QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

ClickIP constrói datacenter e backbone em Manaus em parceria com a WDC Networks

Modelo de Tecnologia as a Service da WDC viabiliza projeto inovador de Datacenter Edge, que consumiu investimentos na ordem de R$ 18 milhões para entregar Internet de alta disponibilidade no Norte do país

Por Mariana Lima

Publicado em 

Foto: FreePik

Quando os dois empreendedores Neilson Reis e Maykon Souza uniram-se em sociedade para fundar o Grupo ClickIP, em 2016, o objetivo era reunir as carteiras de assinantes de Internet de Manaus das suas empresas individuais, para criar mais volume de tráfego, negociar melhores custos de capacidade de trânsito IP, alcançar requisitos para CDNs e melhorar a experiência dos seus clientes. Hoje, passados sete anos, eles estão construindo o maior datacenter comercial da Região Norte e expandindo seu backbone, indo de Porto Velho (RO) à Araraquara (SP) em rede OPGW na linha de transmissão, e tudo isso com o auxílio do modelo de negócios Technology as a Service (TaaS), viabilizado pela WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui suas soluções no Brasil e na Colômbia.

A ClickIP rapidamente atingiu seu objetivo inicial e, em 2017, já era reconhecida como o melhor e mais estável serviço de Internet de Manaus, alcançando as principais redes de distribuição de conteúdo (CDNs) – foram dos 1.100 assinantes iniciais para mais de 90 mil hoje. Porém, a visão de negócios dos sócios sempre foi mais ambiciosa. “Traçamos um plano de longo prazo cujo primeiro passo foi construir uma rede metropolitana para conectar as zonas da cidade de Manaus. O segundo passo seria construir um datacenter para deixar o conteúdo mais próximo do cliente e hospedar toda essa infraestrutura imprescindível para a operação do ISP, que entendemos ser um ambiente de missão crítica”, relembra Neilson Reis.

Em 2020, acompanhando o desenvolvimento do mercado nacional e vendo o uso de datacenters por parte de provedores para ampliar o potencial do negócio, os empreendedores da ClickIP decidiram fazer um investimento mais robusto e construir um Datacenter Edge de uso comercial em Manaus, seguindo todas as normas internacionais de certificação, assegurando um serviço de alta qualidade e disponibilidade ao cliente que optasse por hospedar seus dados nesse local.

Modelo As a Service

O passo que faltava para viabilizar o projeto e reforçar a parceria com a WDC Networks veio justamente da inspiração de um caso de sucesso entregue pela distribuidora de TI e Telecom paulista de um datacenter implantado na cidade de Limeira, interior de São Paulo. “Já conhecíamos o modelo de negócios TaaS da WDC quando ainda éramos concorrentes e atuávamos como provedores independentes, contratando a modalidade para aquisição dos nossos equipamentos. Agora resolvemos expandir nossa parceria para um projeto maior”, comenta Maykon Souza, sócio da ClickIP.

O TaaS funciona como um serviço de assinatura de tecnologia: o integrador firma um contrato de uso dos equipamentos mediante valor mensal pré-determinado com a WDC. Desta forma, o integrador troca o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure), sem precisar afetar muito seu fluxo de caixa e ainda com vantagens fiscais.

É desta forma que os empresários estão finalizando a instalação de um datacenter com mais de 680 m², 34 racks úteis e que será uma ferramenta importantíssima em Manaus para reduzir a latência do sinal de Internet, um grande diferencial para a região. O investimento de R$ 18 milhões inclui construção civil, aquisição de terreno, soluções voltadas para datacenter e toda a infraestrutura de um datacenter de ponta.

Backbone do Norte ao Sudeste

As decisões ousadas da ClickIP surgem do desafio logístico que é trabalhar como provedores de Internet na Região Norte do país. Até o ano de 2014, quando Manaus foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, a conexão de Internet para a região era feita por rádio, usando antenas, ou pela única rota por via aérea, que pertencia a uma grande operadora de forma exclusiva. Foi para o grande evento esportivo que se estendeu até lá o “linhão”, como chamam a conexão via OPGW (Optical Ground Wire), cabos de fibra óptica integrados às redes de transmissão de energia elétrica.

Os sócios da ClickIP têm uma visão ampla sobre a importância logística da conexão de Internet e se tornaram parceiros de duas iniciativas público-privadas, como Consorciados das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, para melhoria da rede e construção de um backbone de longa distância na Região Norte. E foram além: estão construindo o seu próprio backbone, que vai de Porto Velho, capital de Rondônia, a Araraquara, no interior do estado de São Paulo, percorrendo mais de 2.450km por três regiões brasileiras.

