O uso de códigos QR está aumentando a cada dia, tudo por causa de sua conveniência, acessibilidade e implementação de baixo custo. Esteja você em um restaurante ou no estacionamento, é possível que você seja solicitado a escanear o código QR usando a câmera do seu telefone para concluir o processo.
Muitas pessoas gostam muito dessa conveniência, o que é bom, mas também devem estar cientes dos riscos potenciais, ou seja, ataques maliciosos, hackers, etc. Como resultado, você verá frequentemente geeks da tecnologia não recomendando a digitalização QR baseada em dispositivos móveis.
Quer saber por quê? Então continue lendo esta postagem do blog até o final.
Por que não digitalizar o código QR usando seu telefone
Aqui estão alguns motivos essenciais pelos quais você deve evitar escanear um código QR diretamente com a câmera do celular.
Abrir automaticamente o alvo
É importante observar que quase todos os aplicativos de câmera do telefone estão configurados para abrir automaticamente a saída dos códigos QR digitalizados por padrão. Portanto, seja um código QR legítimo ou malware, a responsabilidade é toda sua.
Digamos que o código QR digitalizado seja ilegítimo e você será redirecionado em questão de segundos, comprometendo suas informações confidenciais e até mesmo suas contas.
É por isso que geralmente é sugerido confiar na câmera do telefone para a leitura do código QR, tudo por causa de sua natureza de saída de abertura automática.
Sem proteção e visualização integradas
A câmera do seu telefone foi projetada especificamente para capturar fotos, não para fins de segurança cibernética. Isso significa que quando você escaneia um código QR, o aplicativo da câmera detecta as informações e fornece a saída sem realizar nenhuma verificação de antecedentes para aumentar a segurança. Isto aumenta significativamente a probabilidade de hacking ou roubo de dados.
Além dos recursos de proteção integrados, os aplicativos de câmera da maioria dos telefones não têm uma visualização completa dos códigos QR, especialmente se eles forem encurtados ou decodificados. Assim, caso um hacker seja um profissional totalmente treinado, ele pode facilmente criar um link disfarçado para parecer mais confiável e acabar pegando você na armadilha.
Falta de avisos
Esta é a última razão pela qual a leitura de códigos QR usando telefones celulares não é amplamente recomendada. Conforme mencionado anteriormente, o aplicativo da câmera do seu telefone não avalia o código QR antes de direcioná-lo para a saída. Isso significa que não haverá avisos prévios sobre coisas suspeitas que estão por vir.
Depois de passar por todos esses motivos, achamos que você terá uma boa ideia de por que não escanear um código QR diretamente da câmera de um celular.
Uma abordagem segura, porém fácil, que você deve seguir
Então, qual é a abordagem simples e segura que deve ser seguida para digitalizar um código QR? A resposta é utilizar ferramentas de leitura de código QR baseadas na web. Eles funcionam para decodificar o código QR fornecido e, em seguida, fornecer uma saída, que você pode revisar para decidir se deseja prosseguir ou não.
Esses leitores de código QR estão facilmente disponíveis online e oferecem várias opções de digitalização. Uma é simplesmente enviar o código QR de local armazenamento, e a outra é habilitando o acesso do navegador à câmera.
Para uma melhor compreensão, aqui está uma captura de tela de um online Leitor de QR Code.
Depender de tais soluções é uma opção mais segura, pois elas não redirecionam você automaticamente para o alvo depois que a verificação é concluída.
As câmeras modernas dos celulares vêm com a capacidade de escanear códigos QR no local, garantindo a máxima comodidade. No entanto, esta verificação direta também expõe os utilizadores a links, websites e contas maliciosas, resultando em ataques cibernéticos. É por isso que é amplamente sugerido não digitalizar códigos QR com o telefone.