O Béra Hackathon 2025, realizado no Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Campus Calama, reuniu estudantes, profissionais e empreendedores durante três dias de maratona de tecnologia e criatividade, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para problemas enfrentados em Porto Velho.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI) e da Agência de Regulação e Desenvolvimento de Porto Velho (ARDPVH), em parceria com o Sebrae Rondônia e o Ifro, fortalecendo o ecossistema de inovação local e estimulando o protagonismo jovem.
Soluções premiadas
1º lugar – Ping Assessor.ia
O projeto vencedor apresentou um módulo inteligente integrado ao SEI, utilizando inteligência artificial (IA) e modelos de linguagem (LLM) para automatizar a leitura e análise de processos administrativos. A solução reduz em até 70% o tempo de triagem da Procuradoria-Geral do Município (PGM) e permite que procuradores foquem em análises estratégicas.
Premiação: Viagem para o South Summit Brasil 2026, em Porto Alegre (RS).
Acesse o projeto vencedor
2º lugar – UBS Conecta
Projeto que propõe uma plataforma para reduzir o absenteísmo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com agendamento e confirmação de consultas por texto ou voz, lembretes automáticos e encaixe dinâmico de pacientes. Integrado ao SUS, o sistema tem potencial de economizar até R$ 84 mil por UBS anualmente.
Premiação: Notebooks para a equipe.
Acesse o projeto
3º lugar – Porto Limpo
Solução tecnológica para monitoramento inteligente da drenagem urbana, com sensores em bueiros para medir nível, volume e peso dos resíduos, prevenindo alagamentos e promovendo sustentabilidade urbana.
Premiação: Tablets para a equipe.
Acesse o projeto
Inovação e gestão eficiente
O evento estimulou ideação, prototipagem e pitch de projetos, conectando talentos, instituições e o poder público. O superintendente da SMTI, Cezar Marini, destacou que o Hackathon mostrou o potencial inovador da cidade, enquanto o prefeito Léo Moraes ressaltou o protagonismo da juventude na transformação de Porto Velho.