A formação está sendo ministrada por 15 servidores da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), responsáveis por orientar os participantes sobre o uso correto da ferramenta. A iniciativa faz parte do processo de implantação do SEI na administração municipal, com o intuito de digitalizar e agilizar a gestão documental.
Durante a capacitação, os servidores da Prefeitura estão aprendendo a usar, na prática, o SEI, que vai ajudar a tornar o serviço público mais ágil e organizado. O conteúdo do curso é dividido em cinco partes e cobre desde os primeiros passos no sistema até funções mais avançadas.
Entre os temas trabalhados estão:
- Introdução ao sistema: como acessar o SEI, entender a tela e navegar pelas ferramentas;
- Tramitação de processos: como criar, encaminhar, anexar documentos e finalizar processos, com segurança e controle de acesso;
- Trabalho com documentos: como escrever, editar, assinar digitalmente e incluir arquivos externos no sistema.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação reforça o comprometimento do governo do estado em apoiar os municípios na adoção de soluções que melhorem a gestão pública e beneficiem diretamente a população.
CONSULTORIA TÉCNICA

Além do treinamento aos servidores, a equipe da Setic também promoveu uma capacitação técnica voltada especificamente aos profissionais de tecnologia da informação da Prefeitura de Porto Velho, na Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
Segundo o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, a capacitação é parte do suporte técnico prestado pela superintendência durante todas as etapas de implementação do sistema. “Durante toda a implantação do sistema na Prefeitura de Porto Velho, a Setic também prestou a consultoria técnica para garantir que o processo ocorresse de forma eficiente e segura”, destacou.
PROGRAMAÇÃO
A formação segue nos dias 24 e 25 de julho; e de 28 a 30 de julho, no laboratório do Teatro Banzeiros, na Capital, ampliando o número de servidores atendidos e garantindo a continuidade do processo de implantação do SEI na administração municipal.