DOMINGO, 30/11/2025

Em destaque

ClickIP constrói datacenter e backbone em Manaus em parceria com a WDC Networks

Modelo de Tecnologia as a Service da WDC viabiliza projeto inovador de Datacenter Edge, que consumiu investimentos na ordem de R$ 18 milhões para entregar Internet de alta disponibilidade no Norte do país

Por Mariana Lima

Publicado em 

Foto: FreePik

Quando os dois empreendedores Neilson Reis e Maykon Souza uniram-se em sociedade para fundar o Grupo ClickIP, em 2016, o objetivo era reunir as carteiras de assinantes de Internet de Manaus das suas empresas individuais, para criar mais volume de tráfego, negociar melhores custos de capacidade de trânsito IP, alcançar requisitos para CDNs e melhorar a experiência dos seus clientes. Hoje, passados sete anos, eles estão construindo o maior datacenter comercial da Região Norte e expandindo seu backbone, indo de Porto Velho (RO) à Araraquara (SP) em rede OPGW na linha de transmissão, e tudo isso com o auxílio do modelo de negócios Technology as a Service (TaaS), viabilizado pela WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui suas soluções no Brasil e na Colômbia.

A ClickIP rapidamente atingiu seu objetivo inicial e, em 2017, já era reconhecida como o melhor e mais estável serviço de Internet de Manaus, alcançando as principais redes de distribuição de conteúdo (CDNs) – foram dos 1.100 assinantes iniciais para mais de 90 mil hoje. Porém, a visão de negócios dos sócios sempre foi mais ambiciosa. “Traçamos um plano de longo prazo cujo primeiro passo foi construir uma rede metropolitana para conectar as zonas da cidade de Manaus. O segundo passo seria construir um datacenter para deixar o conteúdo mais próximo do cliente e hospedar toda essa infraestrutura imprescindível para a operação do ISP, que entendemos ser um ambiente de missão crítica”, relembra Neilson Reis.

Em 2020, acompanhando o desenvolvimento do mercado nacional e vendo o uso de datacenters por parte de provedores para ampliar o potencial do negócio, os empreendedores da ClickIP decidiram fazer um investimento mais robusto e construir um Datacenter Edge de uso comercial em Manaus, seguindo todas as normas internacionais de certificação, assegurando um serviço de alta qualidade e disponibilidade ao cliente que optasse por hospedar seus dados nesse local.

Modelo As a Service

O passo que faltava para viabilizar o projeto e reforçar a parceria com a WDC Networks veio justamente da inspiração de um caso de sucesso entregue pela distribuidora de TI e Telecom paulista de um datacenter implantado na cidade de Limeira, interior de São Paulo. “Já conhecíamos o modelo de negócios TaaS da WDC quando ainda éramos concorrentes e atuávamos como provedores independentes, contratando a modalidade para aquisição dos nossos equipamentos. Agora resolvemos expandir nossa parceria para um projeto maior”, comenta Maykon Souza, sócio da ClickIP.

O TaaS funciona como um serviço de assinatura de tecnologia: o integrador firma um contrato de uso dos equipamentos mediante valor mensal pré-determinado com a WDC. Desta forma, o integrador troca o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure), sem precisar afetar muito seu fluxo de caixa e ainda com vantagens fiscais.

É desta forma que os empresários estão finalizando a instalação de um datacenter com mais de 680 m², 34 racks úteis e que será uma ferramenta importantíssima em Manaus para reduzir a latência do sinal de Internet, um grande diferencial para a região. O investimento de R$ 18 milhões inclui construção civil, aquisição de terreno, soluções voltadas para datacenter e toda a infraestrutura de um datacenter de ponta.

Backbone do Norte ao Sudeste

As decisões ousadas da ClickIP surgem do desafio logístico que é trabalhar como provedores de Internet na Região Norte do país. Até o ano de 2014, quando Manaus foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, a conexão de Internet para a região era feita por rádio, usando antenas, ou pela única rota por via aérea, que pertencia a uma grande operadora de forma exclusiva. Foi para o grande evento esportivo que se estendeu até lá o “linhão”, como chamam a conexão via OPGW (Optical Ground Wire), cabos de fibra óptica integrados às redes de transmissão de energia elétrica.

