QUINTA-FEIRA, 04/12/2025
Publicidade

Em destaque

ClickIP constrói datacenter e backbone em Manaus em parceria com a WDC Networks

Modelo de Tecnologia as a Service da WDC viabiliza projeto inovador de Datacenter Edge, que consumiu investimentos na ordem de R$ 18 milhões para entregar Internet de alta disponibilidade no Norte do país

Por Mariana Lima

Publicado em 

Foto: FreePik

Quando os dois empreendedores Neilson Reis e Maykon Souza uniram-se em sociedade para fundar o Grupo ClickIP, em 2016, o objetivo era reunir as carteiras de assinantes de Internet de Manaus das suas empresas individuais, para criar mais volume de tráfego, negociar melhores custos de capacidade de trânsito IP, alcançar requisitos para CDNs e melhorar a experiência dos seus clientes. Hoje, passados sete anos, eles estão construindo o maior datacenter comercial da Região Norte e expandindo seu backbone, indo de Porto Velho (RO) à Araraquara (SP) em rede OPGW na linha de transmissão, e tudo isso com o auxílio do modelo de negócios Technology as a Service (TaaS), viabilizado pela WDC Networks – empresa de tecnologia que importa, fabrica e distribui suas soluções no Brasil e na Colômbia.

A ClickIP rapidamente atingiu seu objetivo inicial e, em 2017, já era reconhecida como o melhor e mais estável serviço de Internet de Manaus, alcançando as principais redes de distribuição de conteúdo (CDNs) – foram dos 1.100 assinantes iniciais para mais de 90 mil hoje. Porém, a visão de negócios dos sócios sempre foi mais ambiciosa. “Traçamos um plano de longo prazo cujo primeiro passo foi construir uma rede metropolitana para conectar as zonas da cidade de Manaus. O segundo passo seria construir um datacenter para deixar o conteúdo mais próximo do cliente e hospedar toda essa infraestrutura imprescindível para a operação do ISP, que entendemos ser um ambiente de missão crítica”, relembra Neilson Reis.

Em 2020, acompanhando o desenvolvimento do mercado nacional e vendo o uso de datacenters por parte de provedores para ampliar o potencial do negócio, os empreendedores da ClickIP decidiram fazer um investimento mais robusto e construir um Datacenter Edge de uso comercial em Manaus, seguindo todas as normas internacionais de certificação, assegurando um serviço de alta qualidade e disponibilidade ao cliente que optasse por hospedar seus dados nesse local.

Modelo As a Service

O passo que faltava para viabilizar o projeto e reforçar a parceria com a WDC Networks veio justamente da inspiração de um caso de sucesso entregue pela distribuidora de TI e Telecom paulista de um datacenter implantado na cidade de Limeira, interior de São Paulo. “Já conhecíamos o modelo de negócios TaaS da WDC quando ainda éramos concorrentes e atuávamos como provedores independentes, contratando a modalidade para aquisição dos nossos equipamentos. Agora resolvemos expandir nossa parceria para um projeto maior”, comenta Maykon Souza, sócio da ClickIP.

O TaaS funciona como um serviço de assinatura de tecnologia: o integrador firma um contrato de uso dos equipamentos mediante valor mensal pré-determinado com a WDC. Desta forma, o integrador troca o Capex (capital expenditure) por Opex (operational expenditure), sem precisar afetar muito seu fluxo de caixa e ainda com vantagens fiscais.

É desta forma que os empresários estão finalizando a instalação de um datacenter com mais de 680 m², 34 racks úteis e que será uma ferramenta importantíssima em Manaus para reduzir a latência do sinal de Internet, um grande diferencial para a região. O investimento de R$ 18 milhões inclui construção civil, aquisição de terreno, soluções voltadas para datacenter e toda a infraestrutura de um datacenter de ponta.

Backbone do Norte ao Sudeste

As decisões ousadas da ClickIP surgem do desafio logístico que é trabalhar como provedores de Internet na Região Norte do país. Até o ano de 2014, quando Manaus foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo no Brasil, a conexão de Internet para a região era feita por rádio, usando antenas, ou pela única rota por via aérea, que pertencia a uma grande operadora de forma exclusiva. Foi para o grande evento esportivo que se estendeu até lá o “linhão”, como chamam a conexão via OPGW (Optical Ground Wire), cabos de fibra óptica integrados às redes de transmissão de energia elétrica.

Os sócios da ClickIP têm uma visão ampla sobre a importância logística da conexão de Internet e se tornaram parceiros de duas iniciativas público-privadas, como Consorciados das Infovias 00 e 01 do Programa Norte Conectado, para melhoria da rede e construção de um backbone de longa distância na Região Norte. E foram além: estão construindo o seu próprio backbone, que vai de Porto Velho, capital de Rondônia, a Araraquara, no interior do estado de São Paulo, percorrendo mais de 2.450km por três regiões brasileiras.

