O lançamento do foguete Hanbit-Nano, programado para ocorrer no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi novamente adiado devido à detecção de um problema técnico em uma válvula do veículo espacial. A empresa sul-coreana Innospace, desenvolvedora do foguete, informou que a próxima tentativa está prevista para domingo (21), às 14h45.
O lançamento marca o primeiro voo comercial de um veículo espacial em território brasileiro. Inicialmente previsto para quarta-feira (17), o evento já havia sido adiado devido a anomalias no sistema de refrigeração do oxidante do combustível. Uma tentativa de sexta-feira também foi cancelada após a detecção de problemas técnicos, conforme comunicado da Innospace.
A Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela operação, informou que a janela para o lançamento se estende até 22 de dezembro. O foguete, com 21,8 metros de comprimento, 1,4 metro de diâmetro e 20 toneladas, transportará satélites para órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de cerca de 300 km e inclinação de 40°.
A coifa do Hanbit-Nano abriga oito cargas úteis: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições brasileiras e indianas. O veículo utiliza propulsão híbrida, combinando combustível sólido e líquido.










































