QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Brasil na Vanguarda da Eletromobilidade: Acelerando Rumo ao Futuro Sustentável

Com um investimento significativo em infraestrutura, o país busca facilitar a transição para a mobilidade elétrica em todo o território nacional.

Por Eduardo Urzagasti - 35

Publicado em 

Brasil na Vanguarda da Eletromobilidade Acelerando Rumo ao Futuro Sustentável
Foto - Eduardo Urzagasti

O desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil ainda enfrenta desafios regulatórios e políticas públicas ao nível nacional. Apesar do interesse demonstrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da importância do Brasil como mercado automobilístico na América Latina, o país ainda carece de um marco regulatório estruturado para a mobilidade elétrica.

Embora existam algumas regulamentações que preveem incentivos econômicos, falta uma estratégia nacional abrangente nesse sentido. Nas últimas gestões governamentais, não houve iniciativas significativas de implementação de políticas públicas para a mobilidade elétrica.

No entanto, o Ministério de Minas e Energia reconhece que o país possui condições energéticas favoráveis para a adoção dessa tecnologia, pois mais de 85% da matriz elétrica brasileira é proveniente de fontes renováveis, enquanto a média mundial é de apenas 28%.

Uma das tentativas de fomentar a mobilidade elétrica é a Lei 6.020/2019, proposta pela senadora Leila Barros, que prevê a criação de uma política de incentivos fiscais e investigações sobre o assunto.

Além disso, o governo reduziu o imposto de importação para veículos elétricos, que passou de 35% para 7% ou até mesmo 0%, dependendo da tecnologia do seguro do veículo. A Lei 13.755, conhecida como “Rota 2030” (anteriormente InovarAuto), também reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na venda de veículos eletrificados e destina parte desse benefício para pesquisas no desenvolvimento de tecnologias de veículos elétricos.

Apesar desses esforços, o debate sobre a mobilidade elétrica ainda é limitado no Brasil. Entidades como a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e o Instituto de Engenharia do Brasil (IE) defendem a implementação de uma política nacional para a mobilidade elétrica, ressaltando a indústria automotiva já estabelecida, o interesse dos consumidores em veículos eletrificados e o potencial de substituição das frotas de ônibus e veículos de carga pelos municípios.

Em relação aos regulamentos estaduais, algumas prefeituras isentam veículos elétricos do pagamento do IPVA e do rodízio. Vários municípios estão adotando normas locais e convertendo suas frotas públicas para veículos elétricos. O Estado de São Paulo, por exemplo, implementou a Lei Municipal 16.802, que estabelece metas para a eletrificação e prevê uma redução de 50% nas emissões de transporte até 2028 e de 100% até 2038.

Já circulam ônibus elétricos em várias cidades brasileiras, como Belém, Fortaleza, Salvador, Vitória, Brasília, São José dos Campos, Bauru, Santos, Campinas, Maringá e Rio de Janeiro.

No entanto, a falta de infraestrutura de carregamento é um dos principais obstáculos para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil. O país possui poucos pontos de carga pública, a maioria dos quais oferece carregamento de baixa potência. Por isso, os municípios estão incentivando a expansão de opções de carregadores rápidos e ultra rápidos.

Conforme a consultoria global Boston Consulting Group, a frota de veículos elétricos no mundo se multiplicará até 2030, e no Brasil será necessário um investimento de R$14 bilhões em infraestrutura de carga até 2035. O setor privado também prevê um bom desenvolvimento desse mercado e anuncia regularmente a incorporação de novos modelos de veículos elétricos para comercialização no país.

As vendas de veículos elétricos têm aumentado significativamente. Em maio de 2023, foram registradas 6.435 matrículas, um aumento de 90% em relação a maio de 2022 e 34% em relação a abril de 2023.

A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) tem desempenhado um papel importante na promoção da eletromobilidade no Brasil. O presidente da entidade, Ricardo Bastos, ressaltou a diversidade de atuação da ABVE, que abrange diversos grupos de trabalho, como veículos leves, veículos levíssimos, veículos pesados, componentes, infraestrutura e mobilidade urbana.

Ele enfatizou a importância do diálogo e propostas concretas para o desenvolvimento da eletromobilidade, visando o crescimento do setor e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Recentemente, o evento Electric Days 2023 reuniu líderes do setor de eletromobilidade no Brasil, destacando a relevância desse momento para a agenda do transporte sustentável no país.