Os sócios da ClickIP têm uma visão ampla sobre a importância logística da conexão de Internet e se tornaram parceiros de duas iniciativas público-privadas, como Consorciados das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, para melhoria da rede e construção de um backbone de longa distância na Região Norte. E foram além: estão construindo o seu próprio backbone, que vai de Porto Velho, capital de Rondônia, a Araraquara, no interior do estado de São Paulo, percorrendo mais de 2.450km por três regiões brasileiras.

Trata-se de um IRU (Indefeasible rights of use) de OPGW que conta com 22 estações de repetição de sinal, possibilitando abertura de tráfego em 17 delas para venda de sinal a outros ISPs, das quais 13 são construções novas da ClickIP e outras quatro são propriedade da linha de transmissão – equipadas com DWDM, 48 canais, capacidade de transmissão de canais de 100Gbps a 200Gbps para longas distâncias e até 400Gb em transmissões de menor distância. O empreendimento tem financiamento de um edital de inovação para a parte de eletrônica, recursos próprios da empresa e TaaS da WDC para a construção e equipagem das 22 estações.

“Nesta rota nós contamos com 13 racks inteligentes completos na parte de IoT, as outras estações já estão em instalações climatizadas. São racks completos com sistema anti-incêndio, ar-condicionado de precisão, corredor quente-frio e tudo controlado de forma remota, por isso nossa decisão por esse tipo de equipamento”, destaca Reis, falando da distância não apenas pela extensão do backbone, mas pela experiência de viver e trabalhar em uma região onde muitas viagens são feitas apenas de barco ou avião.

Datacenter de repetição

Atentos às possibilidades de negócios, os planos não param por aí. “Nossa ideia é concluir e entregar este datacenter ao mercado e já iniciar a construção de um segundo datacenter em Manaus mesmo, temos até o local definido. Acreditamos que vai ter demanda no mercado para repetição do serviço, pois o cliente quer colocar o servidor dele e, ao mesmo tempo, replicar os dados como backup, disaster recovery e outros serviços desse tipo em um datacenter complementar,”, explica Souza.

A ousadia é típica dos provedores regionais que realmente conectaram todo o Brasil à Internet, como diz Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks. A ClickIP atende 15 cidades no Amazonas e 4 no vizinho Pará, no entanto encaram particularidades não encontradas em nenhuma outra região do Brasil. Como exemplo, cita o caso de Silves (AM), cidade em uma ilha em plena selva amazônica, distante 400 km da capital Manaus e que a ClickIP conecta com capacidade de 2Gb por rádio enlace e FTTH (Fiber to the Home) na última milha, ofertando banda larga de alta capacidade em uma cidade quase isolada de 15 mil moradores, dos quais apenas 4 mil estão na área urbana, os demais espalhados pela zona rural. “Em Itacoatiara, são 300 km de rede aérea para conseguir levar sinal a uma cidade de 100 mil habitantes. Se eu passo 300 km de fibra óptica em Minas Gerais, devo passar em 500 cidades”, brinca Maykon Souza.

Daí o título de desbravadores que Rigatieri atribui a esses empreendedores. “A banda larga só é o que é no Brasil por causa dos provedores regionais de Internet. Eles têm um protagonismo incrível nesse cenário, pois na época as operadoras tinham outros objetivos com a Internet e os provedores perceberam que tinham que passar fibra, construir as estradas digitais do Brasil para conectar o máximo de cidades e pessoas possível. Se somarmos, hoje, todos os ISPs com fibra óptica, eles são um provedor muito maior que as operadoras, um caso de sucesso mundial”, destaca o CEO da WDC Networks.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. SA) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados. Listada na B3, desde 2021 sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e conta com uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Startup Connect impulsiona inovação e negócios em Rondônia

Startup Connect impulsiona inovação e negócios em Rondônia

Evento em Porto Velho reúne startups, talentos e setor produtivo para fortalecer o ecossistema de tecnologia.
L
Maratona promove inovação no campo e reúne projetos durante a primeira edição da Agrotec

