A Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) celebra 14 anos de atuação nesta sexta-feira (25), reforçando seu compromisso com o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no estado. Para marcar a data, teve início nesta quarta-feira (23) o III Simpósio de Ciência e Pesquisa (Simfap), que segue até o dia 25 de julho.
O simpósio acontece no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Fapero no YouTube. As inscrições podem ser feitas pelo link oficial: Formulário de Inscrição. A programação completa está disponível nas redes sociais da Fapero.
De acordo com o presidente da Fapero, Paulo Renato Hadadd, o evento reforça o papel da Fundação como ponte entre sociedade e meio científico, além de ser um instrumento de prestação de contas dos investimentos realizados nos últimos anos. “A celebração do aniversário da Fapero ganha ainda mais significado ao ser marcada pela divulgação dos resultados das pesquisas fomentadas — uma forma de evidenciar nosso compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico de Rondônia”, destacou.
O objetivo do Simpósio é divulgar resultados de pesquisas apoiadas pela Fapero, promover a troca de conhecimentos e aproximar a comunidade da produção científica. A abertura oficial ocorre nesta quarta-feira (23) às 19h. Nos dias 24 e 25, a programação começa às 8h30, com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.
Entre os destaques está a palestra do dr. Marcelo Speziali, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com o tema “Pesquisa que vira produto: a ciência no caminho da propriedade intelectual”. Também haverá apresentação dos resumos selecionados para o Prêmio Fapero de Banners Científicos, que acontecerá em duas sessões no primeiro dia.
Durante o evento, será apresentada uma cartilha com o relatório de atividades da Fapero, além da entrega da Portaria do Centelha II, programa de apoio ao empreendedorismo inovador, que terá cases de sucesso apresentados ao público.
O encerramento terá um momento cultural, com coffee break, apresentação musical e espaço para networking entre os participantes, fortalecendo a rede de contatos e estimulando novas parcerias para futuras pesquisas.