A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) de Porto Velho participou, nesta semana, do Rondônia Day Tour, realizado em Brasília para divulgar as potencialidades turísticas da capital rondoniense a representantes de embaixadas e consulados de mais de 30 países. A agenda incluiu reuniões no Ministério do Turismo, na Embratur e encontros com parlamentares para captação de recursos.
Liderada pelo secretário Paulo Moraes Júnior, a missão apresentou projetos estratégicos como a revitalização da orla do rio Madeira e o retorno dos passeios de locomotiva, símbolos históricos de Porto Velho. “Nosso objetivo é reativar o passeio de trem, um marco para o turismo local, além de fortalecer a pesca esportiva e o bird watching como grandes atrativos internacionais”, destacou Paulo.
Em parceria com a Embratur, presidida por Marcelo Freixo, Porto Velho pretende ampliar sua presença no mapa turístico internacional. “Rondônia é uma nova rota que precisa entrar no plano de marketing do Brasil. O Plano Brasis quer despertar o interesse de estrangeiros para nossas riquezas”, afirmou Freixo.
Turismo Ribeirinho em destaque
No evento, o historiador e secretário-executivo de turismo Aleks Palitot apresentou uma palestra sobre o Turismo Ribeirinho, reforçando o potencial de Porto Velho como destino de base comunitária. “Recebemos apoio do Ministro do Turismo, Celso Sabino, embaixadores e investidores que agora olham com atenção para o turismo da nossa cidade”, celebrou Palitot.
Porto Velho também fortaleceu parcerias com o Ministério da Pesca e Aquicultura, destacando o crescimento da pesca esportiva, que atrai visitantes de várias partes do mundo. A reunião no Ministério incluiu a apresentação da ictiofauna local e projetos para regulamentação e monitoramento da atividade.
A gestão municipal segue em busca de novos investimentos para consolidar o turismo como vetor de geração de emprego, renda e valorização cultural.