Com mais de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, o aplicativo de mensagens mais utilizado no planeta possui diversas ferramentas pouco exploradas pela maioria dos usuários, incluindo algumas envolvendo a segurança dos consumidores do WhatsApp.
A POPULARIZAÇÃO DO WHATSAPP
Até o ano de 2009 – no qual ocorreu o lançamento do WhatsApp nos EUA – a comunicação via texto era habitualmente realizada através das mensagens de texto oferecidas pelas operadoras de telefonia móvel, o “SMS”. Com a chegada do WhatsApp – aplicativo idealizado por Brian Acton e Jan Koum – o cenário mudou rapidamente e a adesão da ferramenta cresceu ano após ano ao redor do mundo. Em 2014, o aplicativo foi comprado pelo grupo Meta, de Mark Zuckerberg, por US$19 bilhões – cerca de 12 vezes o seu valor de mercado no ano de 2013 – e atualmente, 93% dos brasileiros que possuem um smartphone, seja ele um IOS ou Android, utilizam diariamente a plataforma para troca de mensagens de âmbito pessoal e profissional.
Dentre os recursos mais conhecidos nas funcionalidades do aplicativo estão:
- Troca de mensagens de texto diretas;
- Envio de mídias como: fotos, vídeos e áudios;
- Envio de documentos em diversos formatos de arquivos;
- Compartilhamento de contatos da agenda telefônica;
- Realização de chamadas de áudio e vídeo;
- Realização de videoconferências com mais de 1 usuário;
- Criação de grupos;
- Opção de criar contas empresariais no WhatsApp Business.
ESTATÍSTICAS DE CRESCIMENTO E NAVEGAÇÃO
Estima-se que a quantidade de mensagens trocadas no aplicativo ao redor do mundo ultrapasse a marca de 100 bilhões de mensagens por dia e que a média de navegação do usuário seja cerca de 38 minutos. O país recordista na utilização do WhatsApp é a Índia, batendo a marca de 390,1 milhões de usuários.
Dos 2 bilhões de contas criadas na plataforma até hoje, metade da adesão dos usuários foi realizada entre os anos de 2016 e 2020. Desde que a empresa atua como integrante do Facebook houve um aumento de 365% dos downloads do app nas lojas virtuais.
RECURSOS ÚTEIS, MAS POUCO CONHECIDOS
Inovando constantemente, o grupo Meta oferece atualizações frequentes da plataforma e acrescenta novas features para facilitar a rotina de quem aderiu ao aplicativo, seja para fins de trabalho ou simplesmente para usufruir particularmente e se divertir online. Entretanto, existem recursos disponíveis no WhatsApp que ainda são muito pouco explorados por quem o acessa todos os dias. Confira quatro deles:
1. Comunidades
Oferecendo a possibilidade de agrupar diversos (e até milhares) de usuários por interesses em comum, este recurso promete facilitar a organização dos contatos, fazendo com que sejam nichados, com a praticidade de compartilhar a mesma informação com centenas de pessoas ao mesmo tempo. Dentro das Comunidades é permitida a criação de grupos com o limite de 100 pessoas, e cada comunidade aceita até 50 grupos. Ou seja, a comunidade poderá ter até 5 mil membros. Os administradores criam grupos temáticos dentro da vertente principal da comunidade e os membros podem trocar mensagens e enviar arquivos de mídia – caso os administradores mantenham a conversa aberta para interação. Os participantes também recebem notificações, avisos, mensagens de texto e podem realizar chamadas de voz e vídeo, sempre em grupo.
Prezando pela segurança de seus usuários, no lançamento das Comunidades o Meta informou que mesmo funcionando para um grande número de pessoas, as mensagens trocadas e os arquivos enviados nestes canais continuam sendo protegidos e criptografados. Além da privacidade e da segurança, assim como todos os serviços do aplicativo, a ferramenta é totalmente gratuita.
2. Criar link de chamada
Similar a aplicativos como o Google Meet e o Zoom – que obtiveram muitos novos adeptos durante a pandemia da Covid-19 devido ao distanciamento social – a opção de “criar um link de chamada” dentro do aplicativo do WhatsApp, veio como mais uma comodidade para os usuários, de modo que não precisem realizar uma videoconferência adicionando os membros um por um, e sim criando um único link e compartilhando-o com os participantes da reunião.
3. Envio de fotos em alta qualidade
Quem enviava as fotos como documento através do aplicativo para evitar que a imagem perdesse qualidade já pode se despreocupar. Agora já é possível alterar nas configurações do WhatsApp a resolução dos arquivos que você envia. Basta seguir o passo a passo:
– Vá até as configurações do app tocando nos três pontinhos localizados na parte superior direita;
– Selecione a opção “Armazenamento e dados”;
– Toque em “Qualidade das fotos”;
– Escolha a opção “Qualidade alta”.
Feito isso, suas fotos serão sempre enviadas em alta qualidade (na qualidade do arquivo original) independente da sua conexão com a Internet ser via wi-fi ou através dos seus dados móveis.
4. Sistema de pagamentos
Acredita-se que essa seja a ferramenta menos utilizada do app pela falta de informação e pelo receio dos golpes já conhecidos na Internet. No entanto, o Facebook Pay – mecanismo do grupo Meta responsável por mediar as transações – se mostrou extremamente cauteloso e preocupado com a segurança dos usuários que optam por compartilhar seus dados financeiros com a empresa.
Ao aceitar os termos de uso a pessoa deverá cadastrar as informações de seu cartão de débito, seu CPF, endereço e nome completo. O valor máximo permitido por operação é de mil reais, com limite mensal de 5 mil reais (totalizando pagamentos e recebimentos) e o usuário poderá fazer até 20 transações por dia. Todas as transações estarão protegidas por um PIN para evitar fraudes, e a plataforma salienta que nunca haverão mensagens de confirmação por SMS ou códigos.
O recurso está disponível para cartões de débito nas bandeiras Visa e Mastercard para os bancos:
- Bradesco;
- Itaú;
- Banco do Brasil;
- Nubank
- Sicredi;
- Mercado Pago;
- Inter;
A ferramenta é bastante intuitiva, possuindo somente um campo para digitação de uma mensagem de texto opcional, a fim de identificar o motivo da operação, e um campo para inserir o valor desejado da transferência. Para realizar o pagamento basta clicar no ícone “R$” na página da conversa com qualquer contato da lista e preencher os dados solicitados.
Também é possível fazer uma cobrança de valores na aba “Solicitar”, na qual o usuário escreve um recado e informa o valor da pendência para seu devedor.