Foi discutido o trabalho realizado pela ABVE na promoção de políticas públicas e a participação em conquistas importantes, como a conversão da frota de ônibus a diesel para ônibus elétricos em São Paulo e a regulamentação do trânsito de veículos elétricos levíssimos.

Embora ainda haja desafios a serem superados, a mobilidade elétrica está em ascensão no Brasil. Com o apoio de políticas públicas efetivas, investimentos em infraestrutura de carregamento e o envolvimento de diversos setores, o país poderá avançar rumo a um sistema de transporte mais limpo, sustentável e alinhado, visando sustentabilidade ambiental e transição para energias limpas estabelecidos na Agenda 2030.

Minas Gerais: O Tesouro do Lítio e sua Importância na Transição Energética

O lítio, um mineral essencial na transição energética e utilizado na produção de baterias para carros elétricos, está com uma demanda internacional em constante crescimento. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia, essa demanda irá aumentar mais de 40 vezes nas próximas duas décadas.

O governador de Minas Gerais, Romeo Zema, destaca que o lançamento do projeto na Nasdaq é uma forma de mostrar ao mundo o potencial do estado na produção desse metal estratégico, que desempenha um papel fundamental na transição energética.

O Brasil está entre os países com grande potencial de extração de lítio, ao lado de Chile, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Austrália. No entanto, o Vale do Lítio, localizado em Minas Gerais, possui diferenciais significativos.

A região oferece lítio de alta pureza, o que facilita a fabricação de baterias com maior capacidade. Além disso, o processo de extração no Brasil utiliza menos água, tornando-o menos prejudicial ao meio ambiente em comparação com o modelo tradicional.

O Vale do Lítio tem o potencial de se tornar um dos principais pólos mundiais de fabricação e desenvolvimento de tecnologias nesse setor. Quatro mineradoras já estão desenvolvendo projetos de exploração do mineral na região: Sigma Lithium (Canadá), Atlas Lithium (EUA), Lithium Ionic (Canadá) e Latin Resources (Austrália).

A Sigma Lithium, por exemplo, planeja triplicar suas operações em Minas Gerais, visando fornecer lítio suficiente para abastecer 617 mil carros elétricos inicialmente e posteriormente alcançar a capacidade de abastecer 1,6 milhão de veículos elétricos.

O Brasil está na vanguarda da eletromobilidade, buscando um futuro sustentável com investimentos em infraestrutura. Apesar dos desafios regulatórios, o país carece de um marco regulatório estruturado para a mobilidade elétrica.

No entanto, há esforços governamentais, como redução de impostos e leis de incentivo. A falta de infraestrutura de carregamento é um obstáculo, mas estão em andamento iniciativas para expandir pontos de carga.

Minas Gerais destaca-se como um importante polo na produção de lítio, essencial na transição energética. A região oferece lítio de alta pureza e possui mineradoras internacionais. O compromisso do governo impulsiona a indústria do lítio, fortalecendo a mobilidade elétrica e contribuindo para um futuro mais sustentável. 

Fuentes:

Plataforma de comparação de seguros O Melhor Trato

Ministério de Minas e Energia: https://www.gov.br/mme/pt-br

Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE): http://www.abve.org.br/

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL): https://www.gov.br/aneel/pt-br/

Portal de Mobilidade Elétrica: https://portalmovilidad.com/brasil-chega-ao-meio-de-2023-sem-politica-publica-em-eletromobilidade/

Revista Eletricidade Moderna: https://www.arandanet.com.br/revista/em

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Governo de RO lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para qualificação de servidores

Plataforma AVA da Sejus inicia atividades com curso sobre Princípios da Administração Pública focado na modernização e eficiência da gestão estadual
L
Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Doom roda até em fones de ouvido sem tela em experimento hacker

Projeto experimental adapta o clássico jogo de tiro para PineBuds Pro e demonstra criatividade técnica e limites do hardware.
L
WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

WhatsApp prepara assinatura para usar o app sem anúncios; entenda

Indícios encontrados no código do mensageiro sugerem que a Meta estuda um plano pago para uso do WhatsApp sem anúncios na aba Atualizações, mas ainda não há anúncio oficial.
L
Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Por que o TikTok foi vendido nos EUA? Entenda a negociação e o que muda no app

Operação da plataforma passa para consórcio americano por US$ 14 bilhões; algoritmo será treinado apenas com dados locais para atender exigências de segurança nacional
L
Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Hacker invade Pague Menos e desvia Pix para conta particular

Rede de farmácias identifica “instabilidade pontual” no site com ofertas suspeitas e chave Pix desviada; clientes serão ressarcidos ou receberão pedidos entregues
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.