O governo federal rebatizou o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) para CNH do Brasil, acompanhando mudanças nas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que desobrigam aulas teóricas presenciais e visam reduzir custos para obtenção do documento.
A nova versão do app mantém o acesso às versões digitais da CNH e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), mas agora inclui recursos para quem busca a primeira habilitação, como formulário de início do processo e acesso a curso teórico gratuito com textos, vídeos, simulados e podcasts.
O aplicativo permite ainda localizar instrutores de trânsito ou centros de formação para as aulas práticas, que continuam obrigatórias, mas com carga mínima reduzida de 20 para 2 horas-aula, podendo ser realizadas em carro particular.
Custos da primeira habilitação podem cair 80%
Segundo o Ministério dos Transportes, o uso do app e as novas regras podem reduzir em até 80% os custos da primeira CNH. As aulas teóricas serão oferecidas via plataforma de ensino do Serpro, acessível pelo aplicativo.
O CNH do Brasil integra o Sistema de Notificações Eletrônicas (SNE), informando o cidadão sobre cada etapa do processo. As provas teórica e prática, coleta biométrica e exame médico continuam obrigatórios, sendo que quem reprovar na primeira prova prática terá uma segunda tentativa gratuita. Além disso, não há mais prazo máximo para conclusão do processo, antes limitado a um ano.
O aplicativo está disponível para Android e iPhone, trazendo mais facilidade e economia para a obtenção da primeira habilitação.
CLIQUE AQUI para ver a matéria de inspiração!












































