O Governo de Rondônia tem reforçado a segurança pública com a instalação de totens interativos em pontos estratégicos. Os equipamentos funcionam como apoio direto ao Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), vinculado à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).
Os totens cumprem duas funções principais: monitoramento por câmeras e acionamento imediato da polícia por meio de botão de emergência. O sistema já mostra resultados. De janeiro a agosto de 2025, Rondônia registrou queda de 30% no furto de veículos, 56% no roubo de veículos e 17,3% no furto e roubo de celulares.
A vendedora Emilly da Trindade, que trabalha em uma loja no bairro Igarapé, em Porto Velho, relata a eficiência do sistema. “Já presenciei uma abordagem rápida da polícia após o monitoramento identificar uma moto com placa clonada. Foi uma surpresa ver a agilidade e perceber que a segurança está presente no dia a dia da população”, contou.
O governador Marcos Rocha ressaltou a importância da tecnologia. “Os totens identificam pessoas, placas e foragidos da Justiça, além de permitir que o cidadão acione a polícia de forma rápida. Com o monitoramento por câmeras, nossas forças de segurança conseguem agir de maneira antecipada”, afirmou.
O secretário Felipe Vital, titular da Sesdec, destacou que a sala de controle permite contato direto com as guarnições em campo. “A tecnologia traz agilidade e eficiência à atuação policial, garantindo mais segurança ao cidadão de bem”, explicou.
Os avanços são reforçados por operações integradas da Polícia Militar (PMRO) e Polícia Civil (PCRO), apoiadas pelo sistema “Muralha”, que já registrou mais de 75 milhões de leituras de placas de veículos. Além disso, os totens contribuem para investigações criminais com recursos como reconhecimento facial.
Atualmente, os totens e módulos de segurança — câmeras de alta precisão com zoom avançado — estão em Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.
Como funciona o botão de emergência
Ao acionar o botão, o cidadão é conectado via viva-voz a um operador do Ciop, que registra a ocorrência no Sistema de Segurança (Siseg). Em seguida, o alerta é repassado para a equipe policial mais próxima, que recebe em tempo real os detalhes e se desloca imediatamente até o local.
Com esse conjunto de ferramentas, Rondônia fortalece o uso da tecnologia para reduzir crimes e aumentar a sensação de segurança em todo o estado.