Maratona promove inovação no campo e reúne projetos durante a primeira edição da Agrotec

A inovação no campo ganhou destaque na Agrotec, onde produtores, startups e especialistas apresentaram soluções tecnológicas para desafios do setor rural.
L
IA do X muda feed e coloca Grok no controle do conteúdo

IA do X muda feed e coloca Grok no controle do conteúdo

Plataforma altera forma de exibir postagens e prioriza recomendações da IA Grok, mas ainda permite retorno ao modo cronológico.
L
Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO implanta novos portais do sistema previdenciário e amplia transparência do Iperon

Governo de RO lança novo site, intranet e Portal da Transparência do Iperon para modernizar o acesso à informação e facilitar serviços aos servidores
L
Equipes da Semed e Semusa recebem capacitação para atualizar dados do GeoPortal PMPV

Equipes da Semed e Semusa recebem capacitação para atualizar dados do GeoPortal PMPV

Treinamento orientou servidores sobre inserção e padronização de informações no sistema geoespacial da Prefeitura.
L
Publicidade
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brigadistas distribuem mudas e ensinam produtores a prevenir queimadas, na Agrotec

Brigadistas da ABIEFA distribuem mudas frutíferas e nativas na Agrotec 2025 e orientam produtores sobre prevenção de incêndios e recuperação ambiental em Porto Velho.
L

Na Agrotec, Porto de Santos oferece parceria técnica para impulsionar o agro de Rondônia

Durante a Agrotec 2025, Sidnei Aranha defendeu investimentos na hidrovia do Rio Madeira como eixo estratégico para ampliar a logística, a competitividade e o crescimento do agro em Rondônia.
L

Na Agrotec, Emater anuncia sistema de atendimento digital 24h para apoiar produtor rural

Emater-RO anunciou novos programas, apoio técnico digital e medidas para recuperar a produção de leite em Rondônia durante a abertura do Fórum + Leite RO na Agrotec 2025.
L

Uma epidemia de infecção intestinal afetou mais de cem estudantes do campus “José Ribeiro Filho” em Porto Velho

A Adunir alega que o surto teve início após o jantar servido no Restaurante Universitário (RU). A Vigilância Sanitária interditou o RU e aguarda um laudo para confirmar a causa do surto.
L

Produtores de Teobroma expõem “Cachaça Mito” e “Clorocana” e conquistam público na Agrotec

Produtora de Teobroma levou à Agrotec 2025 uma vitrine completa de cachaças e licores artesanais, destacando sabores regionais e a força da agricultura familiar.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

Taxa de desemprego cai para 5,4%, a menor desde 2012

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE no trimestre encerrado em outubro, atingindo 5,4%, período que também teve recorde de carteira assinada e rendimento médio.
L
Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

Divulgação dos Locais de Prova CNU 2025 ocorre nesta segunda-feira

O acesso ao cartão de confirmação para as provas discursivas estará liberado a partir das 16h para 42,5 mil candidatos. Os Locais de Prova CNU 2025 estarão disponíveis na página da FGV.
L
Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Prefeitura de Jaru divulga resultado preliminar do processo seletivo de Jaru para médico veterinário

Resultado preliminar do processo seletivo de Jaru lista inscrições deferidas e indeferidas; candidatos podem enviar recursos até 1º de dezembro.
L
Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

Brasil registra saldo de 85 mil empregos formais em outubro

O Novo Caged indica que o Brasil criou 85.147 empregos com carteira assinada em outubro, mas o resultado representa uma queda tanto em relação ao mês anterior (setembro) quanto ao mesmo período de 2024, gerando debate sobre a taxa Selic.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Justiça decide pela liberdade de Vorcaro e quatro sócios do Banco Master

Desembargadora do TRF1 concede habeas corpus e impõe medidas restritivas.
L
Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Defesa de Bolsonaro tenta reverter condenação no STF

Recurso apresentado pela defesa questiona decisão de Alexandre de Moraes.
L
PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