Trata-se de um IRU (Indefeasible rights of use) de OPGW que conta com 22 estações de repetição de sinal, possibilitando abertura de tráfego em 17 delas para venda de sinal a outros ISPs, das quais 13 são construções novas da ClickIP e outras quatro são propriedade da linha de transmissão – equipadas com DWDM, 48 canais, capacidade de transmissão de canais de 100Gbps a 200Gbps para longas distâncias e até 400Gb em transmissões de menor distância. O empreendimento tem financiamento de um edital de inovação para a parte de eletrônica, recursos próprios da empresa e TaaS da WDC para a construção e equipagem das 22 estações.

“Nesta rota nós contamos com 13 racks inteligentes completos na parte de IoT, as outras estações já estão em instalações climatizadas. São racks completos com sistema anti-incêndio, ar-condicionado de precisão, corredor quente-frio e tudo controlado de forma remota, por isso nossa decisão por esse tipo de equipamento”, destaca Reis, falando da distância não apenas pela extensão do backbone, mas pela experiência de viver e trabalhar em uma região onde muitas viagens são feitas apenas de barco ou avião.

Datacenter de repetição

Atentos às possibilidades de negócios, os planos não param por aí. “Nossa ideia é concluir e entregar este datacenter ao mercado e já iniciar a construção de um segundo datacenter em Manaus mesmo, temos até o local definido. Acreditamos que vai ter demanda no mercado para repetição do serviço, pois o cliente quer colocar o servidor dele e, ao mesmo tempo, replicar os dados como backup, disaster recovery e outros serviços desse tipo em um datacenter complementar,”, explica Souza.

A ousadia é típica dos provedores regionais que realmente conectaram todo o Brasil à Internet, como diz Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks. A ClickIP atende 15 cidades no Amazonas e 4 no vizinho Pará, no entanto encaram particularidades não encontradas em nenhuma outra região do Brasil. Como exemplo, cita o caso de Silves (AM), cidade em uma ilha em plena selva amazônica, distante 400 km da capital Manaus e que a ClickIP conecta com capacidade de 2Gb por rádio enlace e FTTH (Fiber to the Home) na última milha, ofertando banda larga de alta capacidade em uma cidade quase isolada de 15 mil moradores, dos quais apenas 4 mil estão na área urbana, os demais espalhados pela zona rural. “Em Itacoatiara, são 300 km de rede aérea para conseguir levar sinal a uma cidade de 100 mil habitantes. Se eu passo 300 km de fibra óptica em Minas Gerais, devo passar em 500 cidades”, brinca Maykon Souza.

Daí o título de desbravadores que Rigatieri atribui a esses empreendedores. “A banda larga só é o que é no Brasil por causa dos provedores regionais de Internet. Eles têm um protagonismo incrível nesse cenário, pois na época as operadoras tinham outros objetivos com a Internet e os provedores perceberam que tinham que passar fibra, construir as estradas digitais do Brasil para conectar o máximo de cidades e pessoas possível. Se somarmos, hoje, todos os ISPs com fibra óptica, eles são um provedor muito maior que as operadoras, um caso de sucesso mundial”, destaca o CEO da WDC Networks.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. SA) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados. Listada na B3, desde 2021 sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e conta com uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Da engenharia à estratégia global: a trajetória de João Araújo no mercado internacional de tecnologia

Parceria da Salus Optima com a McLaren reforça presença no mercado europeu
L
GuardeÁgua facilita planejamento de barragens no semiárido

GuardeÁgua facilita planejamento de barragens no semiárido

Aplicativo GuardeÁgua orienta decisões sobre barragens subterrâneas.
L

Robótica de baixo custo propõe nova forma de ensinar Física e impulsiona desenvolvimento cognitivo

Artigo publicado em revista nacional de prestígio apresenta solução sustentável e acessível para melhorar o aprendizado de eletromagnetismo, unindo inovação tecnológica, ciência clássica e reaproveitamento de materiais
L

De rejeito a recurso: estudo sobre a viabilidade do condensado de ar-condicionado em água reutilizável

Pesquisadores de Porto Velho apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilidade e economia hídrica
L
Rússia recorre à RAM caseira para driblar crise de memória

Rússia recorre à RAM caseira para driblar crise de memória

Crise de memória RAM leva usuários russos a montar chips em casa.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, jornalista Anderson Nascimento celebra história e agradece ao público

