O governo de Rondônia e a Prefeitura de Porto Velho firmaram na quarta-feira (9) um Acordo de Cooperação Técnica para expandir o projeto Sentinela, fortalecendo a prevenção e o combate às queimadas na capital. A parceria integra a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) ao Centro Integrado de Operações (Ciop), ampliando a estrutura de monitoramento de focos de incêndio, tanto na área urbana quanto rural.
O projeto Sentinela é uma solução tecnológica desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) que utiliza sensores remotos, satélites e análises em tempo real para detectar queimadas. Desde sua implantação como piloto em 2024, já emitiu mais de 3 mil alertas que auxiliam o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia.
Com a adesão municipal, o projeto avança para uma atuação mais rápida e eficiente. “Essa integração amplia a resposta aos incêndios, melhora a comunicação e garante mais saúde para a população”, destacou o secretário-adjunto da Sema, Gilvan Elias. O governador Marcos Rocha também enfatizou que a parceria fortalece a proteção ambiental de Porto Velho.
O plano inclui capacitação de equipes, painéis de monitoramento, canal de denúncias e novos parceiros. A operação conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e do Ministério da Defesa, por meio do Censipam.