PGR é a favor de prisão domiciliar para general Heleno

Ex-ministro Augusto Heleno, de 78 anos, está preso desde terça-feira e a defesa alega graves problemas de saúde, como Alzheimer. O procurador-geral é favorável à prisão domiciliar humanitária para General Heleno no STF.
L
Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Fim do desmatamento e dos combustíveis fósseis segue em pauta

Mapas do caminho para o fim do desmatamento e da dependência de combustíveis fósseis ainda serão construídos, afirma a ministra Marina Silva, com o Brasil mantendo a liderança do processo multilateral até 2026.
L
Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Bagattoli registra voto pela derrubada dos vetos à Lei do Licenciamento Ambiental

Senador registrou voto à presidência do Senado Federal e sua posição em relação aos destaques do projeto.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

PM recebe denúncia e encontra moto furtada em matagal no Cascalheira

Após a recuperação, a moto foi levada para a Delegacia de Furtos e Roubos.
10
Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Suspeito de assalto é agredido com pedaço de madeira em RO

Homem acusado de tentar roubo na Avenida Maringá, em Ji-Paraná, é brutalmente espancado pela vítima, sofrendo lesões graves; agressor se apresenta à UNISP.
14
Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Faccionados morrem em confronto com a PM após ataque a câmeras

Dois faccionados, identificados como Antônio E. e Elizeu A., morrem em confronto com a Força Tática em Paranatinga, MT, após reagirem à abordagem policial.
18
Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Transportadora gaúcha recrutava caminhoneiros para o tráfico em RO

Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpre 153 ordens judiciais contra organização que usava empresa de logística para tráfico interestadual; mandado é cumprido em Porto Velho, Rondônia.
10
Homem é executado a tiros no meio da rua

Homem é executado a tiros no meio da rua

Belkior da Silva Lopes, de 37 anos, é morto a tiros em Comodoro, MT, por ocupantes de um carro vermelho; polícia investiga autoria e motivação do crime.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

Energisa corta energia em área de invasão e ignora processo judicial

A Prefeitura afirma que não solicitou o corte de energia na área invadida e que a concessionária agiu por conta própria, apesar do processo judicial de reintegração de posse em andamento.
L
Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

Debate sobre logística evidencia papel estratégico de Porto Velho e do Rio Madeira

A palestra sobre logística na Agrotec 2025 reforçou a importância do Porto de Porto Velho e da hidrovia do Rio Madeira para o escoamento da produção regional e para novas oportunidades no agronegócio.
L

Arte, fé e madeira: pirografia de acreana brilha e emociona público na Agrotec 2025

Dryelle Vieira encontrou na pirografia um caminho de sustento, fé e superação após a pandemia e hoje expõe suas peças artesanais na Agrotec 2025, em Porto Velho.
L
Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada hoje no Parque da Cidade em Porto Velho

A pista de gelo, primeira aberta ao público na capital, será inaugurada neste sábado (29) com acesso gratuito, inscrições online e estrutura inédita na região.
L
Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

Governador interino participa de premiação do TJRO e destaca boas práticas e inovação na gestão pública

O governador interino participou da premiação DestaqueJus, que reconhece magistrados e servidores do TJRO por boas práticas e inovação, reforçando a importância da gestão pública eficiente.
L
Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Agrotec 2025 reforça segurança com drones e equipes integradas

Feira reúne forças policiais e monitoramento tecnológico para garantir tranquilidade.
L
Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Agrotec 2025 adota sistema completo de reciclagem para reduzir impacto ambiental

Evento aposta em manejo integrado de resíduos e devolução de benefícios à comunidade.
L
Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Brasileira fará história ao assumir comando do Programa Hidrológico da Unesco

Cristiane Battiston será a primeira mulher a presidir o colegiado internacional do PHI.
L
Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Debate sobre dignidade menstrual cresce nas redes e impulsiona engajamento social

Estudo da Nexus mostra que temas políticos e sociais sobre menstruação geram quase o dobro de interações.
L
Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Jovens negros avançam no ensino superior, mas seguem fora das carreiras mais bem pagas

Pesquisa aponta persistência da desigualdade racial no mercado de trabalho.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.