Trata-se de um IRU (Indefeasible rights of use) de OPGW que conta com 22 estações de repetição de sinal, possibilitando abertura de tráfego em 17 delas para venda de sinal a outros ISPs, das quais 13 são construções novas da ClickIP e outras quatro são propriedade da linha de transmissão – equipadas com DWDM, 48 canais, capacidade de transmissão de canais de 100Gbps a 200Gbps para longas distâncias e até 400Gb em transmissões de menor distância. O empreendimento tem financiamento de um edital de inovação para a parte de eletrônica, recursos próprios da empresa e TaaS da WDC para a construção e equipagem das 22 estações.

“Nesta rota nós contamos com 13 racks inteligentes completos na parte de IoT, as outras estações já estão em instalações climatizadas. São racks completos com sistema anti-incêndio, ar-condicionado de precisão, corredor quente-frio e tudo controlado de forma remota, por isso nossa decisão por esse tipo de equipamento”, destaca Reis, falando da distância não apenas pela extensão do backbone, mas pela experiência de viver e trabalhar em uma região onde muitas viagens são feitas apenas de barco ou avião.

Datacenter de repetição

Atentos às possibilidades de negócios, os planos não param por aí. “Nossa ideia é concluir e entregar este datacenter ao mercado e já iniciar a construção de um segundo datacenter em Manaus mesmo, temos até o local definido. Acreditamos que vai ter demanda no mercado para repetição do serviço, pois o cliente quer colocar o servidor dele e, ao mesmo tempo, replicar os dados como backup, disaster recovery e outros serviços desse tipo em um datacenter complementar,”, explica Souza.

A ousadia é típica dos provedores regionais que realmente conectaram todo o Brasil à Internet, como diz Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks. A ClickIP atende 15 cidades no Amazonas e 4 no vizinho Pará, no entanto encaram particularidades não encontradas em nenhuma outra região do Brasil. Como exemplo, cita o caso de Silves (AM), cidade em uma ilha em plena selva amazônica, distante 400 km da capital Manaus e que a ClickIP conecta com capacidade de 2Gb por rádio enlace e FTTH (Fiber to the Home) na última milha, ofertando banda larga de alta capacidade em uma cidade quase isolada de 15 mil moradores, dos quais apenas 4 mil estão na área urbana, os demais espalhados pela zona rural. “Em Itacoatiara, são 300 km de rede aérea para conseguir levar sinal a uma cidade de 100 mil habitantes. Se eu passo 300 km de fibra óptica em Minas Gerais, devo passar em 500 cidades”, brinca Maykon Souza.

Daí o título de desbravadores que Rigatieri atribui a esses empreendedores. “A banda larga só é o que é no Brasil por causa dos provedores regionais de Internet. Eles têm um protagonismo incrível nesse cenário, pois na época as operadoras tinham outros objetivos com a Internet e os provedores perceberam que tinham que passar fibra, construir as estradas digitais do Brasil para conectar o máximo de cidades e pessoas possível. Se somarmos, hoje, todos os ISPs com fibra óptica, eles são um provedor muito maior que as operadoras, um caso de sucesso mundial”, destaca o CEO da WDC Networks.

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. SA) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados. Listada na B3, desde 2021 sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e conta com uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rússia bloqueia Roblox e acusa plataforma de divulgar ‘propaganda LGBT’ e conteúdo extremista

Rússia bloqueia Roblox e acusa plataforma de divulgar ‘propaganda LGBT’ e conteúdo extremista

Regulador russo afirma que crianças são expostas a assédio, violência e materiais considerados ilegais no ambiente do jogo; empresa americana ainda não comentou o bloqueio.
L
Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

Premiada por tecnologia, PGE-RO reúne especialistas e atrai debate nacional sobre uso de IA

PGE-RO reforça liderança em tecnologia ao abrir conferência que discute Inteligência Artificial e inovação na advocacia pública brasileira
L
Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Painéis e palestras marcam programação do I Rondônia Startup Connect

Programação reúne especialistas e instituições para discutir soluções tecnológicas, desafios públicos e mecanismos de financiamento
L
Regularização fundiária em Rondônia avança em 2025 com tecnologia, parcerias e justiça social

Regularização fundiária em Rondônia avança em 2025 com tecnologia, parcerias e justiça social

A regularização fundiária em Rondônia registrou conquistas históricas em 2025, com georreferenciamento de mais de 101 mil hectares, entregas de títulos, investimentos tecnológicos e ampliação de mutirões urbanos e rurais.
L
Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect impulsiona inovação em Rondônia

Startup Connect: evento reúne formação, mercado e conexões no estado.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Yago Costa e Mayter Luter

Yago Costa e Mayter Luter, da I.S Bartender’s, que vêm colecionando títulos, reconhecimento nacional e se consolidando como referência em coquetelaria de eventos.
L
Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

