Uma das mais tradicionais atrações turísticas de Porto Velho, os passeios de barco pelo rio Madeira, retornam ao seu ponto original de saída, no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), após quase uma década. O anúncio oficial da retomada será feito no sábado (24), durante as comemorações pelos 111 anos de instalação do município.
A iniciativa representa um marco para o turismo local ao resgatar parte da história que conecta a população à memória da cidade e à relação histórica com os rios, fundamentais para o desenvolvimento da capital rondoniense.
Para o prefeito Léo Moraes, o retorno simboliza um reencontro de Porto Velho com suas origens. “Celebrar os 111 anos de instalação do município é reafirmar a nossa identidade. O rio Madeira e a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré fazem parte da formação da cidade, da nossa história e do sentimento de pertencimento do povo porto-velhense. Retomar esse passeio é valorizar a memória, o turismo e a cultura local”, afirmou.
O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Junior Moraes, também destacou o impacto cultural da retomada. “Mais do que um passeio turístico, essa retomada fortalece a identidade cultural de Porto Velho, promove o conhecimento sobre a nossa história e amplia as opções de lazer educativo para moradores e visitantes.”
O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer (Semtel), Aleks Palitot, explicou que o retorno dos passeios integra o projeto Navegando Pelas Origens, que faz parte do Circuito Beradeiro e está inserido no mapa turístico oficial do município.
“Dentro do Plano Municipal de Turismo, temos como diretriz a valorização da experiência amazônica a partir do olhar do ribeirinho, das comunidades tradicionais e da relação histórica com o rio Madeira”, ressaltou Palitot.
Segundo ele, a retomada também atende a uma antiga demanda da Associação dos Proprietários de Barcos Tradicionais do rio Madeira, que atua desde a década de 1980 e que, nos últimos nove anos, utilizava de forma improvisada o porto do Cai n’Água.
Mais qualidade e inovação
A atração retorna com inovação, mais qualidade e valorização da cultura regional. Os proprietários das quatro embarcações e seus colaboradores participaram de cursos de qualificação profissional, em parceria da Prefeitura de Porto Velho com o Sebrae e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).
Como resultado, foi criado o selo do Circuito Beradeiro, que padroniza itens como cardápio regional, vestuário, atendimento ao turista e música, agregando valor à experiência oferecida aos visitantes.
“Teremos um novo ingrediente nesse passeio tão querido, permitindo que moradores e visitantes contemplem o pôr do sol no rio Madeira, observem os tucuxis e os botos e enxerguem Porto Velho sob outro ângulo, diretamente ligado à essência do próprio nome da cidade”, completou Palitot.
Além de ser uma das principais atrações turísticas da capital, o passeio de barco possui forte relevância econômica, especialmente para as famílias que vivem da atividade. Reconhecendo sua importância histórica e cultural, o passeio foi declarado patrimônio cultural de natureza imaterial de Porto Velho, por meio da Lei nº 3.009, de 10 de janeiro de 2023.










































