saúde ao Porto Extrema do rio Abunã no Brasil.

Exaurida, ela procurou ajuda ao Projeto Ética e Cidadania e denunciou o descalabro acontecido ao Consulado Brasileiro de Cobija. Com resistência e empoderamento, a mulher seringueira enfrentou a estúrdia e à execração humana, sem jamais se render ao labéu da desonra. Viva a guerreira brasiviana!

Marquelino Santana é doutor em geografia, pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas, Modos de Vida e Culturas Amazônicas – Gepcultura/Unir e pesquisador do grupo de pesquisa Percival Farquhar o maior empresário do Brasil: Territórios, Redes e Conflitos na Implantação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM-RO) e na Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande (EFSPRG-PR/SC), da Universidade Estadual de Londrina e do grupo de pesquisa Geografia Política, Território, Poder e Conflito, também da Universidade Estadual de Londrina.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com filho com deficiência, mulheres superam limitações com empreendorismo

O diagnóstico muda a vida de uma mãe atípica, que passa a se dedicar ao filho com deficiência em tempo integral. Ele irá se desenvolver, se tornará adulto, mas sempre será dependente da mãe.
L

Conheça quais são as vacinas essenciais que os pets devem tomar

As vacinas são um passo essencial da rotina de prevenção dos pets, responsáveis por manter a imunização em dia e deixá-los saudáveis.
L

A poética estetizante das águas – parte I

Segundo o geógrafo francês, Eric Dardel, o domínio das águas é inseparável do espaço verde e está do lado da vida.
L

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemitismo numa prova do vestibular envergonha o país!

O caso mereceu graves protestos da comunidade judaica e dos brasileiros decentes, que não aceitam que se tente mudar a verdade sobre a tragédia humana que se abateu sobre todo um povo.
L

Nosso café de cada dia

A partir de estudos e pesquisas, vamos explorar a verdade por trás de algumas questões frequentes: o café aumenta o risco de doenças cardíacas? E de osteoporose? Causa insônia? É viciante?
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram Rampage causa tumulto entre os concorrentes

Picape compacta-média com preço a partir de R$ 252 mil já é a segunda mais vendida do Brasil
L

Ex-deputado Drº Ribamar Araújo emite nota oficial e tranquiliza população

Ainda na nota, a assessoria agradeceu as ligações e orações, tranquilizando assim, a população e amigos.
12
Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

INTERRUPTION: PF RO deflagra operação para combater abuso sexual infantojuvenil

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Porto Velho/RO
10
polícia

Policial Militar morre após sofrer infarto na zona rural de Vilhena

Na Polícia Militar desde 1986, o sargento também era pastor da Igreja Assembleia de Deus.
18
Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

Casal com filho pequeno ficam feridos em grave acidente na zona leste

De acordo com testemunhas, o carro dirigido por uma mulher seguia na Rua Inácio Mendes sentido centro, quando avançou a preferencial e atingiu a moto que estavam as vítimas.
16
polícia

Adolescente que estava desaparecida após discussão com a mãe é encontrada em Vilhena

Mãe nega violência e diz que apenas tentou corrigir a garota.
12
Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Acidente envolvendo carro e carreta deixa um morto e outro ferido na BR-364

Imagens mostrando a destruição no local viralizaram no WhatsApp
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

polícia

Criminosos invadem loja e furtam mais de R$100 mil reais em joias em Porto Velho

Segundo a vítima, foram furtados anéis, cordões de ouro e pulseiras, um total avaliado em mais de R$100 mil reais.
10

Convênio para programa de bolsas voltado às comunidades pesqueiras artesanais é assinado pelo Governo de RO

A Diretoria Científica e de Apoio à Pesquisa deve lançar o edital em Rondônia, ainda no mês de maio
L

Promoção da saúde e condicionamento físico são reforçados com entrega de academias em Batalhões

Academias foram instaladas em dois Batalhões de Polícia Militar, em Porto Velho
L

Mais de mil estudantes participam de Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida promovida pelo Governo de RO

Evento aconteceu nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L

Motorista é preso após subir calçada e atropelar cliente de bar na zona leste

O suspeito, que estava embriagado, chegou a levar uma surra da população, mas logo foi salvo pela PM que chegou rápido.
12

Mulher é encontrada morta após passar o dia sozinha em motel

Após algum tempo, dois homens chegaram dizendo que levariam remédios para Marle e depois de 10 minutos foram embora.
18

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Produtos eficientes, fontes de energia renovável e descarte correto são algumas das recomendações da ABREE
L

Minha Casa Minha Vida: DPU recomenda inclusão de moradores de áreas de risco no grupo de dispensados de pagamento

Em 2023, Ministério das Cidades passou a permitir que beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ficassem isentos das parcelas
L
OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

OABRO e Polícia Civil se unem para investigar quadrilha que usa nome de advogados para aplicar golpes em Rondônia

O encontro aconteceu no Complexo da Polícia Civil com o delegado Swami Otto, com o diretor de polícia especializada José Marcos, com a corregedora-geral da OABRO Larissa Rodrigues e a conselheira seccional Aline Pinheiro.
L
Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Jovem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

De acordo com testemunhas, o rapaz estava se divertindo com alguns amigos, quando acabou se afogando.
18