Congresso exige exame toxicológico para motoristas categorias A e B

O Parlamento derrubou um veto presidencial e estendeu a obrigatoriedade do exame toxicológico para a primeira habilitação de motoristas das categorias A e B; a derrubada ocorreu durante a apreciação da LDO.
L
Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Dino proíbe repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Ramagem

O ministro Flávio Dino, do STF, acatou pedido do PSOL e proibiu a liberação de cerca de R$ 80 milhões em emendas parlamentares para os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, que estão nos Estados Unidos.
L
Lula pede fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

Lula pede fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho no Conselhão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) que discuta a redução da jornada de trabalho. Em reunião em Brasília, ele defendeu o fim da escala 6 por 1 e a adoção de medidas mais duras contra o feminicídio.
L

Giro News: Ronaldo Bianchi e os Sabores Artesanais que Estão Conquistando Porto Velho

Um programa imperdível para quem valoriza o agro, a gastronomia e o empreendedorismo local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

Haddad diz que governo deverá registrar menor inflação da história

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em reunião do Conselhão que o Brasil terá a menor inflação da história nos quatro anos do atual mandato, destacando a conciliação entre baixa nos preços e o menor índice de desemprego.
L
Marinho pede debate sobre escala 6x1 e financiamento de sindicatos

Marinho pede debate sobre escala 6×1 e financiamento de sindicatos

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou da II Conferência Nacional do Trabalho em São Paulo, onde citou a necessidade de debater o fim da escala 6 por 1 e a garantia de condições financeiras decentes para que os sindicatos possam atuar.
L
Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

Haddad condiciona apoio financeiro aos Correios a plano de recuperação

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que qualquer auxílio financeiro aos Correios será concedido somente após a aprovação de um plano de reestruturação para a estatal, garantindo o respeito ao arcabouço fiscal.
L
Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Cristiane Lopes anuncia início da construção da torre 5G em Extrema

Deputada celebra avanço histórico em conectividade para o distrito
L
Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Indígenas celebram remarcação de julgamento do Marco Temporal

Organizações indígenas, como a APIB e a Coiab, comemoraram a decisão do STF de realizar o julgamento do marco temporal de forma presencial na próxima quarta-feira (10), mas exigem participação plena e transparência.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

PF faz operação contra suspeito de vazar conteúdo íntimo de mulheres

Homem mantinha relacionamentos virtuais e distribuía fotos e vídeos sem consentimento das vítimas, inclusive no exterior
14
Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Polícia Civil prende acusado de abuso sexual em Porto Velho

Operação da DEPCA na capital de Rondônia resulta na prisão de homem investigado por abuso sexual de adolescentes; eletrônicos são apreendidos para perícia digital.
16
Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Visitante é presa tentando entrar com drogas em presídio

Polícia Penal prende mulher em flagrante após equipamento de segurança detectar corpo estranho na região da pelve em procedimento de entrada no sistema prisional.
10
Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Denarc faz maior apreensão de drogas sintéticas e prende traficante

Agentes do Departamento de Narcóticos prenderam Roberto A. G. P. (43) no bairro Aponiã, em Porto Velho. A ação resultou na maior apreensão de drogas sintéticas do estado neste ano, com 5.000 comprimidos de Ecstasy.
14
Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Casal fica ferido após motociclista desviar de pedestre em RO

Acidente ocorreu na Rua Teresina com a T-3, no Segundo Distrito. O motociclista tentou desviar de um pedestre distraído e perdeu o controle, causando a queda do casal que foi socorrido pelo Samu.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CANARY GOLD MINERACAO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE MEDIO PORTE LAMP
L

Requerimento da Licença Ambiental: HELISUL TAXI AEREO LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental de instalação e a Licença Ambiental de Operação
L
ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

ARDPV reforça diálogo com passageiros e amplia acesso à Ouvidoria via adesivos em ônibus

Agência de Regulação de Porto Velho (ARDPV) instala adesivos informativos em toda a frota de ônibus, garantindo canal direto com a Ouvidoria e incentivando a fiscalização cidadã no transporte coletivo.
L
Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ecobueiros reduzem alagamentos em Porto Velho

Ampliação de ecobueiros, que filtram o lixo nas bocas de lobo, deve reduzir significativamente os alagamentos em Porto Velho
L
Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Prefeitura de Jaru abre processo seletivo com vagas para diversos cargos

Inscrições começam na segunda-feira (08) e são gratuitas
L
Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Nota de pesar: Raimunda Arruda Brandão

Amante do artesanato, Raimunda expressava sua sensibilidade e dedicação por meio das mãos criativas. Devota da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Vila Tupi, ela se destacou pela fé e espiritualidade, sendo exemplo para toda a comunidade.
L
Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Caixa e Sicredi registram instabilidade em aplicativos nesta quinta-feira

Usuários relatam dificuldades para acessar serviços digitais
L
Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho

Professor com TEA denuncia ameaça de morte e possível capacitismo em escola estadual de Porto Velho
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.