News Rondônia completa 15 anos e recebe homenagem do jornalista Anderson Nascimento, que destaca gratidão, história e compromisso com o público.
L

News Rondônia 15 anos, Alisson Skellington celebra trajetória e agradece por fazer parte

News Rondônia comemora 15 anos com homenagens e reconhecimento de profissionais como Alisson Skellington.
L

Agenda News: Grego Original embala Porto Velho com festa, rock e diversão

Réveillon, happy hour e feijoada com música ao vivo agitam a semana no pub mais querido da cidade.
L

Médico infectologista alerta para o aumento preocupante de casos de AIDS e mortes entre jovens no Acre

“Nos últimos anos, o número de pacientes internados com quadros graves tem aumentado de forma preocupante em algumas regiões do Brasil, e o Acre se destaca negativamente nesse cenário”, explica.
L
Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Carteira Azul garante apoio a condutores com TEA em Rondônia

Documento complementar amplia atendimento humanizado no trânsito.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Alex Redano e Lucas Torres garantem R$ 1,7 milhão para estradas vicinais de Buritis

Deputados celebram empenho de recurso estadual que permitirá à prefeitura intensificar a recuperação de vias rurais e facilitar o escoamento agrícola.
L
Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Bolsonaro passa por nova cirurgia devido a crises de soluços

Ex-presidente Bolsonaro realiza quarto procedimento para conter soluços persistentes.
L
Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: "Situação intransitável"

Dra. Taíssa Sousa cobra DNIT por buracos na BR-425: “Situação intransitável”

Deputada Dra. Taíssa Sousa relata perigos na rodovia que liga Guajará-Mirim e Nova Mamoré e exige manutenção imediata do DNIT antes da entrega final da obra.
L
Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Cláudia de Jesus destina R$ 300 mil para novo ultrassom em Chupinguaia

Emenda parlamentar da deputada Cláudia de Jesus garante recurso para aquisição de equipamento de diagnóstico avançado no município.
L
Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Dra. Taíssa Sousa propõe unidade do Prato Fácil próxima a hospitais de Porto Velho

Deputada Dra. Taíssa Sousa solicita ao Governo de Rondônia alimentação acessível para atender pacientes do interior em tratamento na capital.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Policial militar e amigo são presos com motocicleta furtada no centro de Porto Velho

Prisão ocorreu em posto de combustíveis após monitoramento aéreo do helicóptero Águia 01.
10
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Motociclista fica gravemente ferido após acidente na zona leste

Acidente entre duas motos deixa motociclista em estado gravíssimo em Porto Velho.
14
Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Acidente entre motocicletas mobiliza SAMU na Avenida Jorge Teixeira

Colisão entre Pop 100 e CG 160 em Ji-Paraná.
16
Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Veículo com registro de furto é recuperado próximo à Rodoviária de Ji-Paraná

Caminhonete FIAT/Toro havia sido furtada em Jaru.
12
Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Homem é detido após tentar furtar bebidas em supermercado no bairro Cafezinho

Suspeito escondeu garrafas de whisky na cintura para sair sem pagar.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Defesa Civil orienta população sobre uso seguro de fogos de artifício

Prefeitura e Defesa Civil alertam para os riscos de queimaduras e incêndios causados pelo manuseio incorreto de pirotecnia no Réveillon.
L
São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

São Silvestre 2025 registra recorde de participação feminina

Número de mulheres na São Silvestre 2025 bate recorde com 47% do total.
L
Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Dívida pública federal atinge R$ 8,48 trilhões em novembro

Estoque da dívida pública federal cresce em novembro e alcança R$ 8,48 trilhões.
L
Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Conab divulga resultados para aquisição de leite em pó da agricultura familiar

Medida reforça combate à insegurança alimentar e apoio a regiões afetadas por catástrofes climáticas.
L
Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Livro “FÊNIX” percorre Rondônia e fortalece diálogo sobre renascimento feminino

Obra de Márcia Aguiar promove reflexão sobre identidade, empoderamento e transformação social.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Homem é preso por tráfico em ponto já conhecido no bairro JK

Ação do PATAMO flagra drogas enterradas em construção abandonada.
14
Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Motociclista fratura braço em acidente na Avenida Tiradentes

Acidente de trânsito deixa vítima ferida em Cacoal.
12
Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Suspeito de tráfico é preso pelo PATAMO em Rolim de Moura

Tráfico de drogas volta a ser alvo de operação.
14
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.